DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS
Divinópolis é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.
Divinópolis foi fundada em 1767, por João Pimenta Ferreira em nome de cinquenta famílias que viviam em propriedades próximas ao Rio Itapecerica e Pará. O primeiro assentamento ocorreu próximo às margens deste rio e a partir daí começou a ser denominado Paragem da Itapecerica em referência à passagem de pedras pelo meio do rio (Cachoeira Grande). Em 1770 passou a se denominar Espírito Santo da Itapecerica, no termo da vila Pitangui (até 1841). Em 1912 se tornou uma cidade com o nome de Divinópolis em homenagem a seu antigo nome.
A chegada da estrada de Ferro Oeste de Minas em 1890 e a ferrovia da Integração BH-Triângulo (em 1911) permitiu a instalação de indústrias siderúrgicas de aço e ferro, ocasionando um desenvolvimento da cidade, a partir de 1916.
O território é banhado por dois rios, ambos afluentes e tributários do Rio São Francisco: o rio Pará, que nasce em Entre Rios de Minas e banha toda a costa de Divinópolis, e o rio Itapecerica, que nasce nesta região (Ribeirões Boa Vista e Tamanduá), cortando a cidade transversalmente nos seus 18 km de extensão. Deságua no rio Pará.
Divinópolis situa-se numa região de terras altas, principalmente a Oeste/Noroeste, onde se concentram 8% dos 15% de terrenos montanhosos que formam o território municipal, composto de campos (53%) e de áreas planas (32%).
A Serra dos Caetanos é a mais alta com 1.106 metros. Do seu alto rochoso podem ser vistas as principais elevações e inclusive parte da Cidade e do distrito Santo Antônio dos Campos. O ponto mais elevado urbano está no Jardim das Acácias, a 830 metros. O ponto mais baixo, 670 metros, está localizado na foz do córrego do Morro Grande no rio Itapecerica, bairro Danilo Passos/Vila Romana.
A maior parte das terras é formada de latossolos vermelho e alaranjado argilosos: profundos, porosos, meteorizados, pouco resistentes, pouco férteis e de reação ácida. É um complexo geológico pré-cambriano arqueozoico, com alguma quantidade de minerais como a pedra granito e quartzos (FF).
O clima é semiúmido com estação seca, classificado como Tropical de Altitude (Cwa na Classificação climática de Köppen-Geiger) com ventos dominando de Sudeste e Nordeste, fracos e moderados: umidade relativa do ar, em média, nos 66%. Índice pluviométrico de aproximadamente 1 400 mm e temperatura média anual de 22 °C.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1995 a menor temperatura registrada em Divinópolis foi de 0,7 °C em 18 de julho de 2000, e a maior atingiu 38,4 °C em 22 de outubro de 2015, superando o recorde de 38,3 °C em 15 de outubro de 2014.
Divinópolis abriga o Campus Centro-Oeste Dona Lindu da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A unidade oferta quatro cursos na área da saúde: Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina. O campus foi criado para sanar a demanda de profissionais da saúde na região.
A cidade também abriga um campus da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), localizada no antigo campus da FUNEDI/INESP. São oferecidos os cursos de Ciências Biológicas, Comunicação Social -Publicidade e Propaganda, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Fisioterapia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química e Serviço Social.
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) também possui uma unidade na cidade, oferecendo três cursos técnicos integrados ao ensino médio, Eletromecânica, Informática e Produção de Moda, além de três cursos em nível superior: Engenharia Mecatrônica, Engenharia da Computação e Design de Moda.
Maiores informações sobre a cidade de Divinópolis, e sobre outras cidades brasileiras, suas histórias, suas economias e suas atrações turísticas, culturais e de lazer, podem ser encontradas no endereço .Dê o prazer de sua visita!
Referência para o texto: Wikipédia .