Serra da Estrela 2019 (Vale Glaciar de Loriga)
Mavic Air, Osmo Action, Lumix LX100
Vale glaciar de Loriga
Loriga valley - Portugal
Povoação existente há mais de 2600 anos na colina entre ribeiras, tradicionalmente e documentalmente referida como berço de Viriato, paróquia desde a época visigótica e vila desde o século XII, LORIGA tem também uma extraordinária beleza . Os romanos puseram-lhe o nome de Lorica (palavra do latim para couraça guerreira) do qual derivou Loriga que tem exatamente o mesmo significado. Um caso raro em Portugal de um topónimo que se mantém há mais de 2000 anos, origem do gentilico loricense/loriguense e da principal peça do brasão da vila. Durante o século XIX Loriga tornou-se uma progressiva vila industrial com predominância do têxtil, e atualmente está em processo de desertificação devido às inexistentes politicas locais e nacionais de coesão territorial, tendo perdido quase metade da população entre 1989 e 2015
Praia fluvial de Loriga
Praia Fluvial de Loriga com uma ,paisagem deslumbrante
situa-se no Parque Natural da Serra da Estrela em pleno vale glaciar ,banhada pela ribeira da nave, onde a nascente é no planalto da serra. é um verdadeiro santuário para os amantes da Natureza e praias fluviais.
É bastante conhecida pelas suas águas frias , cristalinas e límpidas.
Relativamente a infrastruturas :
Tem ótimos acessos, bandeira azul, vigilância, wc, bar e parque infantil..
Sítio de visita obrigatória.
Praia Fluvial de Loriga Pérola da Estrela
Praia Fluvial da vila de Loriga, na ribeira e no vale glaciar com o mesmo nome, e no local conhecido há séculos por Chão da Ribeira.
7 Maravilhas Praias de Portugal Jornal da Tarde Praia Fluvial de Loriga
Praia Fluvial da vila de Loriga, na ribeira e no vale glaciar com o mesmo nome, e no local conhecido há séculos por Chão da Ribeira.
LORIGA - um paraíso natural
Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga está situada no Vale glaciar de Loriga. Com águas puras e cristalinas que nascem na serra, esta praia está rodeada por um ambiente preservado, numa área de grande beleza natural. Num lugar de muita tranquilidade e sossego, Loriga, oferece ainda a possibilidade de praticar diversos passeios pedestres. A praia fluvial tem um cenário único que a torna num dos locais mais belos de Portugal.
Este local também merece uma visita nas outras estações do ano, principalmente no período de inverno, altura em que as montanhas que a circundam ficam cobertas de neve e as águas correm com mais força pela cascata abaixo.
-----//-----
In the Serra da Estrela Natural Park, Loriga River Beach is located in the Loriga Glacier Valley. With pure and crystal clear waters that are born in the mountains, this beach is surrounded by a preserved environment, in an area of great natural beauty. In a place of great tranquility and peace, Loriga also offers the possibility to practice several walks. The river beach has a unique setting that makes it one of the most beautiful places in Portugal.
This place is also worth a visit in the other seasons, especially during the winter, when the surrounding mountains are covered with snow and the waters flow harder down the waterfall.
#visitportugal #trekking #Gopro #Karma
Praia Fluvial da vila de Loriga num ainda pouco concorrido inicio de tarde
Praia Fluvial De Loriga, na ribeira de Loriga, esta praia está situada no local conhecido há séculos por Chão da Ribeira, um dos locais mais belos do espetacular vale glaciar de Loriga. Povoação existente há mais de 2600 anos na colina entre ribeiras, tradicionalmente referida como berço de Viriato, paróquia desde a época visigótica e vila desde o século XII, LORIGA tem também uma extraordinária beleza. Os romanos puseram-lhe o nome de Lorica do qual derivou Loriga que tem exatamente o mesmo significado. Um caso raro em Portugal de um topónimo que se mantém há mais de 2000 anos, origem do gentilico loricense/loriguense e da principal peça do brasão da vila. Durante o século XIX Loriga tornou-se uma progressiva vila industrial, atualmente em processo de desertificação total, perdeu mais de metade da população entre 1989 e 2015.
A beleza do Vale Glaciar da Serra da Estrela, Manteigas
A beleza do Vale Glaciar da Serra da Estrela numa tarde de Primavera, Manteigas a 19-4-2015
The beauty of the glacial Valley of the Serra da Estrela on a spring afternoon, Manteigas the 19-4-2015...
