Vila Nova de Cerveira - Minho - Portugal
Para além da agricultura e da pesca, a indústria da cerâmica e das madeiras contribui também para a economia desta região, assim como a cada vez mais conhecida e visitada Bienal de Artes Plásticas (realizada desde 1978), que aposta na afirmação cultural deste concelho nortenho e no desenvolvimento do turismo.
A origem do nome Cerveira tem duas possíveis explicações: há autores que defendem que poderá derivar de uma grande colónia de cervos que existia na região e outros que afirmam que provém do seu primeiro senhor, João Nunes de Cerveira, que teve solar por estes sítios no tempo do rei D. Sancho I.
Virtual Tour :
ANAR BAND COM E M DE MELO E CASTRO por João Carlos Callixto
18 Fev 1979 - Diálogos
O “Gramofone” traz os sons experimentais da Anar Band, grupo formado na década de 1970 por Jorge Lima Barreto e que contou com Rui Reininho na guitarra. Numa performance captada em 1979 para o programa “Obrigatório Não Ver”, de Ana Hatherly, chega-nos também a poesia de E.M. de Melo e Castro, dita ao vivo pelo próprio, cruzando-se assim a literatura e a música de uma forma que ainda hoje nos surpreende.
E.M. de Melo e Castro é um dos nomes mais relevantes da poesia experimental em Portugal, tendo-se estreado na década de 1950. Filho de um compositor, que mais tarde seria cantado pela sua filha Eugénia Melo e Castro, não são portanto de estranhar as colaborações musicais do poeta. Neste ano de 1979, E.M. de Melo e Castro publica o livro As Palavras Só-Lidas”, vindo cinco anos mais tarde a colaborar com os Telectu, no álbum Off Off.
Jorge Lima Barreto estava ligado à improvisação musical desde finais de 60s. Colaborador da imprensa especializada, como o “Mundo da Canção”, “Memória de Elefante” ou “Musicalíssimo”, formou a Associação de Música Conceptual e a Anar Band, projecto que editaria em 1977 o seu único disco. Neste mesmo ano de 1979 da nossa peça de hoje, Jorge Lima Barreto edita outro álbum, Encounters, desta vez em nome próprio e partilhado com Saheb Sarbib (ex-elemento do Quinteto Académico).
Ao longo da década de 70, Rui Reininho tinha integrado grupos como os Ténia, Sistema e Atitudes, sendo também a Anar Band o primeiro projecto com que grava. Em 1981, junta-se aos GNR, a tempo do 1.º álbum, ainda sob a égide de Jorge Lima Barreto. Os Telectu, com Vítor Rua, surgem no ano seguinte e tiveram uma das carreiras mais duradouras nas áreas da música experimental em Portugal.
Ecopista Monçao Valença
Recorrido desde Monçao hasta Valença do Minho (Portugal), reproducido con velocidad 6x para no morir de aburrimiento
Já Rocas à Toa.mp4
Telectu Live at Bienal de Arte de Cerveira, 1992. Guest Star: Nuno d'Almeida. Vítor Rua: electric guitar; Jorge Lima Barreto: drum box. Video by Antonio Duarte.
This was a totally improvisation spontaneous set, staged at Vila Nova de Cerveira Art Biennial. Nuno d'Almeida was invited just at the moment...
Danzantes de Covas 1985
Actuación na praza de Fefiñáns durante la XXXIII Festa do Viño Albariño
Santuário de Panóias
Santuário Religioso construído na época romana, na transição do II/III séc. d.C. dedicado às divindades Infernais encabeçadas por Serápis
Melgaço: Terra do Vinho Verde | Portugal
➡Para MAIS vídeos e para APOIAR nosso trabalho:
➡
.......................................................................
Melgaço: Terra do Vinho Verde | Portugal
A próxima parada foi em Melgaço, que é a Vila mais setentrional, ou seja, mais ao norte de Portugal. E tem também alguns conselhos dentro do Parque Pendeda Geres, onde foram gravadas as séries Na Rota do Gerês.
Nuzito e Tietchan aproveitaram pra explorar outros locais na sede do conselho que fica no alto minho.
E como chegaram na hora do almoço, já sentaram pra comer e provaram o arroz de marisco no Restaurante Adro, em frente a igreja Matriz. Pagaram 18 Euros a porção para duas pessoas, que foi servido sem miséria,rs.
Passaram no museu arqueológico, onde tinha o fosso medieval, onde havia vestígios da estrutura defensiva da Vila de Melgaço, datada do início do século XIII ao XVII. A entrada é gratuita.
