Sítio do Padre Inácio
Maquete
Sítio do Padre Inácio
Intituto Moura Lacerda
Assentamento Padre Inácio
Uma amostragem dos trabalhos na localidade...
COTIA - SÃO PAULO
Cotia é um município brasileiro do Estado de São Paulo, Microrregião de Itapecerica da Serra, na Zona Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo.
O nome da cidade é derivado da palavra “koty”, que no idioma m’byã (guarani) significa “ponto de encontro”, e que resultou nas antigas versões Coty, Cuty, Cutia, Acutia, Acotia (usadas em várias localidades brasileiras no período colonial) e na atual designação Cotia, referida com a letra o somente após sua elevação a município, em 1906.
Cotia chegou a ser conhecida como Cidade das Rosas, em virtude da Fazenda Roselândia (fundada em 1933), uma antiga fazenda de cultivo e comercialização de rosas e outras espécies de flores, que atualmente encontra-se em fase de loteamento para a construção de um condomínio horizontal, o que acarretou a perda do significado dessa designação.
Cotia é hoje um dos municípios mais ricos e desenvolvidos da região à qual pertence, apesar da desigualdade sócio-econômica que o caracteriza. Tem recebido a expansão dos bairros residenciais da Região Metropolitana de São Paulo na direção oeste e, apesar da predominância de bairros constituídos por moradores de baixa renda, possui muitos condomínios, entre eles alguns luxuosos, principalmente na região nobre da Granja Viana.
O povoado que deu origem à então conhecida como Freguesia da Cutia foi originalmente instalado na confluência do Rio Cotia com o Caminho do Peabiru (pré-cabralino), rebatizado pelos jesuítas de Caminho de São Tomé (século XVI), e depois conhecido como Caminho das Tropas (colonial), inicialmente como aldeamento indígena, mas também como ponto de parada entre a Vila de São Paulo de Piratininga e o oeste da Capitania de São Vicente. A antiguidade do Caminho do Peabiru e sua utilização no período colonial é atestada por referências históricas e pela quantidade de casas e fazendas que foram estabelecidas ao longo desse trajeto já na primeira metade do século XVII, algumas delas remanescentes e tombadas pelo IPHAN, como a Casa do Butantã, o Sítio do Mandu, o Sítio do Padre Inácio, o Sítio Santo Antônio e outras depois de São Roque.
Os imigrantes japoneses receberam pequenos lotes de terra e sua sobrevivência dependia de sua produção. Logo perceberam que o maior problema não era a produção em si, porém sua comercialização. Por essa razão foi criada, em 1927, a Cooperativa Agrícola de Cotia (na época com o nome Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada de Produtores de Batata em Cotia S/A,), uma das maiores experiências brasileiras do gênero no século XX. Inicialmente, a Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC) comercializava apenas batatas, porém com o tempo foram sendo introduzidos dezenas de outros itens agrícolas, especialmente frutas, ovos, grãos, aves, hortaliças, chá, algodão e legumes. De acordo com o pesquisador Gustavo Takeshy Taniguti, ao encerrar suas atividades, em 1987, a CAC atuava em 15 estados, possuía 15 mil associados, além de dez cooperativas ligadas à central e 90 depósitos regionais, totalizando o faturamento anual de 760 milhões de dólares.
Na transição do período agrícola para o período industrial, o centro histórico de Cotia ainda possuía uma configuração muito próxima à do século XIX, com casario antigo, principalmente nas ruas Batista Cepelos/Senador Feijó e Dez de Janeiro/Lopes Camargo/José Barreto, como se observa em fotografias das décadas de 1950 e 1960 divulgadas pelo IBGE.[45] A casa nº 108 da Rua Batista Cepelos possui na fachada o ano de 1915. Várias dessas casas ainda existem, infelizmente sem proteção por órgão público patrimonial e algumas em avançado estado de degradação.
A economia da cidade é bem variada, tendo como destaque os setores industrial e agrícola.
