Vilar Maior Sabugal (HD)
ALDEIA DE VILAR MAIOR, vila do concelho de Sabugal, distrito de Guarda, é uma das mais belas aldeias da Beira Interior. Possui variados testemunhos patrimoniais de diversas épocas cronológicas. O casario da povoação encontra-se disperso pela encosta. Dos elementos de interesse patrimonial destacam-se o Castelo de traçado oval com uma monumental Torre de Menagem, a Igreja de S.Pedro, as ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo, A Igreja da Misericórdia e algumas casas senhoriais. O antigo forno comunitário foi recuperado e ainda hoje funciona. Quem passeia pelas ruas desta vila depara-se com uma edificação que é uma homenagem às vítimas de um acidente pirotécnico que ocorreu há cerca de 30 anos, por altura das festas anuais que decorrem em Agosto. A par do património histórico, Vilar Maior é uma fonte de riqueza paisagística que vale a pena visitar. *carl0spais*2014
ALDEIA DE VILAR MAIOR, it's a village in Sabugal county, Guarda district, is one of the most beautiful villages of Beira Interior. It has a variaty of testimonies of several chronological periods. The houses of the village are scattered along the slope. Elements of heritage interest include the Castle with oval track and the Castle keep, the S. Pedro Church, the ruins of the Santa Maria do Castelo Church, the Misericórdia Church and some manorial houses. The former community oven was recovered and still works today. Whoever walks the streets of this village is faced with a building that is a tribute to the victims of a fireworks accident that occurred about 30 years ago in the annual festivals, in August. Alongside the historical heritage, Vilar Maior is a source of a rich landscape that is worth visiting. *carl0spais*2014
Music:
YouTube Audio Library
Silent Partner
Every Step
Obrigado por assistir
Thanks for watching
Vilar Maior aerial view
Vilar Maior é uma antiga freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 24,82 km² de área e 120 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 4,8 hab/km².
Foi vila e sede de concelho entre 1296 e 1855. Era constituído pelas freguesias de Malhada Sorda, Nave de Haver, Aldeia da Ribeira, Badamalos, Bismula, Vilar Maior e Poço Velho. Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram-lhe anexadas as freguesias de Aldeia da Ponte e Forcalhos, Alfaiates, Rebolosa, Seixo do Côa, Vale das Éguas, Ruivós (então parte de Vale das Éguas) e Vale Longo. Tinha 3 302 habitantes em 1801 e 7 415 em 1849.
A freguesia foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013,sendo o seu território integrado na União de Freguesias de Aldeia da Ribeira, Vilar Maior e Badamalos.
Sabugal - Vilar Maior
Imagens da povoação e museu
Vilar Maior, Beira Interior, Portugal 20 04 2014
O Castelo de Vilar Maior localiza-se na freguesia e povoação de Vilar Maior, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, em Portugal.
Em posição dominante sobre o vale do rio Cesarão e a povoação, do alto de seus muros é possível avistar-se o Castelo da Guarda.
Acredita-se que a primitiva ocupação humana de seu sítio possa remontar a um castro pré-romano, a uma fortificação romana ou mesmo muçulmana.
À época da Reconquista cristã da península Ibérica, a posição de Vilar Maior revestiu-se de valor estratégico, na fronteira entre cristãos e muçulmanos. O castelo é pela primeira vez referido na segunda metade do século XI, imediatamente após a campanha das Beiras, promovida por Fernando Magno (1139). Segundo essa vertente, a sua construção (ou reconstrução) inscreve-se no quadro de expansão do reino de Leão. Outros, entretanto, atribuem a sua edificação (ou reedificação) a Afonso IX de Leão, tendo a cerca da vila sido erguida desde o final do século XIII, conforme inscrição epigráfica datada de 1280, o que atesta a sua importância regional à época.
Integrante do território de Ribacôa, disputado a Leão por D. Dinis (1279-1325), este soberano passou foral à povoação em 17 de Novembro de 1296, quando a terá conquistado. A sua posse definitiva para Portugal, entretanto, só foi assegurada pelo Tratado de Alcanices (1297), a partir de quando o soberano procurou consolidar as fronteiras na região, fazendo reedificar os castelos de Alfaiates, Almeida, Castelo Bom, Castelo Melhor, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Pinhel, Sabugal e este, de Vilar Maior.