No castelo de Melgaço, que é do século XII, ainda existe a muralha e a torre de menagem.
Nuzito e Tietchan entram na torre para conhecer o núcleo museológico e a vista panorâmica da cidade. A entrada é de 2 Euros.
Visitaram o Solar do Alvarinho, Melgaço é conhecida pelo vinho Alvarinho, e nesse museu é feita a promoção dos produtores de vinhos da região. Lá a entrada é gratuita, tem explicação sobre os vídeos da região e ainda pode ser feita as provas do vinho!
Bjs e até o próximo vídeo, Nuzito e Tietchan
...................................................
►►►►DESCONTOS em sua VIAGEM►►►►►►
•DESCONTO Passagem aérea:
•Seguro Viagem DESCONTO:
•DESCONTO 41Euros Airbnb:
•Faça PASSEIOS em Portugal:
•Hotel BOOKING:
Siga O Miradouro nas redes sociais :
site:
contato : contato@omiradouro.com.br
..................................................................................
➡Um pouquinho SOBRE NÓS:➡ Somos um casal, mas antes de nos conhecermos, vivemos um período fora do Brasil, com uma experiência bem semelhante. O Nuno, filho de português, foi em 2000 conhecer a terra do pai, morando além-mar por dois anos, enquanto fazia um mestrado em ciência política. A Erica – filha de japoneses – seguiu o caminho de muitos decasséguis brasileiros, e foi trabalhar na terra do sol nascente em 2003, onde morou por 5 anos. Agora estamos vivendo em Portugal. Também gostamos de contar histórias, sejam as nossas, ou as dos lugares pelos quais passamos. Aqui você verá nossas andanças por esse país que tão bem nos acolheu.
Acompanhe nossos vídeos aqui no nosso canal no Youtube!
.................................
► Utilizamos músicas da plataforma artlist:
ARTLIST MUSIC: (utilize esse link e ganhe 2 meses extras na sua assinatura)
Diálogos com as obras da Coleção do Museu Bienal de Cerveira | Carlos Barreira e a cenografia (2014)
Carlos Alberto Pinto Barreira nasceu em Chaves, a 4 de Março de 1945; tinha 6 anos quando se fixou com a família em Moçambique.
Aqui passou a infância e a juventude. Com o tio Augusto César começou a desenvolver, por brincadeira, mecanismos que foram uma referência na sua carreira futura, e recebeu motivação dos professores de Técnicas Manuais para se ligar às práticas oficinais.
Em 1965 regressou a Portugal para continuar os estudos no Porto; primeiro, na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, depois na Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1968).
Durante a formação na ESBAP beneficiou de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian (1969-1973). Nesse tempo, conviveu com outros artistas plásticos, como Jorge Pinheiro, Gustavo Bastos, Eduardo Tavares, José Rodrigues, Alberto Carneiro, Ângelo de Sousa, Zulmiro de Carvalho e ainda Manuel Cabral e Guilherme Camarinha, fez parte da Associação de Estudantes e ganhou vários prémios: o Prémio Fernando de Castro, o prémio Teixeira Lopes, por duas ocasiões, e o Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida, para a melhor classificação no curso de 1973.
Em 1972 iniciou a actividade como designer gráfico no gabinete de Estudos e Projectos João Baptista, com José Grade, Fernando Pinto Coelho e Luís Casal, e como cenógrafo e figurinista, tendo trabalhado com o Teatro Experimental do Porto até 1978; e concluiu o Curso Geral de Escultura com a obra Um metro cúbico contém uma infinidade de metros quadrados.
No ano seguinte terminou o Curso Complementar de Escultura, e, pela primeira vez, vendeu uma obra da sua autoria, no leilão de final do curso, tendo em vista reunir fundos para a viagem de finalistas.
Em 1974 participou no I Encontro Internacional de Arte, em Valadares, associou-se ao Manifesto de Vigo, que também teve como signatários Egídio Álvaro, P. A. Hubert, Serge III Oldenburg, M. Moucha e João Dixo.
Nos dois anos subsequentes integrou o Projecto SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local), assumindo a responsabilidade técnica da brigada do Seixo, em S. Mamede de Infesta.