No setor industrial localizado ao longo da Rodovia Raposo Tavares e seus arredores, os produtos mais importantes são de materiais elétricos, químicos, cerâmicos, brinquedos, têxteis, explosivos, alimentos, vinho, aguardente e máquinas agrícolas.
Na agricultura merecem destaque a batata, tomate, milho, feijão, alho e frutas diversas, sendo a maioria proveniente de Caucaia do Alto. A avicultura também é desenvolvida no município.
Em 2014, o município dispunha de 1.200 empresas licenciadas (micro, pequenas, médias e prestadores de serviços) e, até o 1º trimestre de 2015, tinha 6.186 microempreendedores individuais.
O clima do município, como em toda a Região Metropolitana de São Paulo, é o subtropical. A temperatura média anual é de 17,8 °C (cerca de 1 °C abaixo da temperatura média de São Paulo), sendo julho o mês mais frio (média de 14,3 °C) e menos chuvoso (média de 45 mm), janeiro o mês mais chuvoso (250 mm) e fevereiro o mês mais quente (média de 22,9 °C).
Maiores informações sobre a cidade de Cotia, e sobre outras cidades brasileiras, suas histórias, suas economias e suas atrações turísticas, culturais e de lazer, podem ser encontradas no endereço .Dê o prazer de sua visita.
Referência para o texto: Wikipédia.
PADRE INÁCIO SCHERER
DEIXA TOLEDO APÓS 40 ANOS DE DEDICAÇÃO TOTAL
Padre Inácio Video
Dom Prior Inácio Maria
Agito Cotia na manifestação
Turismo em Cotia 2017
Você sabia que existe turismo em Cotia?
Cotia, uma cidade da Grande São Paulo, localizada a apenas 33 km da capita, que conta com atrativos incríveis de representação e importância nacional e internacional.
São Atrativos públicos e privados que recebem anualmente mais de 1 milhão de pessoas.
Nossa cidade possui diversos roteiros e rotas turísticas. Possuímos diversas ramificações, dentre elas podemos citar diversos segmentos turísticos, alguns destes são:
Turismo Religoso: Temos em nossa cidade, muitos templos religiosos e entre eles o maior templo budista da América Latina, o Zu Lai, além dele temos também o Odsal Ling (Templo Tibetano), O Arautos do Evangelho (Basílica de Nossa Sra do Rosário), e nossa Igreja da Matriz a tricentenária Nossa Senhora de Monte Serrat.
Turismo Rural: Contando com diversas mini fazendas como a Cia dos Bichos, Bichomania, PetZoo, Park Della Vittoria, a cidade de Cotia possui uma gama extensa de atrativos rurais, são parques, espaços para acantonamento, vivência rural, como na Cidade das Abelhas, Recanto JB, Haras Buona Fortuna, pesqueiros como o Fuji por exemplo entre muitos outros...
Turismo de Aventura & Esporte: Contamos com o Kartódromo Internacional da Granja para os marmanjos de plantão, conhecido por sediar as 500 milhas, e temos também em Caucaia do Alto o Hot Kids, especialista em fazer a alegria das crianças ensinando leis de trânsito e diversão juntos! Sem esquecer dos Campos de Paintballs como o Delta, que serve a todas as idades!
Turismo Ecológico: Contando com o Morro Grande cerca de 50% da cidade é preservada com áreas verdes. A Reserva do Morro Grande pertencente a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, imensa área preservada de verde conta com a represa e barragem Pedro Beitch, e barragem da Graça. Existe na região uma Cachoeira que fica a exatos 8 km do centro da cidade de Cotia, porém a mesma encontra-se em área PARTICULAR.
Turismo Histórico: A cidade de Cotia, conta com 2 casarões bandeiristas do séc. XVIII, tomabados pelo IPHAN, são eles o Sítio do Padre Inácio e Sítio do Mandú.
