PASSEIO RUINAS DO GOGO MARIANA MG, W.PROJETOCIDADANIA2RODAS.COM.BR
NA CIDADE DE MARIANA MG, AS RUÍNAS HISTÓRICAS DO GOGO, MAIOR SITIO ARQUEOGEOLÓGICO TRE CENTENÁRIO AOS PÊS DA CORDILHEIRA DA SERRA CARAÇA, NAS DELIMITAÇÕES DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO PRODUZIRAM GRANDES SOMAS EM PESO DE OURO EXTRAÍDOS POR ESSA REGIÃO DAS MINAS DOS SERTÕES MINEIROS, A BUSCA PELO OURO ABRIRAM AS CIDADES E DEIXARAM AS TRILHAS ABERTAS POR TROPEIROS QUE COLONIZARAM AS MINAS E ABRIRAM NOVOS CAMINHOS A OUTRAS REGIÕES DO BRASIL, GRANDE CONJUNTO DE CAVERNAS MINAS SUBTERRÂNEAS ABERTAS POR ESCRAVO QUE EM BUSCA DO OURO CORTARAM CHÃO A DENTRO DEIXANDO GALERIAS DE EXPLORAÇÃO, LOCAIS ESSE ONDE VARIAS EDIÇÕES DE GRANDES EVENTOS JÁ PASSARAM, HOJE ONDE AS MELHORES TRILHAS ESTÃO.
Cultivar horta e frutas em região seca 1/2 Plantar em Casa
Exemplo de cultivo de horta em locais secos com dificuldade de água , muita vontade e determinação assista o vídeo e entenda melhor
Visite nosso site e veja nossas programações e blog
Mercado Livre
caatinga ainda mantém 53% de cobertura vegetal, mas 80% de seus ecossistemas já sofreram algum tipo de alteração. Estes dados são reflexos do jeito de se fazer agricultura na região.
A maior parte dos pequenos produtores do sertão trabalha como seu Luiz da Silva, dono de um sítio de cinco hectares em Sobral, norte do Ceará. A cada dois anos, no período da seca, ele desmata um pedaço da propriedade, serviço chamado de brocar. Depois de aberta, a área é queimada: “Se a gente não queimar, temos muito mais trabalho para limpar”, afirma Luiz da Silva, agricultor
Quando vem a chuva seu Luiz planta a roça. Ele não usa adubo, a produção depende da fertilidade natural da terra. Por isso, depois de dois anos, ele abandona a área e abre outro pedaço da propriedade. “A gente planta e no primeiro e no segundo ano dá bem, mas a partir dos três anos a terra enfraquece e não dá mais planta que deu nos primeiros dois anos”, conta o agricultor.
Nas áreas aonde a caatinga vai rebrotando, seu Luiz mantém uma pequena criação de cabras e ovelhas. A madeira retirada do brocado é usada nas construções e pra abastecer o fogão à lenha. “O fogão a lenha é mais rápido e mais barato”, comenta Antônia da Silva, agricultora.
Esse sistema de cultivo vem degradando a caatinga ano após ano. O agrônomo João Ambrósio de Araújo Filho, pesquisador aposentado da Embrapa, trabalha com caatinga há mais de 40 anos. Para ele, o fogo é o maior vilão do processo de degradação.
“A área queimada fica totalmente desprovida de qualquer proteção e quando as chuvas se iniciam há uma aceleração da erosão. O fogo também elimina os bancos de sementes das espécies da área e os microorganismos, ou seja, o solo fica totalmente esterilizado”, explica João Ambrósio de Araújo Filho, agrônomo.
Ambrósio dedicou a vida pra encontrar uma forma de produzir no semi-árido sem agredir tanto o meio ambiente, e adaptou às condições da região um sistema chamado agrosilvopastoril, que foi implementado na fazenda da Embrapa Caprinos e Ovinos, de Sobral.