PLAGE FLUVIALE DE LORIGA - SEIA - SERRA DA ESTRELA - PORTUGAL
Plage fluviale de Loriga - Seia - Serra da Estrela - Portugal
Coordonnées GPS: 40.327296, -7.678598
La plage fluviale de Loriga est située dans le parc naturel de la Serra da Estrela.
L'eau cristalline de la rivière Loriga provient du haut des montagnes. C'est pourquoi elle est plutôt froide.
Elle est parfaitement bien aménagée au creux d'une magnifique vallée glaciaire. Elle comprend de jolis bassins propices à la baignade. Certains de ces bassins sont peu profonds, les rendant ainsi plus sécuritaires pour les jeunes enfants.
On retrouve également sur place une aire de pique-nique, des jeux pour les enfants, un resto-bar, un poste de secours ainsi que des toilettes.
Nous nous sommes baignés dans le bassin le plus profond. Deux entrées sont possibles.
La première se situe près des aménagements, mais comme il y a des rochers dans l'eau, cela s'avère plutôt rocambolesque.
Pour la seconde entrée, il suffit de prendre le petit sentier qui longe la rivière et de traverser le ruisseau afin d'accéder au secteur des roches plates situé derrière le bassin.
L'entrée dans l'eau se fait de façon plus graduelle. Cependant, la prudence est de mise car c'est tout de même assez glissant.
Tel que mentionné, l'eau est froide, mais pour nous, c'est un bain de fraîcheur bien mérité en cette chaude journée !!!
********************************************************************
AUTRES VIDÉOS :
ABONNEZ-VOUS ►
SUIVEZ NOUS :
• BLOGGER ►
• INSTAGRAM ►
• FLICKR ►
• TWITTER ►
Garganta de Loriga (27.05.2016)
Esta foi uma das caminhadas com cenários mais imponentes e magníficos que já fiz em Portugal. O percurso foi feito de forma linear com início ligeiramente adiante da Torre e o regresso fez-se de Táxi a partir de Loriga para os condutores irem buscar os carros de volta para jantarmos todos no restaurante onde terminou o passeio.
Não havia forma de se fazer percurso circular e ter de subir tudo pelo mesmo caminho seria um parte-pernas brutal além de nos consumir bastante tempo útil de que a malta não dispunha.
O vale de Loriga teve origem glacial assim como o Vale do Zêzere no lado oposto da Serra da Estrela. O mesmo glaciar, que se situava no planalto superior da serra, dividiu-se e rasgou estes dois vales, e outros vales menores e menos imponentes.
Uma característica do vale são as depressões em socalcos, onde outrora existiram lagoas, e que são conhecidas como covões. A maior dessas depressões teve aproveitamento hídrico considerável: a Barragem de Loriga situada no Covão do Meio que entrou em funcionamento em 1953. É uma lagoa artificial do tipo “arco de abóbada” que possui um dique de 25 metros de altura (ponto máximo) e uma extensão de 287 metros.
MÚSICA:
The Royal Concept - Fashion
TRACK GPS:
Vale de Loriga Serra da Estrela, Portugal
O belíssimo vale glaciar de Loriga, onde a ocupação humana remonta há mais de cinco mil anos. Banhado pela Ribeira de Loriga, que nasce junto do planalto da Torre, nessa parte superior deste vale está situada a única estância de esqui existente em Portugal. A Ribeira de Loriga recebe as àguas da Ribeira de São Bento, e entre estas duas ribeiras está uma colina formada pelos materiais arrastados pelo antigo glaciar que rasgou este vale, e nessa colina foi fundada a antiga povoação de Lobriga, à qual os romanos puseram o nome de Lorica. Povoação existente há mais de 2600 anos, tradicionalmente referida como berço de Viriato, paróquia desde a época visigótica e vila desde o século XII, Loriga tem também uma extraordinária beleza e um topónimo que se mantém há mais de 2000 anos. Mais sobre Loriga | More about the land of Viriathus: , ,
Vila de Loriga - Missa transmitida pela TVI no dia 07-08-2016
Paróquia de Santa Maria Maior, padroeira da vila de Loriga e dos loriguenses e por isso é o orago da Igreja Matriz desde o século XIII - Missa transmitida pela TVI no dia 7 de Agosto de 2016, a partir do santuário de Nossa Senhora da Guia, padroeira dos emigrantes. A fé não é uma questão de modas, e os santos e as invocações não são coisas descartáveis que por um qualquer capricho são trocados, esquecidos ou desprezados! A padroeira de Loriga é Santa Maria Maior, e tal facto é uma questão de fé mas é também uma questão de história! Alguns ignorantes idiotas disseram e escreveram erradamente por aí que a padroeira de Loriga é Nossa Senhora da Guia, e essa informação errada também aparece neste video! Essa idiotíce é uma das que foram colocadas também no artigo sobre Loriga na Wikipédia, quando foi vandalizado com o principal objetivo de introduzirem uma ilegal aberração heráldica e retirarem das fontes o autor do artigo por ele se opor a essa ilegalidade ( saiba mais aqui sobre essa vergonha:
). Já bastou por exemplo o facto estranho de os loriguenses terem banido São Gens da muito antiga devoção que tinham por este santo e, não contentes com isso, lhe terem posto a alcunha de São Ginês além de terem substituído o orago da sua capela!
