Pulo do Lobo.wmv
Vinho monocasta produzido pela primeira vez em 2010, pela Sociedade Agrícola de Pias. Produtor de outros vinhos como Margaça, Aspias(Pias), Encostas do Enxoé e Santa Luzia.
Úrsula Castanhita (PIAS, SERPA)
Úrsula Castanhita (PIAS, SERPA)
Herdade Monte da Capela Filme Longo
A empresa MONTE DA CAPELA LDA foi constituída em 2000, resultado de uma sociedade entre Carlos Roque do Vale, Edgar Azevedo e Maria Clara Roque do Vale que decidiram investir em vitivinicultura em Pias, por ser sem qualquer dúvida uma das zonas vitivinícolas do Alentejo que maior qualidade imprime aos vinhos.
O primeiro investimento incidiu na reestruturação das vinhas, o que ocorreu de 2001 a 2003.
De 2003 a 2009 a vinificação e engarrafamento foram efectuados nas instalações da Roquevale, S.A. e em 2010 foi inaugurada uma nova adega em Pias, equipada com a mais moderna tecnologia.
Apostaram desde inicio nos mercados externos, o que lhes permite estarem hoje numa posição confortável, uma vez que já exportam mais de metade da sua produção.
Mais informação em:
Alenproduções - Alentejo Produções:
Ricos e Pobres no Alentejo de José Cutileiro (2008 SICN)
José Cutileiro visita, 40 anos depois, Reguengos de Monsaraz, Alentejo, que serviu de base ao mítico livro Ricos e Pobres no Alentejo (1971). Um clássico da antropologia portuguesa.
A REPORTAGEM:
Em 2008, 40 anos depois, Portugal urbanizou-se, a Reforma Agrária no Alentejo em 75 e o êxodo rural extinguiram a sociedade rural mediterrânica ancestral. O campesinato desapareceu ou tranfigurou-se radicalmente. Esta Reportagem é um revisitar crítico mas num toque informal.
O LIVRO:
Uma investigação antropológica realizada durante a década de 60 do século passado no Alentejo Rural. Foi editado pela primeira vez em 1971, pela Universidade de Oxford, sendo a sua edição portuguesa apenas 1977. O livro é um retrato do Alentejo rural, das suas estruturas sociais, das suas crenças sociais e morais. Uma sociedade rural mediterrânica comum aos países da Europa do Sul que nos anos 60 ainda mantinham todo o seu vigor em Portugal e Espanha.
O TEMA DO LIVRO:
Num país pouco industrializado e tradicionalmente agrícola
como Portugal, a terra era o investimento que maior segurança
oferecia. A desconfiança de todas as outras formas de investimento,
com excepção da propriedade urbana, era ainda recentemente bastante
geral. Nas províncias do Sul, esta preferência pelo investimento
agrícola sofreu diversas variações durante os últimos cem
anos, todas elas relacionadas com a cultura do trigo: aumentou
após os fins do século xrx, atingiu o seu máximo na década de 40
e tem declinado rapidamente a partir de 1950.
Mina da Orada | A mina fechou e a agricultura sobrevive
Mina da Orada, na freguesia de Pias, concelho de Serpa, conta cada vez mais com menos habitantes. As minas do local, que encerraram na década de 70, eram o grande sustento da terra. A agricultura é agora o que emprega mais gente. É uma das aldeias ribeirinhas do Alqueva e divide as suas atenções entre os concelhos de Serpa, Moura e Vidigueira.
Reportagem realizada em maio de 2013
Minde, 2018 10 20
Minde (ou Ninhou na linguagem Minderico) é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcanena, com 21,15 km² de área e 3 293 habitantes (Censos 2011)[2]. A sua densidade populacional é 155,7 hab/km². Da freguesia de Minde fazem parte as aldeias do Covão do Coelho e do Vale Alto, situando-se perto das localidades de Fátima, Batalha e Alcobaça.
A vila de Minde possui uma língua própria, designada de Minderico, reconhecida internacionalmente pelo SIL International como língua individual, autónoma e viva. Esta língua foi desenvolvida pelos feirantes mindericos que, em tempos viajavam por todo o país, com o propósito principal de se entenderem de forma privada, impedindo outros indivíduos de perceber o que estes falavam e combinavam.