O sistema tem como base o modelo tradicional da propriedade sertaneja, que combina agricultura, pecuária e usa a madeira como energia. “Partir para o uso de tecnologias ambientalmente amigáveis, como eliminar o desmatamento, a queimada. Outro ponto fundamental foi a fixação da agricultura no terreno”, ressalta João Ambrósio de Araújo Filho, agrônomo.
O módulo experimental da Embrapa tem oito hectares e funciona da seguinte maneira: 20% da área são destinados à agricultura, 60% ficam para a pecuária e 20% são destinados à Reserva Legal. “A idéia do sistema agroflorestal é manter as árvores dentro da área, a fim de possibilitar a circulação de nutrientes no sistema, porque as árvores têm raízes profundas e as culturas têm raízes superficiais. Com as chuvas, os nutrientes se aprofundam no solo e escapam da zona de raiz destas culturas, então é necessário as árvores com raízes profundas para trazer estes nutrientes de volta para folhagem, que ao cair se degrada e libera de volta à superfície do solo”, explica o agrônomo.
O plantio das lavouras é feito em faixas intercaladas por linhas de árvores nativas e plantas leguminosas, que retiram nitrogênio do ar e transferem para o solo. Neste sistema não entra um grama de fertilizante químico industrializado. Toda a adubação vem do esterco dos animais e das plantas.
“São usados espécies como a Leucena, uma leguminosa e também a Gliricídea. Como leguminosas nativas elas também são preservadas nestas faixas e utilizadas como adubo verde. São cortadas e ficam sobre o solo pra disponibilizar nitrogênio pra cultura que será plantada. Com este sistema, nossa produtividade média é de 1.800 quilos de grão de milho por hectare, comparado com a média do estado do Ceará, que é em torno de 500, 550
produção da lavoura. No módulo da pecuária, a idéia é melhorar a qualidade do pasto nativo, que é a caatinga. Para a criação de cabras se faz o chamado rebaixamento das árvores: uma poda drástica, a mais ou menos 30 centímetros do chão.
Quando vem a rebrota, se escolhe o broto mais vigoroso para deixá-lo crescer, os outros são retirados. Nos anos seguintes, a árvore continua rebrotando, e são esses novos ramos que vão alimentar os animais.
“O rebaixamento visa colocar ao alcance do animal as rebrotações e as folhagens. Na área de caatinga rebaixada é possível colocar duas cabras e meia por hectare e na caatinga normal são 2,5 hectares por cabeça. É o inverso”, explica Ambrósio.
Outra técnica é o raleamento da caatinga, indicada para a criação de ovelhas e vacas, que preferem o pasto rasteiro. “A idéia é retirar
Sitio Caju - Delfinopolis, MG
Conheça um pouco desse paraiso chamado Sitio Caju que se encontra em Delfinopolis, MG
This video is about cachoeiras
Royalty Free Music by
Sound Effects by
Granja à Venda Com Área de Lazer No Floriano
Vendo Excelente Granja Com 1 Hectare, Há 1 Km Do Floriano, Acesso Pelo Restaurante Pôr-Do-Sol.
2 Piscinas Adult...
visite:
NATURE: cobra sucurí - anaconda Mato Grosso / Brazil
A sucuri, também conhecida como anaconda, é uma cobra sul-americana da família Boidae, pertencente ao género Eunectes. Tem a fama de ser uma cobra enorme e perigosa . Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil:
Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, menor e endêmica da zona do pantanal;
Eunectes murinus, a sucuri-verde, maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do cerrado e da amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e a
Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.
São ainda conhecidas como arigbóia, boiaçu, boiçu, boiguaçu, boioçu, boitiapóia, boiuçu, boiuna, sucuriju, sucurijuba, sucuriú, sucuruju, sucurujuba e viborão.
=============
A sucuri-verde (Eunectes murinus) é a maior e mais conhecida das espécies existentes de sucuri. É encontrada na América do Sul, nas regiões alagadas onde há presas em abundância: jacarés e capivaras.
Os desenhos de seu corpo do pescoço até o rabo lembram a letra O; e sua face possui dois riscos laterais, um deles surge do olho e o outro da parte de cima da cabeça. Pode chegar a oito metros de comprimento, mas geralmente não ultrapassa os sete. Normalmente pesa 150 quilos e bota de 60 a 80 ovos por parto.
