Address: Unnamed Road, Gov. Mangabeira - BA, 44340-000, Brazil
Attraction Location
Terra Dannemann Videos
Cachoeira & São Félix | LinguaLá
Vídeo do curso-viagem LINGUALÁ, ministrado por CAROL ALMEIDA nas cidades de (Santo Amaro), Cachoeira e São Félix. Lingualá é uma proposta exclusiva de curso-viagem que produz um aprendizado integral ao unir natureza, cultura, voluntariado e língua na prática. Nossos roteiros são realizados para que nossos alunos, de todos os níveis/ idades, possam adquirir e/ou melhorar seus conhecimentos em Língua Portuguesa do Brasil, ao imergir na cultura particular do destino escolhido. Esta foi uma das viagens que realizamos, em carro particular, para o recôncavo da Bahia, visitando a cidade histórica de Cachoeira (cidade heroica e monumento nacional) & São Félix (cidade-irmã de Cachoeira; onde podemos visitar a fábrica de charutos do alemão-brasileiro Geraldo Dannemann). Para mais informações acesse:
Cultural Trip to Cachoeira - Bahia Música no vídeo: Quando bate aquela saudade - Rubel
CACHOEIRA E SÃO FÉLIX 2
A ida para Cachoeira foi como se estivéssemos entrando no túnel do tempo. A mudança foi percebida já na estrada, onde logo avistamos as plantações de cana de açúcar, sinalizando o quanto o solo favoreceu a esse tipo de cultivo. O acesso a Vila, pelo Rio Paraguaçu, trouxe para a região, portugueses que, por sua vez, trouxeram os escravos para ajudar na colheita e construção da cidade.
Chegando na tranqüila cidade, avistamos uma feira livre que acontece aos sábados, vendendo de tudo um pouco. Sentimos falta do artesanato e da cerâmica, mas, logo ficamos sabendo que existe uma data certa para esse tipo de comércio. Ficamos sentidos, pois, o turismo não para e a cidade deveria mostrar a sua riqueza e a sua arte para o mundo de forma mais efetiva.
Sempre acompanhados por uma guia de turismo credenciada, fomos explorando os caminhos que nos levaram às igrejas, chafariz, ruínas, museus, trilhos, calçadas de pedras, restaurantes e à Casa da Boa Morte, arquitetura no estilo barroco trazidos pelas colônias Portuguesas. Para nós, tudo era motivo para ser registrado, não só, pelas nossas câmeras fotográficas, mas, também, pelos nossos olhos e ouvidos.
Descendo uma ladeira, avistamos o rio Paraguaçu e a cidade de São Félix, então, ficamos curiosas para saber como ela deveria ter sido usada no passado pelos escravos e senhores do Império e logo surgiu um comentário: nossa! estamos na novela escrava Isaura, quando alguém falou ao fundo: realmente, um cenário cinematográfico, digno de uma novela da rede Globo. Chegando ao rio, encontramos a bela e instigante ponte ferroviária, D. Pedro II e paramos para almoçar uma deliciosa MANIÇOBA, prato típico e mais famoso da região. Terminamos a visita conhecendo o centro cultural Dannemann, em São Felix, onde tivemos a oportunidade de olhar às descendentes afros fabricando os famosos charutos e aproveitamos para saborear um excelente café. Após o café, retornamos para Salvador com informações históricas e culturais que enriqueceram o nosso conhecimento acerca dessa importante cidade do recôncavo baiano, as quais, nos sentimos aptos a compartilhá-las com vocês.
UHEPC - Cachoeira Bahia
A Barragem de Pedra do Cavalo é uma barragem do rio Paraguaçu, que nasce na Chapada Diamantina, localizada a cerca de 2 km das sedes dos municípios de Cachoeira e São Félix e 120 km de Salvador, no estado brasileiro da Bahia. O Rio Paraguaçu (ou paraguassu) deságua no estuário da baía do Iguape no município de Maragojipe. A barragem é operada não só pelo Grupo Votorantim, mas também faz parte dos reservatórios operados pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), que substituiu o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), que por sua vez substituiu Superintendência de Recursos Hídricos do Estado da Bahia (SRH) e está transferindo sua gestão para a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB).[1] É uma barragem do tipo aterro e subtipos terra e enrocamento. O vertedor é de concreto com 5 comportas (sistema hidráulico). A usina funciona através do aproveitamento da reserva da Barragem de Pedra do Cavalo. A queda de água passa por dois condutos, cada um com vazão de 76 m³ por segundo e a vazão é conduzida até a casa de força. A água passa pela turbina, equipamento responsável por conduzir e direcionar a vazão através de um eixo ligado ao gerador, com o movimento da paletas deste eixo, é gerada a energia, que é distribuída pelos cabos até as torres de transmissão. A barragem tem como função principal o abastecimento de água à Região Metropolitana de Salvador (RMS), sendo a principal fonte devido ao fato de fornecer 60% de todo o recebido pela RMS.[1] Contudo, também foi idealizada para regularizar a vazão evitando as cheias que assolavam as cidades à jusante, às margens do Rio Paraguaçu: de um lado a cidade de São Félix, do outro, Cachoeira, cidades históricas importantes da Bahia. Sabe-se que a prioridade do recurso natural renovável, porém finito, ali armazenado é o abastecimento humano e ecológico, motivo esse que obriga a usina hidrelétrica do complexo a fechar suas comportas respeitando níveis pré-estabelecidos de água na represa. Fonte:
Fazenda Cassinum - Chegando de Barco e Pôr do Sol - Cachoeira Bahia
Cassinum é uma fazenda que fica no município de Cachoeira na Bahia e é um pequeno paraíso escondido.