Museu Histórico de Ubatuba
O Museu Histórico de Ubatuba está localizado no prédio da Cadeia Velha, inaugurada em 1902, que é considerada a primeira construção de linhas modernas de Ubatuba no século XX, e que foi projetada por Euclides da Cunha (1866-1909), autor da famosa obra “Os Sertões., na época, Diretor da Secretaria da Agricultura, Indústria, Comércio, Viação e Obras Públicas do Governo do Estado de São Paulo.
O prédio, que também foi a primeira cadeia de Ubatuba, que funcionou como tal até 1976, hospedou desde presos a caminho da Colônia Correcional do Porto das Palmas, na Ilha dos Porcos (Presídio da Ilha Anchieta) até viajantes. Em 2001, foi reconhecido como Patrimônio Histórico Municipal e passou a ser a sede do Museu Histórico de Ubatuba, que em seu acervo inclui desde antigos utensílios domésticos de uso diário até objetos pessoais de personalidades de Ubatuba, como o próprio “Seo Filhinho”, Idalina Graça, Madre Glória, entre outros.
O destaque da exposição fica por conta de diversas peças ligadas ao período da escravidão e que foram encontradas nas Ruínas da Lagoinha, antiga Fazenda Bom Retiro, durante trabalhos de revitalização nos anos 2000.
Outro ponto forte do acervo é a grande variedade de artefatos provenientes da escavação de sambaquis encontrados nos sítios arqueológicos do Tenório e da Ilha do Mar Virado, além de peças de povos ceramistas do sítio cerâmico do Itaguá, pesquisas essas coordenadas pela arqueóloga Dorath Pinto Uchôa.