Vouzela - Torre de Cambra foi cenário de nova feira medieval do concelho
A Torre Medieval de Cambra, em Vouzela, foi o cenário escolhido para a realização de mais um mercado medieval
O Mercado Medieval de Cambra, representa uma das maiores actividades do calendário de festas do concelho atraindo vários turistas à região.
Envolvendo a participação de várias centenas de figurantes trajados a rigor, a iniciativa contou com a organização do Agrupamento de Escolas de Campia, da Associação Cultural e Recreativa de Cambra e da Junta de Freguesia de Cambra.
Ao longo do dia o espaço foi animado com um desfile de cavaleiros, cortejo medieval, artesanato ao vivo, mercadores e regatões, acrobacias e malabarismos, justas e outras lutas apeadas, artes circenses, teatro, música e danças.
Cova do Lobisomem (Cambra, Vouzela)
Lenda do Lobisomem
Reza a lenda que em noites de lua cheia o lobisomem percorre as ruelas graníticas da povoação de Cambra, caçando quem apanhar desprevenido. As portadas das janelas fecham-se e as crianças escondem-se debaixo das mantas quando ouvem o tropel das suas patas na calçada. Mas que monstro é este que assim apavora as noites enluaradas? Acontece que nas famílias da região, nas mais numerosa, era costume haver 7, 8, 9 e mais filhos... Se, ao chegar o sétimo filho, nascesse uma menina havia que chamar-lhe Custódia ou Benta e se fosse menino havia que pôr-lhe o nome de Bento ou Custódio. Mas, nem todos se lembravam ou então não acreditavam na maldição e assim lá lhe davam outro nome. Então, em todas as noites de lua cheia, essa criança, ao chegar à idade adolescente sofria uma terrível transformação: cresciam-lhe os dentes e as orelhas, as unhas transformavam-se em garras e o corpo ficava coberto de pelo negro e hirsuto... os olhos chamejantes vasculhavam o escuro, saltava de casa em casa para fora, procurava as vítimas indefesas, caçava-as e depois arrastava-as para o seu esconderijo: uma gruta, na margem do rio Couto, perto da velha torre onde as devorava sofregamente! Testemunho disso são os ossos que por ali se iam encontrando e as paredes enfarruscadas da cova onde, nas noites mais frias, o monstro acendia uma fogueira para se aquecer. in placar Toca do Lobisomem
Paço de Vilharigues - Turismo de habitação - Vilharigues - Vouzela
Paço de Vilharigues - Turismo de habitação
Vilharigues - Vouzela
Mercado Medieval de Cambra, Vouzela. 2017
Mercado Medieval de Cambra 2016
O Mercado Medieval de Cambra é um evento de recriação histórica que transforma o espaço envolvente da velha Torre Medieval de Cambra num espaço tipicamente medieval. Durante os dias 2 e 3 de Julho, bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis invadirão aquele fantástico espaço, transportando o visitante para outra dimensão.
O evento vai recriar tempos medievais e depois do sucesso das edições anteriores, vai regressar para a sua sétima edição. É organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Cambra, União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, Câmara Municipal de Vouzela e Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, em parceria com várias instituições e grupos locais nomeadamente a Escola Profissional de Vouzela e associações da freguesia. O objetivo passa por preservar e divulgar a história local e o património arquitetónico de Cambra e seus arredores.
Recuemos no tempo e imaginemos os cambrenses a saudar os senhores da Torre, os viajantes anónimos, os almocreves e outros vendedores ambulantes a quem chamavam bufarinheiros e recoveiros. Imaginemos as danças, a música, os pregões, os malabaristas e jograis, os cuspidores de fogo, as bruxas e as suas poções… Descansemos no albergue, comamos e bebamos nas tabernas, cantemos e dancemos ao som dos tambores e das gaitas.