Obra escultórica Seara MecânicaEm 1977 passou a integrar o quadro de professores da ESBAP (Professor Agregado em 1988, e Professor Associado em 2000), e em 1978 ajudou a fundar a Bienal de Cerveira. Nesta Escola colaborou com os colegas Zulmiro de Carvalho e Carlos Marques na renovação do ensino de Escultura e participou em Assembleias, Conselhos Pedagógicos e Científicos e em júris de provas académicas como aconteceu com a agregação de Amaral da Cunha, Artur Moreira e Jorge Ulisses. Foi, também, Professor Residente da Academia Kassel, na Alemanha, e participou como docente na Oficina de Canteiros, promovida pela Pedra a Pedra, e realizada no Solar dos Condes de Resende, em Canelas, Vila Nova de Gaia (1986).
A sua obra escultórica, caracterizada pelo engenho, sentido de humor e intervenção social, e dividida em 6 séries (as Primeiras Máquinas, as Máquinas de Bater Palmas, as Pedras Bulideiras, as Searas Mecânicas, Atrito Nulo e Obras Públicas) tem vindo a ser exposta em Portugal e no estrangeiro, desde o início dos anos 70, de forma individual e colectiva, e integra colecções privadas e locais públicos dos continentes Europeu e Africano.
Bulideira, VinhaisDa sua produção nas áreas do Design Gráfico e de Equipamentos podem enumerar-se os catálogos da I e da VII Bienal de Cerveira, e os trabalhos realizados para a RAR, a partir de 1977, e nos domínios da Cenografia e do Figurinismo, a ampla colaboração com grupos de Teatro amadores (Roda-Viva, Banzé, Saltimbancos, Arte e Imagem) e profissionais. Para o Teatro da Comuna fez uma Máquina de Cena (1981), para a Seiva Trupe criou a cenografia e o programa da representação de O Vendedor de Milagres, de Gabriel Garcia Marquez (1993), e a cenografia, o programa e o cartaz da peça Á espera de Godot, de Samuel Beckett (1998). Foi responsável pela cenografia de Mais Mar Houvesse, de Joaquim Castro Caldas com encenação de João Paulo Seara Cardoso, apresentada no Teatro Rivoli, e promovida pela Comissão Municipal Infante 94, e de Dias Felizes de Samuel Becket, representada pelo Cendrev, Teatro Garcia de Resende, Évora (2009).
Nos anos noventa do século XX Carlos Barreira recebeu dois importantes prémios: o Prémio de Escultura Sonae e o Grande Prémio da X Bienal de Vila Nova de Cerveira.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2010)
Noite dos Medos reúne centenas de pessoas em Melgaço | Altominho TV
A terceira edição da Noite dos Medos levou centenas de participantes à Casa da Cultura e ao Castelo de Melgaço. Um Concurso dos Medos, um Cortejo dos Medos e a Queimada Galega foram alguns dos momentos que marcaram a festa.
SOBRE A ALTOMINHO.TV //
Nascemos da vontade de criar uma plataforma de comunicação, exclusivamente online, que contribua para aproximar os vários agentes de desenvolvimento do ALTO MINHO e simultaneamente divulgar, através de um suporte acessível e gratuito, toda a informação da região.
➤ Website |
AS NOSSAS REDES SOCIAIS //
➤ Facebook |
➤ Instagram |
➤ Twitter |
Vilar da Veiga en Peneda Geres Portugal
Music by: Audiomachine - Above and Beyond
Set up:
Frame TBS Discovery
Sunnysky 980kv motors
Graupner 9x5 props
Dji original ESC
Lipo 4S 4,000
gopro 3 BE
Antivibration case by Marakato
FPV flight cam is a securitycamera2000 PZ0420
Homemade FPV goggles
5.8 diversity receiver with clover leaf antenas
naza +GPS v1 updated to v2 4.00 firmware
CHUVA - Cerveira / TNSJ (Porto) / São Luiz (Lisboa)
As estações do ano, os rituais ou a poesia de Herberto Helder, numa visão do Minho dirigida por Tânia Almeida. 10 anos de Comédias do Minho... numa visão da TKNT
Ponte de Lima | Viana do Castelo | Portugal
Ponte de Lima, situada entre as encostas da serra de Arga e os cumes do Oural, com um microclima quase mediterranico, produzido pelos biombos das montanhas em redor. Uma velha via romana, servida por uma boa ponte sobre o Lima, feita no tempo de Augusto, marca um dos trajectos mais seguidos ao longo da Idade Media entre Portugal e Galiza. Seculos mais tarde a construção de uma nova Ponte Medieval com dezoito arcos ( tres entrerrado sob a actual Praça de Camões) representando um novo prototipo de ponte
Aqui passava uma via romana servindo um dos trajectos mais utilzados na idade média entre Portugal e a Galiza atravessava o Rio Lima nesta vila. Ponte do Lima era um ponto fulcral no eixo viário Norte-Sul, e por isso cedo foi repovoada. Recebeu foral em 1125 por D.Teresa. A vila foi crescendo até que em 1359 por iniciativa de D.Pedro se constroi a muralha com as suas nove torres, e seis portas.
