São Francisco do Paraguaçu
São Francisco do Paraguaçu é uma vilapertencente ao município de Cachoeira, na Bahia, no Brasil. Está localizada às margens da Baía do Iguape, no Rio Paraguaçu.
A palavra Paraguaçu tem origem na língua tupi e significa grande mar ou grande rio, através da junção dos termos pará (mar, grande rio) e gûasu (grande).[1] É uma referência ao Rio Paraguaçu.Abriga o Convento de Santo Antônio, construído entre os anos de 1658 e 1686[2] e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No entanto, atualmente esse monumento arquitetônico encontra-se em ruínas.[3]Sua população, formada principalmente por pescadores, sobrevive da pesca artesanal e da pequena agricultura familiar, além do pequeno comércio. São Francisco possui, hoje, uma população de aproximadamente 2 000 habitantes. As festas que mais atraem o público em São Francisco são o natal e o carnaval.
O Catu em São Francisco do Paraguaçu
Vídeo produzido por crianças da comunidade de São Francisco do Paraguaçu (Cachoeira, Bahia), durante oficina de vídeos promovida pela Sala Verde UFBA através do Programa Vizinhanças.
Convento São Francisco do Paraguaçu
O Convento de São Francisco do Paraguaçu encontra-se próximo a Cachoeira, no Recôncavo da Bahia.
Relativamente isolado à beira do Lagamar que se forma perto da foz do rio Paraguaçu, foi, durante muito tempo, aproveitado como centro de formação dos franciscanos do Nordeste. Nele estudou, entre outros, o grande historiador da Ordem, frei Antônio de Santa Maria Jaboatão.
Arquitetonicamente, é um dos mais interessantes, sendo, talvez, o iniciador da bela fachada triangular que se repete em Cairu, Recife e João Pessoa.
Desativado e praticamente espoliado, languidesceu durante décadas e hoje, embora parcialmente recuperado, encontra-se ainda em condições precárias.
Por falta de tempo, em consequência das dificuldades de acesso, não tive oportunidade de gravar vídeos. Porém, ao iniciar este canal, achei que não podia faltar uma menção em função da importância histórica e artística do monumento e aproveitei as fotos que tinha para fazer o devido registro.
Consulte mais informações sobre este e outros conventos em
Viagem São Francisco do Paraguaçu
Taí galera mais um vídeo!
Dessa vez um passeio incrível por parte do recôncavo Baiano, passando por Cachoeira, São Francisco do Paraguaçu, Cachoeira do Saco e a praia de Itapema.
Tivemos momentos muito bons e divertidos, galera muito boa... 15 motos na estrada!
Deixa um like aí, compartilha o vídeo se você gostou... e não se esquece SE INSCREVE NO CANAL!!
-Fiquem ligados que em breve teremos mais videos de lugares dignos de um passeio de moto!
Não Esqueçam, cliquem no canto superior direito do vídeo e respondam o QUIZ!!!
Acesse também:
Instagram: @hellisonferreira
De Cachoeira (Bahia) ao Convento Santo Antônio, em São Francisco do Paraguaçu. 45 km
De Cachoeira (Bahia) ao Convento Santo Antônio, em São Francisco do Paraguaçu, às margens do Rio Paraguaçu, numa viagem tranquila de 45 km, com belas paisagens, e um final deslumbrante.
A Capoeira na visão das crianças de São Francisco do Paraguaçu
Vídeo produzido por crianças da comunidade de São Francisco do Paraguaçu (Cachoeira, Bahia), durante oficina de vídeos promovida pela Sala Verde UFBA através do Programa Vizinhanças.
São Francisco do Paraguaçu | Websérie de Viagem A Bahia de Mainha | Episódio I |
Vcs conhecem ou já ouviram falar da vila de São Francisco do Paraguaçu, na Bahia?
.
Pouca gente conhece!
Comecei a websérie de viagem A Bahia de Mainha, dando seguimento ao meu projeto de fotografia narrando minhas aventuras de viagem. Os vídeos destacam o Turismo, a História e a Cultura baiana. Nos primeiros episódios vamos conhecer essa pequena vila de pescadores no Recôncavo da Bahia. Vou mostrar os principais locais com potencial turístico, uma vez que essa região é pouco conhecida e alguns lugares não são mapeados, como o caso da cachoeira da Escada do Sino, apresentada no vídeo. Iremos percorrer cada canto. Os capítulos serão apresentados uma vez por semana.
.
