7 Sítios Arqueológicos dentro de Parques Naturais no Brasil
Registros da presença humana e do cotidiano há milhares de anos estão em diversos parques nacionais brasileiros que, além de protegerem a fauna e a flora, guardam tesouros arqueológicos. Ainda há muito para ser estudado e desvendado pela arqueologia no Brasil.
- Parque Nacional do Jaú (AM)
No coração da Amazônia brasileira, além de abrigar a natureza exuberante característica do bioma, o parque guarda sítios arqueológicos que exibem vestígios da história da ocupação humana na região.
- Parque Estadual da Cerca Grande (MG)
Localizado no município de Matozinhos, o parque é o único sítio arqueológico de Minas Gerais tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em nível nacional. A unidade de conservação está situada uma região cárstica - isto é, caracterizada pela paisagem rochosa esburacada com drenagem subterrânea - que é considerada não só o berço da arqueologia, mas também da paleontologia e espeleologia brasileira.
- Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
Além de também ser tombado pelo Iphan, o Parque Nacional é reconhecido mundialmente como Patrimônio Mundial, Cultural e Natural pela Unesco, desde 1991. Localizado no sudeste do Piauí, preserva cerca de 400 sítios arqueológicos, a maioria deles com pinturas rupestres que remontam a um passado distante do homem. A unidade é um dos principais celeiros de pesquisas arqueológicas no Brasil e está aberta para visitação.
- Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG)
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, é conhecido por suas amplas cavernas e grutas rodeadas pelo verde da Mata Atlântica. Mas é entre as galerias das cavernas que está o outro patrimônio do parque: sua história. Dentro da unidade foram catalogados mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres. O parque está aberto à visitação para quem quiser fazer um passeio pela natureza, e pela pré-história brasileira.
- Monumento Natural Estadual da Lapa Vermelha (MG)
Aos olhos desavisados, o Monumento Natural pode parecer uma pequena e desimportante unidade de conservação, no universo de áreas protegidas mineiras. São apenas 34 hectares, localizados a cerca de 40 quilômetros de Belo Horizonte. Porém, foi na gruta Lapa Vermelha, que foi encontrada Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, com mais de 11 mil anos de idade. Antes disso, milhares de fósseis de animais extintos da época do Pleistoceno já haviam sido descobertos por lá.
- Parque Estadual da Pedra da Boca (PB)
O Parque Estadual da Pedra da Boca, na Paraíba, abriga um grande patrimônio geológico e histórico. O cenário exterior das formações rochosas já é suficiente para encantar os visitantes mas, é montanha adentro, nas cavernas e gruta do parque, que estão os tesouros. Pinturas rupestres colorem as paredes de rocha com hieróglifos, conhecidos como Tradição nordeste. Estes desenhos são atribuídos às tribos indígenas que viviam na região, pertencentes à nação dos Tapuia.
- Parque Nacional de Sete Cidades (PI)
Localizado no Piauí, o Parque Nacional de Sete Cidades é outra unidade de conservação, que confirma o potencial arqueológico escondido na Caatinga brasileira. No parque já foram registrados mais de 40 sítios reconhecidos pelo Iphan, que guardam vestígios da pré-história brasileira, datados com mais de 190 milhões de anos. As pinturas rupestres e o cenário construído pelas formações rochosas, do parque levam os visitantes a uma viagem pelo passado.
Sheldon Vídeos Facebook:
Sheldon Vídeos Twitter:
Birch Run - Primal Drive de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (
Origem:
Artista:
Expedições apresenta a pré-história brasileira em Lajedo de Soledade (RN)
A Equipe do EXPEDIÇÕES parte de Natal e atravessa 335 km do Sertão do Rio Grande do Norte, até Mossoró e Apodi, para chegar a região de Lajedo de Soledade. No meio do semiárido nordestino, em plena caatinga registra o importante sítio da pré-história brasileira – Lajedo de Soledade. A partir da década de 1990, essa região passou a ser preservada, para proteger formações geológicas, pinturas e gravuras rupestres e os restos de animais da megafauna.
Com a ajuda de arqueólogos e paleontólogos nossa Equipe registra pinturas e gravuras rupestres, feitas por homens que habitaram essa região há milhares de anos. Além dos vestígios de ocupação humana, os expedicionários documentaram ossos de animais gigantes, que viveram durante o Pleistoceno e desapareceram do Planeta há 10 mil anos, como tatus, preguiças gigantes, mastodontes e tigres dente de sabre.
Esses vestígios pré-históricos estão no Museu de Lajedo de Soledade, criado a partir de um projeto de 1991, dos geólogos Eduardo Bagnoli e Geraldo Gusso, patrocinado pela Petrobras, que protegeu o Patrimônio do Lajedo e incentivou a criação da Fundação Amigos do Lajedo de Soledade (FALS).
