Dornes, Ferreira do Zêzere
Dornes é uma localidade portuguesa do concelho de Ferreira do Zêzere, com 21,91 km² de área e 594 habitantes (2011) . Densidade: 27,1 hab/km².
A Vila de Dornes situa-se numa pequena península à beira-Zêzere, no concelho de Ferreira do Zêzere.
Foi sede de concelho entre 1513 e 1836. Era constituído pelas freguesias de Beco, Dornes e Paio Mendes. Em 1801 tinha 2 287 habitantes e 43 km².
Dornes situa-se no extremo norte do distrito de Santarém, concelho de Ferreira do Zêzere. Eclesiásticamente pertence ao Bispado de Coimbra e turisticamente está integrada na Região de Turismo dos Templários.
Dornes faz fronteira, através do rio Zêzere (Albufeira de Castelo do Bode), com a freguesia de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã e distrito de Castelo Branco. No concelho de Ferreira do Zêzere faz fronteira com Águas Belas, Beco e Paio Mendes.
Compõem esta freguesia a Vila de Dornes, sede histórica e religiosa da freguesia e os lugares de Barrada, Cagida, Carril, Casal Ascenso Antunes, Casal da Mata, Frazoeira, Joaninho, Junqueira, Lameirancha, Macieira da Rocha, Peralfaia, Quinta da Benta, Quintas, Ribeiro da Coroa, Rio Cimeiro, Rio Fundeiro, Salão de Baixo, Salão de Cima e Vale Serrão.
Terra muito antiga, será mesmo anterior à fundação da nacionalidade, como o atestam os monumentos e os vestígios arqueológicos que por aqui se têm encontrado. Já na primeira dinastia alguns documentos que lhe fazem referência, sendo documentada a presença de um religioso de Dornes no Foral de Arega, em inícios do século XIII.
Ainda no século XIII há referências à Comenda Templária de Dornes.
Mais tarde, no século XV, Dornes, enquanto Comenda Mor da Ordem de Cristo teve por Comendador D. Gonçalo de Sousa, homem muito influente, da Casa do Infante D. Henrique, e que aqui mandou construir, em 1453, a Igreja de Nossa Senhora do Pranto. Este local de culto deu à povoação, parte da importância que esteve na origem, em 1513, da atribuição do Foral Manuelino.
Aqui nasceram, um século mais tarde, muitos dos heróicos combatentes que por volta de 1650 se bateram nas fronteiras para assegurar a independência nacional.
Do modus vivendus das gentes de Dornes, destacaremos a produção e comercialização da madeira de castanho, tradição que já encontramos descrita desde o século XIV e que se manteve até finais do século XIX. Também no Século XIX, a reforma de Rodrigo da Fonseca, veio extinguir o concelho de Dornes, integrando-o desde 1835, no concelho de Ferreira do Zêzere.
Do século XIX para cá, Dornes tem sido um polo de atracção turística e a sala de visitas do concelho de Ferreira do Zêzere em função das suas paisagens deslumbrantes sobre o Zêzere e também em virtude da grande carga histórica e monumental que as suas aldeias encerram. De entre os visitantes ilustres, destaca-se Alfredo Keil que em 1890, estando hospedado na Estalagem dos Vales, ensaiaria com a então Sociedade Filarmónica Carrilense a primeira orquestração da marcha: A Portuguesa, sendo por isso o Carril um dos berços do actual hino nacional de Portugal.
Ponte Velha Vale da Ursa - Cernache Bonjardim
Mergulho 24 Dez. 2018
Dornes - Vila de Dornes numa pequena península à beira-Zêzere
Dornes é uma localidade portuguesa do concelho de Ferreira do Zêzere, com 21,91 km² de área e 594 habitantes (2011)[1]. Densidade: 27,1 hab/km².
A Vila de Dornes situa-se numa pequena península à beira-Zêzere, no concelho de Ferreira do Zêzere.
Foi sede de concelho entre 1513 e 1836. Era constituído pelas freguesias de Beco, Dornes e Paio Mendes.[2] Em 1801 tinha 2 287 habitantes e 43 km².
Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Paio Mendes, formar uma nova freguesia denominada Nossa Senhora do Pranto com a sede em Frazoeira.[3]
Dornes situa-se no extremo norte do distrito de Santarém, concelho de Ferreira do Zêzere. Eclesiásticamente pertence ao Bispado de Coimbra e turisticamente está integrada na Região de Turismo dos Templários.
Dornes faz fronteira, através do rio Zêzere (Albufeira de Castelo do Bode), com a freguesia de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã e distrito de Castelo Branco. No concelho de Ferreira do Zêzere faz fronteira com Águas Belas, Beco e Paio Mendes.
Compõem esta freguesia a Vila de Dornes, sede histórica e religiosa da freguesia e os lugares de Barrada, Cagida, Carril, Casal Ascenso Antunes, Casal da Mata, Frazoeira, Joaninho, Junqueira, Lameirancha, Macieira da Rocha, Peralfaia, Quinta da Benta, Quintas, Ribeiro da Coroa, Rio Cimeiro, Rio Fundeiro, Salão de Baixo, Salão de Cima e Vale Serrão.
essen wie bei mama
essen in dornes
Uma Visita Turística à Sertã [1996]
Filme
N.º de inventário: STGFL_007
Título: Uma Visita Turística à Sertã [1996]
Coordenação do projecto: Santos & Marçal
Realização: MSL Produtora de Imagens
Produção: MF Produções
Imagem: Mário Lopes, Leonel Mateus, Rui Santos
Edição: Armando Ceia e Mário Lopes
Grafismo: Damião Moreira
Texto: Elizabete Costa
Locução: Paulo Monteiro
Ano de produção: 1996
Procedência: Santos & Marçal
Duração: 14m23s
Direitos de autor da Santos & Marçal
TANCOS, Santarém
Tancos é uma vila do concelho de Vila Nova da Barquinha no Distrito de Santarém.
