CO-CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO EM CORONEL FABRICIANO
O MAJESTOSO TEMPLO CATÓLICO DO VALE DO AÇO, um dos principais atrativos do município de Coronel Fabriciano, contava com 1300 cadeiras individuais para oferecer conforto aos praticantes da fé cristã.
A IGREJA possui projeto arquitetônico de Roney Lombardi Figueiras, inspirado na Catedral de Tóquio, no Japão.
O SEU PROJETO arquitetônico, em estilo contemporâneo, foi inspirado na Catedral de Tóquio; que, por sua vez, remete às tendas que serviam como santuários móveis no deserto, de acordo com descrições bíblicas contidas no Livro do Êxodo (26:14).
OS TRÊS MÓDULOS que compõem o telhado foram construídos com aço doado pela Usiminas, que está localizada na vizinha cidade de Ipatinga.
NO FINAL da década de 80, fiéis dotara, a paróquia com todas as 1300 cadeiras disponibilizadas após o fechamento da sala de cinema do antigo Cine Marrocos.
A ESTRUTURA compõe-se de alvenaria em blocos de concreto e a fachada principal, voltada a leste para a Rua São Sebastião, no bairro Santa Helena, tem o formato semelhante ao de um triângulo isósceles — que, no entanto, não alcança o chão em suas arestas laterais —, enquanto que as fachadas laterais são compostas por três desses triângulos.
OS VITRAIS coloridos situados entre as colunas de ferro e o telhado também são características marcantes, representando passagens bíblicas nas extremidades de cada um dos triângulos.
A CONSTRUÇÃO foi iniciada no dia 20 de janeiro de 1988, dia de São Sebastião, e a inauguração ocorreu no dia 4 de julho de 1993.
A CO-CATEDRAL de Coronel Fabriciano está localizada à rua São Sebastião, esquina com a rua Angélica, no bairro Santa Helena.
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
LÉO SANTANA, o autor da icônica estátua do extraordinário poeta Carlos Drummond de Andrade, que apresenta-se sentado displicentemente num banco do calçadão da praia de Copacabana, na capital do Rio de Janeiro, esculpiu a imagem de São Sebastião da co-catedral de Fabriciano.
O MAJESTOSO São Sebastião mede três metros de altura e está instalado do lado direito do altar da co-catedral fabricianense.
A ESCULTURA do orago São Sebastião doada por José Avelino Barbosa em 1992, que foi encomendada ao escultor Léo Santana.
ÓRGÃO DE TUBOS
O ÓRGÃO DE TUBOS, adquirido por Dom Lélis Lara na década de 70, é oriundo da Igreja Presbiteriana do município de Lavras.
O NOME CO-CATEDRAL foi atribuído pela população para destacar a imponência do templo e a sua capacidade para abrigar mais de 1200 pessoas em comunhão durante os atos de fé cristã e outras celebrações como batizados e casamentos.
A DENOMINAÇÃO co-catedral deve-se, também, ao fato da catedral da sede da diocese estar localizada no município de Itabira, terra natal de Carlos Drummond de Andrade.
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
DURANTE sua temporada no Colégio Anchieta dos jesuítas, numa espiritualidade que iria sentir como obediência cadavérica, de negar a própria vontade e sob risco de condenação ao Inferno, participou do Aurora Colegial, um jornal do destinado a interação dos alunos do colégio que iria consolidar sua paixão por escrever, chegando a ser laureado em concursos literários.
A SUA PRIMEIRA contribuição ocorreu em abril de 1918, quando escreve Vida Nova, um comentário no início do ano letivo, já embuído do catolicismo que havia mergulhado no colégio:
COM A ALMA cheia de fé e de esperança, louvamos a Deus cuja bondade paternal nos proporciona tantas venturas, e abrimos o nosso coração para que nele penetre a chama do amor divino. Que as nossas preces subam, puras e sinceras, até azul esfera, para que, no percurso do ano tenhamos a benção de Deus, protetor dos nossos estudos, dos nossos trabalhos, das nossas esperanças, da nossa vida.
