TIRADENTES (MG)
A Cidade de Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. O arraial posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, a atual São João del Rei. Em 1718 o arraial foi elevado à vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, Futuro rei de Portugal, passando em 1860, à categoria de cidade. Durante todo o século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais.
No fim do século XIX os republicanos redescobrem a esquecida terra de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, fazem uma visita cívica à casa do vigário Toledo, onde se tramou a Inconfidência Mineira. Mas foi o inflamado Silva Jardim que, de passagem por São José, sugere em seu discurso que o nome da cidade fosse trocado para o do herói, em lugar de um rei português. Com a proclamação da república, por decreto de número 3 do governo provisório do estado, datado de 06 de dezembro de 1889, recebe a cidade o atual nome Cidade e Município de Tiradentes. Após longos anos de esquecimento, o conjunto arquitetônico da cidade foi tombado pelo então Serviço do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 20 de abril de 1938, tendo sido, por isso, conversado quase intacto.
Ainda existem na cidade excelentes exemplares de arquitetura civil do século XVIII, como o Sobrado Ramalho, nos quatro cantos: o Sobrado do Aimorés Futebol Clube: na Rua Direita: o Prédio da Prefeitura com suas sacadas de ferro batido e sótão: a casa nº 114 da Rua Padre Toledo, com forros pintados, representado os cinco sentidos; a casa do Largo do Ó nº 1 com forros pintados e três casas com antigas janelas de rótula, na Rua direita.
Artes e Culinária
Em Tiradentes pode-se encontrar artesanato em madeira, pedra sabão, latão, folha de flandres, tecelagem prata de boa qualidade e originário de toda região.
Ao doces mineiros também podem ser degustados em diversas casa como: canudo de doce de leite, doce de leite, ambrosia, biscoito de amendoim, pé de moleque, entre outros.
A culinária local presa os pratos mineiros como o feijão tropeiro, tutu mineiro, frango a molho pardo, frango com ora pro nobis (erva trepadeira com grande teor nutritivo).
SAIBA MAIS SOBRE TIRADENTES (MG)
CLIQUE NO LINK ABAIXO:
Roteiro Alternativo em Tiradentes [Guasca Tur]
Neste vídeo, apresento um roteiro alternativo de caminhada no centro histórico de Tiradentes. Esse roteiro contempla sete atrativos menos óbvios do local.
01:26 A cidade de Tiradentes
03:44 Chafariz de São José
05:18 Sobrado Ramalho
06:20 Câmara Municipal
07:40 Busto de Tiradentes
08:13 Estátua do Alferes Joaquim José da Silva Xavier
10:05 Centro Cultural Yves Alves (SESI)
11:04 Espaço Cultural Aimorés
Fotos com GoPro Hero 5 Black, iPhone 6s e Sony DSC-HX300.
Confira todos os vídeos sobre Tiradentes
Igreja de São Francisco de Paula
Igreja de São João Evangelista
Igreja Matriz de Santo Antônio
Igreja do Rosário
Igrejas Fechadas em Tiradentes
Museu Casa Padre Toledo
Museu da Liturgia
Museu de Sant'Ana
Roteiro Alternativo em Tiradentes
Trilha na Serra de São José
Mantilla Tour Viagens em Tiradentes-MG
Tiradentes não tem a suntuosidade barroca de Ouro Preto e de São João Del Rei, mas certamente é a mais charmosa das cidades históricas. Em suas ruas coloniais calçadas com pedras pés-de-moleque, as igrejas do século 18 dividem a atenção com o preservado casario formado por sobrados que abrigam restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato que acendem seus lampiões na fachada ao anoitecer. O cenário encantador e que já serviu de locação para filmes, seriados e novelas, exibe ainda uma imponente moldura - a Serra de São José, com montanhas típicas de Minas Gerais.
Excursão realizada em setembro de 2012 por Mantilla Tour Viagens.
Pousada Pequena Tiradentes
Pousada Pequena Tiradentes
Acetel Cidade tiradentes...
