Teatro Municipal de Morretes é interditado por falta de medidas de segurança
Teatro Municipal de Morretes é interditado por falta de medidas de segurança.
Morretes e Antonina, onde ficam e o que fazer nas cidades históricas
Olá amigas e amigos!
Você já conhece Antonina e Morretes no litoral paranaense? Então venha com a Lu Lampert nessa viagem pelas cidades históricas do Paraná.
Para chegar em Morretes de carro o melhor caminho é via Estrada da Graciosa. São 33 quilômetros de descida da serra do mar, muitas curvas, paralelepípedos e paisagens panorâmicas encantadoras cheias de encostas floridas, mata Atlântica, picos e cachoeiras. De tão bonita, a estrada PR 410 inaugurada em 1873 é pontilhada por mirantes para que o turista possa apreciar o visual e tirar fotografias. Vale aproveitar as paradas para tomar uma água de coco, provar a bala de banana e o mel da região. A estrada da Graciosa, junto com as cidades de Morretes faz parte do circuito de cidades e locais históricos do Estado do Paraná.
Chegando em Morretes, conheça os muitos atrativos da cidade histórica, fundada pelos jesuítas em 1733, às margens da baía de Paranaguá. No centro, os destaques são as construções históricas bem-preservadas e que hoje abrigam museus e espaços culturais. A Prefeitura local está localizada no prédio da antiga fábrica fundada por Francesco Matarazzo, um bem sucedido empresário, dono de industrias do século passado.
Não deixe de provar o prato típico da região, o barreado. A iguaria é preparada em panela de barro e feita com pedaços de carne e farinha de mandioca. O cozimento dura entre três e 12 horas e o prato, de dar água na boca, é servido acompanhado por banana da terra e laranja.
Antonina está situada a 90 km de Curitiba, e a 50 km de Paranaguá. Cidade Histórica cujos primeiros vestígios da ocupação foram encontrados nos sambaquis, sitios arqueológicos onde habitavam os povos primitivos da região. Posteriormente índios carijós habitaram o local sendo que os primeiros povoadores datam de 1648 e 1654. Além da extraordinária beleza natural paisagística, Antonina possui no seu calçamento de pedras e nas suas ruínas, histórias, as quais enriquecem o seu patrimônio. O município oferece ainda, diversos atrativos turísticos como a estação ferroviária recentemente reformada, o teatro municipal, o mercado público, a Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Benedito, o Pico Paraná (local mais alto da região sul com seus 1962m), a praia da ponta da Pita, o Porto Histórico do Barão de Teffé, a usina hidrelétrica Parigot de Souza e muito mais.
Contato Fone / WhatsApp: +55 41 988886847
Acesse:
Curtam a minha página no Facebook:
Me sigam no Instagram:
Twitter:
Darel Lampert - Consultora Financeira
ABC Formaturas
Empresa Especializada em Fotografia Infantil e Eventos Sociais
WhatsApp: (92) 98447-5129 Larissa / Eden Maia
ANTONINA • Caminhando Brasil【4K】Paraná • Centro histórico • parte 3 • Praça e Theatro Municipal
Continuação da caminhada pela cidade de Antonina, Paraná. A caminhada abrange a Praça Romildo Pereira e ruas adjacentes e termina no Theatro Municipal.
Construído na segunda metade do século XIX, durante a fase áurea da economia de Antonina. Consta que o “Theatro” teria sido construído pela Sociedade Teatral de Antonina, fundada em 1875, sendo que a prefeitura adquiriu o espaço no início do século XX. Possui uma área construída de 630 m2, estilo eclético, rico em adornos.
Rua Dr. Carlos Gomes da Costa, 322
História
Sabe-se que em 1898, o Sr. Arthur Balter e um grupo de amadores restauram um edifício pertencente a uma sociedade teatral particular fundado em 1875, passando a denominá-lo Theatro Municipal.
Entre os anos de 1930 e 1935, quando em Antonina a assistência social era amparada pelos parcos recursos da população antoninense que, na ocasião, se valia de festivais esportivos e teatrais para angariar fundos com o qual amenizava as despesas do Hospital de Caridade de Antonina, apareceu num domingo chuvoso, em Antonina, uma Companhia de Artista do Teatro Alhambra do Rio de Janeiro, em excursão para Argentina, no Navio de Passageiros e Cargas “Almirante Jaceguay” do Lloyd Brasileiro, que aportou para descarregar e carregar “cabotagem.