Com a paz, a fortificação perdeu importância e começaram a sentir-se dificuldades de povoamento. Visando reverter esse quadro, em meados do século XV, a vila recebeu o privilégio de couto de homiziados (1440), visando atrair moradores. Pelo mesmo motivo, D. Manuel I (1495-1521) concedeu-lhe o Foral Novo (1510). Nessa época, a povoação e seu castelo encontram-se figurados por Duarte de Armas (Livro das Fortalezas, c. 1509).
Castelo de montanha, apresenta elementos do estilo românico e gótico, com planta no formato oval irregular, acedido por portão em arco de volta quebrada. No lado oposto a este, rasga-se um outro, de menores dimensões, em arco apontado. O topo das muralhas é percorrido por adarve. Entre as diversas construções que originalmente se erguiam na praça de armas, destacam-se a monumental Torre de Menagem, de planta quadrada, dividida internamente em três pavimentos (defendendo o portão), e a cisterna. A entrada na torre de menagem faz-se pelo interior da muralha, ao nível do adarve, por meio de porta sobrelevada de arco apontado. No seu alçado principal, o brasão das quinas reafirma o poder real.
Subsistem vestígios da cerca da vila, como o arranque do arco de uma das portas.
Portugal Strolls - Castelo Vilar Maior
April 7, 2017
Casa da Raia Iberica, Aldeia do Bispo - Sabugal, Portugal, HD Review
Book it now! Save up to 20% -
Featuring a garden and sun terrace, Casa da Raia Iberica is 2.5 miles from Navasfria Village. This property offers shared lounge and free Wi-Fi.
The classic-style rooms feature a flat-screen TV with cable channels and wardrobe. The private bathroom is equipped with bidet.
Guests can make a use of the shared kitchen located on site.
Both Coa River and Sabugal Castle are 15.5 miles away. Vilar Maior is 17.4 miles away and Sorthelha Village is 23 miles away.
Penamacor, Beira Interior, Portugal 21 04 2014
O Castelo de Penamacor, também referido como Fortaleza de Penamacor, localiza-se na vila, freguesia e concelho de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, em Portugal.
Castelo templário, na linde beirã, ergue-se num cabeço rochoso entre a ribeira de Ceife e a ribeira das Taliscas, afluentes do rio Ponsul, que, por sua vez, deságua no rio Tejo.
Acredita-se que a primitiva ocupação humana deste sítio remonte a um castro pré-histórico, possivelmente romanizado, a crer pelos testemunhos deste período, abundantes na região. Não há evidências suficientes em favor de sua posterior ocupação. Alguns estudiosos pretendem ser esta localidade a terra natal de Vamba, último grande rei dos Godos, que governou a península entre 672 e 682.
À época da Reconquista cristã da península Ibérica, os domínios de Penamacor foram conquistados por D. Sancho I (1185-1211), que os doou à Ordem dos Templários, na pessoa de seu Mestre no país, D. Gualdim Pais (1189). Visando o seu repovoamento, uma década mais tarde o soberano concedeu Carta de Foral (1199), ratificado em 1209. Datará possivelmente dessa época o início da edificação do castelo. Recentes pesquisas arqueológicas no Cimo da Vila (2003) ainda não confirmam uma ocupação anterior.
Diante do progresso do seu povoamento, D. Afonso III (1248-1279) aí instituiu uma feira anual (1262), atribuindo-se a seu filho e sucessor, D. Dinis (1279-1325), a construção de uma segunda cintura de muralhas no castelo, bem como o início da torre de menagem e da cerca da vila (c. 1300).
Posteriormente, sob o reinado de D. Fernando (1367-1383), foi iniciada uma barbacã para complemento da defesa do castelo, obra concluída sob D. João I (1385-1433). Durante a crise de 1383-1385, a vila e seu castelo tomaram o partido pelo Mestre de Avis.
No início do século XVI, a vila e sua defesa conheceram obras de remodelação, que se encontram figuradas por Duarte de Armas (Livro das Fortalezas, c. 1509), integradas pelo castelo, dominado pela torre de menagem (que informa em nota: a torre de menagem nom era acabada ao tempo que eu aly estaua), a cerca urbana e a barbacã.
A partir de meados do século XVII, no contexto da Guerra da Restauração da independência portuguesa, Penamacor readquiriu importância estratégica sobre a fronteira. Por essa razão, o Conselho de Guerra de D. João IV (1640-1656) determinou a modernização e reforço das suas defesas, visando a sua adaptação aos avanços da artilharia. O empreendimento, a cargo do Governador das Armas da Beira, marquês de Castelo Melhor, resultou no reforço dos muros da vila com a construção de seis baluartes complementados por mais três meios-baluartes.