Em tempos de dengue, esse é o estado que se encontra o clube da acetel!!!
Encontro de moto.Sobrado-DF.mp4 - Leandro isolando a FAZER e o Kell isolando a 300
Leandro isolando a FAZER e o Kell isolando a 300
Pça Sta Quiteria - Jd Nordeste ZL
Visitando algumas praças na região leste de SP, durante minha ida ao trabalho
Vila Curuçá - Santo André
Fotodocumentário com imagens do cotidiano da Vila Curuçá - Santo André e da Instituição Dr. Klaide. Trabalho fotográfico realizado em 2016, como parte de Projeto Integrado de Jornalismo Comunitário, por grupo de alunos do 3º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo com orientação do Prof. Oswaldo Hernandez.
Integrantes do Grupo:
Alexandre Leoratti
Arthur Pires
Fabio Groeschel
Flavia de Oliveira
Higor Castelli
Ivi Garcia
Julia de Paula
Pedro Martins
Sara Alves
Victor Sguario
Vivenda em V.N.Cerveira
Vivenda em V.N.Cerveira
Moradia T4 com 950 m2 em Vila Nova de Cerveira em local privilegiado, sossegado e com óptimas vistas. 4 frentes, terreno envolvente com jardim, relvado, árvores de fruto, zona de lazer com barbecue e espaço para construção de boa piscina. 4 quartos sendo um deles grande suite com enorme WC e varanda com excelentes vistas. Sala de estar com lareira e duas varandas, sala comum e cozinha com grande copa. Aquecimento central, garagem individual e garrafeira.
Preço: 240.000,00 € - Área coberta 135 m2 -- Área descoberta: 815 m2
Contactar para qualquer informação
José Barros telefone - +351 963471175
BOAS FESTAS CIDADE TIRADENTES
HOMENAGEM DE CIDADE TIRADENTES NOTÍCIAS (FACEBOOK) AO BAIRRO CIDADE TIRADENTES, ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO!
Tá Vendo Aquele Edifício Moço (ZÉ RAMALHO)
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬☣ஜ۩۞۩ஜ☣▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
▓▓▓▒▒▒░░░☣ LEIA A DESCRIÇÃO DO VÍDEO ☣░░░▒▒▒▓▓▓
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬☣ஜ۩۞۩ஜ☣▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
arlete 077.avi ZÉ RAMALHO.COUVER EM JOINVILLE
ESTE NOSSA AQUI CANTA E MUITO ESTAVA ROUCO.PENA
Festinha dos mlk top (itaquera z/l)
Este v�deo foi enviado de um telefone com o Android.
MORRO DOCE - SP - DUPLA FRANJA & FRANJINHA
MORRO DOCE - SP - DUPLA FRANJA & FRANJINHA
III Mostra de Graduação UFJF – 2019 – “História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo VI”
Brasil é o objeto de estudo da disciplina de história e teoria da arquitetura e do urbanismo VI da FAU UFJF, ela se debruça sobre as características dessas arquiteturas e seus contextos de origem, dividindo-se em três blocos, colônia, império e república. O enfoque da disciplina são seus elementos compositivos e tendo em vista esse recorte fundamental, estabelece-se como espinha dorsal do curso o livro Sistemas Construtivos (VASCONCELLOS, 1979)
Dentro das competências solicitadas, a estratégia do Leitura de Projeto, o grande projeto da disciplina, busca abarcar todos os conteúdos obrigatórios, a partir do estudo de uma edificação ou cidade, consolidando conhecimentos sobre técnicas construtivas, características e seus contextos, além de propiciar o contato com instituições de patrimônio, como o IPHAN, uma experiência muito rica para a atuação como arquitetos.
Finalmente, buscando extrapolar os estudos em sala, esse projeto busca, também, divulgar os conhecimentos adquiridos, com site da disciplina, abrigando algumas edições do projeto.
Seminario de Capoeira e Cultura Afro - UFRJ
A nossa hora do recreio....heheeheh