Guaratuba Bela e Formosa
Guaratuba é um município do estado do Paraná, no Brasil. Suas principais atividades econômicas são a pesca, a agricultura e o turismo.
História
Ver artigo principal: História de Guaratuba
Por volta do ano 1000, chegaram à região tribos do tronco linguístico tupi procedentes da Amazônia que expulsaram os povos que a habitavam, os tapuias, para o interior do continente. No século XVI, quando chegaram os primeiros navegadores europeus à região, a mesma estava ocupada por uma dessas tribos do tronco linguístico tupi: a dos carijós[8].
Segundo algumas fontes secundárias controversas[nota 1], Guaratuba é dos mais antigos municípios do estado, estando entre os dois que foram fundados no regime colonial.
Foi a partir do século XVIII que houve uma preocupação maior em ocupar a costa sul do Brasil com vilas e povoados. Nesse sentido, em 4 de setembro de 1765, dom Antônio de Nunes Botelho Mourão, governador da Capitania de São Paulo, determinou a formação de uma povoação na enseada de Guaratuba. Esta tarefa foi entregue a Afonso Botelho de San Payo e Souza, que, para colocá-la em prática, requisitou duzentos casais de trabalhadores que se dispusessem a cultivar a terra descoberta. Nesta época, o governo da Capitania de São Paulo necessitava de apoio político e institucional. Os espanhóis rondavam a costa brasileira e, ante a tentativa de ocupação da Ilha de Santa Catarina, houve por bem precaver-se na sua zona meridional. Desta forma, decidiu-se pela elevação do povoado à categoria de vila.
Em 30 de abril de 1770, com a aprovação do tenente coronel Afonso Botelho, foi eleita a primeira Câmara Municipal, que ficou assim constituída: Antonio Carvalho Bueno (presidente), Antonio de Oliveira, Manoel de Miranda Coutinho (Procurador do Conselho), Joseh Martins Ferreira (Escrivão), Constantino José Cardoso (Tabelião). No ato solene, foram empossados pelos Camaristas de São Francisco do Sul, uma das mais antigas do Brasil.
Em 29 de abril de 1771, o povoado foi elevado à categoria de vila, com a denominação de Vila de São Luíz de Guaratuba da Marinha. Neste dia aconteceu grandiosa festa, que culminou com a celebração da santa missa pelo pároco Bento Gonçalves Cordeiro, secundado pelo frei João Santana Flores e frei Francisco Borges. Por muitos anos foram os Camaristas que dirigiram os destinos do povo guaratubano, até que por conta da Proclamação da República, um outro regime político passou a vigorar.
Em 20 de outubro de 1838, por força do Decreto Lei Estadual n° 7.573, foi extinto o município de Guaratuba, passando a ser distrito, com território pertencente ao município de Paranaguá. Somente no dia 10 de outubro de 1947, pela Lei n° 02, é que foi restaurada a autonomia municipal, sendo reinstalado no dia 25 de outubro do mesmo ano. Desta nova fase política, o primeiro prefeito municipal foi Berilo da Cunha Padilha.
Geografia
Praia do Brejatuba, em Guaratuba
Toponímia
Guaratuba é um termo de origem tupi que significa ajuntamento de guarás. Esse nome foi concebido pelos nativos que habitavam essa região de mangues na época do descobrimento do Brasil pelos portugueses. Guará é o nome de uma ave de plumagem vermelha que existia em abundância nesta área e que, mesmo protegida pelas autoridades, desapareceu do litoral paranaense e quase foi extinta[9]. Tuba vem do tupi tyba, que significa ajuntamento[10][11].
Praias[editar
Praia Central de Guaratuba
Praia das Caieiras: Está entre a ponta do Johnnser e as pedras das Caieiras. É uma praia de boca de barra, localizada próximo ao Ferry-Boat. O acesso pode ser tanto rodoviário quanto hidroviário. A praia é bastante pitoresca devido à Colônia de Pescadores. Local bastante calmo e agradável com aproximadamente 1000 metros de extensão. Uma curiosidade sobre esta praia é a do Vapor São Paulo que encalhou quando fugia da Guerra entre Brasil e Paraguai.
Praia Central: Começa nas pedras das Caieiras e vai até o Morro do Cristo, sua extensão é em formato de uma meia lua, formando a praia dos turcos, dos pescadores e a Praia do Cristo.
Praia do Brejatuba: Praia de mar aberto, com águas bastante agitadas e vegetação natural preservada. Em direção do sul após o Morro do Cristo, seguem-se 14 quilômetros de praia onde cada balneário recebe uma denominação como: Estoril, Bonança, Eliana, Nereidas, Cidade Balneária, Santa Helena, Coroados e Barra do Saí divisa com Santa Catarina. A praia do Brejatuba se destaca pelos campeonatos de surf que lá são realizados no decorrer do ano, com ondas médias de oito pés, pratica-se também a pesca de arremesso..
Prainha: Está localizada na ponta de Caiobá e se estende até a Barra de Guaratuba, antes da travessia da baía. Praia tranqüila própria para descanso e a prática de pesca de arremesso.
Embarcação que naufragou na praia de Guaratuba foi rebocada até o Iate Clube de Guaratuba.
Na tarde desta quarta-feira (15), um barco de pequeno porte naufragou próximo a praia de Guaratuba. Na embarcação estava somente o condutor, que foi resgatado pelo banana boat.
Equipes dos bombeiros e do BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas), foram acionadas. No final do dia o barco foi rebocado.
De acordo com informações, a embarcação saiu do Iate Clube e aproximou-se da faixa de areia entre as Praia do Prosdócimo e Central, deixando três ocupantes, e que ao retornar acabou afundando.