USINA HIDRELÉTRICA GOVERNADOR PARIGOT DE SOUZA-ANTONINA-PARANÁ
VIDEOS E FOTOS 2012.
Institucional Usina Hidrelétrica Gov. Parigot de Souza
Com quase meio século e é a maior usina hidrelétrica subterrânea do sul do Brasil. Saiba como funciona este empreendimento, um verdadeiro espetáculo da nossa engenharia.
Usina hidrelétrica Gov. Parigot de Sousa, antiga Capivari Cachoeira.
Reportagem da RPC tv do paraná, mostrando um usina hidrelétrica, onde a represa fica distante mais de 14 quilometros da casa de força que é subterrânea a 120 metros! Incrível obra de engenharia dos anos 60!!!!
USINA GPS - ANTONINA - PR
Usina Governador Parigot de Souza - Antonina - Parana
by Rodrigo Patricio
Usina de GPS - Matéria da Gazeta do Povo
Matéria publicada pela Gazeta do Povo em 25/08/2014
Uma usina construída debaixo das montanhas de AntoninaA usina subterrânea Parigot de Souza foi inaugurada na década de 70. Quando chegam, os trabalhadores - depois de treinados, sentem por pelo menos uma semana os efeitos de passar a jornada debaixo da terra.
Usina Hidreletrica da Cotia - Antonina - Paraná
Usina Hidrelétrica Volta Grande
Contato
Luiz Rogério Reiné
(17) 9 9608 2715
Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Neto Pr 170
Um passeio pela Pr 170, um lugar lindo de se ver. vale a pena!
Condutor Alysson Figueiredo
4 hinos de uma antonina só ...
Best Things To Do in Antonina, Brazil
Antonina Travel Guide. MUST WATCH. Top 10 things you have to do in Antonina. We have sorted Tourist Attractions in Antonina for You. Discover Antonina as per the Traveler Resources given by our Travel Specialists. You will not miss any fun thing to do in Antonina.
This Video has covered top 10 Best Things to do in Antonina.
Don't forget to Subscribe our channel to view more travel videos. Click on Bell ICON to get the notifAntonination of newly uploaded videos.
List of Best Things to do in Antonina, Brazil
Matriz Chuch
Parana Peak
Baia de Antonina
Ruinas do Casarao Macedo
Setor Historico
Pico Itapiroca
Ponta da Pita
Usina Hidreletrica Governador Parigot de Souza
Praca Coronel Macedo
Complexo do Rio dos Patos
Vídeo que mostra as áreas alagadas e características do relevo na região da implantação das PCH's KM 19, KM 14 e KM 10, pertencentes ao Complexo Rio dos Patos, no municípios de Prudentópolis, Guamiranga e Ivaí, no estado do Paraná.
ANTONINA (TIMES DE FUTEBOL ANTIGOS)
FUTEBOL ANTIGO...
Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga (Usina Segredo)
A UHE Governador Ney Braga, conhecida como Usina de Segredo, é um dos mais importantes empreendimentos de geração de energia da Copel. Assista e conheça!
Entrada da usina Parigot de Souza.MPG
A Usina Hidrelétrica Governador Pedro Viriato Parigot de Souza (antiga UHE Capivari-Cachoeira)
Praça Feira-Mar - Romildo Gonçalves Pereira - Antonina/PR
Praça Feira-Mar - Romildo Gonçalves Pereira - Antonina/PR
fb/antoninaemfoco
【4K】ANTONINA Paraná • Centro Histórico • Fonte da Carioca • Trapiche • Pharmacia Internacional
ANTONINA - Antonina é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população contada em 2010 é de 18.891 habitantes com uma área de 876,551 km². Está situada a 90 km de Curitiba, e a 50 km de Paranaguá. Os primeiros vestígios da ocupação foram encontrados nos sambaquis. Posteriormente índios carijós habitaram o local sendo que os primeiros povoadores datam de 1648 e 1654. Além da extraordinária beleza natural paisagística, Antonina possui no seu calçamento de pedras e nas suas ruínas, histórias, as quais enriquecem o seu patrimônio. O município oferece ainda, diversos atrativos turísticos. É acessado pela BR-277, pela antiga Estrada da Graciosa, por ferrovia e através do porto, que foi recentemente reativado, onde também se localiza a sede do município. Criado através da Lei Estadual nº14 de 21 de janeiro de 1857, e instalado na mesma data foi desmembrado de Paranaguá.
Os habitantes naturais do município de Antonina são denominados antoninenses ou capelistas. Está localizada no litoral norte do Estado do Paraná na Mesorregião Metropolitana de Curitiba, mais precisamente na Microrregião de Paranaguá, estando a uma distância de 84 km via BR-277 e 79 km via Estrada da Graciosa, da capital do estado, Curitiba.
Etimologia
O nome de Antonina é uma homenagem prestada ao Príncipe da Beira Dom António de Portugal em 1797. Etimologicamente existem duas fontes: primeiro, do latim antonius que significa inestimável, segundo, do grego antheos, traduzido como flor.
