7 Povo das Missões - Roadtrip 2015 ✈ Gopro
Roadtrip de 2mil km pela região dos 7 Povos das Missões no Brasil e Argentina passando por:
Santo Angelo
São João Batista
São Miguel das Missões
Santuario Caaró
São Lourenço Martir
São Borja
Mata
Posadas / Argentina
San Ignacio Mini / Argentina
SANTO ÂNGELO, RS, BRASIL
Santo Ângelo faz parte dos chamados Sete Povos das Missões e suas origens remontam ao período espanhol, sendo parte dos povoados criados nos séculos XVII e XVIII por padres jesuítas espanhóis nos atuais territórios do Brasil, Argentina e Paraguai. A Catedral Angelopolitana está situada no município de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. É a principal atração turística da cidade. O início de suas obras data de 1929 e seu estilo lembra o templo da redução de São Miguel Arcanjo. No seu interior, abriga uma imagem em madeira de Cristo morto, de origem missioneira, em tamanho natural, datada de 1740 e esculpida em cedro. Fonte: Wikipédia
Tocha Olímpica passa pelas Ruínas dos Sete Povos das Missões
A Tocha Olímpica percorreu, nesta segunda-feira (4), um caminho importante na história do Rio Grande do Sul. Passou pelas Ruínas dos Sete Povos das Missões, representadas no trajeto pelos municípios de São Miguel das Missões e Santo Ângelo. Depois, seguiu para Ijuí e Cruz Alta. Foram ao todo 550 quilômetros rodados e 52 condutores neste segundo dia de passagem pelo Rio Grande do Sul. Em torno de 40 mil pessoas acompanharam o roteiro nos quatro municípios.
Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul.
Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo:
Acesse este espaço também para questionamentos sobre ações e projetos do Estado.
Best Attractions and Places to See in Santo Angelo, Brazil
Santo Angelo Travel Guide. MUST WATCH. Top things you have to do in Santo Angelo. We have sorted Tourist Attractions in Santo Angelo for You. Discover Santo Angelo as per the Traveler Resources given by our Travel Specialists. You will not miss any fun thing to do in Santo Angelo.
This Video has covered Best Attractions and Things to do in Santo Angelo.
Don't forget to Subscribe our channel to view more travel videos. Click on Bell ICON to get the notification of newly uploaded videos.
List of Best Things to do in Santo Angelo, Brazil
Catedral Angelopolitana
Praca Pinheiro Machado
Sete Povos das Missoes
Cascata do Comandai
Museu Municipal Dr. Jose Olavo Machado
Memorial Prestes Column
Railroad Museum
HINO MISSIONEIRO
Fotos de Santo Ângelo capital das missões, e São Miguel das Missões patrimonio da humanidade. A música Pago Bendito é uma homenagem aos Sete Povos das Missões.
As missões jesuíticas e a liderança de Sepé Tiaraju (1) - Retalhos da Nossa História 13 - 10.jun.19
Neste Retalhos da Nossa História 13, o professor Pedro Lima Vasconcellos apresenta a primeira parte de um verdadeiro mini-curso sobre as missões jesuíticas e a rebelião indígena liderada por Sepé Tiarajú, um dos maiores heróis da história do povo brasileiro (este será tema do próximo encontro).
Uma jornada fascinante, marcada por contradições e rebeldia que abalaram as bases da colonização portuguesa e espanhola e do controle do Vaticano sobre os jesuítas no Brasil.
Pedro Lima Vasconcellos apresentou ao longo do encontro vários trechos do filme “A Missão”, de 1986, dirigido por Rolland Joffé, que teve entre seus atores principais Jeremy Irons e Robert De Niro e uma trilha musical antológica de Ennio Morricone. O filme, segundo Pedro, é uma ótima referência dos eventos que marcaram as Missões (ou reduções ou povos) jesuíticas e a guerra dos bandeirantes, portugueses e espanhóis até sua destruição completa.