Povoação existente há mais de 2600 anos na colina entre ribeiras, tradicionalmente e documentalmente referida como berço de Viriato, paróquia desde a época visigótica e vila desde o século XII, LORIGA tem também uma extraordinária beleza . Os romanos puseram-lhe o nome de Lorica (palavra do latim para couraça guerreira) do qual derivou Loriga que tem exatamente o mesmo significado. Um caso raro em Portugal de um topónimo que se mantém há mais de 2000 anos, origem do gentilico loricense/loriguense e da principal peça do brasão da vila. Durante o século XIX Loriga tornou-se uma progressiva vila industrial com predominância do têxtil, e atualmente está em processo de desertificação total devido às inexistentes politicas locais e nacionais de coesão territorial, tendo perdido mais de metade da população entre 1989 e 2015.
Loriga Serra da Estrela PORTUGAL
Loriga com uma ,paisagem deslumbrante
situa-se no Parque Natural da Serra da Estrela em pleno vale glaciar ,banhada pela ribeira da nave, onde a nascente é no planalto da serra. é um verdadeiro santuário para os amantes da Natureza e praias fluviais.
LORIGA - PORTUGAL
Homeland of VIRIATHUS, lusitanian leader against the Roman invaders, the lusitanian/portuguese national hero. Ancient celtic and lusitanian town, the Romans named it Lorica (warrior armor), from which derived Loriga that has exactly the same meaning. More than 2600 years of existence and history and capital of the snow in Portugal, here is the only ski resort in the country.
Povoação existente há mais de 2600 anos na colina entre ribeiras, tradicionalmente e documentalmente referida como berço de Viriato, paróquia desde a época visigótica e vila desde o século XII, LORIGA tem também uma extraordinária beleza . Os romanos puseram-lhe o nome de Lorica (palavra do latim para couraça guerreira) do qual derivou Loriga que tem exatamente o mesmo significado. Um caso raro em Portugal de um topónimo que se mantém há mais de 2000 anos, origem do gentilico loricense/loriguense e da principal peça do brasão da vila. Durante o século XIX Loriga tornou-se uma progressiva vila industrial com predominância do têxtil, e atualmente está em processo de desertificação devido às inexistentes politicas locais e nacionais de coesão territorial, tendo perdido mais de metade da população entre 1989 e 2015
LORIGA - PORTUGAL
Homeland of VIRIATHUS, lusitanian leader against the Roman invaders, the lusitanian/portuguese national hero. Ancient celtic and lusitanian town, the Romans named it Lorica (warrior armor), from which derived Loriga that has exactly the same meaning. More than 2600 years of existence and history and capital of the snow in Portugal, here is the only ski resort in the country.