Turismo Gastronômico: Contando com restaurantes de diversas nacionalidades Cotia tem restaurantes para todos os gostos e bolsos, desde o famoso cachorro quente da praça da matriz até os mais variados cardápios internacionais de cozinha Italiana, Japonesa, Chinesa, Mexicana, Argentina, Português, sem esquecer das churrascarias, restaurantes, casas de doces, salgados e Lanches.
Turismo Noturno: Recheada de Pubs, Cotia desponta a noite quase interiorana de forma muito eclética e moderna, com o Totém Bar, Tio San, Pub & Cut (Bar & Barbearia), Casas de Cerveja Artesanal como a Cervejaria da Granja entre outras, vale a pena conferir.
Turismo de Saúde: Iniciado há pouco, o turismo de saúde na cidade de Cotia vem privilegiar e contemplar a natureza por meio das Flores, um local muito indicado para recompor e reestruturar as energias do corpo é o Orquidário Mucuripe, onde é possível alimentar a alma através das dezenas de espécies de orquídeas cultivadas no local.
Turismo de Compras: Com diversas lojas de fábricas, Cotia vem despontando numa área que até então era bem rara por aqui. Com diversos outlets de marcas famosas e nem tão famosas assim possui em seu leque de opções roupas de cama, mesa, banho, e roupas masculinas e femininas.
Turismo Cultural: Com os eventos da cidade Cotia, mantém tradições que juntam milhares de pessoas, são estes o aniversário da cidade, a Congada de São Benedito, a Romaria de Caucaia do Alto a Pirapora do Bom Jesus, a Romaria de Cotia, ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, as festividades religiosas da cidade atraem milhares de pessoas de todos os locais.
Bom, dentro de um imenso leque de opções estas são algumas das atrações de Cotia. Vem se divertir e conhecer mais da cidade vem...
Homem é encontrado morto em beira de estrada
A Polícia Civil de Cotia, na Grande São Paulo, encontrou o corpo de um homem na beira de uma estrada após patrulhamento de rotina. A vítima estava morta e com um tiro na cabeça. Testemunhas relataram que escuraram o barulho da arma no local.
REFORMA VILA PADRE INACIO 2
video da reforma igreja
ENCONTRO AMIGOS BAIXOS CAUCAIA COTIA SP MTM
Gostou? Deixe o seu Like e Inscreva-se no Canal
● CLICA AQUI PRA SE INSCREVER ???? →
Sigam nas Redes Sociais
FACEBOOK:
INSTAGRAM:
Com Pedal Abutre na Represa em Cotia! Top!
Curtindo a represa em Cotia com a galera do Pedal Abutre, muito show de bola, valeu bikers, tudo de bom rapaziada.
Melhor pulo de ponta já filmado
Uma linda represa na região de Cotia sp. Ótimo pra curte dar uma refrescada eu umas braçada. Represa do sítio do papai.
Bate Boca na Delegacia - Se Liga Bocão
Quadrilha acusada de tráfico no Arenoso Bate Boca na 11ª Delegacia.
Repórter: Marcelo Castro
Imagens: Jaime Reis
APARIÇÃO EM REPORTAGEM (CASA ASSOMBRADA)
►►►►►►►►► INSCREVA-SE ►►►►►►
►FACEBOOK
►
►CURTA A PÁGINA DO CANAL NO FACEBOOK EM BREVE UM TWITTER
Sitio Bom-Retiro.
Mais Informações : (085) 3291.0428
Pedreiro dá dicas para não ser enganado
Maurício Carvalho, profissional há 35 anos, dá dicas para não ser enganado em obras e reformas. Veja!
Briga de escola-Inicio
O começo de tudo!!
Vida loka ✌✌✌ jd sao miguel cotia
Jd são Miguel Cotia.
Clip- Casamento Comunitário
115 Casais dizem sim em cerimônia coletiva realizada no dia 26 de novembro de 2011, na quadra do Sesi em Porto Velho.
O Casamento Comunitário é uma ação conjunta do Poder Judiciário com apoio do SESI-RO, entidades religiosas e parceiros, para atender a comunidade de Porto Velho, como meio de exercício da cidadania e da efetivação dos direitos civis.