SANTUARIO DE NOSSA SENHORA DO ALIVIO-VILA VERDE
Conta-se que, um dia, um emigrante português residente no Brasil caminhava pelas estradas brasileiras, quando se sentiu cansado e resolveu sentar-se no que lhe pareceu um tronco de árvore. Então, subitamente, o tronco começou a movimentar-se e, olhando, o emigrante viu que se tinha transformado numa cobra gigantesca. Nessa hora de aflição, o homem apelou para a boa vontade da Senhora do Alívio, prometendo-lhe a pele da cobra, caso a santa a matasse.Com a força da Senhora, o emigrante conseguiu pegar na faca de mato que levava à cintura e lutou muito com a possante criatura, até a matar. Em agradecimento e cumprimento da promessa, trouxe a pele da cobra para Portugal, oferecendo-a à Nossa Senhora do Alívio, no seu santuário.
Aí estão expostas outras peles de cobra, vindas de diversas partes do Mundo, de lugares onde portugueses passaram apuros e apelaram à ajuda da Nossa Senhora do Alívio. Aproveitem para visitar o santuário, que foi alvo de uma restauração recente.
370. SANTUARIO DE NOSSA SENHORA DO ALIVIO.wmv
fotolog
Mosteiro do Alivio- Vila Verde
Musteiro de nossa Senhora do Alivio, Soutelo Vila Verde.
Em Vila Verde esta a Senhora do Alivio
Uma linda cantiga de Vila Verde cantado lindamente pela nossa amiga
Mais de dez mil na Senhora do Alívio naquela que é uma das maiores romarias do norte de Portugal
Dez mil pessoas mantiveram a tradição que levou estandartes das 58 paróquias de Vila Verde rumo ao Santuário da Nossa Senhora do Alívio, local de culto na freguesia de Soutelo onde se mistura a lenda de “uma cobra” com o “certo alívio” perante as dificuldades.
Sinos a tocar A Treze de Maio no Santuário de Nossa Senhora do Alívio - Vila Verde
Concerto Nossa Senhora do Alívio, 2018-06-02
O CHORUS ANIMA POPULI, (em português Coro Alma do Povo), é formado essencialmente por antigos alunos dos seminários de Braga e dirigido pelo maestro Idílio Nunes, com Júlio Dias no órgão.
Dedica-se essencialmente à promoção e divulgação da música gregoriana.
No concerto de 2-06-2018, no Santuário de Nossa Senhora do Alívio, em Vila Verde, Portugal, participou com os coros de Nossa Senhora do Alívio, Stella Matutina, Vila Verde e Infanto Juvenil de Vila Verde.
Assis Sousa
EUCARISTIA SOLENE RTP | IMACULADA CONCEIÇÃO | Santuário de N. Sra. do Alívio ,Vila Verde |08/12/2016
A RTP transmitiu a Eucaristia da Solenidade da Imaculada conceição da Virgem Santa Maria , diretamente do Santuário de Nossa Senhora do Alívio em Soutelo, Vila Verde.
Presidiu o Rev. Pe. Francisco Rebelo ssp, capelão do Santuário do Alívio.
ALTAR DO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS IMAGEM EM DETALHES COM ZOOM E MOVIMENTO
Concertinas na Casa do Minho - Em Vila Verde esta a Senhora do Alivio
Concertinas na Casa do Minho, animação na parte final.
Produção Zefaria
Concerto N S Alívio, 2018 09 15
Concerto no Santuário de Nossa Senhora do Alívio, em Vila Verde, Portugal, realizado no dia 15 de Setembro de 2018, que contou com a presença dos coros:
- Nossa Senhora do Alívio;
- Stella Matutina (Estrela da Manhã);
- Chorus Anima Populi (Coro Alma do Povo);
- Coro de Vila Verde;
- Coro Juvenil de Vila Verde;
- Sandra e Hugo, (solistas).
A direcção foi do maestro Idílio Nunes, com o Júlio Dias ao órgão, que também esteve na realização do concerto. Tendo lugar num Santuário Mariano, os lindos temas do programa são essencialmente Marianos.
Assis Sousa
Boas Festas
Boas Festas, é um dos 4 temas interpretados pelo Chorus Anima Populi no Concerto de Reis, realizado no dia 19/01/2019 pel`OsMusiké.
O “Chorus Anima Populi” nasceu da vontade de antigos alunos dos seminários de Braga fomentar o canto coral, com o intuito de preservar e divulgar o canto gregoriano na sua essência original.
O coro ficou constituído em maio de 2017 e a partir dessa altura tem-se apresentado em vários palcos e igrejas de Guimarães, Braga, Vila Verde e Ponte de Lima.
Destacam-se as participações em três Concertos Marianos, no Santuário de Nossa Senhora do Alívio, em Vila Verde; na Cantata Mariana, na igreja da Senhora da Oliveira; no Concerto Sons do Temp(l)o, por altura da Feira Afonsina; no Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães; no Guimarães Allegro; no Concerto de Gala Sons de Outono e em várias cerimónias religiosas. O canto gregoriano é apenas um dos géneros musicais porque a interpretação estende-se a quase todos os géneros de música.
É dirigido pelo Maestro Prof. Júlio Esteves Dias (também ele um antigo aluno dos seminários) e composto por 25 elementos.
Assis Sousa
Romeirinhos da Loureira à Senhora do Alívio (Vila Verde) Chegada ao Santuário
Senhora da Peneda | Arcos de Valdevez - Portugal
O lindíssimo Santuário da Senhora da Peneda, se encontra no Parque do geres com uma paisagem fantástica em um cenário de beleza natural encantador...