Povoação existente há mais de 2600 anos na colina entre ribeiras, tradicionalmente e documentalmente referida como berço de Viriato, paróquia desde a época visigótica e vila desde o século XII, LORIGA tem também uma extraordinária beleza . Os romanos puseram-lhe
o nome de Lorica (palavra do latim para couraça guerreira) do qual derivou Loriga que tem exatamente o mesmo significado. Um caso raro em Portugal de um topónimo que se mantém há mais de 2000 anos, origem do gentilico loricense/loriguense e da principal peça do brasão da vila. Durante o século XIX Loriga tornou-se uma progressiva vila industrial com predominância do têxtil, e atualmente está em processo de desertificação devido às inexistentes politicas locais e nacionais de coesão territorial, tendo perdido mais de metade da população entre 1989 e 2015
Serra da Estrela (Loriga - Maciço Central - Penha do Gato)
Percurso Pedestre: Loriga - Maciço Central - Penha do Gato (Serra da Estrela)
Mais informações em:
Loriga Portugal
LORIGA, PORTUGAL - More 2600 years old, Land of VIRIATHUS and the Capital of the Snow in PORTUGAL
LORICA - LUSITANIA | LORIGA - PORTUGAL --- Homeland of VIRIATHUS
Homeland of VIRIATHUS, lusitanian leader against the Roman invaders, the lusitanian/portuguese national hero. Ancient celtic and lusitanian town, the Romans named it Lorica (warrior armor), from which derived Loriga that has exactly the same meaning. More than 2600 years of existence and history and capital of the snow in Portugal, here is the only ski resort in the country. More about:
Povoação existente há mais de 2600 anos na colina entre ribeiras, tradicionalmente e documentalmente referida como berço de Viriato, paróquia desde a época visigótica e vila desde o século XII, LORIGA tem também uma extraordinária beleza . Os romanos puseram-lhe o nome de Lorica (palavra do latim para couraça guerreira) do qual derivou Loriga que tem exatamente o mesmo significado. Um caso raro em Portugal de um topónimo que se mantém há mais de 2000 anos, origem do gentilico loricense/loriguense e da principal peça do brasão da vila. Durante o século XIX Loriga tornou-se uma progressiva vila industrial com predominância do têxtil, e atualmente está em processo de desertificação total devido às inexistentes politicas locais e nacionais de coesão territorial, tendo perdido mais de metade da população entre 1989 e 2015.
PRAIA FLUVIAL DE LORIGA, O PARAÍSO
Praia Fluvial de Loriga, na ribeira de Loriga, esta praia está situada no local conhecido há séculos por Chão da Ribeira, um dos locais mais belos do espetacular vale glaciar de Loriga. Povoação existente há mais de 2600 anos na colina entre ribeiras, tradicionalmente referida como berço de Viriato, paróquia desde a época visigótica e vila desde o século XII, LORIGA tem também uma extraordinária beleza. Os romanos puseram-lhe o nome de Lorica do qual derivou Loriga que tem exatamente o mesmo significado. Um caso raro em Portugal de um topónimo que se mantém há mais de 2000 anos, origem do gentilico loricense/loriguense e da principal peça do brasão da vila. Durante o século XIX Loriga tornou-se uma progressiva vila industrial, atualmente em processo de desertificação total, perdeu mais de metade da população entre 1989 e 2015. Mais sobre Loriga | More about the land of Viriathus: , ,
This beach is right inside the Serra da Estrela Natural Park, in the Loriga glacial valley, traces of which are still visible. The pure, crystal clear waters of Loriga River Beach come from a spring in the mountains, and it is surrounded by a preserved environment, in a rugged area of outstanding natural beauty. It’s a place of tranquillity and serenity, and is a beach with good support services, offering the opportunity to go hiking and practise various adventure sports. Visit Loriga Portugal !!!
Região de Loriga - Serra da Estrela
Este vídeo mostra uma parte da àrea pertencente à Região de Loriga e Associação de Freguesias da Serra da Estrela. A Região de Loriga tem origem nas Terras de Lorica/Loriga e paróquia, existentes desde a época visigótica, e no Concelho de Loriga, criado por foral em 1136. As atuais freguesias de Alvoco da Serra, Cabeça, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide, pertenceram ao Concelho de Loriga. Além de Loriga, mais duas destas freguesias receberam forais, são os casos de Valezim (1201) e Alvoco da Serra (1514) que foram vilas, e isso reflete-se nos respetivos brasões. A categoria de vila de Loriga foi confirmada pela Assembleia da República em 1989. Durante a reorganização administrativa do século XIX, Alvoco da Serra foi reintegrada no concelho de Loriga que passou a incluir Sazes da Beira e Valezim.
Povoação existente há mais de 2600 anos na colina entre ribeiras, tradicionalmente e documentalmente referida como berço de Viriato, paróquia desde a época visigótica e vila desde o século XII, LORIGA tem também uma extraordinária beleza . Os romanos puseram-lhe o nome de Lorica (palavra do latim para couraça guerreira) do qual derivou Loriga que tem exatamente o mesmo significado. Um caso raro em Portugal de um topónimo que se mantém há mais de 2000 anos, origem do gentilico loricense/loriguense e da principal peça do brasão da vila. Durante o século XIX Loriga tornou-se uma progressiva vila industrial com predominância do têxtil, e atualmente está em processo de desertificação total devido às inexistentes politicas locais e nacionais de coesão territorial, tendo perdido mais de metade da população entre 1989 e 2015