Se gostou seja brother, deixe seu like, siga o canal e compartilhe. Mainha agradece! :))
SÃO FRANCISCO DO PARAGUAÇU ESTÁ NA BAÍA DO IGUAPE
ESSE VÍDEO FOI APRESENTADO NA CATEGORIA JOVENS REPÓRTERES CIENTÍFICOS DO 10º ENCONTRO DE JOVENS CIENTISTAS, 2019.
Autora: Maria Luiza Sacramento Sanches¹ – Orientadora: Mariana
Rodrigues Sebastião¹,² – Instituições: ¹Agência Jovem de Notícias – Escola Estadual de Primeiro Grau São Francisco do Paraguaçu, Cachoeira, Bahia; ²Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofa e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia.
Belinda de São Francisco
Vídeo descreve a princesa de São Francisco do Paraguaçu. Desenvolvido por crianças e adolescentes do Quilombo Boqueirão, em São Francisco do Paraguaçu, Cachoeira, Bahia.
Rio Paraguaçu
Paraguaçu, rio extenso, soberbo e lendário, gigante que rola em barrancos, espedaçando-se em alvas espumas vaporosas, cantando de penhasco em penhasco. Suas nascentes são diamentíferas, suas margens férteis, muito piscoso em todo a sua extensão e navegável das nossas cidades à sua foz. Já foi o principal meio transporte e comunicação de toda a Região.
O Rio Paraguaçu tem 600Km de curso, ao longo do qual banha cidades importantes, inclusive sob o ponto de vista turístico, tais com como São Félix, Cachoeira, Maragogipe, além de várias vilas, como: Santiago do Iguape, São Francisco do Paraguaçu, Nagé, Coqueiros, São Roque e Barra do Paraguaçu.
Convento São Francisco do Paraguaçu
Datada da segunda metade do século XVII, a bela construção encontra-se em ruínas. Todavia, ainda é possível vislumbrar a magnitude de outrora, conservada nos vestígios dos azulejos que emolduravam o claustro e a galilé em abobada de aresta. De traços arquitônicos inovadores, o convento contava com um aqueduto, construído sobre arcos que ligava a cozinha ao poço, e responsável pelo transporte da água por gravidade; uma característica renascentista criada por Leonardo Da Vinci.
Cais, escadarias, terraço, cruzeiro, adro, além da igreja e do convento propriamente dito, compõem o belo monumento arquitetônico deste que é um dos mais antigos mosteiros da Bahia. Localizada no Distrito Santiago do Iguape, em São Francisco do Paraguaçu, a Igreja possui uma notável escadaria, a qual avança até as águas do Iguape, em total harmonia com a paisagem. É precedida por um amplo pátio murado e o convento, bem ao estilo das antigas casas de engenho, com destaque para a bela varanda de frente para as águas do imponente Paraguaçu.
Fonte Bahiatursa:
S. Francisco do Paraguaçu, Bahia
SUbindo o rio Paraguaçu, chegamos a cidade de S. Francisco cuja ponto pitoresco é seu antigo convento a beira das águas do rio
PASSEIO NO RIO PARAGUAÇU | CACHOEIRA, COQUEIROS E IGUAPE | COMO CHEGAR 07
Nos versos da canção de Edson Gomes, cantor da terra, o Paraguaçu é um rio que ficou esquecido no tempo. Mas essa região tem belezas incríveis que precisam ser mostradas. Fizemos um passeio pelas águas desse rio e fazemos um convite pra você conhecer tudo que as margens desse rio tem a oferecer. Assiste e comenta se gostou, blz?
======================X=================
Serviço Passeio no Paraguaçu
Como Chegar: saindo de Cachoeira é a melhor opção! E o tempo do passeio pode levar de duas a quatro horas.
Petrúcio: 75 992 744 023 (Realiza os passeios. Informações sobre custo, quantidade e tempo do percurso. Ele tem Whatsapp!)
Episódio São Félix parte 01: bit.ly/passeiosaofelix
Episódio São Félix parte 02: bit.ly/
Episódio Cachoeira:
Festa D’Ajuda:
Dá um like no vídeo? Brigadão! =D
Se inscreve no canal: bit.ly/cchegar
Fotos, vídeos e outros conteúdos no nosso Instagram, segue aê!
@como.chegar
@tainazare
@diogonuessr
CONTATOS E PARCERIAS:
contatocomochegar@gmail.com
São Francisco do Paraguaçu - Da Mata - Realização François Starita
Mesma origem, diferentes destinos
Desenvolvido por crianças e adolescentes do Quilombo Boqueirão, em São Francisco do Paraguaçu, Cachoeira, Bahia.