Deram Espectáculo a Dançar no Terreiro da Senhora da Peneda
Bem-Vindos ao Nosso Canal Minho em Festa.
Subscrevam o Nosso Canal.
Todos os vídeos são de Nossa Autoria!
Deram Espectáculo a Dançar no Terreiro da Senhora da Peneda
senhora da peneda 2019, senhora da peneda, festas da peneda 2019, festa da peneda, concertinas peneda 2019, concertinas peneda, desgarradas peneda
paisagens, festas, romarias, cantares ao desafio, folclore...
cantares ao desafio 2019, cantares ao desafio engraçado, desgarradas engraçadas, desgarradas de rir, concertinas do minho, concertinas arcos de valdevez, sao bartolomeu 2019, feiras novas 2019,desgarradas minhotas, desgarradas novas, maria celeste desgarradas, maria celeste cantares ao desafio, cristiana desgarradas, cristiana cantares ao desario, claudia martins desgarradas, adilia de arouca desgarradas, carlos ribeiro desgarradas, 9irosjbg7shbskanjfd8fmsfk, concertinas minho, tocar concertina, folclore minhoto, folclore minho, folclore de viana, desgarradas portuguesas, desgarrrada, desgarradas 2019,
Concerto N Senhora do Alívio 1ª Parte, 2019-09-14
Concerto no Santuário de Nossa Senhora do Alívio, em Vila Verde, Portugal, realizado no dia 14 de Setembro de 2019, que contou com a presença dos coros:
- Grupo Coral de Nossa Senhora do Alívio;
- Grupo Coral de Vila Verde;
- Coro d` OsMusiké;
- Chorus Anima Populi (Coro Alma do Povo);
- Grupo Coral Assanes;
- Sandra Azevedo e Hugo Pereira, (solistas).
A direcção foi do maestro Idílio Nunes, com o Júlio Dias na apresentação, no órgão e na realização do concerto.
Tendo-se realizado num Santuário Mariano, os lindos temas do programa são essencialmente Marianos.
SORBRE O CHORUS:
O “Chorus Anima Populi” (ou Coro Alma do Povo), é um coro masculino que nasceu da vontade de antigos alunos dos seminários de Braga, fomentarem o canto coral, com o intuito de preservar e divulgar o canto gregoriano na sua essência original. O coro ficou constituído em Maio de 2017 e a partir dessa altura tem-se apresentado em vários palcos e igrejas de Guimarães, Braga, Vila Verde e Ponte de Lima. Destacam-se as participações em três Concertos Marianos, no Santuário de Nossa Senhora do Alívio, em Vila Verde; na Cantata Mariana, na igreja da Senhora da Oliveira; no Concerto Sons do Temp(l)o, por altura da Feira Afonsina; no Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães; no Guimarães Allegro; no Concerto de Gala Sons de Outono, nos concertos de reis d`OsMusiké, nas Bodas de Prata da UNAGUI, no encontro de coros em Braga, A Cantata Mariana, na Igreja da Misericórdia, em Guimarães e em várias cerimónias religiosas. Alguns dos elementos do Chorus Anima Populi tem sólidos conhecimentos de música, latim e grego clássico, integram ou dirigem outros coros e tiveram como Mestres o Cónego Dr. Manuel Faria, o Pe. Manuel Faria de Borda e o Cónego Dr. Oliveira Fernandes. O canto gregoriano é apenas um dos géneros musicais, porque a interpretação estende-se a quase todos os géneros de música. É dirigido pelo Maestro Prof. Júlio Esteves Dias (também ele um antigo aluno dos seminários) e composto por 25 elementos, oriundos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Famalicão, Vila Verde e de Guimarães, onde tem a sua sede, na Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.
Chorus Anima Populi, e-mail: chorusanimapopuli@gmail.com
Assis Sousa
Louvai ao Senhor - M. Simões // Santuário da Senhora do Alívio
Tema cantado pelo Coro Juvenil de S. Tiago de Priscos em parceria com o Coro Paroquial de Parada de Tibães numa Eucaristia no Santuário da Senhora do Alívio, Vila Verde.
Director Musical: Hélder Dias
Organista: Cátia Ribeiro
Página do Coro:
Santuário da Nossa Senhora da Peneda | Parque Nacional Penêda Gerês | Portugal
Santuário construído durante os séculos XVIII e XIX sobre uma anterior ermida dedicada a Nª Srª das Neves. Foi inaugurado em 1857, quando ainda se finalizava o seu escadório. Segue o esquema do monte-sacro de Veresa, em Italia. A Via Sacra inicia-se no terreiro da Igreja, com 7 capelas de planta hexagonal do lado direito, que mostram cenas da infância de Jesus. No final da descida chegamos ao largo do pórtico, centrado numa coluna encimada pelo Arcanjo São Gabriel.Voltando a subir temos do lado direito, 13 capelas menores, contendo imagens relacionadas com o final da vida de Cristo. A lenda do milagre da Nossa Senhora das neves, remonta a 5 de Agosto de 1220 ;Quando entre as penedias uma pastora pastoreava algumas cabras, apareceu-lhe a Senhora, ao que dizem em forma de uma pomba branca voando ao seu redor, e manda-a dizer aos habitantes do seu lugar da Gavieira para ali lhe edificarem uma ermida.
Santuário da Nossa Senhora da Peneda
Senhora do Manto Lindo - H. Faria // Santuário da Senhora do Alívio
Tema cantado pelo Coro Juvenil de S. Tiago de Priscos em parceria com o Coro Paroquial de Parada de Tibães numa Eucaristia no Santuário da Senhora do Alívio, Vila Verde.
Director Musical: Hélder Dias
Organista: Cátia Ribeiro
Página do Coro: