REPÓRTER ENE NO SOLAR DO ALVARINHO ( Melgaço- Episódio 3)
O Repórter Ene nas suas deambulações por Melgaço foi visitar o Solar do Alvarinho e falou com Augusto Sabino figura conhecida na divulgação da sua terra e do seu vinho.
Solar do Alvarinho
Seria uma grave falha passar por Melgaço e não conhecer o Solar do Alvarinho, uma casa seiscentista, Casa Mãe da Rota do Vinho Alvarinho e também apelidado de Edifício dos Três Arcos. Inaugurado em 1997 no edifício que anteriormente albergava a Câmara Municipal e a cadeia, este espaço surgiu para suprir a necessidade de um local que promovesse e divulgasse o famoso vinho Alvarinho.
De certeza que já provou esta famosa casta da sub-região de Monção-Melgaço. Caso contrário, este é o local ideal para uma prova!
Aqui podemos também conhecer outros produtos típicos, que nos aproximam das raízes tradicionais e culturais das gentes de Melgaço. Percorrendo os seus dois pisos, encontramos uma sala de provas, onde estão expostas todas as marcas de vinho Alvarinho produzidas no concelho; uma sala de reuniões para acolher palestras, reuniões e exposições temporárias; um bar de apoio onde podemos reconfortar o estômago com várias iguarias regionais e encontrar algumas raridades, como o Alvarinho fermentado em madeira, o espumante e a aguardente Alvarinho; e ainda uma loja onde poderá adquirir, para além do vinho, peças de artesanato (como bordados, rendas e linhos), presunto, enchidos, broa, mel e hidromel. Um sem-fim de iguarias de fazer crescer água na boca... Não resistirá a levar umas quantas garrafas e algum fumeiro como recordação!
Melgaço: Terra do Vinho Verde | Portugal
➡Para MAIS vídeos e para APOIAR nosso trabalho:
➡
.......................................................................
Melgaço: Terra do Vinho Verde | Portugal
A próxima parada foi em Melgaço, que é a Vila mais setentrional, ou seja, mais ao norte de Portugal. E tem também alguns conselhos dentro do Parque Pendeda Geres, onde foram gravadas as séries Na Rota do Gerês.
Nuzito e Tietchan aproveitaram pra explorar outros locais na sede do conselho que fica no alto minho.
E como chegaram na hora do almoço, já sentaram pra comer e provaram o arroz de marisco no Restaurante Adro, em frente a igreja Matriz. Pagaram 18 Euros a porção para duas pessoas, que foi servido sem miséria,rs.
Passaram no museu arqueológico, onde tinha o fosso medieval, onde havia vestígios da estrutura defensiva da Vila de Melgaço, datada do início do século XIII ao XVII. A entrada é gratuita.
No castelo de Melgaço, que é do século XII, ainda existe a muralha e a torre de menagem.
Nuzito e Tietchan entram na torre para conhecer o núcleo museológico e a vista panorâmica da cidade. A entrada é de 2 Euros.
Visitaram o Solar do Alvarinho, Melgaço é conhecida pelo vinho Alvarinho, e nesse museu é feita a promoção dos produtores de vinhos da região. Lá a entrada é gratuita, tem explicação sobre os vídeos da região e ainda pode ser feita as provas do vinho!
Bjs e até o próximo vídeo, Nuzito e Tietchan
...................................................
►►►►DESCONTOS em sua VIAGEM►►►►►►
•DESCONTO Passagem aérea:
•Seguro Viagem DESCONTO:
•DESCONTO 41Euros Airbnb:
•Faça PASSEIOS em Portugal:
•Hotel BOOKING:
Siga O Miradouro nas redes sociais :
site:
contato : contato@omiradouro.com.br
..................................................................................
➡Um pouquinho SOBRE NÓS:➡ Somos um casal, mas antes de nos conhecermos, vivemos um período fora do Brasil, com uma experiência bem semelhante. O Nuno, filho de português, foi em 2000 conhecer a terra do pai, morando além-mar por dois anos, enquanto fazia um mestrado em ciência política. A Erica – filha de japoneses – seguiu o caminho de muitos decasséguis brasileiros, e foi trabalhar na terra do sol nascente em 2003, onde morou por 5 anos. Agora estamos vivendo em Portugal. Também gostamos de contar histórias, sejam as nossas, ou as dos lugares pelos quais passamos. Aqui você verá nossas andanças por esse país que tão bem nos acolheu.
Acompanhe nossos vídeos aqui no nosso canal no Youtube!
.................................
► Utilizamos músicas da plataforma artlist:
ARTLIST MUSIC: (utilize esse link e ganhe 2 meses extras na sua assinatura)
Solar de Serrade Alvarinho
Solar de Serrade é uma empresa familiar de Produtores-Engarrafadores, localizada na freguesia de Mazedo, a 3 km da vila de Monção, no Alto Minho de Portugal, (Solar de Serrade), na qual elaboramos Vinho Alvarinho, Vinho Verde Branco e Tinto.
Segundo factos históricos, os vinhos de Monção desde muito cedo começaram a ser exportados para Inglaterra, ao que se sabe mais de meio século antes do Tratado de Windsor (1386), sendo vinhos tintos e claretes. O desenvolvimento da cultura e comercialização do Alvarinho só se processou no segundo quarto do século XX.
O Solar de Serrade, com construção datada do século XVII, tem tradição em vinhos, graças à qualidade dos seus terrenos e a uma boa exposição solar. É de notar que, antes da construção do Solar, já se instalara em Serrade uma feitoria inglesa para comercializar os claretes de Monção que o Duque de Chatelet tal como o Barão de Forrester, haveriam de considerar capazes na competição com as mais afamadas colheitas francesas.
Melgaço premiado com Grande Medalha de Ouro | Altominho TV
O II Concurso Internacional Alvariños al Mundo, que decorreu no final de 2013 na cidade alemã de Dusseldorf, premiou cinco vinhos Alvarinho de Melgaço -- um deles com a grande medalha de ouro -- e ainda duas aguardentes.
Melgaço uma descoberta à parte...
Melgaço, concelho situado no extremo Noroeste de Portugal, é um território onde se respira qualidade de vida. O seu território divide-se em duas zonas diferentemente encantadoras: a Ribeirinha e a de Montanha, formando um conjunto harmonioso, de portas abertas para ser descoberto. Deixe-se conquistar pelo vinho Alvarinho, a gastronomia, a cultura, o património e a natureza.
Histórica e culturalmente rico, Melgaço representa, de uma forma genuína, a presença humana que atravessa todas as épocas, da pré-história à época contemporânea.
Monumentos, pontes, Igrejas, brandas, moinhos, fornos comunitários, eiras, levadas e vários testemunhos arquitectónicos pontuam a paisagem, testemunho do legado histórico e cultural desta harmoniosa região. Da ribeira ao planalto podemos viajar no tempo e guardar para sempre recordações de tempos imemoriais.
Costumes e raízes ancestrais convivem em harmonia com a modernidade. O concelho está dotado de modernos equipamentos públicos e privados que proporcionam a quem o visita momentos únicos, experiencias marcantes e imagens inesquecíveis.
Naturalmente encantador... Melgaço possui paisagens soberbas, recantos à espera de ser (re) descobertos. Recantos onde a acção do Homem ainda não conseguiu deixar marcas negativas. Recantos que têm sempre uma história para contar. Recantos que nos transportam para um estado de pura fantasia, de pura calma, de puro sossego.
A qualidade dos recursos naturais proporciona ao visitante um contacto intimo com a natureza, que pode ocorrer através das inúmeras actividades de animação que vários agentes facultam ou de uma forma mais privada através da experiência pessoal que cada um pode receber num passeio tranquilo pelas distintas paisagens, que tornam singular e autêntica esta pitoresca vila minhota.
Toda esta riqueza cultural pode ser testemunhada e desfrutada através da invejável rede de museus e espaços dedicados à cultura que Melgaço possui, sem esquecer a cultura megalítica, presente, sobretudo, em Castro Laboreiro.