Aproveitando o tempo que permaneceram neste porto, o qual seria das 3h da tarde até 11h da noite, ocasião que terminado a operação de carga e descarga o navio rumaria para Buenos Aires, os Artistas e demais passageiros desceram para a terra afim de conhecer a cidade (naquele tempo não se falava em turismo, mas já se fazia sem saber). Andando pela cidade, conhecendo pontos pitorescos, encontraram-se com nosso Theatro Municipal, principalmente com sua fachada, verdadeira obra prima de escultura, que representava nos seus instrumentos e figuras de comédia teatral. E sabedores dos espetáculos que ali se realizavam, todos em benefício do Hospital, resolveram de acordo com o Provedor do Hospital, Sr. Álvaro Rodrigues da Costa (Álvaro Paciência) e o empresário do cinema, aproveitando o tempo, um festival de última hora o qual fariam “cenas rápidas, anedotas e shows artísticos”. Assim tudo acertado, às 6h da tarde o Teatro Municipal já se encontrava lotado, com a Banda de Música Lyra Antoninense, só de menores (a primeira no Paraná), comandada pelo Maestro Urqueza Roberto Franco, tocando na porta do Theatro para atrair espectadores ao mesmo......
Antonina é uma das mais antigas povoações do Paraná, tendo sua região sido perlustrada a partir do século XVII. A efetiva ocupação deu-se em 1648 quando o parnaibano Gabriel de Lara, o Capitão Povoador, sesmeiro da Nova Vila (Paranaguá), cedeu a Antonio de Leão, Pedro Uzeda e Manoel Duarte três sesmarias no litoral Guarapirocaba, primeiro nome de Antonina, as primeiras daquela porção litorânea. Foram pois, estes os primeiros povoadores de Antonina.[6]
Eram tempos de caça ao ouro, e este ciclo intensificou-se com a chegada de homens sequiosos pelo vil metal. Com o passar dos anos, o povoamento do lugar foi se firmando, datando de 12 de setembro de 1714 a oficial povoação de Antonina.
Em 1712, Manoel do Valle Porto, depois sargento-mor, estabeleceu-se no Morro da Graciosa, pois havia recebido uma sesmaria localizada nesta região, e a frente de grande número de escravos iniciou o trabalho de mineração e agricultura na região.
As primeiras roçadas devastaram a selva em frente a ilha da Graciosa (atualmente Corisco), que comprovaram a uberdade da terra, de grande valia para o povo do lugar.
Valle Porto conseguiu provisão de licença para a construção da primeira nave da Capela de Nossa Senhora do Pilar no povoado, que abrigava cerca de cinquenta famílias de fiéis, em tributo a Virgem Maria. Desde esta época os moradores da cidade ficaram conhecidos como capelistas.
Em 1797 o povoado tinha 2.300 habitantes, que viviam de mineração, pesca e agricultura de subsistência..
Neste mesmo ano, a 6 de novembro, a freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa foi elevada a categoria de vila, com a denominação de Antonina, em homenagem ao Príncipe da Beira Dom Antônio. Este ato solene foi realizado na presença da nobreza e do povo em geral, que assistiu ao levantamento do pelourinho e da lavratura do ato.
Em 14 de janeiro de 1798 foi empossada a primeira câmara de vereadores de Antonina, e a primeira providência foi a reabertura da Estrada da Graciosa, no que foram ajudados por autoridades curitibanas. Em 1835 a vila tinha 3.300 habitantes.
No dia 21 de janeiro de 1857, através de Lei Provincial nº 14, torna-se município da nascente Província do Paraná.
#antonina #cidadehistórica #caminhadavirtual
⚠️???? Recomendo o uso de fones de ouvido para uma experiência imersiva no vídeos de caminhada - captação externa de áudio binaural 3D.⚠️
Teatro Aleluiah 4ª IEQ Morretes
Apresentação no dia da comemoração dos 60 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil.
Samuel Barbosa & Banda em Morretes (Parte 2)
Noite Gospel com a presença do cantor Samuel Barbosa, do ministério Filhos do Homem, e banda, no Teatro Municipal de Morretes, no dia 30 de junho de 2008. Mais um evento da Coordenadoria Regional de Jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular.
Reunião do Hospital Municipal de Morretes
Coral_Rafa.mp4
Trechinho da apresentação de Natal do Coral Mirtillo Trombini em Morretes - PR... gravação ruim, péssima... mas a cantoria e as crianças são lindas!
Morretes / PR - Viajando com a Família Muller
Família Muller em Morretes / PR
Aconteceu no Brasil, Enquanto o ônibus não vem
Abertura da peça 'Aconteceu no Brasil, Enquanto o ônibus não vem' em frente ao Theatro Municipal em Antonina no Festival de inverno 2008.
Invasão Cultural no Alemão
Edição de humilde para expor como foi este dia lindo no Complexo do Alemão.
A comunidade agradece a todos que trouxeram e transmitiram alegria a população.
Valeu Orquestra Voadora, aos poetas urbanos, aos palhaços e malabares que trouxeram sorriso no rosto das crianças e adultos.
fanfarra falbevi morretes
Theatro de Morretes - Descarga Eletrica
Tour da cidade de Curitiba Tour the city of Curitiba Brasil
Tour da cidade de Curitiba - centro histórico; UFPR - Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil; Parques (Barigui, Tanguá, Jardim Botânico e João Paulo II); Teatro de Arame e Teatro Paiol; museu Oscar Niemeyer, em forma de olho; Santa Felicidade, colȏnia formada em 1878 por imigrantes italianos.
