Sinagoga “Beit Eliahu” , Belmonte ( Castelo Branco, Centro , Portugal )
Description
Rabino de Belmonte quer nacionalidade portuguesa
Rabino de Belmonte quer nacionalidade portuguesa
O Rabino da Comunidade Judaica de Belmonte vai adquirir nacionalidade portuguesa. . Ele é um dos descendentes dos judeus sefarditas que pretende aproveitar a possibilidade agora regulamentada de adquirir a cidadania dos seus antepassados. À Rede das Judiarias de Portugal têm chegado também muitos pedidos de informação sobre a lei que possibilita a concessão de nacionalidade portuguesa a descendentes de judeus expulsos de Portugal. .
Herança Judaica em Portugal - Parte 2
Nesta reportagem você acompanha a segunda parte da viagem que a equipe do Programa Shalom Brasil fez para Portugal em busca da Herança Judaica no país. Agora você conhecerá as cidades de Belmonte, Vilar Formoso e Trancoso
Reportagem: Priscila Cellino
Imagens: Marcel Hollender
Edição: Valmir Vasconcelos
Belmonte, Portugal. Jewish Museum and Belmonte Castle.
My visit to the little charming town of Belmonte in central Portugal. Belmonte is famous for it's Jewish Museum and the 13-th century Belmonte castle.
Music: epidemic sound.com and Youtube Audio Library.
BELMONTE-acolhe comunidade judaica.avi
Comunidade Israelita de Lisboa 2017
A sinagoga de Lisboa foi inaugurada em 1904, mas a comunidade judaica tinha-se instalado em Portugal no princípio do Século XIX. O reconhecimento oficial da sua presença acontece apenas durante a República, em 1912.
*DISCLAIMER* NO COPYRIGHT INFRINGEMENT INTENDED. I DO NOT OWN THE RIGHTS TO THIS VIDEO. I DO NOT MONETIZE THIS VIDEO. If you own copyright to this video please contact me first I will take down immediately!
Museu Judaico de Belmonte
Museu Judaico de Belmonte - narração de Regina Pinto
Judeus de Belmonte
Junto à linha que separa Portugal para Espanha, a cultura hebraica ibérica está viva, no património e na gastronomia. De Trancoso a Belmonte, de Vilar Formoso à Guarda, esta é uma viagem que atravessa séculos.
#tapairportugal #upmagazine #revistaup
Voe connosco // Fly with us:
Siga-nos // Follow us:
Facebook:
Instagram:
Twitter:
Linkedin:
Pinterest:
Belmonte, Portugal Apartment
Belmonte, Portugal Apartment
Castelo de Belmonte Portugal
História em Belmonte - parte 2
O testemunho mais antigo do Judaísmo em Belmonte é a lápide com uma inscrição em hebraico com a data de 1297 e que estaria na Sinagoga. Esta lápide prova a existência de uma presença judaica antes da expulsão dos judeus de Espanha, em 1492.
É contudo seguro dizer que então esta comunidade foi reforçada com novos migrantes.
É igualmente certo afirmar que esta comunidade se tornou secreta a partir de 1496 quando Dom Manuel I publica o édito de expulsão dos Judeus, forçando-os à conversão ou à expulsão.
É a partir de então que passam a ser conhecidos por marranos
O termo marranos usa-se para designar os judeus que, tendo sido convertidos à força ao cristianismo, continuam as suas práticas e credos religiosos hebraicos mas de forma secreta.
A palavra tem origem na expressão hebraica mar anus que significa baptizado à força. Daqui veio o castelhano marrano que, ademais, era o termo comum para porco e que rapidamente foi usado como uma forma pejorativa de tratar a comunidade judaica.
Inside Lisbon Synagogue (Sinagoga Shaaré Tikvá) Lisbon, Portugal
Lisbon Synagogue, or Sinagoga Shaaré Tikvá in Portuguese, is the only Orthodox synagogue in the city of Lisbon, Portugal. It holds Friday Evening Services, Shabbat Morning Services, High Holidays and tourist visits.
There are about 1,000 Jews in Portugal, of whom 600 live in the Lisbon area, 180 in Belmonte and 120 within two hours of Porto.
Those of Jewish descent who are pursuing their roots in one way or another would add modestly to the numbers.
História em Belmonte - parte 1
Se há terra portuguesa onde a presença judaica seja forte
Essa terra é Belmonte.