Ver episodio:
5 Sítios Arqueológicos Brasileiros que você deveria conhecer
Confira minhas dicas de 5 sítios arqueológicos aqui do Brasil que você deve conhecer e comece já a programar suas visitas! ;)
- Inscreva-se no meu canal;
- Curta minha página no Facebook: facebook.com/arqueo.alternativa;
- Grupo no Facebook:
- Instagram: @arqueoalternativa;
- Twitter: @arq_alternativa.
Belezas do Nordeste - Sítio arqueológico de Carnaúba dos Dantas - RN
Todo mundo sabe que o Nordeste é uma região belíssima, mas muita gente pensa que essas belezas se resume às praias. Por isso hoje estreia neste canal, a série Belezas do Nordeste, para mostrar os atrativos do semiárido nordestido.
O primeiro vídeo é sobre o Sítio Arqueológico Xique-Xique, em Carnaúba dos Dantas, que é um dos atrativos do Geoparque Seridó.
LAJEDO DE SOLEDADE APODI - RN
SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE LAJEDO DE SOLEDADE EM APODI - RN
SERRANÓPOLIS - UMA OPÇÃO PARA O ECOTURISMO NO ESTADO DE GOIÁS
Serranópolis is a small town in the heart of the State of Goiás. The city has one of the richest and most ancient archaeological sites in Brazil. Researchers from around the world come here in search of knowledge. The work is coordinated by the Pontifical Catholic University of Goias The caves, waterfalls and the extreme beauty of the place enchant the visitor. In 1997 I had the privilege of producing and directing thats documentary that only now, in 2.013, is being made available in this channel. Enjoy it! Darci Moreira.
Serranópolis é uma pequena cidade do interior de Goiás. O município tem um dos sítios arqueológicos mais ricos e antigos do Brasil. Pesquisadores de várias partes do mundo vem aqui em busca de informações. O trabalho é coordenado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. As grutas, as cachoeiras e a beleza do lugar apaixonam o visitante. Em 1.997 tive o privilégio de produzir e dirigir o documentário que só agora, em 2.013, está sendo disponibilizado neste canal. Bom proveito! Darci Moreira.
Sitio Arqueológico da Pedra Pintada
Estrada Real - Caminho dos Diamantes.
Trecho entre Cocais e Barão de Cocais.
Caminhada em direção aos painéis com Pinturas Rupestres .
#minasécomagente
LAJEDO DE SOLEDADE Apodi Rio Grande do Norte Brasil
Lajedo de Soledade Apodi Rio Grande do Norte
O sítio arqueológico é localizado em Soledade, distrito de Apodi, no Rio Grande do Norte, a 80 quilômetros de Mossoró, é um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, está localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi, a 12 km do centro da cidade. O município tem cerca de 33 mil habitantes e fica a 420 km de Natal e a 76 km de Mossoró, a segunda maior cidade do Estado. Em pleno sertão nordestino, inscrições rupestres e fósseis da Era Glacial surpreendem quem visita Lajedo de Soledade.
Localizado numa área de um quilômetro quadrado de rocha calcária, do período paleolítico, o Lajedo de Soledade quase foi destruído pelos produtores de cal da região. Mas a intervenção de geólogos da Petrobras e dos próprios moradores do distrito do Lajedo, no início da década de 90, acabou salvando este sítio. O Lajedo de Soledade é uma formação de rocha calcária do período paleolítico, com idade geológica estimada em 90 milhões de anos.
Depois que o mar recuou, a erosão causada pelas chuvas nas rochas calcárias criou fendas e cavernas que já foram habitadas por homens pré-históricos. A expressão artística desses antigos habitantes, pinturas rupestres cuja idade varia de 3.000 a 10.000 anos, sobrevivem até hoje graças à Fundação Amigos do Lajedo de Soledade -ONG formada por geólogos, com apoio da Petrobras.
No lajedo, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte encontraram fósseis de animais pré-histórico, como o bicho-preguiça e tatus gigantes, mastodontes e tigres-de-dente-desabre que viviam no Nordeste no período Glacial, além de pinturas rupestres.
São vários os painéis dessas pinturas ainda preservadas que se encontram no leito de um rio seco, que podem ser observadas em visitas acompanhadas por guias. Segundo pesquisadores, os desenhos dessas pinturas teriam sido feitos por índios que habitavam essa região no período pré-histórico.
A área do lajedo está situado a menos de 300 metros da vila de casas dos moradores desse distrito, que fica a 6 km da margem direita da BR-405, que liga Mossoró a Apodi. O acesso é por estrada asfaltada até o distrito.
Brasil Foto Vídeo - Florianópolis SC - Trekking-Arqueologia
Um Trekking da Praia dos Ingleses até a praia do Santinho nos revela um sitio arqueológico.
CASTELO DO PIAUÍ: 50 SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS CATALOGADOS E MUITOS INEXPLORADOS
O município de Castelo do Piauí possui o segundo maior complexo de sítios arquelógicos do Estado. Apesar do rico acervo datado entre quatro e seis mil anos, há pouco investimento em infraestrutura.