Venham embarcar para um m undo mágico onde a surpresa acontece a qualquer momento…
Mais informações em:
Torre Vilharigues
Torre Vilharigues
Cambra Wedding 6.9.7
Cambra Wedding 6.9.7
Capela de S. Barnabé – Serra do Caramulo -Vouzela / Tondela - Viseu
Em 04 de Outubro de 2014
Lugar Sentido - Sensed Place Carvalhal de Vermilhas PT-EN
Lugar sentido é o resultado de uma intervenção académica em parceria com uma ONG, Binaural-Nodar, que visou explorar as vantagens e desvantagens de introduzir e ou fortalecer a participação cívica no planeamento e desenvolvimento turístico. Para tal, uma iniciativa participativa e, devidamente, enquadrada no território foi desenvolvida, ou seja, a comunidade local foi convidada para um exercício de reflexão acerca das várias características que compõe o lugar, bem como sobre as conexões socio-culturais de cada indivíduo com esse mesmo lugar. Este exercício permitiu a um grupo de indivíduos reclamar o poder decisório e assumir responsabilidade pelo seu território, através da partilha dos seus valores e narrativas que devem ser a base de qualquer iniciativa de promoção turística. Em suma, o documentário procura dar voz a 11 residentes de Carvalhal de Vermilhas, genuínos embaixadores do lugar que orgulhosamente partilham connosco as suas visões, histórias e sentimentos sobre a sua pequena aldeia localizada no interior de Portugal.
Sensed Place is the result of an academic intervention in partnership with an NGO, Binaural-Nodar, that aimed to explore the advantages and disadvantages of introducing and or strengthening civic participation in tourism planning and development. For this end, a participatory and properly organized initiative in the territory was developed. The local community was invited to reflect on the various characteristics that make up the place, as well as on the socio-cultural connections of each individual with this same place. This exercise allowed a group of individuals to claim decision-making power and take responsibility for their territory by sharing their values and narratives that should be the basis of any tourism promotion initiative. The documentary seeks to give voice to 11 residents of Carvalhal de Vermilhas, genuine ambassadors of the place who proudly share with us their visions, stories and feelings about their small village located in the interior of Portugal.
This is a twin-documentary of Place Ambassadors, which can be watched here:
Cátia Rebelo holds a degree in Tourism and master’s in Sustainable Tourism from the Polytechnic Institute of Leiria, Portugal. Currently, she is a Marie Skłodowska-Curie ITN Early Stage Researcher (ESR) at the Sustainable Places Research Institute as well as a PhD student in the 3rd year of City and Regional Planning at Cardiff University, UK. Her project, Place Ambassadors, is part of a network called SUSPLACE that explores the full potential of place shaping practices on sustainable development. She has worked in national and international projects in sociology, tourism & sustainability and higher education areas.
Pendilhe e arredores
Pendilhe (Covada) Achada em Pendilhe
(Quarta e Sermil)
Feita em 1851
Capela de S. Tiago em Mões
Dólmen da Capela de Nossa Senhora do Monte em Penela da Beira
Anta do Turgal
Penedono
Dólmen da Lapinha em Penela da Beira
Dólmen de Sangrino - Penela da Beira
A Cova do Lobisomem localiza-se na parte externa duma curva do Rio Couto Cambra, Vouzela, VISEU
torre medieval
Fonte Românica Solar - Século XVIII
Ferreirim
Queirã - Voo aéreo
Voo sobre a aldeia de Queirã com um quad DJI Phantom 3.
VIAJANDO POR PORTUGAL - VOUZELA (Travelling around Portugal)
Disclaimer: I don't hold any copyright to the music used in this video. In such case, it rightfully belongs to the respective artist, writer and owner. No copyright infringement is intended.
For more information about some video please check the video description by using Show more link button under video web player. Thank you!
Lourizela, o 1º video
este é um video sobre a paisagem envolvente da minha aldeia maravilhosa. A calma, o verde, a água dos rios Vouga, Teixeira e Lordelo. Terra maravilhosa onde a paz reina e também não faltam formas de diversão. Imperdivel
Vouzela e o nacional socialismo...
Telmo vs. Meneses
Peter Sky @ Glow / Vouzela 2016
Cuidando da horta - Vila Marim - Mesão Frio - Vila Real - Portugal
Mais fotografias e videos em:
Ano do vídeo: 2019
Copyright.
Todos os direitos reservados ao autor/fotógrafo: Baptista de Barros.
Banda Verdi Cambrense em Felgar ! Torre Moncorvo !
Vouzela, andreia and mariana
ingles