Com efeito, aqui a cultura e tradição hebraicas sobreviveram a perseguições e repressão desde os começos do século XVI até aos dias de hoje.
A Judiaria de Belmonte estende-se desde as actuais ruas da Fonte da Rosa e Rua Direita.
Em 1287, foi inaugurada a primeira sinagoga de Belmonte (depois convertida ao culto cristão)
Após o édito de expulsão dos judeus de Dom Manuel, um grupo pequeno mas resistente de criptojudeus mantiveram-se aqui activos, até aos dias de hoje.
Foles da Beira - Castelo de Belmonte
Foles da Beira, Castelo de Belmonte
Instrumento
Acordeão
Gravado em Fernão Joanes na Festa da nossa senhora do Soito, Guarda, Centro (Douro)
12 de Maio de 2013
Realização: Tiago Pereira
Som: Telma Morna
No âmbito da Grande Rota da Transumância
Synagogue Bet Eliahu Belmonte Portugal - by Pedro
Synagogue Bet Eliahu Belmonte Portugal - by Pedro
reservations@jewishtoursportugal.com
Portugal Magik Tours
Festas do Concelho de Belmonte 2018
Festas do Concelho de Belmonte, de 16 a 26 de Abril, com muita música, exposições, teatro, gastronomia. Mais info: cm-belmonte.pt/festas-do-concelho-2018/
BELMONTE, Castelo Branco
Belmonte, sede do concelho, no distrito de Castelo Branco. A história de Belmonte surge, normalmente, associada à história dos Cabrais e dos Judeus. Pedro Álvares Cabral, nasceu em Belmonte, 1467 ou 1468, foi um fidalgo, comandante militar, navegador e explorador português, creditado como o descobridor do Brasil no ano 1500. A vila de Belmonte teve foral em 1199.
Informação local:
Belmonte, the county seat, in the district of Castelo Branco. The story of Belmonte arises normally associated with the history of the Cabrais family and the Jews. Pedro Alvares Cabral, was born in Belmonte in 1467 or 1468, it was a noble, military commander, Portuguese navigator and explorer, credited as the discoverer of Brazil in 1500. The Belmonte village had charter in 1199.
Local information:
LA NOVIA - OTOBESA - VILA DE BELMONTE - PORTUGAL 15/09/2013
LA NOVIA'
OTOBESA
MUSICA JUDAICA MEDIEVAL -
VILA DE BELMONTE -
PORTUGAL (15/09/2013)
Belmonte | Castelo Branco | Portugal
De traçado ovalado irregular, o castelo de Belmonte é um dos monumentos, mais emblemáticos da Vila, a sua fundação deve-se a D.Afonso III, que em 1258 autoriza o Bispo D.Egas Fafes a construir uma Torre em Belmonte. Após a defenição das fronteiras com o Tratado de Alcanizes, o castelo de Belmonte numa segunda linha de defesa, perde a sua função militar, pelo que em 1446, D.Afonso V doa o castelo a Fernão Cabral I, para aí construir a sua residência.
A Capela de Santiago é um monumento de traço românico que foi sofrendo modificações ao longo dos tempos, tendo elementos góticos e maneiristas. A frontaria de esta igreja data do século XVIII. Dentro da igreja, pode observar-se uma capela, mandada edificar em 1240, por intermédio de D.Maria Gil e uma Pietá do século XIV que, segundo José Saramago, é a peça mais admirável desta igreja. Do lado contrário, é possível observar frescos, de pelo menos duas épocas. Já na capela-mor encontram-se vestigios de um tríptico constituído por figuras que representam Nossa Senhora, S.Tiago (orago) e S.Pedro (que muitos dizem ser uma representação de Pedro Alvares Cabral).
Em ligação com esta igreja, está o Panteão dos Cabrais que ainda estava em construção em 1483, onde é possível observar túmulos de diversos elementos da família Cabral, inclusive de Pedro Alvares Cabral.
Situada num dos caminhos portugueses de peregrinação a Compostela, a Via da Estrela, que se encontra sinalizado em Belmonte, que aproveitaria a antiga via romana que ligava Mérida a Braga, a Igreja de Santiago seria um local, no qual os peregrinos encontrariam conforto espiritual no decurso da sua jornada. No Largo do Castelo podem ainda obervar-se as capelas de Sto.António e do Calvário.
Guarda 24.3km 00h28m
Viseu 102km 1h43m
Coimbra 178km 2h12m
Bragança 202km 2h41m