Virtual Tour :
Musicas:
Strong and Courageous 2 Johannes Bornløf
Strong and Courageous 3 Johannes Bornløf
Speechless 1 Johannes Bornløf
Speechless 2 Johannes Bornløf
Speechless 3 Johannes Bornløf
Tropical Feelings 2 Niklas Gustavsson
Tropical Feelings 3 Niklas Gustavsson
Walk Toward The Light 2 Johannes Bornløf
The New World Johannes Bornløf
A Casa Grande de Romarigães
Entrevista de Jofre de Lima Monteiro Alves conduzida pelo jornalista Alberto Serra e transmitida no programa PORTUGAL EM DIRECTO, do dia 31 de Julho de 2007, a propósito das comemorações dos cinquenta anos da publicação da crónica romanceada A CASA GRANDE DE ROMARIGÃES.
han bennink with telectu & walter pratti
han bennink with telectu & walter pratti *
improv live * Avante * 2007
by ilda castro
Percursos Marginais do Rio Minho
Esta é a melhor maneira de conhecer Melgaço e o Rio Minho! Um percurso que nos arrebata ao longo da marginal, mostrando-nos a beleza da paisagem de Melgaço. O trajecto inicia-se no centro da Vila, junto às Igrejas Matriz e da Misericórdia, templos que fascinam pela sua história e pela formosura dos elementos decorativos. Logo ao lado, o sublime Solar do Alvarinho, edifício seiscentista com a missão de promover e divulgar o vinho Alvarinho. De seguida, saímos do centro histórico, em direcção ao Centro de Estágios do Monte Prado. Trata-se de um esplêndido complexo com estádio, pista de atletismo, campos de ténis, um parque de merendas, um campo de mini golfe e uma deliciosa piscina com jactos de água, tudo locais abertos ao público em geral e que o farão parar por ali algum tempo. O percurso continua ao longo de uma levada até ao Monte Prado em si, um espaço soberbo com um hotel de quatro estrelas, um restaurante e uma pousada da juventude, tudo isto rodeado de vastos espaços florestais e já com o Rio Minho como companhia. Na marginal do rio encontramos várias pesqueiras, muros em pedra construídos perpendicularmente à corrente do rio -- um dos poucos locais onde se preservam as velhas tradições da arte da pesca, actualmente ainda utilizadas para se pescar sável e lampreia. O passeio termina na localidade de Peso, terra de águas termais há muito reconhecidas e apreciadas. Actualmente, estas termas estão a ser alvo de um projecto de recuperação. Todo o parque está envolto por antigo arvoredo que impressiona pela sua dimensão e por edifícios de importância arquitectónica: a Fonte Principal e a Fonte Nova, a Buvete, o Balneário, a Oficina de Engarrafamento e o antigo Hotel do Peso. Um cenário idílico ideal para terminar este percurso que, certamente, o fará ansiar por mais!
Torta de Bolota, Estremoz
Entrevista a / Interview to:
Isilda Ameixa, Dom Alentejo
Lagoas de Bertiandos
Video de trilho nas Lagoas de Bertiandos em Ponte de Lima
Casa Covas, Covas, Portugal, HD Review
Book it now! Save up to 20% -
The Quinta do Retiro Farmhouse Complex is in a small, enclosed valley. The valley has a terraced landscape and covers around 9 hectares. The grounds are 1,149 feet above sea level. The complex is just outside the village of Covas in the Beira Litoral region. The area is known as Middle Portugal.
There is an ecological swimming pool in the middle of the estate. The pool is for shared use. It is filled with water from the farmhouse's own source. The pool is within walking distance of the holiday homes. The water is crystal clear due to natural filtration methods using stones, plants and small fish. The swimming pool is surrounded by a sun terrace. There is a play area with sand-pit, swing, slide and trampoline. The grounds have fruit trees, olive groves and grapevines. A small river with rockeries and miniature waterfalls flows through the grounds.
The apartment has the TV, DVD, fireplace in the living room, en open plan kitchen. Washing machine is to be shared with the other guests.
rio minho portugal espanha