UM SENTIMENTO DO MUNDO
NA ANTROPOLOGIA Drummondiana, o gauche, aquela característica do sujeito moderno de ser torto, desajustado aos princípios de seu tempo, que anda na contramão da história, na sua esquerda, tem sede de Deus e o procura, mas não entende porque Deus não se deixa alcançar ou não o auxilia em seu desejo de ir para o céu e o abandona na contradição humana de seu drama e sua fraqueza :
Perdi o bonde e a esperança [...] Entretanto há muito tempo/ nós gritamos: sim! ao eterno; Essa ânsia de ir para o céu/ e de pecar mais na terra; Vontade de praticar libidinagens, de ser/ infeliz e rezar. Por vezes é compreensível que em meio aos pecados Deus me abandone: Deus me abandonou no meio da orgia [...] Estou perdido”. Mas em outras horas, simplesmente abandona: Deus me abandonou no meio do rio/ Estou me afogando.
FONTE
O Deus apático de Carlos Drummond de Andrade e o caminho da paixão para a busca de Sentido da Vida
Anais do II Colóquio Internacional dl Literatura y Teologia, Santiago: Chile, 2008. Alex Villas Boas
CO-CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO | FABRICIANO
A Catedral de São Sebastião teve sua pedra fundamental lançada no dia 20 de janeiro de 1988 e foi inaugurada no dia 3 de julho de 1993.
Foi projetada pelo arquiteto, Roney Lombardi Figueiras, autor do projeto da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, localizada na Praça da Assembleia Legislativa em Belo Horizonte.
A Co-Catedral conserva o único órgão de Tubos do Vale do Aço e a Estátua de São Sebastião, que alcança três metros do escultor Leo Santana, autor da estátua de Carlos Drummond de Andrade instalada na praia de Copacabana.
IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO | FABRICIANO
IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO é o templo sede da Paróquia do mesmo nome, a mais antiga instituição religiosa constituída no Vale do Aço e que desde sua criação, em 1948, é administrada pelos padres da Congregação do Santíssimo Redentor.
A Paróquia de São Sebastião, a única do Vale do Aço, até ser construída a Paróquia São José em Timóteo, completou 70 anos no dia 15 de agosto de 2018.
O templo teve sua construção iniciada em 1946, sendo inaugurado em novembro de 1949.
Em seu interior ainda inacabado foi celebrada missa solene de emancipação do município, em 1º de janeiro de 1949.
É considerado o mais importante monumento arquitetônico da época da emancipação política do município.
Foi tombado como Patrimônio Cultural do Município de Coronel Fabriciano, com base no decreto 1.033, de 31 de março de 1997.
Os redentoristas da Paróquia São José instalaram a Rádio Educadora de Coronel Fabriciano em 1968, a primeira unidade de radiofonia da região.
Festa Sebastião em Coronel Fabriciano
Festa Sebastião em Coronel Fabriciano
Arraiá do Bastião, Coronel Fabriciano - MG
É com muita alegria que a família Redentorista da Província do Rio, convida você para participar do Arraiá de São Sebastião. A festa acontece na cidade de Coronel Fabriciano, região do Vale do Aço, em Minas Gerais.
de 8 a 10 de junho de 2012.
CORONEL FABRICIANO MG (PARTE 3/3) São 3 vídeos.
Bem vindo ao nosso canal.
Inscreva-se, curta e compartilhem nossos videos.
Contato whatsapp (31) 98633-5400
Coronel Fabriciano é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e pertence à Região Metropolitana do Vale do Aço, estando situado a cerca de 200 km a leste da capital do estado. Ocupa uma área de pouco mais de 221 km², sendo aproximadamente 22 km² em área urbana, e sua população em 2018 era de 109 405 habitantes.
O começo do povoamento ocorreu em meados do século XIX, associado ao fluxo de tropeiros, levando à formação do primeiro povoado, na região do atual Melo Viana, e à posterior criação do distrito em 1923. Na mesma ocasião, a localidade passou a ser atendida pela EFVM e foi construída a Estação do Calado, ao redor da qual se estabeleceu o núcleo urbano que corresponde ao Centro de Fabriciano. O desenvolvimento observado em função das indústrias locais culminou na criação do município, emancipado de Antônio Dias em 1948. Sediou as usinas da Acesita e Usiminas, que foram essenciais para a evolução da cidade. Mas, com a emancipação de Timóteo e Ipatinga na década de 60, as empresas passaram a pertencer a estes municípios, respectivamente. A manutenção da atividade siderúrgica contribuiu para a formação da Região Metropolitana do Vale do Aço, que corresponde a um dos principais polos urbanos do interior do estado.
