Museu Marmelos Zero -CEMIG- Parte 1
#fantasminas #dynnoeduda #CEMIG
Museu Marmelos Zero -CEMIG- Parte 1
Agende sua visita ao Museu Marmelos zero no link:
Mais informações pelo email: museumarmeloszero@cemig.com.br
Canal YouTube CEMIG:
RECADO IMPORTANTE
Salve Investigadores e Fantasmigos.
Para que o YouTube entenda que você quer receber os vídeos do FantasMinas
✔Se inscreva no canal
✔ Ative o sininho de notificação
✔Deixe seu like
✔Comente
✔ Compartilhe
Abraços e beijos #dynnoeduda
***************************************
anciador(a) ou patrocinador(a).
FantasMinas agradece a sua colaboração.
Abraços e beijos #dynnoeduda
Titular: Fábio da Silva
Agência: 2519
Tipo de Conta: 013
Número da Conta: 00047643-8
Banco: Caixa Econômica Federal
Contribua pelo PayPal:
Contribua pelo PADRIM
Contribua pelo PAGSEGURO :
Contato Whatsapp FantasMinas
(32) 99911-7189
E-mail l: minasfantas@gmail.com
***************************************
APOIO
LIVE ART SOUND
Som e Iluminação para seu evento
Email: liveartsound@gmail.com
Flora Santiago
Levando a natureza até você
Fone: (15)99995-1232
E-mail: florasantiago.santiago@gmail.com
AYUMMI
Numerologia pessoal e comercial
Telefone: (whats) (13) 98174-9947
Na Parede & Cia
Página:
Contato: (32) 98862-5180
Email: dynnos@gmail.com
Canal no Youtube:
***************************************
Redes Sociais FantasMinas:
YouTube:
Facebook:
Instagram:
Twiter:
*******************************
NOSSOS PRODUTOS A VENDA
LOJA NO TEESPRING (YOUTUBE)
***************************************
NOSSOS PARCEIROS E APOIADORES
Na Parede & Cia:
Chamos:
Histórias do Mago Squiba:
Carlos Falchi:
Abutre Investigações:
Família Big Brutus:
Hobby Legal:
Levita Detectorismo:
Tube Paranormal
Mundo Sombrio:
Facebook:
Site:
Relatos Sobrenaturais e Terror
Grupo Facebook:
Um Pouco de TERROR Por Favor
Canal YouTube:
Facebook:
Grupo Facebook:
*****************ATENÇÃO********************
Antes de ver essa matéria, lembre-se que a opinião da Equipe FantasMinas é particular, e reservada a seus integrantes.
Não temos intenção em ofender, desmerecer ou favorecer qualquer crença ou religião, sexualidade, etnia e etc.
Essa matéria é um conteúdo autêntico, com a intenção de levar aos nossos telespectadores informações que eles buscam diariamente.
Os comentários não representam a opinião da Equipe FantasMinas; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Equipe FantasMinas reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos, ameaças e ofensas a seus integrantes, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.
Não aprovamos comentários com números de telefones, e-mail, todos tipos de links, links de grupos WhatsApp e etc. Para entrar em contato conosco, nosso e-mail e telefone se encontram acima e abaixo:
Contato Whatsapp FantasMinas
(32) 99911-7189
E-mail l: minasfantas@gmail.com
Juiz de Fora: Museu de Marmelos é reaberto
Foi reinaugurado, em Juiz de Fora, o Museu de Marmelos, que conta a história da primeira usina hidrelétrica da América Latina. O espaço ficou fechado por cinco anos.
Estrada união indústria, sentido juiz de fora rota usina de marmelos
Estrada real - antiga Brasil 040
Usina de Marmelos Zero - Rodovia União - Indústria/MG
Usina de Marmelos,Juiz de Fora - 901
JUIZ DE FORA - MG, ABRIL DE 2012
Centro Cultural Bernardo Mascaranhas e Praça Antônio Carlos (Avenida Getúlio Vargas nº 200), Parque Halfeld e Cine Theatro Central (Calçadão da Rua Halfeld), Museu do Crédito Real (cruzamento da Rua Halfeld com Avenida Getúlio Vargas), Mirante do Morro do Cristo (Morro do Imperador), Museu Ferroviário (Avenida Brasil nº 2001), há circulação de trens de carga, Parque do Museu Mariano Procópio (Rua Mariano Procópio s/nº) , Usina Marmelos Zero (a primeira usina hidroelétrica da América do Sul), Largo do Riachuelo, Mata do Krambeck, Mirante São Bernardo, Marco do Centenário, Estádio Municipal Radialista Mario Helênio, Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Rua Benjamim Constant nº 790), Catedral Metropolitana e muito mais...