O início da sua história como povoação documentalmente referenciada remonta a 1165 com o decreto do rei D. Afonso Henriques a instituir uma albergaria para apoio aos transeuntes na travessia das serras envolventes[4], hoje denominadas por Maciço Calcário Estremenho no Sistema Montejunto-Estrela.
Tendo pertencido inicialmente ao concelho de Porto de Mós, por extinção deste em 1892, passou a integrar o concelho de Torres Novas. Em 1914 é criado o concelho de Alcanena e Minde passa a estar integrado no mesmo.[4]
O grande desenvolvimento da sua indústria têxtil nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial proporcionou-lhe a elevação à categoria de vila em 1963.
Desde o início do século XX os habitantes desta vila tiveram como principais fontes de riqueza a agricultura e a indústria têxtil. Esta segunda foi caracterizada, principalmente na 1ª metade do século, pela fabricação de mantas, as famosas Açorianas, e respectiva venda em grande parte do país por feirantes Mindericos.
Na segunda metade do século a indústria têxtil minderica desenvolveu-se ao nível tecnológico na fabricação de malhas e fiação, o que lhe permitiu crescer tanto a nível populacional como da sua própria riqueza. Minde atingiu o seu pico produtivo no final da década de 80 do século XX.
Nos últimos 15 anos, em consequência da abertura dos mercados imposta pela OMC, a indústria têxtil tem vindo a perder dimensão ano após ano. No entanto, mantém-se ainda uma grande dependência da vila nessa actividade.
SERPA *Alentejo* - 2017
Serpa cidade raiana portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo,
SFIRF de Lameiras
103º Aniversário da Sociedade Filarmónica Recreativa e Familiar de Lameiras
@António Espanha
EPAFBL Oferta Formativa 2016-2017
Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal
A Ferreirinha dos Tempos Modernos
Leonor Freitas é a Ferreirinha dos tempos modernos, afirma Luís Ramos Lopes, Director da Revista de Vinhos.
O jornalista Martim Cabral veio a Fernando Pó conhecer mais uma 'Senhora do Vinho'. Desta vez, a convidada da rúbrica do Jonal da Noite da SIC foi Leonor Freitas.
Uma reportagem SIC, com comentários de Leonor Freitas e Joana Freitas, da Casa Ermelinda Freitas, e Luís Ramos Lopes.
Créditos: SIC
Website -
Facebook -
Joaquim José - Eu vinha por aqui passando
Segundo o autor: trata-se da reprodução de um despique de namoro, que aconteceu num baile de carnaval em 1933.
Joaquim José Lourenço, poeta popular de Avis.
Registo audiovisual (imagem, som) e entrevista: Carlos Lima
Local de recolha: Avis.
RTP 1 Telejornal - Comentário de Pedro Pais de Almeida
Pedro Pais de Almeida, Sócio da Abreu Advogados, comenta a actualidade mediática sobre o tema alojamento local em Portugal.
DançArte - In Palácio
A DançArte companhia de dança residente no Cine -Teatro S. João, em Palmela estreia, no dia 28 de Agosto, às 21h30, o espectáculo IN Palácio, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.
Trata-se da terceira produção do ciclo IN OUT, e tem como palco os jardins do Palácio da Herdade de Rio Frio.
IN Palácio é um convite ao público para redescobrir um espaço de grande beleza, que suscita criações e formas de estar. A acção leva o público a deslocar-se através dos jardins, em experiências que apelam a todos os sentidos. O espectáculo conta, também, com a participação da cooperativa PIA Projectos de Intervenção Artística e da SFUA Sociedade Filarmónica União Agrícola. O Palácio de Rio Frio, casa senhorial da herdade, é, hoje, utilizado para turismo de habitação. Foi projectado pelo Arqt.º José Luís Monteiro e está decorado com belíssimos azulejos de Jorge Colaço, inspirados em temas agrícolas e vitivinícolas da herdade.
Vje algumas das imagens dos ensaios deste novo espect+aculo dos DançArte.
O Toiro nº 408 CAJAF na Serra da Ribeirinha
No passado dia 5 de outubro pelas 17 horas realizou-se uma tourada à corda na Serra da Ribeirinha, com quatro ganadarias. A Casa Agrícola José Albino Fernandes apresentou-se com o toiro nº 408 fechado assim a tourada.
Segue-se uma pequeno resumo deste toiro na Serra da Ribeirinha da autoria de Sónia Ferreira e fotografias de Marco Charamba.
video retirado da S I C TELEVISAO Seia e Loriga sempre no melhor
Cidade de Seia e Vila de Loriga na S I C no programa Olha a Festa Seia com o famoso queijo de D Maria ! Vila de Loriga com o Bolo Negro e a famosa Broa de LORIGA,(Loripão) Segue o programa com a Rita Guerra,,, veja para crer. Parabéns a todos que colaboraram neste vídeo de mim um bem-haja .
Pedro Gil no debate O papel do Opus Dei em Portugal
Intervenção de Pedro Gil, diretor do Gabinete de Imprensa do Opus Dei, no debate O papel do Opus Dei em Portugal promovido pelo Diário de Notícias em 28 de Janeiro de 2013.
Vídeo integral disponível em dn.pt/videos
de moda em moda - os olhos daquela aquela (Videoclip)
Videoclip gravado em Fevereiro de 2016
De moda em moda são; Rui Chora (Acordeão), Luís Fonseca (Cajon), Nuno Canelas (Baixo) e Jorge Machado (Viola).
Músico convidado: Tiago Dores
Gravação: Estúdio Fábrica das Canções
Masterização: João Realista
Imagem e Edição: GMT Produções
Na gravação deste videoclip, contámos com a participação especial de Nazaré Parrado, Fábio Pereira e Madalena Canelas.
Um agradecimento especial à Sociedade Agricola Nuno e Sérgio Maurício, Lda, bem como a Luís Miguel Duarte pela colaboração.
Insólito no Vilar dos Prazeres
Um burro na estrada.
Documentário Nós, O Povo da Casa Pequena
Documentário independente realizado por Kirsten Dirksen sobre o movimento alternativo (e cada evz mais crescente) de adesão às pequenas habitações, retratando pessoas que escolheram viver em habitações pequenas e micros nos E.U.A e Europa. Legendado em português (legendas ainda sem revisão).
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. We don’t own the rights of this video. FAIR USE NOTICE: We believe this constitutes a fair use of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. The material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. NO INFRINGEMENT OF COPYRIGHT IS INTENDED.
CRÉDITOS:
. Diretor/Roteirista/Produtora/Editora: Kirsten Dirksen
. Conceito e co-direção e roteiro: Nicolás Boullosa Guerrero
. Musica: Sivia (Title track)
Dave Warstler (Healdsburg, NYC intro, French cave home, San Francisco)
My Life is Fireworks (Bordeaux apartment, Barcelona intro)
Kite (Barcelona Christian apartment)
. Participações: Jay Shafer (Tumbleweed Tiny House Company), Austin Hay, Jenine Alexander (Forge Ahead Construction), Stephen Marshall (Little House on the Trailer), Suchin Pak (MTV, Hester Street Fair), Graham Hill (TreeHugger, LifeEdited), Felice Cohen, Luke Clark Tyler, Eric Schneider, Michael Chen (Normal Projects), Sarah Dickinson & family, Henri Grevellec, Matthieu de Marien (Fabre/deMarien Architects), Jérémie Buchholtz, Eva Prats (Flores Prats Architects), Christian Schallert, Pascual Alberola, Jorge Cortés (Enproyecto Arquitectura), Johnny Sanphillippo, Heather Wilcoxon
. Locações: California (Sonoma County, San Francisco, Sausalito); New York City; Hawaii; France (Saint-Gilles-Croix-de-Vie, Grezille, Puy-Notre-Dame, Bordeaux); Spain (Barcelona, Ibort, Vall de Laguar).
. Canal da Kirsten Dirksen no YOUTUBE:
* Para distribuidoras e festivais cinematográficos interessados em apresentações em mídias, contactar Kirsten Dirksen através do site faircompanies.com
Mais informações em:
Help us caption & translate this video!