Atravessada pela linha ferroviária da Beira Baixa, e localizada na margem do rio Tejo, tem como fundo o castelo de Almourol, e a aldeia do Arripiado na outra margem do rio.
Informação local:
Jamendo licensing:
music First snow Valse by Mit-Rich
Tancos is a village in the municipality of Vila Nova da Barquinha in the District of Santarém.
Crossed by the Beira Baixa railway line and located on the banks of the river Tagus, the castle of Almourol and the village of Arripiado on the other side of the river are the backdrop.
Local Information:
Barragem da Bouçã
Barragem da Bouça - Rio Zezere
15-01-10
SERTÃ, Castelo Branco
A SERTÃ é uma vila do distrito de Castelo Branco. A Sertã é banhada por duas ribeiras, a ribeira da Sertã e a ribeira de Amioso. Todo o oeste do concelho é delimitado pelo rio Zêzere, albufeiras das barragens do Cabril, da Bouçã e do Castelo de Bode. A Sertã é sede de um município, limitado pelos municipios de Pedrógão Grande, Pampilhosa da Serra, Oleiros, Proença-a-Nova, Mação, Vila de Rei, Ferreira do Zêzere e Figueiró dos Vinhos.
Informação local:
Jamendo licensing
music LONGTIME by Reman
The SERTÃ is a town of the district of Castelo Branco. The Sertã is bathed by two streams, the Sertã river and the Amioso river. The whole west of the county is delimited by the river Zêzere, reservoirs of the dams of the Cabril, the Bouçã and the Castelo do Bode. The Sertã is the seat of a municipality, limited by the municipalities of Pedrógão Grande, Pampilhosa da Serra, Oleiros, Proença-a-Nova, Mação, Vila de Rei, Ferreira do Zêzere and Figueiró dos Vinhos.
Local Information:
Http://cm-serta.pt/
Http://turismo.cm-serta.pt/
Casa WladiVal's Garden in Dornes
Relax and feel the nature around you!
Dornes is a place where one could travel back in time, incorporating local legends of magic and mystery.
In our terraced garden, if the weather is right, enjoy the shade of the several trees and the green lawn: both make for a great option for reading a book or just taking a siesta. You can also enjoy one of Valdemar's caipirinhas or Wladimir's massages. If you want to keep active, take advantage of outdoor activities such as biking, canoeing, hiking and fishing.
There are plenty of good restaurants in the city of Tomar, serving national and international food. If you cross the river Zêzere to the other side, you'll be in Beira Baixa, one of the Old Portuguese provinces with lots of delicious regional dishes awaiting you.
Ponte Submersa Castelo do Bode
Mergulho Sábado 7 de Novembro de 2009 na ponte submersa do Vale da Ursa na albufeira de Castelo do Bode perto de Ferreira do Zêzere. Mergulhadores de serviço: Pedro SAntos, João Marreiros, António Diogo e Joeladeira.
Descobre(-te) no centro de Portugal!
Descobre(-te) no centro de Portugal:
Fotografias:
Cernache do Bonjardim
Ferraria de S.João
Mosteiro
Pego da Rainha
Tomar
Água Formosa
Avecasta
Albufeira de Castelo do Bode
Figueira
Casal de S.Simão
Penedo Furado
Várzea de Pedro Mouro
Dornes
Sertã
Casal do Moinho
Almegue
Sambado
Musica: COROU DE BERRA -
TRÉS & MÉSCHANT
POLYPHONIQUE DES ALPES
MÉRIDIONALES
Realização e fotografia:
Tiago David Antunes
Mergulho Aldeia Submersa do Rio Fundeiro
Teste ás Go Pro HD, a 30 mts de profundidade e pouca luminosidade.
Mergulho de Sorte
Um mergulho de sorte na barragem de Castelo de Bode.
Barragem do Cabril
Barragem do Cabril em 15/01/10
24 Dez. 2018 Ponte Velha - Vale da Ursa
Mergulho
Concelho da Sertã
Sertã é uma vila portuguesa, sede do município com 14 freguesias, distrito de Castelo Branco, região Centro, sub-região do Pinhal Interior Sul. A vila tem cerca de 5 500 habitantes, sendo a principal vila do Pinhal Interior Sul. Ao todo o município tem uma área de 453,13 km² e 16 720 habitantes. A Sertã localiza-se num vale xistoso, numa área florestal com predominância de pinheiro bravo, eucalipto e oliveira. É banhada por duas ribeiras, a Ribeira da Sertã (Ribeira Grande) e a Ribeira do Amioso (Ribeira Pequena). Todo o oeste do concelho é delimitado pelo Rio Zêzere.
Mergulho em Castelo de Bode
Mergulho na barragem de Cstelo de Bode
Ref.014-Vale Serrão-Dornes-Ferreira do Zêzere- Part 1
Large new house right on the shore of the Castelo do Bode Lake (Zêzere River). Completely new villa and in excellent condition!
Three large en-suite bedrooms, fitted kitchen, large living room, garage, barbecue area and right on the shore of the Castelo do Bode Dam Lake!
Quite unique property and very good investment.