Acelerando Ceypton em Juiz de Fora + Continuação Usina de Marmelos + cachorra nervosa
via Capture YouTube
barragem da usina de marmelos
primeira usina da america latina (usina de marmelos em juiz de fora)
Hulha - branca
A trajetória e a luta do industrial Bernardo Mascarenhas, pioneiro na indústria têxtil no estado de Minas Gerais, que com coragem e determinação, usando de sua astúcia e inteligência, promoveu o mais belo dos espetáculos, a luz!, que com a extração da energia das cataratas de Marmelos tornou-se a primeira iluminação pública hidroelétrica da América do Sul em 05 de setembro de 1889.
Direção, produção e roteiro: Wilton Araújo
Diretor de fotografia: Wagner Soares
Diretora de Arte: Emmanuelle Vaccarini
Fotografia: Adriano Medeiros
Som/iluminação: Anderson Medeiros
Making of: Fábio Fernandes
Assistentes de produção: Mário Marques e Rilson Coura
Continuista: Thais Vasconcelos
Edição e finalização: Vox Audiovisual
Still: Wilson de Carvalho
Trilha sonora: Miguel junno
Música: Chafic Arbex
Elenco: Daniel Corni -- Wilton Araújo -- Steven Kyle -- Cameron Felt -- João Magalhães e Mauro dos santos
Escolas do ensino fundamental de Juiz de Fora/MG participem do Concurso 124 Anos de Luz vejam o regulamento no blog abaixo.
Visite o blog: wawiltonaraujo.blogspot.com.br
Lazer: Exposições no Museu de Arte Murilo Mendes
Exibição 07/04/2016
No quadro Lazer dessa semana você vai conhecer duas exposições que estão abertas para visitação no MAMM. Elas unem as palavras com obras de arte contemporâneas.
Reportagem: Letícia Nery
Imagens: Humberto Campos
Edição: Leonardo Bonoto
10 pontos turisticos mais visitados de Juiz de Fora
Conheça os 10 pontos turisticos mais visitados de Juiz de Fora!
1 - Museu de História Natural
No espaço, hoje com 1300 peças, constam 18 vitrines dispostas de acordo com a Teoria da Evolução dos Seres Vivos e um espaço com animais vertebrados taxidermizados (empalhados).
2 - Museu Mariano Procópio
É o 1º museu de Minas e abriga um dos acervos mais significativos do país, com cerca de 45.000 peças que resgatam parte da essência cultural e histórica da vida colonial brasileira e do império. Em 13 de maio de 1922, o Museu Mariano Procópio foi, oficialmente, aberto ao público e inaugurado com acervo que ocupava tanto a Villa quanto o Prédio Mariano Procópio.
3 - Cine Theatro Central
Em 1928, quando a cidade já era um polo industrial e politicamente influente, começa a ser construído o Cine-Theatro Central, pela iniciativa dos grandes cafeicultores locais, com o objetivo de ser uma casa de espetáculos à altura do município. Aqui tem início a origem do maior símbolo histórico, cultural e artístico de Juiz de Fora. O teatro demorou um ano e quatro meses para ficar pronto, sendo entregue aos juiz-foranos em 30 de março de 1929. Sua capacidade é para 2000 pessoas, contando com acústica excelente, sendo considerado um dos 10 teatros mais bonitos do Brasil. Em 1994 foi tombado pelo IPHAN.
