Vale dos contos, Ouro preto, Minas gerais, Brasil
VALE DOS CONTOS , NATUREZA EM OURO PRETO
NATUREZA E A CIDADE ...POR RICARDO ARAUJO (POUSODOCHICOREI) EM 13-08 2012
Abandono no Horto dos Contos - Ouro Preto
Reportagem realizada em junho de 2019 como atividade avaliativa da disciplina de Telejornalismo, do curso de Jornalismo, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) sob orientação do Prof. Adriano Medeiros.
Edição: Vinícius Leite Dias (Celibato)
Imagens: João Renato Oliveira Negromonte (Hermitão)
Pauta e Narração: Sandro Andrade (Pranxola)
O objetivo da reportagem é abordar o abandono do Horto dos Contos, o segundo criado no Brasil, em 1799, após o de Belém do Pará. Um patrimônio nacional de 360 mil metros quadrados no coração de Ouro Preto. Reinaugurado em 2008, através de parceria com a Vale, o Horto teve essa parceria cancelada. Em agosto de 2015, com a ajuda de voluntários, recuperaram o espaço, que meses depois, foi novamente abandonado e hoje se encontra depredado, vandalizado e sem condições de uso pela população. A abordagem de tal tema, EM JUNHO DE 2019, torna-se relevante por tratar de um patrimônio esquecido num momento em que se questiona a possibilidade de atrativos na cidade além das igrejas e museus.
Vale dos Contos visto da janela da Casa dos Contos @ Ouro Preto/MG
Terra de Minas, a Origem de Ouro Preto
Inscreva-se em Vale dos Contos, Curta nosso vídeo, faça seu comentário e não se esqueça de compartilhar o nosso vídeo !
O programa Terra de Minas, um dos primeiros programas da Série, falando da origem de Ouro Preto, a reportagem mostra alguns detalhes muito interessantes.
Galanga Muzinga no Congo, Chico Rei em Ouro Preto
Chico Rei, nascido no Reino do Congo, chamava-se originalmente Galanga. Era monarca guerreiro e sumo sacerdote do deus Zambi-Apungo e foi capturado com toda a corte por comerciantes portugueses traficantes de escravos. Chegou ao Brasil em 1740, no navio negreiro Madalena, mas, entre os membros da família, somente ele e seu filho sobreviveram à viagem. A rainha Djalô e a filha, a princesa Itulo, foram jogadas no Oceano pelos marujos do navio negreiro Madalena para aplacar a ira dos deuses da tempestade, que quase o afundou .
Todo o lote de escravos foi comprado pelo Major Augusto, proprietário da mina da Encardideira, e foi levado para Vila Rica como escravo, juntamente com seu filho. Trabalhando como escravo conseguiu comprar sua liberdade e a de seu filho. Adquiriu a mina da Encardideira. Aos poucos, foi comprando a alforria de seus compatriotas. Os escravos libertos consideravam-no rei.
Este grupo associou-se em uma irmandade em honra de Santa Ifigênia, que teria sido a primeira irmandade de negros livres de Vila Rica. Ergueram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário .
Chico Rei virou monarca em Ouro Preto, antiga Vila Rica em Minas Gerais no século XVIII, com a anuência do governador-geral Gomes Freire de Andrada, o conde de Bobadela.
No dia de Nossa Senhora do Rosário, ocorriam as solenidades da irmandade, denominadas Reinado de Nossa Senhora do Rosário. Durante estas solenidades, Chico, coroado como rei, aparece com a rainha e a corte, em ricas indumentárias, seguido por músicos e dançarinos, ao som de caxambus, pandeiros, marimbas e ganzás. Este cortejo antecedia a missa . Diversos grupos de congado evocam Chico Rei como origem do congado, embora estudiosos contestem esta visão.
A história de Chico Rei não possui registros históricos fidedignos. Ela aparece, sem qualquer comprovação documental, em uma nota de rodapé escrita por Diogo de Vasconcelos, em seu livro História Antiga de Minas, de 1904. Em 1966, o romancista Agripa de Vasconcelos, tendo como fonte a nota de Diogo de Vasconcelos, escreveu o romance Chico Rei. Todas as demais matérias sobre Chico Rei são posteriores a 1904. Não existe qualquer outra fonte sobre o tema, o que comprova que não se trata de história e não se trata de lenda, pois se trata de um personagem ficcional.
Ouro Preto:Tai Chi Chuan no Vale dos Contos
Mestre Ricardo e Leticia no Vale dos Contos.