Geralmente, evitam contato com humanos, e quando se sentem molestadas, o mínimo que pode acontecer é reagir com uma mordida à pessoa. Raros são os casos de pessoas serem ingeridas, isso só acontece quando o animal está com muita fome
fonte:
================
O Mato Grosso é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado a oeste da região Centro-Oeste e a maior parte de seu território é ocupado pela Amazônia Legal, sendo o extremo sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil. Tem como limites: Amazonas, Pará (N); Tocantins, Goiás (L); Mato Grosso do Sul (S); Rondônia e Bolívia (O). Ocupa uma área de 903.357 km², pouco menor que a Venezuela. Sua capital é Cuiabá.
As cidades mais importantes são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis,Barra do Garças, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres e Sorriso.
Extensas planícies e amplos planaltos dominam a área, a maior parte (74%) se encontra abaixo dos 600 metros de altitude. Juruena, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Piqueri, São Lourenço, das Mortes e Cuiabá são os rios principais.
Linguisticamente, o nome Mato Grosso se faz acompanhar por artigo definido, como acontece com nomes geográficos derivados de termos genéricos: o Mato Grosso, o Rio de Janeiro, o Espírito Santo. Entretanto, este uso é contestado e há quem prefira eliminar o artigo definido: em Mato Grosso. O mesmo vale para o Estado do Mato Grosso do Sul.
O Mato Grosso ocupa uma área de 903.357km² do território brasileiro e localiza-se a oeste do Meridiano de Greenwich e a sul da Linha do Equador, tendo fuso horário -4 horas em relação a hora mundial GMT. No Brasil, o estado faz parte da região Centro-Oeste, fazendo fronteiras com os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Amazonas, Rondônia,Tocantins, além de um país, a Bolívia. A capital (Cuiabá) está localizada a 15º35'55.36 lat. e 56º05'47.25 long., sendo conhecida, por isso mesmo, como coração da América do Sul.
Maior parte da superfície estadual é coberta pela floresta equatorial, com árvores muito altas e copadas, como a andiroba, o angelim, o pau-roxo e a seringueira. É um verdadeiro prolongamento da Floresta Amazônica em Mato Grosso. Ao sul de Cuiabá, domina o cerrado, vegetação formada por árvores de até 10m de altura, espalhadas entre numerosos e variados arbustos.
No Pantanal, há diversos tipos de vegetação, que variam de acordo com o terreno. Predomina, porém, a cobertura de gramínea, excelente pastagem para o gado. Entre as vertentes dos rios:rio Xingu e Rio Tapajós, no norte do Estado, a vegetação também não é uniforme, passando da mata seca e da floresta, mais densa às margens dos rios, ao campo, verdadeiro tapete de ervas, praticamente desprovidos de arbustos. A zona de florestas compreende 47% da área do estado, os cerrados 39% e os campos 14%.
fonte:
Ninheira
Video Software we use:
Ad-free videos.
You can support us by purchasing something through our Amazon-Url, thanks :)
Ninheira is a city in the northeast of the Brazilian state of Minas Gerais.In 2007 its population was estimated to be 10,414 in a total area of 1,114 km².The city belongs to the mesoregion of Jequitinhonha and to the microregion of Salinas.The elevation of the municipal seat is 855 meters.
This channel is dedicated to make Wikipedia, one of the biggest knowledge databases in the world available to people with limited vision.
Article available under a Creative Commons license
Image source in video
Lua de Mel e Véu das Noivas, Poços de Caldas (MG)
Cachoeiras bastante volumosas graças as fortes chuvas de dias anteriores.
