Porto - Portugal - Teatro Nacional de São João
Hi, Visit Porto, Portugal online, and, then come to see it, in reality.
Regards from
José Couto
Porto
Portugal
Teatro Nacional São João apresenta Exactamente Antunes
Estreia na próxima quinta feira, no Teatro Nacional de São João, no Porto, a peça Exactamente Antunes. Um texto de Jacinto Lucas Pires a partir do livro Nome de Guerra de Almada Negreiros, encenado por Cristina Carvalhal e Nuno Carinhas. É uma peça sobre um homem à procura da sua identidade, à procura de si próprio numa grande cidade.
Cultura: Por detrás das cortinas do Teatro Nacional São João
No dia em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, o JPN visitou os bastidores do Teatro Nacional São João, no Porto. As visitas guiadas realizam-se de terça-feira a sábado, às 12h30, sem necessidade de marcação.
A Grande Vaga de Frio (2017)
A Grande Vaga de Frio (com Orlando de Virginia Woolf)
Tradução: Ana Luísa Faria, ed. Relógio D'Água
Dramaturgia: Luisa Costa Gomes
Conceção e direção: Carlos Pimenta
Música: Ricardo Pinto (viola da gamba: Xurxo Varela)
Figurinos: Bernardo Monteiro
Vídeo: João Pedro Fonseca
Desenho de luz: Rui Monteiro
Espaço cénico: Carlos Pimenta e João Pedro Fonseca
Ass. de encenação e produção: Génesis Abigail
Interpretação: Emília Silvestre
Estreia: 12 de Outubro de 2017 no Centro Cultural de Belém
Coprodução: Ensemble - Sociedade de Actores | Centro Cultural de Belém | Teatro Nacional São João
Vídeo: João Pedro Fonseca
Reabertura do Cine-Teatro São João
Reabertura do Cine-Teatro São João em Palmela
TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO - NOVA PROGRAMAÇÃO
O Teatro Nacional de São João apresentou a programação para o primeiro trimestre de 2012. Um calendário que a direcção artistica confessa estar a ser marcado pela crise mas que não esquece os grandes valores do espectáculo.
Teatro Nacional São João
TNSJ | Em Movimento
Este video tem em vista apenas a promoção do Teatro Nacional São João para um trabalho académico.
Visitem o blog:
Hélder Reis - Teatro Nacional S. João
Programa Sociedade Civil 29 outubro 2014
FFF02 EP02 PROMO
É a maior feira de desporto do mundo e Portugal sobe sempre ao pódio da ISPO. O Fashion Film Factory viajou até Munique para conhecer as 36 distinções que as empresas portuguesas receberam.
Bem mais perto, no Porto, entramos no Teatro Nacional São João para descobrir a peça de roupa que faz Manuela Azevedo brilhar.
Teatro Nacional São João conclui restauro da fachada
Obras de requalificação do edifício histórico no Porto, cofinanciadas pelo ON.2, terminaram e puseram fim a 6 anos de andaimes e telas.
Teatro Nacional São João
Teatro Nacional São João.
Casas Pardas | A Mimi, coitada... | ensaio
de Maria Velho da Costa
adaptação e dramaturgia Luísa Costa Gomes
encenação Nuno Carinhas
cenografia Pedro Tudela
figurinos Maria Gambina
desenho de luz Nuno Meira
desenho de som Francisco Leal
preparação vocal e elocução João Henriques
interpretação Anabela Teixeira, Carmen Santos, Catarina Lacerda, Emília Silvestre, Joana Carvalho, João Castro, Jorge Mota, Leonor Salgueiro, Paulo Freixinho, Paulo Moura Lopes, Rute Miranda
produção TNSJ
dur. aprox. 2:00
M/12 anos
Há uma citação de Gil Vicente gravada na porta de entrada de Casas Pardas (1977), a sinalizar uma inconsciente passagem de testemunho nos projetos encenados por Nuno Carinhas em 2012: da Alma de Mestre Gil para as Casas Pardas de Maria Velho da Costa, romancista que escreve sabendo que a poesia e o teatro existem. Antes de ser um romance-em-cena, Casas Pardas já tinha fingimentos de texto dramático, por via das suas muito brincadas reminiscências de várias vozes a várias vozes, que Luísa Costa Gomes escutou e adaptou. Diálogos acesos entre oficiantes do mesmo ofício, portanto. Casas Pardas cartografa Lisboa no final dos anos sessenta, em plena agonia do regime salazarista: crise política e social, rumores das guerras coloniais e dos tumultos estudantis. O Portugal pardacento à espera do terramoto que virá em 1974, enquanto se escreve o caos afetivo em comunidade, por dentro das casas do amor e desamor de Elisa, Mary, Elvira e companhia. Mas Casas Pardas é acima de tudo a casa da língua portuguesa e dos seus vários linguajares, aqui em jubiloso processo de miscigenação com outras falas do mundo. Em crioulo galáctico, a psicopátria diz de si e dos outros, agora num palco perto de nós.