Tour the city of Curitiba - historic center; UFPR - Federal University of Paraná, the first in Brazil; Parks (Barigui, Tanguá, Botanical Gardens and John Paul II); Wire and Teatro Storeroom; Oscar Niemeyer Museum, in the form of eye; Santa Felicidade, colȏnia formed in 1878 by Italian immigrants.
music by
Roger - Subirana-Mata _-_ Deshmy_Laggio_mp3
Akajules_-_ Isagoround mp3
Jamendo.com
Stefany Antonello Esmeralda
Apresentação Repertório Esmeralda no Teatro Municipal de Morretes
Culto ao ar livre no centro de São Paulo - 22 de setembro de 2012 - o $how tem que parar!
No dia 22/09/12 o Movimento pela Ética Evangélica Brasileira, que participa de protestos pacíficos com o slogan Voltemos ao Evangelho puro e simples, o $how tem que parar, iniciou as pregações em praça pública no centro de São Paulo. Essas pregações já aconteciam em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, participe dos cultos aos sábados à tarde (a partir de 6/10) na região próxima ao Teatro Municipal.
Antonina Vem Dançar Comigo - 12º Festival Gospel de Antonina
Theatro Municipal de Antonina - 09/11/2017
sítio nossa senhora de aparecida
edição- allax
participantes- bia-alyce-jurandy-casiano-gordo-assis-net-gilberto-graça-gustavo-lucas-allax
bandas- aviões do forró - garota safada - diego e ramon
Antonina 21 06 2019
Festival de Blues em Antonina - PR
21-06-2019
Curitiba Centro Histórico Brasil
O Centro Histórico de Curitiba, também chamado de Setor Histórico de Curitiba, é uma área da cidade
de Curitiba, capital do estado Paraná, conhecido por abrigar um conjunto de edificações de importância histórica e cultural.
Compreende quinze quadras que pertencem aos bairros São Francisco e Centro, limitando-se ao entorno das praças Tiradentes, José Borges de Macedo, Generoso Marques, Garibaldi e João Cândido, além do Largo da Ordem. Sua maior e mais conhecida área encontra-se no Largo Coronel Enéas, também denominado popularmente como Largo da Ordem.
O Paço da Liberdade é um edifício histórico localizado no centro da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná, inaugurado em 24 de fevereiro em 1916.
Largo da Ordem
Rosary Solar Art Gallery
Palácio Garibaldi
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas
Memorial de Curitiba
Paço da Liberdade
Teatro Guaira
Universidade Federal do Paraná
Catedral de Nossa Senhora da Luz
Bar do Alemão
Igreja do Rosário
Il centro storico di Curitiba, chiamato anche settore storico di Curitiba, è un'area della città
di Curitiba, capitale dello stato del Paraná, nota per aver ospitato una serie di edifici di importanza storica e culturale.
Comprende quindici blocchi che appartengono ai quartieri di São Francisco e Centro, essendo limitati ai dintorni delle piazze Tiradentes, José Borges de Macedo, Generoso Marques, Garibaldi e João Cândido, oltre a Largo da Ordem. La sua area più grande e più conosciuta è in Largo Coronel Enéas, anche popolarmente conosciuta come Largo da Ordem.
Il Paço da Liberdade è un edificio storico situato nel centro di Curitiba, capitale dello stato brasiliano del Paraná, inaugurato il 24 febbraio del 1916
Largo da Ordem
Rosary Solar Art Gallery
Palácio Garibaldi
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas
Memorial de Curitiba
Paço da Liberdade
Teatro Guaira
Universidade Federal do Paraná
Catedral de Nossa Senhora da Luz
Bar do Alemão
Video Shooting by Pino.Meola
Video Editing by pinomeola
Music:
You TubeAudio Library Free
Present _ Standard . mp3
Say_ Sweeps . mp3
Cloud _ Wheels _ Castle _ Builder . mp3
Y _ Files . mp3
Antonina no Paraná, a cidade das balas de banana
A pequena e Bela cidade de #Antonina fica a cerca de 80 km de #Curitiba, a capital do #Paraná.
Com quase 19 mil habitantes, Antonina, famosa por suas balas de banana, se desenvolveu em volta à igreja de Nossa Senhora do Pillar. Guarda ruínas de uma antiga fábrica de mate e muita, muita paisagem linda!!!!
Se engana os que pensam, que não há nada para se fazer na cidade.
Antonina tem rafting entre outros passeios bem legais!
Rafting - Icatú Rafting
Pico do Paraná
Baia de Antonina
Passeio de van por Antonina e Morretes, Sr Luis (41) 9864 - 9610