CONHEÇA O MARAVILHOSO SITIO DO GUAPIRUVU NO ALTO TIETE, EM SALESOPOLIS, SP
2º Desfile de carros de boi - Boa Esperança - MG
2º desfile de carro de boi em Boa Esperança - MG, promovido pela Paróquia Santa Rita. Participação de carros de boi de Ilicínea, Campos Gerais, Campo do Meio, Guapé e outros locais.Imagens de Adriano de Oliveira - Nova Visão Contabilidade Ltda facebook.com/adrianoboaesperanca
Cheia no Córrego do Milho Branco - Bom Jardim de Minas.
12/02/2015.
Conhecendo o Brasil, Gameleira, Pernambuco.
Gameleira é um município brasileiro do estado de Pernambuco.
O município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Cuiambuca, José da Costa e Cachoeira Lisa.
População 29 829 hab. estatísticas IBGE/2014
História[editar | editar código-fonte]
Os distritos da Gameleira foram criados conforme a Lei provincial n° 763, de 11 de julho de 1867, e integrava o território do município de Sirinhaém. A vila foi criada pela Lei provincial n° 1.057, de 7 de junho de 1872, cuja instalação ocorreu em 13 de dezembro de 1873.
emersonsv2003
Tocando a boiada de corte em cruz ceara brasil
Show relembrando tempos bons
Frigorífico de galinhas caipiras conquista mercado na capital acreana
A galinha caipira é um dos pratos mais tradicionais do Acre, principalmente na zona rural, onde famílias criam as aves para consumo próprio. Agora, com o apoio do governo do Estado, por meio do programa de criação destes animais, o frigorífico Nosso Frango começa a comercializar as aves na capital acreana, com preço competitivo e seguindo normas sanitárias de produção.
Mulher é esfaqueada pelo companheiro
Plantão Alagoas - TV Alagoas SBT
Reporter: Aarão José
INSCREVA-SE:
Facebook:
16/11/2011
Conhecendo o Brasil, Deputado Irapuan Pinheiro, Ceará.
Deputado Irapuan Pinheiro é um município brasileiro do estado do Ceará.
Área 470,421 km² 2
População 9 094 hab. IBGE/2010
O topônimo Deputado Irapuan Pinheiro é uma alusão ao nome do Deputado que representou o município na Assembléia Legislativa do Ceará. Sua denominação original era Tataíra, depois São Bernarndo do Ceará e desde 1988,Deputado Irapuan Pinheiro 6 . O topônimo Tataíra é a composição das palavras Tupi-Guarani ira(abelha) + tatá (fogo), significando abelha cor de fogo.
Cangaceiro Antônio Silvino Na fazenda Maxinaré Pedra Lavrada PB
Hellyo Viturino-Nesse vídeo você ver Manuel Belo e Graciliano,Neto e Bisneto de Zé Gato Amigo do Cangaceiro Antônio Silvino Falam pela primeira vez e mostram o local do combate em 1913 Gravado dia 26 de Julho de 2014 Na Fazenda Maxinaré em Pedra Lavrada PB.
Família sendo arrastadas para morte por tromba d'água na Índia.
Um piquenique se tornou trágico para uma família de cinco integrantes quando uma onda torrencial e repentina causada por uma pesada chuva os arrastou no domingo em uma cachoeira em Patalpani, no Estado de Madhya Pradesh, região central da Índia.
Todo o incidente foi filmado por um fotógrafo amador. Dois dos membros da família conseguiram escapar nadando, mas os outros três morreram afogados ao serem arrastados pela força da correnteza.
A picnic became tragic for a family of five members when a torrential wave caused by a sudden and heavy rain on Sunday dragged them into a waterfall in Patalpani in the state of Madhya Pradesh, central India.
The entire incident was filmed by an amateur photographer. Two members of the family managed to escape by swimming, but the other three drowned when they were swept away by the force of the current
Jornal da Justiça 2ª edição - STJ decide sobre ex-prefeito da Bahia (05/01/17)
O ex-prefeito de Malhada de Pedras, na Bahia, Ramon dos Santos continua proibido de ter acesso as dependências da prefeitura e de outros órgãos públicos. A decisão é da presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Laurita Vaz.
AO VIVO: Record News
Acompanhe a programação da Record News ao vivo. #RecordNews