História
Antonina é uma das mais antigas povoações do Paraná, tendo sua região sido perlustrada a partir do século XVII. A efetiva ocupação deu-se em 1648 quando o parnaibano Gabriel de Lara, o Capitão Povoador, sesmeiro da Nova Vila (Paranaguá), cedeu a Antonio de Leão, Pedro Uzeda e Manoel Duarte três sesmarias no litoral Guarapirocaba, primeiro nome de Antonina, as primeiras daquela porção litorânea. Foram pois, estes os primeiros povoadores de Antonina.[6]
Eram tempos de caça ao ouro, e este ciclo intensificou-se com a chegada de homens sequiosos pelo vil metal. Com o passar dos anos, o povoamento do lugar foi se firmando, datando de 12 de setembro de 1714 a oficial povoação de Antonina.
Em 1712, Manoel do Valle Porto, depois sargento-mor, estabeleceu-se no Morro da Graciosa, pois havia recebido uma sesmaria localizada nesta região, e a frente de grande número de escravos iniciou o trabalho de mineração e agricultura na região.
As primeiras roçadas devastaram a selva em frente a ilha da Graciosa (atualmente Corisco), que comprovaram a uberdade da terra, de grande valia para o povo do lugar.
Valle Porto conseguiu provisão de licença para a construção da primeira nave da Capela de Nossa Senhora do Pilar no povoado, que abrigava cerca de cinquenta famílias de fiéis, em tributo a Virgem Maria. Desde esta época os moradores da cidade ficaram conhecidos como capelistas.
Em 1797 o povoado tinha 2.300 habitantes, que viviam de mineração, pesca e agricultura de subsistência..
Neste mesmo ano, a 6 de novembro, a freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa foi elevada a categoria de vila, com a denominação de Antonina, em homenagem ao Príncipe da Beira Dom Antônio. Este ato solene foi realizado na presença da nobreza e do povo em geral, que assistiu ao levantamento do pelourinho e da lavratura do ato.
Em 14 de janeiro de 1798 foi empossada a primeira câmara de vereadores de Antonina, e a primeira providência foi a reabertura da Estrada da Graciosa, no que foram ajudados por autoridades curitibanas. Em 1835 a vila tinha 3.300 habitantes.
No dia 21 de janeiro de 1857, através de Lei Provincial nº 14, torna-se município da nascente Província do Paraná.
ANOLIPA Não é um vlog comum, não há narração, nem legendas com distrações.
ANOLIPA é um canal sobre viagens reais, sobre lugares reais, sem maquiagem, sem edições que escondem detalhes indesejáveis, mostra o lugar como é realmente no fluxo de tempo.
É um canal de vídeos crus [raw] com áudio ambiente.
Estes vídeos complementam suas pesquisas sobre lugares e cidades.
⚠️???? Experimente assistir com fones de ouvido!⚠️
⚠️4K 60fps é suportado somente pelo Google Chrome.⚠️
???? Recomendo o uso de fones de ouvido para uma experiência imersiva no vídeos de caminhada - captação externa de áudio binaural 3D.
Espero que você tenha gostado de assistir a este vídeo e tenha lhe dado uma experiência visual e auditiva.
Se você gostou, LIKE este vídeo, comente algo e compartilhe com seus amigos e entes queridos.
Likes, comentários e compartilhamentos ajudam o canal a crescer, e estimulam a criação de mais conteúdo de qualidade gratuito para você.
Pergunte qualquer coisa a respeito do que você viu ou se lembra da cidade, comente um fato curioso, conte-me sua experiência com a cidade.
Para ver todos os outros vídeos e ser notificado quando novos vídeos forem postados, inscreva-se no canal e clique no sininho!
#antonina
trilha para a usina parigot de souza
trilha serra do mar, usina parigot de souza
SOBREVÔO ANTONINA (15/MARÇO/2011)
sobrevoo sobe Antonina (PR) para verificar os deslizamentos de terra que ocorreram em função das chuvas de 10 e 11 de março
Voo Travessia (Capivari até Bairro Cachoeira em Antonina) - Parte 2-4
Decolagem na Rampa Capivari. e Pouso em Antonina
IMAGENS FANTÁSTICAS da REPRESA DO CAPIVARI
Localizada no município de Campina Grande do Sul, Paraná, as margens da BR 116, Rodovia Régis Bittencourt, que liga Curitiba a São Paulo, a Represa do Capivari, é um grande açude construído com o objetivo de represar as águas do Rio Capivari para geração de energia elétrica pela Usina Hidrelétrica Governador Parigot de Souza.
As águas desta represa adentram um túnel, construído sob a Serra do Mar e percorrem em desnível uma distância de 14Km até chegarem as turbinas de geração de energia da Usina Parigot de Souza no município vizinho de Antonina, litoral do Paraná.
Trata-se de uma avançada obra de engenharia. Ao falarmos em 14Km parece-nos uma distância razoavelmente pequena, porém, para quem está acostumado a circular por esta região admira-se com esta incrível obra, já que o deslocamento de carro entre as margens da represa até os portões da Usina em Antonina corresponde a uma distância de quase 100Km e aproximadamente 1h30min. de viagem pela Estrada da Graciosa na Serra do Mar.
A Represa do Capivari é muito frequentada por pescadores, as margens da represa existem várias propriedades privadas que tornaram-se pesque e pague ou pague e pesque, conforme preferir. Ainda, há opções de pesca gratuita em locais público, como por exemplo, embaixo das pontes da Rodovia BR 116 que passam sobre a represa.
Neste vídeo você vai ver uma coletânea das melhores fotos que tirei as margens desta represa.
MINHAS REDES SOCIAIS:
Meu site:
FanPage:
Twitter:
Instagram:
Se inscreva no canal: