Cânion do Xingó no Rio São Francisco - uma visão realista sobre o lugar, Canindé de São Francisco
#sertão #Nordeste #turismo #passeio #barco
Cânion do Xingó
Paisagens, formações rochosas, águas verdes e cristalinas, trilhas ecológicas, Parque Temático da Caatinga, vegetação exuberante e fauna diversificada: isso é o Xingó, localizado no município de Canindé do São Francisco, a 213 km de Canindé do São Francisco (capital de Sergipe), às margens do extenso e famoso rio de mesmo nome.
O Cânion do Xingó – um dos maiores do mundo – é um vale profundo com 65 km de extensão e 170 m de profundidade e largura variável entre 50 e 300 metros.
Em pleno semi-árido nordestino, o Rio Canindé era, na maior parte do tempo, um leito seco com escassa vegetação. Em 1995, a região foi alagada para criar o reservatório da hidrelétrica de Xingó, dando origem a uma vegetação exuberante, que atraiu enorme diversidade de pássaros e outras espécies.
No cânion, é possível encontrar vestígios – como pinturas rupestres e fragmentos de cerâmica – dos primeiros habitantes do local, que viveram por lá há mais de oito mil anos. O passado atrai muitos turistas brasileiros interessados na história do lendário cangaceiro Lampião, morto em 1938. O fora-da-lei e seu bando trilharam o caminho que liga Canindé a Angico.
Gruta do Talhado
Cruzando o Lago São José, a embarcação chega à Gruta do Talhado, que recebeu este nome porque os paredões de rochas areníticas parecem ter sido talhados à mão. Ali, a embarcação faz uma parada para banho e mergulho. Aproveite para sentar no atracadouro e apreciar o visual. No local há um pequeno santuário, onde fica a imagem de São Francisco.
Fonte :
Turismo - Conheça a Região Sul
Turismo - Conheça a Região Sul
Pontos Turísticos
Curitiba, Foz do Iguaçu, Ilha do Mel, Gramado, Canela, Cânion Fortaleza, Porto Alegre, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Florianópolis, Garopaba, Praia do Rosa, Blumenau e Balneário Camboriú
A Região Sul do Brasil é a menor das cinco regiões do país, com área territorial de 576 774,31 km². Ela faz parte da Região Centro-Sul do Brasil. A região se divide em três unidades federativas: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo limitada ao norte pelos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, ao sul pelo Uruguai, a oeste pelo Paraguai e pela Argentina, além de ser banhada a leste pelas águas do oceano Atlântico. Ela é a única região brasileira localizada na porção sul abaixo da zona tropical, com as estações do ano variando nitidamente; contudo, a parte norte situa-se acima do Trópico de Capricórnio. No inverno, caem geadas e, com maior raridade, neve. O relevo da Região Sul do Brasil tem uma pequena quantidade de acidentes geográficos, predominando um grande planalto, geralmente, de pequena elevação.
A maior característica da Região Sul do Brasil é o modo de colonização e o tipo de colonizadores recebidos. A Região Sul do Brasil começou a ser colonizada durante os séculos XVII e XVIII. Em 1648, os portugueses foram os fundadores da vila de Paranaguá, a mais antiga cidade da Região Sul do Brasil e do Paraná. As populações recebidas pela região foram uma pequena quantidade de escravos africanos, porém, uma grande quantidade de imigrantes vieram do Uruguai, da Argentina, dos Açores, da Espanha, da Alemanha, da Itália, da Polônia, da Ucrânia, dos Países Baixos, entre outros. A característica populacional dada pelos europeus que contribuíram para o processo de formação da sociedade brasileira do século XIX foi a predominante etnia caucasiana, sendo deixadas na paisagem características dos países de onde originaram (casas, transportes, uso do solo). Os europeus foram os introdutores do sistema de pequenas e médias fazendas. A ciência agrícola trazida da Europa para o Sul do Brasil foi a viticultura, adaptada à Serra Gaúcha.
A população das cidades da Região Sul cresceu muito nos anos mais recentes. As cidades mais populosas da Região Sul do Brasil são, em ordem de quantidade de moradores, Curitiba e Porto Alegre. O desenvolvimento industrial foi iniciado nas décadas mais recentes, principalmente no Rio Grande do Sul, nordeste de Santa Catarina e Região Metropolitana de Curitiba. Na região de Criciúma, em Santa Catarina, estão localizadas quase a totalidade das reservas de exploração de carvão no Brasil. O potencial energético, que as inúmeras cachoeiras dos rios das bacias hidrográficas do Paraná e do Uruguai representam, é muito aproveitado, nos dias atuais, nas usinas hidrelétricas como a de Machadinho, próximo a Piratuba.
A Região Sul propriamente dita é um grande polo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência europeia, principalmente de origem italiana e germânica. A região Sul apresenta índices sociais acima da média brasileira e das demais regiões em vários aspectos: possui o maior IDH do Brasil, 0,756, e o terceiro maior PIB per capita do país. A região é também a mais alfabetizada, 95,2% da população, e a com menor incidência de pobreza.
Turismo
O Parque Nacional do Iguaçu, onde se localizam as Cataratas do Iguaçu, é uma Unidade de Conservação brasileira. Ele está localizado no extremo-oeste do estado do Paraná, tendo sido criado em 10 de janeiro de 1939, através do decreto lei nº 1.035. Sua área total é de 185.262,2 hectares. Em 1986, recebeu o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Durante os dias quentes de verão, as praias catarinenses são procuradas e frequentadas por turistas do Brasil inteiro e de outros países. Florianópolis, atrás apenas das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), é uma das capitais brasileiras mais visitadas. Com o fim da crise econômica nos países do Mercosul, parte do movimento de argentinos, uruguaios e paraguaios voltou ao proveito do turismo de verão, em cidades balneárias tais como Balneário Camboriú e Barra Velha. São pontos turísticos os patrimônios da humanidade: Cataratas do Iguaçu no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná e as Ruínas Jesuítico-Guaranis de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.
As serras gaúcha e catarinense atraem turistas no inverno rigoroso, que aproveitam as temperaturas mais baixas e a neve, em cidades como Gramado (RS), a cidade turística mais representativa do gênero no país, Canela (RS) e Urubici (SC). Em Cambará do Sul (RS), localiza-se o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde fica o cânion do Itaimbezinho.
Música: Jason Farnham - Wedding Invitation
Compartilhe e se inscreva no canal
Assista também:
Conheça Florianópolis:
Turismo em Curitiba Paraná:
contato: turismoeestilo@gmail.com
Rio Grande do Sul | A Great Destination
Rio Grande do Sul is the southernmost state in Brazil.
This state is located the southernmost city in the country, Chuí, on the border with Uruguay. In the region of Bento Gonçalves and Caxias do Sul, the largest wine producing center in Brazil, the attraction is Italian gastronomy. Besides the European influence, the gaúchos, or inhabitants of Rio Grande do Sul, strongly cultivate the traditions of the Pampas -- region of the border with Uruguay and Argentina -- such as drinking mate (known as chimarrão drunk in special gourd cups), eating the typical barbecue, known as churrasco, and the traditional clothes are the bombachas (baggy trousers), boots and large hats.
Music by Ernesto Fagundes