4 - Morro do Imperador ou Morro do Cristo
O nome Morro do Imperador originou-se em 1861, ocasião em que D. Pedro II subiu as encostas para apreciar o céu e a vista da cidade, mas, é mais conhecido como Morro do Cristo. Em 8 de julho de 1906 foi inaugurado o monumento em homenagem ao Cristo Redentor. Considerado o 1º da América do Sul, possui um monumento de 25 m de altura. O Monumento ao Cristo Redentor foi tombado em 24 de maio de 1990 pelo decreto n° 4312/90.
5 - Museu Ferroviário de Juiz de Fora
O Museu Ferroviário de Juiz de Fora, funciona na antiga sede da Estrada de Ferro Leopoldina, inaugurada no final do século XIX. O conjunto arquitetônico e paisagístico das Estações da Central do Brasil e da Estrada de Ferro Leopoldina e o acervo do Núcleo Histórico Ferroviário são tombados pelo IEPHA.
6 - Parque da Lajinha
O Parque fundado em 1982, possui uma área de aproximadamente 43 hectares, que abriga cachoeiras, trilhas, jardins, gramados e lagos, chamando atenção para o turismo ecológico na cidade.
O Parque da Lajinha conta com coreto, bondes, quiosques, campo de futebol, viveiro de plantas e atrativos naturais para o lazer ativo e contemplativo como: lago, cachoeiras, trilhas e jardins e uma floresta remanescente de Mata Atlântica.
7 - Usina de Marmelos Zero
1ª Usina hidrelétrica da América do Sul inaugurada em 1889, foi construída por iniciativa de Bernardo Mascarenhas que desejava utilizar energia hidrelétrica em sua fábrica e na iluminação da cidade. Em 22 de agosto de 1889, foi realizada a 1ª experiência com a eletricidade e, no dia 5 de setembro de 1889 ocorreu sua inauguração oficial. No local funciona atualmente o Museu Usina de Marmelos Zero que possui em seu acervo a mesa particular de Bernardo Mascarenhas, livros de ata e contabilidade dos primeiros acionistas da CME, máquina de escrever e de calcular, teodolito, tripés de madeira, painel de controle de energia e uma réplica de um gerador utilizado na época.
8 - Parque Halfeld
Oásis verde em pleno centro de Juiz de Fora, o Parque Halfeld, construído no século XIX, antigo Jardim Municipal era o local escolhido para instalação das diversões itinerantes que passavam pela cidade. Em 1906 foi totalmente reformado, obra que foi financiada pelo coronel Francisco Mariano Halfeld, passando, em virtude disso, a chamar-se Parque Halfeld.
9 - Catedral Metropolitana de Juiz de Fora
A Catedral foi a terceira capela a ser construída em Juiz de Fora, teve a construção concluída em 1847. Era ampla, mas sem torres e encenada apenas por uma cruz de ferro. Em 1864, a capela foi derrubada para a construção de uma nova, sendo inaugurada em 1866, com espaço maior e construída atrás do prédio original. Em 1924, passou por reformas, e na década de 50, foi construída a cúpula e as varandas em frente ao relógio. O prédio, em estilo romano, possui duas torres e uma grande cúpula. A Catedral tem capacidade para mil pessoas, sendo 700 sentadas. A Catedral foi tombada pelo patrimônio histórico em 27 de setembro de 2001.
10 - Museu de Arte Moderna Murilo Mendes
Foi inaugurado em 20 de dezembro de 2005, após reforma que redimensionou os ambientes para atender às necessidades museológicas. O espaço conta, ainda, com sala de pesquisa, laboratórios de conservação e restauração de obras de arte, papel e reserva técnica, além de duas galerias destinadas a exposições e quatro bibliotecas.
Sunday Spirit de Audionautix está licenciada sob uma
licença Creative Commons Attribution
(
Artista:
Conheça nossa Agência: turismoecia.net
Visita Guiada: Cine-Theatro Central (Juiz de Fora/MG)
José Hansen visita o deslumbrante Cine-Theatro Central, inaugurado em 1929 na cidade de Juiz de Fora - MG.
Inscreva-se:
Instagram:
Facebook:
A PRIMEIRA USINA HIDRELÉTRICA DO PAIS
USINA DE MARMELOS EM JUIZ DE FORA MINAS GERAIS .....130 ANOS
Pixel Conta: A Usina De Marmelos
Primeiro video do canal ^^ se inscreve ai, ajuda a divulgar e ajude a melhorar o canal com sugestões.