Ficou como “lição de casa” para os que acompanha o Retalhos de Nossa História assitir “A Missão” para o encontro da próxima semana.
O filme pode ser assistido aqui, em versão dublada -
Outra indicação do professor Pedro foi o documentário “A República Guarani”, dirigido por Sylvio Back, de 1981 -
Finalmente, a última indicação: Martín Coplas - Louvor a Sepé Tiaraju -
Link para o ensaio Os Guarani e a história do Brasil meridional de John Manuel Monteiro, indicado na bibliografia a seguir -
Bibliografia:
ARMANI, Alberto. Ciudad de Dios y ciudad del sol: el Estado jesuita de los guaraníes (1609-1768). México: Fonte Cultura Económica: 1996.
DALCIM, Ignacio. Breve história das reduções jesuítico-guaranis. São Paulo: Loyola, 2011.
LUGON, Clovis. A república guarani. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MONTEIRO, John Manuel. Os Guarani e a história do Brasil meridional. In: CUNHA, Manuela Carneiro da (org.) História dos índios no Brasil. 2 ed., São Paulo: Companhia das Letras / Secretaria Municipal da Cultura / FAPESP, 2002 , p.475-498.
TAVARES, Eduardo (org.) Missões jesuítico-guaranis. São Leopoldo: Unisinos, 1999.
A foto que é “capa” deste Retalho de Nossa História é do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo (RS), popularmente conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões, e originalmente chamado Misión de San Miguel Arcángel, o conjunto de remanescentes da antiga redução jesuítica de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões.
PROGRAMAÇÃO DO CURSO RETALHOS DE NOSSA HISTÓRIA:
Samba-enredo da Mangueira
Santidades
Confederação dos tamoios
Palmares I
Palmares II
Canudos (uma revisão)
Brasil holandês
Faces de Vieira
Guerra dos bárbaros
O herege Henequim
Rebeliões nas Minas do ouro
As missões jesuíticas e a liderança de Sepé Tiaraju (1)
E as próximas:
As missões jesuíticas e a liderança de Sepé Tiaraju (2)
A santa Rosa Egipcíaca
Alfaiates da Bahia
Revolução de 1817
Serra do Rodeador
Caboclos de julho
Confederação do Equador
Malês
Pedra Bonita
Cabanagem
Balaiada
Cabanos
Guerra dos farrapos
Quebra-quilos
Mucker
Dragão do Mar
Juazeiro
Quebra de Xangô
Contestado
Caldeirão
Pau-de-Colher
* * *
• INSCREVA-SE NO CANAL PAZ E BEM:
• FAÇA UMA ASSINATURA SOLIDÁRIA DO PAZ E BEM:
• Site Paz e Bem:
• Facebook:
Jornal Nacional - 20/03/2010 - Santo Ângelo - Centro histórico preserva passagem dos jesuítas
A cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, inaugurou um centro histórico que preserva a passagem dos jesuítas pela região séculos atrás.
Os sinos anunciam a chegada de mais um grupo de peregrinos. São homens e mulheres que, debaixo de chuva e de sol, percorreram os antigos caminhos que ligavam os Sete Povos das Missões, no Sul do Brasil. Foram mais de 300 quilômetros até chegar a Santo Ângelo.
Valeu a pena estar conhecendo esses lugares da nossa história. Faz parte da nossa vida, estou emocionado, mas fico contente e feliz por ter terminado, comentou o publicitário João Mendes.
Para recebê-los, uma catedral abençoada pela riqueza da história e pelo nome: Angelopolitana, que significa a cidade do anjo. Em estilo neoclássico, ela foi construída exatamente sobre as fundações de uma igreja que existiu na região há mais de 300 anos, no tempo em que jesuítas ocuparam a região para catequizar os índios guaranis.
Daquele tempo, restam poucas ruínas em Santo Ângelo. Por isso, a cidade se mobilizou, pesquisou e escavou. Agora, janelas históricas mostram um pouco do passado. São restos do que foi o piso, colunas da antiga igreja jesuíta, bem maior que a atual. Trata-se de uma descoberta que só foi possível com a ajuda dos moradores. Eles abriram os pátios das casas para as escavações.
Ao abrir esse pátio e o pátio da casa vizinha, nós encontramos a continuidade do piso de ladrilho da antiga igreja jesuítica e a parede dos fundos da igreja. Ou seja, nós descobrimos a área onde ficava o altar da igreja jesuítica, contou a arqueóloga Rachel Rech.
Eu me senti muito feliz de saber que estou morando em cima do altar. Fiquei bem mais descansada, porque achava que seria o contrário: que seria um cemitério, comentou a professora Maria Nascimento e Silva.
A maioria das casas em torno da praça foi construída com pedras do povoado jesuíta. Em algumas, elas ficam à mostra. No centro histórico, nada é por acaso. Tudo foi inspirado nas antigas missões: uma cruz em cada canto para abençoar o povoado e um piso com o mesmo desenho criado pelos índios. Ao fundo, a catedral se abre para a praça hoje uma praça moderna, mas que não deixa de olhar e lembrar o passado.
19 Povos Missoes
Vídeo da Série Olhares do Brasil, produzido pelos alunos do 1EM do Colégio CEC com uma visão geográfica, humana, histórica e econômica deste país.
Neste vídeo a história dos Povos das Missões
Você Conhece? O guerreiro que morreu com 1500 índios defendendo o Brasil
(1723 — 7 de fevereiro de 1756)
Sepé Tiaraju foi um guerreiro indígena brasileiro, considerado santo popular e declarado “herói guarani missioneiro rio-grandense” por lei. Chefe indígena dos Sete Povos das Missões, liderou uma rebelião contra o Tratado de Madri.
Santo Ângelo-RS
Imagens da Cidade Capital dos Sete Povos das Missões
Ruínas de São Miguel/Espetáculo de Som e Luz - Rio Grande do Sul
Uma das integrantes dos Sete Povos das Missões, as Ruínas de São Miguel é um símbolo de cultura e história viva do passado gaúcho. Nesse vídeo eu trago um pouco dessa história. Recomendo conhecer esse lugar fantástico. Localiza-se no município de São Miguel das Missões, na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.
Missões Jesuíticas - Guerreiros da Fé
Especialistas de todas as correntes e escolas analisam a influência dos jesuítas na América do Sul, principalmente na região dos Sete Povos das Missões. A criação das Missões Jesuíticas contribuiu para a construção de um modo de vida que caracteriza o Sul do Brasil, com marcas na economia, artes, cultura e identidade.
Publicado na internet em 18/10/2019
O Segredo das Pedras de São Miguel
De onde os índios guaranis e os jesuítas retiraram os enormes blocos de pedra para construir a famosa Redução de São Miguel Arcanjo, um dos Sete povos das Missões?
hoje as ruínas são Patrimônio da Humanidade e vale a pena conhecer um pouco mais dessa passagem que marcou a História do Brasil.
Trabalho de História - MISSÕES JESUÍTICAS: São Miguel
Trabalho de história sobre São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.
Colégio Energia - Blumenau (SC)
Catedral Angelopolitana
Este templo, em estilo neoclássico, localizado na praça Pinheiro Machado, é o principal da diocese de Santo Angelo. O início de sua construção data de 1929 e no alto de seu pórtico há imagens esculpidas em pedra grês, representando os santos padroeiros dos Sete Povos das Missões: São Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São João Batista, São Lourenço Mártir, São Miguel Arcanjo e Santo Ângelo Custódio (Santo Anjo da Guarda).
sete povos das missoes(Alex Trindade) 9º pastoreio da canção gaucha
grande interpretação de Alex Trindade defendo a musica sete povos das missoes e tirou 2º luga, parabens a todos!