Poucas décadas mais tarde, um trágico acidente fez saltar a torre de menagem, então utilizada como paiol de pólvora, destruindo-a (1739).
O progresso urbano registado no século XIX trouxe a retirada da guarnição militar de Penamacor (1834), registando-se a progressiva destruição das muralhas da vila, com o reaproveitamento da pedra pelos habitantes da região. Nesse período destacou-se a demolição da chamada Porta de Santo António, com a aquisição da sua pedra pela municipalidade (1867). Pouco depois, em 1874, Baltasar Pereira da Silva pediu autorização para se desmantelar um baluarte, tendo a Câmara concedido 30 carros de bois para o transporte do material.
O advento do século XX não alterou essencialmente esse quadro de abandono: uma informação datada de 1933 dá conta de que a cisterna (Poço d'El Rey) estava entulhada pela municipalidade, subsistindo cinco portas das antigas defesas. O processo cessou, entretanto, a partir da instalação do Museu Municipal, nas dependências dos antigos Paços do Concelho (Domus Municipalis), a partir de 1943.
O castelo e a fortaleza de Penamacor foram classificados como Monumento Nacional por Decreto publicado em 1973.
Do conjunto restam a Domus Municipalis e a Torre de Menagem (indevidamente denominada como Torre de Vigia), numa das extremidades, onde se rasga uma porta de entrada para a antiga vila. Rodeando as escarpas do castelo medieval, notam-se ainda trechos das cortinas dos antigos baluartes seiscentistas.
Recentemente, foram empreendidas prospeções arqueológicas na zona histórica da vila e no entorno de seu castelo, por iniciativa da Câmara Municipal, a cargo da Arqueonova, visando a sua valorização.
Em 2013 foi classificado como monumento nacional
Castelo Mendo | Aldeia Historica | Guarda
Castelo Mendo, no concelho de Almeida é uma das Aldeias Históricas da época da reconquista cristã da Peninsula, e da disputa e consolidação da fronteira entre Portugal e Castela. A necessidade de repovoamento dos territórios muçulmanos anexados ao reino português, e de manter o território frente a Castela. Após o Tratado de Alcanices de 1297 D.Dinis manda reconstruir os Castelos de Alfaiates, Almeida, Castelo Bom, Castelo Melhor, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Castelo de Pinhel, Castelo de Sabugal e o Castelo de Vilar Maior.
visite Vilar Maior
Vidéo d'une visite aérienne prise par drone de Vilar Maior au Portugal . le château, la campagne et le village. été 2016
CASTELO SABUGAL, PORTUGAL
RUTA DE LOS CASTILLOS, PORTUGAL.
Musica Desertuna, serenata ao luar.
Aerial - Torre de Canyamel
Überflug einer exklusiven Location in Canyamel - Torre de Canyamel
Eine echte Empfehlung für ein tolles, geschmackvolles Essen in tollem
Ambiente
Castelo Novo - Serra da Gardunha
Uma pérola no interior da concha da Gardunha.
Castelo do Sabugal - Portugal © Viaje Comigo
Castelo do Sabugal - Portugal © Viaje Comigo
Saiba mais aqui
.
Subscreva este canal para ver os novos vídeos!
.
Guias e dicas de viagem no Viaje Comigo da jornalista Susana Ribeiro
viajecomigo.com
.
E siga o Viaje Comigo:
Facebook
-
.
Instagram
-
Meu Super - Promocional - Vila Viçosa
Video promocional do Meu Super de Vila Viçosa.
Desfrute do video, apreciando um dos nossos grandes monumentos e fique a conhecer o Meu Super.
Video realizado para o Projeto de Aptidão Profissional.
João Gonçalves
Castelo de Alcobaca
Filmagem do Castelo de Alcobaça
El rodaje del Castillo de Alcobaça
Movie of Alcobaça Castle
[Shooted by: Samsung Galaxy S6]
CASTLE (CASTELO CASTRO MARIM)-PORTUGAL
Fretamento/locação van executiva
Ao turista que gosta de viajar pelo tempo,aprecie este espetáculo maravilhoso da volta á época medieval
Castelo do Sabugal | Sabugal