Tradições culturais como as marujadas, o artesanato e de celebrações religiosas como as festas de São Sebastião, da Semana Santa e de Corpus Christi se fazem presentes no município, bem como os monumentos de valor histórico e patrimonial da Igreja Matriz de São Sebastião, uma das primeiras igrejas da cidade, o Colégio Angélica, fundado em 1950 e cuja fachada preserva sua arquitetura original, e o Monumento Terra Mãe, marco zero fabricianense. Na Serra dos Cocais estão concentrados diversos atrativos naturais, a exemplo de cachoeiras, trilhas e montanhas, que propiciam desde a simples visitação até a prática de esportes radicais, como mountain bike, escaladas, trekking, rapel, trilhas e automobilismo off-road.
Origens e povoamento:
O desbravamento da região do atual município de Coronel Fabriciano teve início na segunda metade do século XVI. Expedições como a de Fernandes Tourinho, em 1572, seguiam pelos chamados Sertões do Rio Doce à procura de metais preciosos. O local se encontrava em uma via de escoamento das pedras preciosas extraídas na região central mineira, que ligava a Estrada Real ao Litoral do Espírito Santo, no entanto o povoamento e a abertura de novas trilhas pela região do Vale do Rio Doce foram proibidos na primeira metade do século XVII, a fim de evitar o contrabando de ouro por meio do rio Doce e seus afluentes, como o Piracicaba.
MONUMENTO TERRA MÃE | FABRICIANO
O MUNICÍPIO DE CORONEL FABRICIANO celebrou 53 anos de emancipação, inaugurando o Monumento Terra Mãe, criado pela escultora Vilam Noel no ano de 2002.
“Estou muito honrada em deixar a minha marca em minha cidade. Acredito que cada um de nós deve contribuir de alguma forma para as próximas gerações. Além daqui, tenho esculturas em Timóteo, Ipatinga e diversas cidade vizinhas, mas agradeço, em especial, ao prefeito Chico Simões, que foi o primeiro a me dar oportunidade de mostrar o meu trabalho aqui na região.
A artista plástica Vilma Noel já inaugurou mais de 36 esculturas em locais públicos em diversos países.
Radicada em Nova Iorque, Vilma é natural de Dionísio, cidade do Colar Metropolitano do Vale do Aço.
Pela importância de sua obra, Vilma Noel recebeu a cidadania africana e a americana, além de diversos prêmios no Brasil e no exterior.
O Monumento Terra Mãe está instalado no Trevo da Avenida Tancredo Neves em Coronel Fabriciano no Colar Metropolitano do Vale do Aço em Minas Gerais.
CONSIDERADA COMO A ‘CIDADE MÃE DO VALE DO AÇO’,
O município mineiro de Coronel Fabriciano, que tem pouco mais de 110 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE comemorou 69 anos de emancipação política no dia 20 de janeiro de 2018.
A história do município de Coronel Fabriciano remonta ao final do século XVI, com o início da ocupação da região do Vale do Rio Doce no Leste mineiro.
O município começou a desenvolver, economicamente, após aa construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, na década de 1920.
A Estação Ferroviária do Calado, deu nome ao povoado que foi elevado a distrito de Antônio Dias em 1927, só emancipando em 20 de janeiro de 1948.
IPATINGA E TIMÓTEO
Em 29 de abril de 1964 emanciparam de Coronel Fabriciano as cidades de Ipatinga e Timóteo.
Com isso a cidade deixou de sediar as grandes empresas da região: a ArcelorMittal Timóteo (antiga Acesita) e a Usiminas, passando a pertencer a Timóteo e Ipatinga, respectivamente.
O nome é uma homenagem ao tenente-coronel Fabriciano Felisberto Carvalho de Brito, que, além de comerciante, teria iniciado sua carreira com uma modesta sapataria.
Atualmente pertencente à mesorregião do Vale do Rio Doce e microrregião de Ipatinga, localiza-se a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 198 quilômetros.
Ocupa uma área de 222,08 km² e sua população foi estimada em 2009 pelo IBGE em 105 037 habitantes, sendo assim o 26º mais populoso do estado de Minas Gerais e o 2º de sua microrregião.
Está situado a 1424 quilômetros de Brasília, capital federal.