musica: Daniel Braga
ritmo: polca
Conheça REGIÃO DAS MISSõES Num Pulo
A Região das Missões foi uma viagem incrível para nós! Entramos de cabeça na impressionante história das origens do Rio Grande do Sul e dos 7 Povos das Missões que, hoje, tem sua memória guardada para sempre nas belas ruínas da região. Saímos de lá inspirados e enriquecidos com a história do nosso país. Conhecemos a rica cultura gaúcha, bem na semana Farroupilha, e fomos recebidos com muito carinho e atenção por todos. Além de São Miguel da Missões e das famosas ruínas da cidade, nos emocionamos com o Espetáculo de Som e Luz, passamos pela Capital Missioneira, Santo Ângelo, Ruínas de São João Batista e Ruínas de São Lourenço.
Queremos agradecer o Tenondé Park Hotel que tornou a experiência da nossa viagem ainda mais incrível, tanto pelo carinho na nossa estadia quanto pela beleza do hotel que é de tirar o fôlego, também ao Iason pelo convite e claro à Lúcia Engel, nossa querida guia! Sem ela nossa viagem não teria sido igual, ouvimos a história da região com tanto orgulho e brilho nos olhos que saímos inspirados. Sem falar nas várias dicas de lugares para as nossas fotos do Instagram.com/NumPulo e cenas do vídeo que só ela sabe encontrar. Esperamos que vocês curtam o Num Pulo Missioneiro e se tiverem a oportunidade também conheçam tudo por lá!
Paula usa um tênis lindo da nossa parceira Taquilla Calçados e um vestido da Antix
ASSINE O CANAL: • •
Acompanhe o Num Pulo:
•
•
•
O Num Pulo é um projeto de viagens criado pelo casal Daniel Negreiros e Paula Albino, que mostra de uma forma única os encantos de cidades do Brasil e do mundo.
Missões Jessuíticos e os Guaranis do Brasil
Fotomontagem sobre os índios guaranis na região missioneira RS.
IPHAN-RS.
Reduções Jesuíticas dos Guarani - Uma inspiração para o modelo cooperativo
Neste filme você vai descobrir como a Região das Missões foi pioneira do cooperativismo.
O projeto conta com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, da Unimed Missões e do Instituto Unicred RS.
Um filme que mostra o início de práticas cooperativistas na cultura missioneira. Esse é o principal tema do documentário As Reduções Jesuíticas dos Guarani: Uma Inspiração para o Modelo Cooperativo, lançado pela Unicred Eleva em um evento em Santo Ângelo nesta segunda-feira. O projeto é liderado pelo Dr. Vitor Hugo Boff, vice-presidente da cooperativa, e conta com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, da Unimed Missões e do Instituto Unicred RS.
O filme, que conta com objetivo de trazer conhecimento sobre a cultura guarani e jesuíta e suas práticas cooperativas, fazendo uma ligação com a região e a forte identidade existente nestas comunidades. O trabalho mostra o Rio Grande do Sul como o pioneiro na prática do cooperativismo, com suas origens na vida econômica das Missões.
“Há muito tempo vínhamos pensando em trabalhar a questão da nossa história missioneira ligada à forma econômica de cooperativismo. Fomos buscar nos povoados missioneiros as origens desse sistema, pois esses laços identitários são muito fortes em nossa região. Eles lembram um passado glorioso e trazem modelos de bravura e cooperação”, explica o Dr. Vitor Hugo Boff.
O filme de 15 minutos traz um resgate histórico, com música e imagens produzidas nos sítios arqueológicos dos povoados, para demonstrar que nos séculos XVII e XVIII a cultura Jesuítico-Guarani já apresentava traços de princípios cooperativistas. Os fatos são embasados em pesquisas de estudiosos do tema, como Vergílio Perius, professor e presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Artur Barcelos, professor do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Rio Grande, Pedro Ignácio Schmitz , professor e diretor do Instituto Anchietano de Pesquisas da Unisinos, Padre José Odelso Schneider, professor na Unisinos, Claudete Boff, professora e pesquisadora da URI Santo Ângelo, entre outros nomes que cederam seus depoimentos para a obra.