Curtindo na Estrada: Recôncavo Baiano - Parte 1 São Francisco do Paraguaçu @malcardoso
SÃO FRANCISCO DO PARAGUAÇU
A comunidade São Francisco do Paraguaçu está localizada no Recôncavo Baiano, mais precisamente no Vale do Iguape, juntamente com mais de uma dezena de comunidades remanescentes de quilombo.
As comunidades quilombolas da região se articulam no Conselho Quilombola do Vale e Bacia do Iguape para lutar pelo direito à terra e ter acesso aos serviços públicos. O conselho, atualmente integrado por 11 comunidades, conta com a parceria de organizações não governamentais tais como a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Salvador, a Comissão Pastoral dos Pescadores, a Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia.
Como resultado dessa luta, os quilombolas conseguiram que o Incra desse início ao processo de titulação de diversos territórios quilombolas da região. Em outubro de 2006, as terras das comunidades Dendê, Engenho da Praia, Engenho da Ponte, Calemba, Caonge, Caimbongo Velho, Imbiriá, Calolé e Tombo eram alvo de processo de regularização pelo Incra.
No entanto, a possibilidade de regularização dos territórios quilombolas tem trazido para região alguns conflitos com fazendeiros. Em São Francisco do Paraguaçu, a resistência da elite fazendeira local, desrespeitando o direito das comunidades tradicionais, vem se traduzindo em investidas violentas contra os comunitários. Fonte:
UM PARAÍSO PERDIDO
Memória Digitaltvbr
Uma Igreja Abandonada Dentro de Um Paraíso
Santiago do Iguape é uma pequena vila de pescadores e pequenos agricultores descendentes quilombolas do município da cidade da Cachoeira, as margens do rio Paraguaçu, na Bahia. Fundada pelos Padres Jesuítas por volta de 1561 na então Capitânia do português Mem de Sá.
A principal igreja da vila foi construída pelos padres jesuítas e em 1608 recebeu a Sanção Canônica de Matriz de Santiago, sendo a primeira do interior da Bahia. A primitiva igreja transformou-se em ruínas por volta de 1783, após a expulsão dos jesuítas do Brasil por decreto do Marquês de Pombal (Portugal) que promoveu reformas.
A festa religiosa é realizada no dia 24 de Julho de cada ano..
A primeira capela foi construída em terras do Senhor Antonio Lopes Ulhôa, Senhor do Engenho San Domingos da Ponta e Cavaleiro da Ordem de Santiago de Compostela, provavelmente assim originando a dedicação desta igreja a Santiago (São Tiago).
O nome Iguape é originário da língua dos índios e quer dizer, lugar existente no seio d'água
Texto baseado no Wikipédia.
Convento São Francisco do Paraguaçu
Datada da segunda metade do século XVII, a bela construção encontra-se em ruínas. Todavia, ainda é possível vislumbrar a magnitude de outrora, conservada nos vestígios dos azulejos que emolduravam o claustro e a galilé em abobada de aresta. De traços arquitônicos inovadores, o convento contava com um aqueduto, construído sobre arcos que ligava a cozinha ao poço, e responsável pelo transporte da água por gravidade; uma característica renascentista criada por Leonardo Da Vinci.
Cais, escadarias, terraço, cruzeiro, adro, além da igreja e do convento propriamente dito, compõem o belo monumento arquitetônico deste que é um dos mais antigos mosteiros da Bahia. Localizada no Distrito Santiago do Iguape, em São Francisco do Paraguaçu, a Igreja possui uma notável escadaria, a qual avança até as águas do Iguape, em total harmonia com a paisagem. É precedida por um amplo pátio murado e o convento, bem ao estilo das antigas casas de engenho, com destaque para a bela varanda de frente para as águas do imponente Paraguaçu.
O RIO PARAGUAÇU ESTÁ SOFRENDO EM SÃO FRANCISCO
ESSE VÍDEO FOI APRESENTADO NA CATEGORIA JOVENS REPÓRTERES CIENTÍFICOS DO 10º ENCONTRO DE JOVENS CIENTISTAS, 2019.
Autor: Caio Carvalho de Jesus¹ – Orientadora: Mariana Rodrigues Sebastião¹,² –Instituições: ¹Agência Jovem de Notícias – Escola Estadual de Primeiro Grau São Francisco do Paraguaçu, Cachoeira, Bahia; ²Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofa e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia.
Chegada em São Francisco do Paraguaçu-Mar/2017
São Francisco do Paraguaçu