Gastronomicamente saboroso, Melgaço é um destino obrigatório para apreciadores e especialistas gastronómicos. Aqui sobrevivem usos e costumes que conferem aos produtos locais características de requintado e irresistível sabor. A cozinha tradicional desta região é simples mas de grande qualidade, havendo uma relação directa entre os ingredientes colhidos na região e os pratos típicos tradicionais. Provar o pão de Castro Laboreiro, o fumeiro tradicional, a lampreia, o cabrito... e, claro, viver o momento alto da gastronomia local na Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço. É uma experiência inesquecível e marcante.
O Alvarinho, ex libris do concelho, é uma casta nobre, que cresce um pouco por todo o mundo, mas que só nesta região adquire as características e os atributos que permitem fazer o melhor Vinho Alvarinho do mundo. Primus inter pares, assim podemos definir o vinho alvarinho que é produzido nesta região.
Venha viver Melgaço.
Melgaço, uma descoberta à parte.
Cevide ponto mais a Norte Melgaço Porto Canal
O Porto Canal foi conhecer o ponto mais a norte do país situado em Cevide, concelho de Melgaço.
Jornalista: Andreia Alexandra Fernandes
Imagem: Miguel Azevedo
Série 'Portugal in 150 Seconds' promove Melgaço com filme: EM DIVULGAÇÃO NA TAP E REDE EXPRESSOS
O episódio dedicado a Melgaço da série ‘Portugal in 150 Seconds’, realizada pela Lua Filmes, já está a ser exibido nos voos de longo curso da Transportadora Área Portuguesa (TAP) e em toda a frota da Rede Expressos. O projeto de cariz turístico apresenta inúmeras potencialidades ao nível de promoção do concelho de Melgaço. São apresentados dez locais que despertam a curiosidade em conhecer o concelho mais a Norte de Portugal.
Os dez locais filmados em Melgaço foram: Rafting no Rio Minho, Castelo de Melgaço, Termas de Melgaço, Rota do Alvarinho, Solar do Alvarinho, Fumeiro Tradicional de Melgaço, Centro de Estágios, Castelo de Castro Laboreiro, Igreja do Convento de Paderne e Porta do Parque Nacional Peneda Geres (PNPG) de Lamas de Mouro.
Vindimas de vinho Alvarinho envolvem centenas de produtores em Melgaço | Altominho TV
As vindimas estão a decorrer em Melgaço e centenas de produtores transportam as uvas para as adegas do concelho. Este ano, prevê-se uma ligeira quebra na produção, mas a qualidade mantém-se.
Reportagem Solar de Serrade
Solar de Serrade é uma empresa familiar de Produtores-Engarrafadores, localizada na freguesia de Mazedo, a 3 km da vila de Monção, no Alto Minho de Portugal, (Solar de Serrade), na qual elaboramos Vinho Alvarinho, Vinho Verde Branco e Tinto.
Segundo factos históricos, os vinhos de Monção desde muito cedo começaram a ser exportados para Inglaterra, ao que se sabe mais de meio século antes do Tratado de Windsor (1386), sendo vinhos tintos e claretes. O desenvolvimento da cultura e comercialização do Alvarinho só se processou no segundo quarto do século XX.
O Solar de Serrade, com construção datada do século XVII, tem tradição em vinhos, graças à qualidade dos seus terrenos e a uma boa exposição solar. É de notar que, antes da construção do Solar, já se instalara em Serrade uma feitoria inglesa para comercializar os claretes de Monção que o Duque de Chatelet tal como o Barão de Forrester, haveriam de considerar capazes na competição com as mais afamadas colheitas francesas.
Amália Soares expõe no Solar do Alvarinho | Altominho TV
O espaço Solar do Alvarinho, em Melgaço, contempla várias exposições de artistas nacionais e locais ao longo do ano. Neste momento decorre a mostra de pintura da portuense Amália Soares.
Solar de Serrade vinho Alvarinho
Solar de Serrade é uma empresa familiar de Produtores-Engarrafadores, localizada na freguesia de Mazedo, a 3 km da vila de Monção, no Alto Minho de Portugal, (Solar de Serrade), na qual elaboramos Vinho Alvarinho, Vinho Verde Branco e Tinto.
Segundo factos históricos, os vinhos de Monção desde muito cedo começaram a ser exportados para Inglaterra, ao que se sabe mais de meio século antes do Tratado de Windsor (1386), sendo vinhos tintos e claretes. O desenvolvimento da cultura e comercialização do Alvarinho só se processou no segundo quarto do século XX.
O Solar de Serrade, com construção datada do século XVII, tem tradição em vinhos, graças à qualidade dos seus terrenos e a uma boa exposição solar. É de notar que, antes da construção do Solar, já se instalara em Serrade uma feitoria inglesa para comercializar os claretes de Monção que o Duque de Chatelet tal como o Barão de Forrester, haveriam de considerar capazes na competição com as mais afamadas colheitas francesas.
Soalheiro Aguardente Bagaceira: destilação dos melhores bagaços da casta Alvarinho
Já conhece a nossa Aguardente Bagaceira?
A cor… a textura… o aroma… o lado mais intenso da casta que não deixa ninguém indiferente.
O facto de se alternar o envelhecimento em cascos de carvalho novos e usados transmite com o passar dos anos um aroma e sabor muito particular que conferem a esta aguardente uma personalidade única.
➡️ Legendas disponíveis. Ative nas definições do youtube!
Junte-se a nós!
Instagram:
Twitter:
Facebook:
Linkedin:
Pinterest:
Tripadvisor:
Merufe ganha Espaço do Cidadão | Altominho TV
A freguesia de Merufe, em Monção, tem agora um Espaço do Cidadão. Pedro Nuno Santos, secretário de estado dos Assuntos Parlamentares, presidiu à inauguração do novo espaço.
TAÇA DE PORTUGAL CICLOCROSSE MELGAÇO 2019
1# Taça de Portugal Ciclocrosse - Melgaço, depois de umas semanas de descanso, estamos de volta à bicicleta e aos vídeos no canal!
Esperemos que gostem!
Facebook :
Instagram:
Twitter:
#MELGAÇO / #AxpoFirstbikeTeamViladoConde / #viladoconde / #AXPO /#Uniãociclistaviladoconde / #Firstbike / #look / #Mitas / #adidasSporteyewear / #MagalhãeseDias / #Prototype / #Fisiomar / #Gadepa / #Limar / #SPC / #Sorrivida / #VeloFitSystem / #StarBalm / #MinutePrint / #Biciadus / #FisioFerrão / #Malditabuenasuerte / #Nutrimania / #Oxycedet
Manor of the Alvarinho Wine
It would be regrettable if you visited Melgaço and missed the Solar do Alvarinho, the Casa-Mãe for the Rota do Vinho Alvarinho, also known as the Edifício dos Três Arcos, from the 17th century. Inaugurated in 1997 in the building that used to house the Câmara Municipal and the prison, this venue originated from the need of a place to promote and divulge the famous Alvarinho wine.
Maybe you've already tasted this famous wine variety from the Monção-Melgaço subregion. If not, this is the right place for it!
There, you'll also be able to taste other typical products, which approach us to the traditional and cultural roots of the people of Melgaço. Along its two floors, you'll find a tasting room, exhibiting all the Alvarinho wine trademarks from the municipality, a meeting room for lectures, meetings and temporary exhibitions, a bar where to taste many regional delicacies and to find some rarities, such as the wood aged Alvarinho, the sparkling wine and the Alvarinho brandy, plus a store where you can buy, besides the wine, craftsmanship (such as broidery, worsted and linen cloth), ham, typical smoked sausages, corn bread, honey and mead. And endless menu of mouth watering delicacies... You won't resist taking some bottles of wine and smoked sausages as souvenirs!
Terras do vinho verde Cantares do Alvarinho Troviscoso
Feira da foda Pias MONÇÃO
Solar de Serrade
Situado no concelho de Monção, mantendo a arquitectura típica do Alto Minho, este palacete com capela data de meados do século XVII, conservando também um importante espólio de mobiliário, tapeçarias, loiças e azulejaria que tornam o interior do edifício num autêntico museu romântico. Os tectos tradicionais dos quartos e os salões com lareira são um convite à tranquilidade e ao lazer, numa forte aposta em proporcionar estadias memoráveis. Além disso, a quinta em que o solar se insere produz o famoso vinho Alvarinho.