CLIPE CATEDRAL E CRISTO CORONEL FABRICIANO MG_ 2016
Missa Caipira 2013
Entrada da Missa Caipira realizada na Catedral de São Sebastião, Coronel Fabriciano - MG, em 09/06/2013.
O adeus a Dom Lélis Lara
Desde a chegada do corpo do bispo emérito da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Lélis Lara,fiéis e admiradores comparecem ao velório, na Catedral de São Sebastião, Centro de Fabriciano. Veja mais no Portal Diário Do Aço.
TV UNI VALE DO ACO - Desfile Cívico em Coronel Fabriciano 2019
TV UNI VALE DO ACO - Desfile Cívico em Coronel Fabriciano 2019
Reportagem - ISADORA ZEFERINO
Imagens - JIMMI TORRES
Coordenação - ALEXSANDER PEREIRA
A avenida Magalhães Pinto amanheceu lotada no último sábado, dia 7 de setembro. O motivo de tanta gente reunida foi a celebração dos 197 anos da proclamação da Independência do Brasil.
A concentração foi marcada pela presença de diversas crianças fabricianenses. Já na avenida, muitas delas, caracterizadas por grandes personalidades.
Desfile sete de setembro, coronel Fabriciano cada dia melhor.
Curt e compartilhe.
PROJETO PIONEIROS DO VALE DO AÇO - CORONEL FABRICIANO DEPOIMENTO 02
DEPOIMENTO DE 1998. SENHOR MIRO.
Guariba Missões católicas 1999 04.avi
Missões Católicas em Guariba, em 1999. Filmado por José B. Real. Realizado no estadio Domingos Baldan. Pároco: Adelino de Carli
Tradicao da semana santa em coronel fabriciano.wmv
Pregação Padre Geraldo Lelis - 12_10_2012
Missa de Nossa Senhora Aparecida na Paroquia Sao Cristovao em Pindamonhangaba
REFORMA IGREJA MATRIZ CD 26 05 14
Inaugurada em 1949, a igreja matriz de São Sebastião, localizada no Centro de Coronel Fabriciano, está fechada há cerca de três meses, para restauração. O templo substituiu a antiga capela de Fabriciano, que havia desmoronado.Além de reparos em imagens fazem parte da obra Nova pintura na parte interna e externa. E a previsão de reinauguração é para o dia 8 de junho.
Reportagem! PONTE QUE LIGA CORONEL FABRICIANO A TIMÓTEO está quase caindo ou já foi reformada?
◄▓▒░░░►LEIA TODO O CONTEÚDO POR FAVOR!░░░▒▓►
A ponte que liga C.Fabriciano a Timóteo (MG) está um caos há anos. Os prefeitos Keysson (Timóte) e Rosângela Mendes, ambos do PT, só empurram com a barriga o problema.
Já o deputado Celinho o que tem a dizer? Dizem que a culpa é DNIT.
Então, você internauta de quem você acha que é a culpa?
comente, compartilhe, LIKE, inscreva youtube.com/atvdopovo
Meu facebook -
Meu Twitter - @atvdopovo
Não esqueça de clicar no Gostei caso tenha curtido =D
Se NÃO gostou, por favor não clique em Não Gostei e sim comente, xingue, etc, para a gente poder melhorar o nosso trabalho, please!
Clique para se inscrever ►
Canais que recomendamos:
- Consultoria e Comunicação
- Vídeo Aulas Informática
- Humor sem Atentado ao Pudor
- músicos em destaque
atvdopovo no Facebook -
atvdopovono Google +
ORDENAÇÃO
No domingo, dia 26 de maio de 2013, foi ordenado em Ouro Fino em Minas Gerais o bispo de Itabira-Coronel Fabriciano Dom Marco Aurélio Gubiotti e a equipe de reportagens da WEBTV Católicos PA esteve presente na cerimônia.
Renovação Cristã do Brasil: Celebração. Padre Dondici. IMG_9100. 7,65 GB. 15h25. 11mai17. 02
Renovação Cristã do Brasil: Celebração Eucarística. Padre Geraldo Dondici Vieira. Igreja São Mateus. Juiz de Fora. Minas Gerais - MG. Brasil. Registro de Capoeira Mestre Polêmico - Professor João Couto Teixeira. IMG_9100. 7,65 GB. 15h25. 11 de maio de 2017. 02.