Parque Vale dos Contos - Horto Botânico
Ouro Preto Centro Cultural da Estrada Real
Ouro Preto é uma cidade de Minas Gerais. Com sua beleza única e um precioso conjunto de ruas, casas, igrejas e edifícios históricos, foi a primeira cidade brasileira a ser considerada Patrimônio da Humanidade.
Ouro Preto foi a capital da província durante auge da mineração do ouro, nos séculos 17 e 18. Nesse período, foi também o palco da Inconfidência Mineira, uma mobilização a favor da independência da colônia, que culminou na morte de Tiradentes, hoje considerado um herói nacional.
A cidade cresceu em várias direções, adquirindo um traçado tortuoso sobre o relevo acidentado. O centro fica na Praça Tiradentes, um largo onde se encontra o Museu da Inconfidência, instalado no prédio que foi a sede do governo.
Vale dos Contos , Show de Matheus Von kruger
Vale dos Contos Ouro Preto, em 13-07-2012 por Ricardo Correia de Araujo (pousodochicorei)
TERRA DE MINAS - OURO PRETO ( A CASA DOS CONTOS)
Casa dos Contos, Ouro Preto [Guasca Tur]
Este vídeo é sobre a Casa dos Contos, em Ouro Preto, Minas Gerais.
0:26 Histórico da construção
2:03 Pintura nos forros
2:10 Vista do Chafariz dos Contos
2:21 Vista para a Praça Tiradentes
2:40 Vista para o Museu da Inconfidência e a Igreja do Carmo
2:56 Orifício de escoamento sanitário
3:18 Chaminé dos fornos
3:39 Prisão dos inconfidentes
4:10 Casa de Pesagem e Fundição
Fotos com Sony DSC-HX300 e iPhone 6s.
Confira todos os vídeos sobre as prédios históricos de Ouro Preto
9 Pontos Obscuros de Ouro Preto
As Casas de 4 Poetas de Ouro Preto
Casa dos Contos
Teatro Municipal de Ouro Preto
Vale a pena conferir também...
Igreja do Carmo
Museu da Inconfidência
Ouro Preto - MG
Conhecendo um pouquinho da História do Brasil na linda cidade de Ouro Preto.
* Praça Tiradentes
* Museu da Inconfidência
* Igreja São Francisco de Assis
* Ponte do Calixto
* Mina Jeje
* Museu de Mineralogia
* Igreja Santa Ifigênia (Nossa Senhora do Rosário)
* Casa dos Contos
Vinheta Vale dos Contos
Vídeo institucional do Vale dos Contos- Ouro Preto/MG
Ouro Preto - Casa dos Contos
Um passeio pela Casa dos Contos, uma das principais atrações turísticas de Ouro Preto, Minas Gerais.
Sítios Arqueológicos de Ouro Preto
O filme ruínas de Ouro Preto é um trabalho escolar dos alunos 4ª Série da Escola Estadual Dom Veloso, Ouro Preto, da turma de Outubro de 1997.
Os alunos são: Ana Amaral, Mariana, Pâmela, Henrique, Carla,Aline,Helena e Ricardo.
Professoras: Dora e Ana
Narração: Pâmela, Ana Amaral e Carla
Direção de Sérgio Sanches
Entrevista Vale dos Contos - Horto Botânico
O parque Vale dos Contos representa um importante capítulo para a história de Ouro Preto. Mas ele passou por um período de reformas até julho deste ano.E para movimentar os visitantes após a abertura, o parque promove uma programação especial.Confira na entrevista!
Ouro Preto no carnaval de 1998
O carnaval de Ouro Preto, as filmagens individuais, aparecem e são as primeiras que dão o registro de mudanças. As filmagens feitas pelas redes de televisão são pouco acessíveis e as fitas eram aproveitadas novamente, principalmente as notícias corriqueiras, os filmes nos mostram a importância de preservação do patrimônio histórico e a relação com as pessoas, com o sentimento das pessoas enquanto participantes dos momentos filmados.
O nosso carnaval de Ouro Preto começa a ter destaque no cenário mineiro e brasileiro. Os foliões observam o carnaval que será mais tarde um dos melhores carnavais de rua do Brasil.
BRASIL AFORA - Ouro Preto
Conheça o Brasil com a Vera TV
Vera TV. A TV que você vai gostar de assistir.
Quer ter a Vera TV no seu estabelecimento? Ou quer anunciar?
Saiba mais em veratv.com.br
Vinheta Vale dos Contos
Vale dos Contos, um novo caminho na história de Ouro Preto.
O Parque Vale dos Contos, em Ouro Preto, é área de laser, local de eventos esportivos e shows artísticos, o parque já está incluído no roteiro turístico natural da cidade de Ouro Preto, a sua localização, do Parque, é centro da cidade e se estende do São Francisco ao Pilar.