ESTREIA: Primavera Selvagem — 18 julho
Primavera Selvagem
de Arnold Wesker
tradução: Ana Luísa Amaral
encenação: Jorge Pinto
música: Ricardo Pinto
desenho de luz: José Álvaro Correia
figurinos: Bernardo Monteiro
ass. de encenação: Diana Jorge, Rafaela Teixeira
interpretação:
Emília Silvestre, José Eduardo Silva, António Parra
coprodução:
Ensemble - Sociedade de Actores
Teatro Nacional São João
18 a 28 de Julho de 2019
Teatro Nacional São João
Fórum do Futuro - 23 a 30 de novembro
Decorre de 23 a 30 de novembro de 2014, na cidade do Porto, a primeira edição do festival internacional de pensamento Fórum do Futuro, organizado pelo Pelouro da Cultura da CMP em colaboração com a Casa da Música, o Museu de Serralves, a Universidade do Porto e o Teatro Nacional São João.
Com convidados como o encenador Robert Wilson, os Pritzkers Jean Nouvel (pela primeira vez em Portugal) e Rafael Moneo, o prémio Nobel da Química 2004 Aaron Ciechanover, a artista plástica e teórica norte-americana Martha Rosler, entre muitos outros reputados convidados internacionais, o Fórum do Futuro constitui uma plataforma dedicada ao pensamento contemporâneo onde se debaterão assuntos relacionados com importantes desafios que o Futuro coloca a diferentes áreas da ciência, das humanidades e das artes.
Conheça todo o programa.
Teatro São João - Porto
Teatro São João - Porto
I Charleston Porto
When the passion for a dance gets together with the beauty of a city, magic happens.
After several months of planning and image capturing, the Lindy Hop community of the city of Porto finaly did it – we are now pleased to introduce to the world I CHARLESTON PORTO.
Our video is a special vision of the balance between the beautiful colors and places with the sweetness and happiness of the people of Porto.
I CHARLESTON PORTO” is the story of a tourist wandering around Porto and a group of Lindy Hoppers dancing across the city, spreading love and happiness. The story is about the mismatches that appear to move the tourist, himself a Lindy Hopper, away from the members of the community. The circumstances change at the end of the movie, when the tourist finally joins the Lindy Hoppers.
The buildings and streets of the Invicta city embrace the rhythms of the dancers and become the stage for all the action. Serra do Pilar, Ponte D. Luís, Cubo da Ribeira, Avenida dos Aliados, Torre dos Clérigos and Mercado do Bolhão are just a few examples of the many iconic places shown on movie.
This production was made possible by the desire and will of some volunteers, supported by the vintage dances schools in Portugal – Swing Station and Hop Dance Studio – and by public entities such as Casa da Música, Porto Lazer, Teatro Nacional São João, Estação de São Bento and Museu do Carro Elétrico.
For you all
our sincere
THANK YOU
ENJOY IT AND BIBÓ PORTO
O Doente Imaginário (trailer)
O Doente Imaginário (1673)
de Molière (1622-1673)
tradução:
Alexandra Moreira da Silva
encenação:
Rogério de Carvalho
cenografia:
Pedro Tudela
figurinos:
Bernardo Monteiro
desenho de luz:
Jorge Ribeiro
música:
Ricardo Pinto
assistência de encenação:
Emília Silvestre
interpretação:
Jorge Pinto
Emília Silvestre
António Durães
Clara Nogueira
Fernando Moreira
João Castro
Vânia Mendes
Miguel Eloy
António Parra
Ivo Luz
Marta Dias
Estreia: 7 de Junho de 2012 no Teatro Nacional São João (Porto, Portugal)
ATELIER 200 | TNSJ | short03
Atelier 200
TNSJ | 27+28 Out
direção Cristina Carvalhal, Nuno Cardoso, Nuno M Cardoso, Victor Hugo Pontes
realização vídeo João Tuna
produção TNSJ para a União dos Teatros da Europa
Em As Troianas (415 a.C.), começamos por avistar as ruínas fumegantes da cidade de Tróia, mas avistamos também o conhecido aforismo de Platão, que lhe poderia servir ainda hoje de epígrafe: Só os mortos conhecem o fim da guerra. Em Atelier 200, projeto de envolvimento da comunidade com o universo teatral, um grupo de cidadãos reúne-se para uma leitura encenada de excertos da tragédia de Eurípides e da versão que Jean-Paul Sartre assinou em 1965, formando um coro expandido, sem protagonistas. Duzentas vozes orquestradas por quatro encenadores -- Cristina Carvalhal, Nuno Cardoso, Nuno M Cardoso e Victor Hugo Pontes --, a que se junta o videasta João Tuna, que registará o evento. Concebido em 2010 pelo MC93 Bobigny (França), Atelier 200 chega este ano, com o patrocínio da UTE, a cinco outros teatros europeus: Schauspielhaus Graz (Áustria), Teatro di Roma (Itália), Teatro-Laboratório Sfumato (Bulgária), Maxim Gorki Theater (Alemanha) e TNSJ (Portugal). O resultado destas oficinas, todas elas a trabalhar a partir de textos diferentes, será apresentado publicamente no final do ano sob a forma de uma instalação vídeo, de onde emergirá um coro de 1200 pessoas. Uma comunidade cívica capaz de interpelar a Europa a uma só voz. O teatro também serve para isto.
São João Porto Novo
São João Batpista foi elevada a património cultural imaterial nacional de cabo verde a 27 de novembro de 2017