Encontrando o Motovlog Lucas RD - Juizdeforavaidelander
Sexta feira,dia de encontrar com os amigos,e lógico dar um rolê de moto,hoje estou na companhia do 1º Motovlog de Juiz de Fora -MG o Lucas RD um breve rolê no centro .
O município possui diversas atrações turísticas. Entre os pontos mais visitados estão seus museus, como o Museu Mariano Procópio e o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes. De acordo com a prefeitura, existem na cidade 41 pontos turísticos (como fazendas, trilhas, cachoeiras); 10 museus; sete teatros e três cinemas.
Entre as principais atrações turísticas da cidade estão:
Rua Halfeld: A principal rua da cidade, com cafés, cinemas, galerias e lojas. Nela se localizam o painel Cavalinhos, de Portinari, no Edifício Clube Juiz de Fora, o Parque Halfeld, com coreto, parque infantil e árvores centenárias, a Câmara Municipal e o Cine-Theatro Central.
Cine-Theatro Central: Inaugurado em 30 de março de 1929, é um dos mais importantes teatros mineiros. Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, foi restaurado e reinaugurado em 1996.
Parque da Lajinha: Área verde de 140 mil metros quadrados, possui trilhas para caminhada e mountain bike, lago e amplo espaço aberto. Localiza-se a sudoeste do Centro da cidade.
Morro do Imperador: Conhecido também como Morro do Cristo ou Morro da Liberdade, o Morro do Imperador, a 923 m do nível do mar, é um dos pontos mais altos de Juiz de Fora. Além de um mirante e uma capela centenária, lá encontra-se também uma torre helicoidal, primeira do tipo na América do Sul, que serviu à TV Industrial, emissora pioneira em geração de imagens no interior brasileiro.
Usina de Marmelos Zero: Construída pelo industrial Bernardo Mascarenhas e inaugurada em 1889, trata-se da primeira usina hidrelétrica da América do Sul.
Aeroclube de Juiz de Fora: Inaugurado em 5 de março de 1938, oferece voos panorâmicos sobre a cidade e atividades aerodesportivas.
Igreja Melquita de São Jorge: Localizada no bairro Santa Helena, a Igreja projetada por Jorge Staico é referência em arquitetura por todo o Brasil, além de ser uma das poucas igrejas orientais no país.
Gostou da joinha é muito importante pra mim e pra você !
Curta e Compartilhe !
Precisando de seguro? Fala comigo! Accede Seguros (Luan)
Trabalho com seguros para Moto,Automóvel,Transportes,Vida,Previdência Privada,Nautico ,Aéreo,Viagem e Carta Verde.
Atendo o Brasil todo!
Email para maiores informações: accedejfluan@gmail.com
Facebook Real Zero 40
Facebook Trânsito Juiz de Fora :
O objetivo deste Motovlog é filmar o dia a dia de um motociclista e dar opinião sobre motos,dicas de trânsito...e assim vai,a vida sobre duas rodas da forma como ela é.
Sugestões são sempre bem vindas!
Contato: accedejfluan@gmail.com
Sds.
Enjoy and Share!
Meet Facebook Traffic Juiz de Fora:
The objective of this Motovlog is filming the daily lives of a biker and give opinion about bikes, traffic tips ... and so it goes, life on two wheels the way it is.
Suggestions are always welcome!
Contact: accedejfluan@gmail.com
Thank you !
Museu em Juiz de Fora abriga maior acervo do Império no Brasil
150 anos da estrada União e Indústria - Discurso Petrópolis
A Estrada União e Indústria foi inaugurada em 23 de junho de 1861 pelo imperador d. Pedro II. A obra para construção da estrada teve ampla repercussão no Brasil devido à sua engenhosidade, com a técnica pioneira de pavimentação com macadame (material que utilizava várias camadas de pedras de tamanhos decrescentes, compactadas, revestidas com ligante a base de água). Idealizada por Mariano Procópio Ferreira Lage, contou com a mão-de-obra de centenas de colonos alemães e facilitou, na época, o escoamento da produção cafeeira.
A família Espeschit foi convidada a participar da solenidade dos 150 anos da estrada União e Indústria para representar os colonos alemães que ajudaram a construí-la onde recebeu uma medalha comemorativa.
Participaram da solenidade os prefeitos de Areal, Laerte Calil de Freitas, de Simão Pereira, Antônio José Gonçalves da Silva, de Matias Barbosa, Luís Carlos Marques, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Juiz de Fora, André Zuqui, representando o prefeito Custódio Antônio Mattos e o secretário de Turismo de Levy Gasparian, Elvio Miguel, representando o prefeito Claudio Mannarino. Também estiveram presentes o príncipe Dom Francisco de Orleans e Bragança, descendente de Dom Pedro II, Celina Vargas Amaral Peixoto, neta do presidente Getúlio Vargas, Paulo Gabriel Ferreira Lage, tataraneto de Mariano Procópio Ferreira Lage, Marisa Guadalupe Plum, gerente de Turismo da Fundação de Cultura de Petrópolis, Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial e Guilherme Lima Espeschit representado os colonos alemães.
Site da família:
Antônio Magno Lima Espeschit escreveu o discurso e Guilherme Lima Espeschit discursou.
Transcrevo o discurso:
Agradeço a Deus e também comovido e emocionado a esta homenagem aqueles que ajudaram a construir a estrada União e Indústria.
Agradeço a Mariano Procópio, cuja a visão de futuro permitiu a construção desta maravilhosa estrada.
Agradeço ao povo brasileiro, que recebeu de braços abertos as famílias de Balthazar Espenschied e Pedro Hagen de quem sou um orgulhoso trineto.
Balthasar Espenchied trabalhou como ferreiro. Dentre suas muitas atribuições, estava a de romper os grilhões dos escravos para que estes pudessem trafegar como homens livres na União e Indústria.
Pedro Hagen, foi oleiro. Ele produziu tijolos utilizados nas construções de pontes e das famosas Estações de Muda , uma das quais é o atual Museu Rodoviário.
Balthasar e Pedro vieram com a mulher e filhos da Alemanha há 156 anos.
A viagem foi feita de barca, ao sabor dos ventos e calmarias, numa aventura que durou mais de 30 dais.
Trabalharam com afinco por mais de 5 anos, pois chegaram um pouco antes dos demais trabalhadores.
As famílias ficaram amigas e, muitos anos mais tarde, os filhos de Balthazar e Pedro se casaram.
Jorge Espenchied casou-se com Amélia Hagen, dando origem à família Espeschit.
Os descendentes destes ajudaram nas Minas Gerais a fundar a Rádio Mineira em Belo Horizonte, no caso meu tio-avô Lindolpho Espeschit, a construir usinas hidrelétricas no interior de minas, como o meu tio-avô Dr Pe João Luis Espeschit, ao meu avô Dr José Pedro Espeschit a chefiar o distrito de terras de Manhuaçu (MG).
Hoje, há centenas de trinetos e tetranetos em diversas cidades do Brasil e até no exterior.
Essa história é apenas uma dentre as muitas relacionadas com esta estrada. Há histórias alegres, como esta da família Espeschit e histórias tristes como a das Epidemias de Tifo que mataram dezenas de imigrantes, chegando a dizimar famílias inteiras.
São histórias de pessoas simples e humildes que abandonaram seus lares para construir uma nova terra de hábitos e costumes muitos diferentes.
Eram pessoas simples, mas construíram uma obra grandiosa, dando exemplo de coragem, fé e técnica apurada.
Passados 150 anos, a União e Indústria continua distribuindo saúde e progresso, encurtando distâncias, aproximando pessoas e transformando o Brasil.
Tenho orgulho pelos meus trisavôs terem participado desta história e é em nome deles e de todos que participaram da construção da estrada, que agradeço a todos vocês, por esta homenagem.
Que Deus abençoe a todos nós, um grande abraço a todos e muito obrigado.
Nossa Senhora do Rosário Juiz de Fora MG
Nossa Senhora do Rosário Juiz de Fora Arquidiocese Pe David José Reis