PGM Palestina 1
Reportagem sobre Palestina de Goiás. O município possui cerrado preservado, muitas cachoeiras e um sítio arqueológico cheio de curiosidades. A cidade fica a pouco mais de 300 quilômetros de Goiânia. A reportagem foi feita em 2011 e exibida novamente no dia 18 de novembro de 2012 no Programa Trilhas do Brasil, veiculado aos domingos às 10 hs, na TV Serra Dourada/SBT/GO.
CACHOEIRA NO CERRADO (dia comum em Serranópolis, Goiás, Brasil)
OLÁ, SEUS LINDOS!
Eu e meu querido amigo Tokura fomos a cachoeira para passar um pouco da nossa tarde. Fiz estes registros e editei para deixar aqui e mostrar a vocês como a minha cidade natal é bonita e especial.
Serranópolis fica localizada no sudoeste do estado de Goiás e guarda valiosíssimos tesouros naturais.
A trilha sonora do vídeo, também, foi escolhida a dedo. A banda Supercombo é foda para um caralho e por isso ela está como música de fundo.
Esse dia foi um dia de expansão da mente e renovação de energias! Fica o convite a todos vocês para conhecer este lindo lugar de pessoas hospitaleiras e bem simples.
Grande abraço e grande beijo.
Canal Supercombo:
Instagram do Tokura:
MINHAS REDES SOCIAIS:
FACEBOOK: facebook.com/rodrigooliveiramusicx
INSTA: instagram.com/rodrigooliveiramusic
TWITTER: twitter.com/rodrigomusicx
SÍTIO DA PEDRA PINTADA
= VÍDEO SUPORTE DE MATÉRIA ESPECIAL DO PORTAL D MOTO
Brasília Antes Arqueologia - Archaeology Brazil
Vídeo sobre o Projeto Brasília Antes, executado pelo Instituto Goiano de Pré-Historia e Antropologia, da Universidade Católica de Goiás, em parceria com a Fundação Aroeira, com apoio financeiro da CAESB e supervisão do IPHAN.
This video presents the Scientific Archaeological Rescue and Cultural Heritage Management Program performed by Goiano Institute of Pre-History and Anthropology-IGPA associated with the Catholic University of Goias - UCG in partnership with the Aroeira Foundation supervised by the 15a Regional Bureau of the Brazilian National Institute of Historical and Artistic Heritage - IPHAN the project was funded by the Company of Basic Sanitation of Brasilia/Federal District - CAESB
IGPA - UCG
Arqueólogo: Diogo Menezes Costa
Arqueóloga: Mariza de Oliveira Barbosa
Gruta do Diogo, Go Ja 001 e 002, Serranópolis, Goias
A cidade de Serranópolis, localizada no sudoeste goiano, pode ser considerada uma das mais importantes regiões arqueológicas do do Brasil pela quantidade de grutas e abrigos com vestígios de ocupação humana e pelo bom estado de conservação do material lá encontrado, seja na superfície ou em escavações. Neste vídeo, apresentamos a Gruta do Diogo, onde estão os Sítios GO-JA-001 e GO-JA-002, ambos repletos de gravuras e pinturas rupestres.
Rapel na Cachoeira do Canguçu | Serranópolis | Goiás | Brasil
A cachoeira do canguçu tem aproximadamente 50 metros de altura, localizada no município de Serranópolis em Goiás a visitação é permitida somente com o acompanhamento de condutores, pois a região é considerada uma das mais importantes regiões arqueológicas do continente!
Para maiores informações entre em contato com:
Secretária de cultura e turismo de Serranópolis - Cultur1@hotmail. Com
ACOTES Associação de Condutores de Turismo de Expedição de Serranópolis - serranopolis@gmail.com
Curta nossa página no Facebook -
Sitio Arqueologico de Pedra Pintada, Barão de Cocais, MG Filmconvert
The Pedra Pintada archaeological site, located in the Colonial village of Cocais, 3.5 km from Barão de Cocais and 93 km from Belo Horizonte, in the state of Minas Gerais, Brazil. The region is part of the Serra do Espinhaço, whose importance was recognized by UNESCO in 2005. In addition to the rock painting, visitors can enjoy a beautiful landscape and the various waterfalls of the region.
Rio Claro abriga primeiro Parque Arqueológico Urbano do país
Em 1940, uma cidade no Vale do Paraíba foi totalmente destruída pra dar lugar ao lago de uma represa hidrelétrica. Mas a inundação nunca aconteceu. As ruínas de São João Marcos foram recuperadas e agora podem ser vistas no primeiro Parque Arqueológico Urbano do Brasil, um verdadeiro museu a céu aberto.
Lajedo de Soledade .wmv
Imagens do Sitio Arqueológico Lajedo de Soledade - Chapada do Apodi/RN Brasil
Obra do PAC desvenda sítios arqueológicos no Rio
O Arco Metropolitano, estrada que ligará o Sudeste ao Nordeste, tem 71 km no Rio de Janeiro e suas obras já deram origem a 70 sítios arqueológicos que contém objetos do Brasil Império