Mercado de Olhão - Smaki Portugalii
Mercado de Olhão, Algarve, Portugal - Setembro - 2011
Smaki Portugalii - - smakiportugalii.pl
Olhão Algarve - Mercado - august 2016
Saturday is market day inside and around the big markethalls by the seaside in Olhão, Portugal. The hall to the left is the fishmarket and to the right is fruit, vegetables and meat/cheese. PLEASE SUBSCRIBE :-)
#portugal
#olhao #algarve #litchi
Olhão/Algarve/Portugal ««Vista Aérea - Aerial View»»
Musica - Carlos Estella
Já se apregoa sardinha no mercado de Olhão
Com o fim da proibição da pesca da sardinha, os mercados do peixe voltam a receber a tão apreciada espécie. A qualidade ainda não está a 100%, mas, mesmo assim, não faltam clientes que querem experimentar as primeiras sardinhas da época.
facebook.com/groups/ALHAIN
Visit Olhão ... capital of the Ria Formosa.
Mercados de Olhão
Modelo 3D - Mercados de Olhão - Algarve - Portugal
Mercado de Olhão
Mercado de Olhão - narração de João, vendedor de peixe
Vale a pena conhecer Olhão da Restauração no Algarve (Programa Assim é Portugal Oficial)
INSCREVA-SE NO CANAL E CLICK NO SINO
Programa Assim é Portugal
Facebook Page:
Instagram:
Assista ao programa completo no Vimeo:
Programa de TV, dirigido aos apaixonados por Portugal e quem quer conhecer a Pátria Mãe de Norte a Sul.
Apresentação de José Carlos Pereira, Direção de Jorge Dubonet e Jornalismo Raphael Gomes.
Real Marina, Olhao, Portugal
Olhao, Portugal Algarve
Fisher going to work. Early morning action in this agile little fishing town on the Algarve Coast. Olhao, Portugal Algarve.
Cidade de Olhão
SUBSCREVA ESTE CANAL E VENHA CONHECER O ALGARVE.
A cidade de Olhão, sede do concelho de Olhão, situa-se junto à Ria Formosa.
A origem do topónimo Olhão deve-se à existência de uma nascente, ou olho de água doce, onde a população se abastecia e que devido ao seu caudal ser abundante se designava por Olhão.
Desde o séc. XIV até ao séc. XVII, Olhão era conhecido como o sítio de Olhão onde apenas existiam pequenas cabanas feitas em cana e com telhados de palha. Devido à abundância e variedade de peixe e marisco do sítio, o número de cabanas foi aumentando. Os habitantes foram proibidos de construir casas em alvenaria, aparentemente devido a razões político-administrativas da época. A construção da primeira habitação em alvenaria só foi autorizada em 1715.
A 16 de Junho de 1808, aquando da ocupação francesa do Algarve, surgiu em Olhão um espontâneo e genuíno levantamento popular contra os abusos das invasoras tropas napoleónicas. Esta revolta culminou com a expulsão dos franceses do lugar de Olhão e de todo o Algarve. A 6 de Julho de 1808 partiu de Olhão rumo ao Brasil um pequeno barco, o caíque Bom Sucesso, com 17 tripulantes, com a missão de levar à Corte da colónia, ali refugiada devido à invasão de Portugal pelos exércitos do General Soult, a novidade da expulsão dos franceses do Algarve. A referida tripulação levou uma missiva, extra-oficial, na qual estava descrita a audaciosa atitude que os olhanenses tomaram nessa revolta. Esta viagem durou cerca de 2 meses e foi um dos mais extraordinários feitos da história marítima. Sem mapas nem aparelhos de orientação, os olhanenses atravessaram o Oceano Atlântico e atracaram no Rio de Janeiro a 22 de Setembro. Como recompensa o Príncipe-Regente D. João VI concedeu ao antigo lugar de Olhão o título de Vila de Olhão da Restauração.
O desenvolvimento da actividade comercial e da indústria de conservas de peixe converteu a pequena vila de pescadores num grande centro económico, social e urbano. Consequentemente, em 1985, foi elevada à categoria de Cidade, passando a designar-se Cidade de Olhão da Restauração.
A cidade de Olhão é conhecida como a “cidade cubista”, devido à sua arquitectura, onde se verificam nítidas influências e características árabes. Trata-se de um mistério uma vez que as primeiras casas a serem construídas em Olhão datam do séc. XVII, e nesta altura os árabes já tinham perdido todo o seu domínio sobre o Algarve há cerca de 4 séculos. É possível que Olhão seja o único exemplo de uma cidade moderna com um plano urbanístico árabe, construído num local onde nunca existiu um povoado árabe. Talvez o facto dos pescadores de Olhão manterem relações comerciais com o norte de África desvende este mistério visto que quando regressavam ao Algarve traziam ideias de modelos de casas e de cidades dessas paragens.
Nesta cidade cubista predominam os cubos das casas pintadas de branco com chaminés cúbicas, platibandas decoradas com motivos geométricos, encimadas pelas famosas açoteias e mirantes; as ruas estreitas e labirínticas, e os becos sem saída. As açoteias tinham múltiplas funções, tais como secar os frutos (ex.: figos, amêndoas e alfarrobas), recolher as águas da chuva ou serviam como postos de vigia. O acesso a esta zona da casa é feito através de umas escadas que se encontram num pátio interior, também típico das casas árabes.
As ruas que contornam a Avenida da República, símbolo do urbanismo do princípio do séc. XX, apresentam a cidade dos industriais e mareantes enriquecidos pelas conservas e pelo comércio. Nesta zona, podem-se observar casas com fachadas enobrecidas com varandas, platibandas, azulejos, cantarias e ferros forjados.
A zona histórica da cidade de Olhão desenvolve-se ao longo do Bairro da Barreta e do Bairro do Levante. A origem do Bairro da Barreta remonta ao séc. XVIII, tendo sido nesta zona que se ergueram as primeiras habitações de Olhão.
Gentílico: Olhanense
Dia da Cidade de Olhão: 16 de Junho
Mais informações em:
A Ria Formosa num sábado de inverno junto ao mercado de Olhão
A vista das ilhas a partir dos mercados de Olhão, mesmo num dia de inverno é sempre uma visão magnifica.
Olhão Portugal
Hello , voila Olhao Portugal
Olhao Fish Market. Portugal.
A quick look around the Olhao fish market. Probably the best on the Algarve. The area is superb and a seafood lovers paradise.
Os Mercados de Olhão em 1980
Os Mercados de Olhão em 1980: o aterro onde se construiu posteriormente o Jardim Pescador Olhanense em 1984
Intervenção no mercado de olhão
Markets Olhao,Faro,Algarve,Portugal by www.pension-bicuar.com
another very lively and colourful marketday in Olhao,
lots of regional fresh produce and products
smell and see it all to experience it.
(#156)????PORTUGAL????????: Olhao.
#Lovethebeautyoftheworld
Click the hashtag #Lovethebeautyoftheworld to explore all of Love the beauty of the world videos.
Olhão - Algarve [Portugal] DRONE VIDEO
A city at Algarve, south of Portugal
#olhao #algarve #portugal
Olhão - Indústria Conserveira - Passado e Presente
REPORTAGEM ESPECIAL É preciso ter lata...
Já foram mais de 400 fábricas de conservas em Portugal. Hoje restam cerca 20. O passado e o presente de uma indústria que foi em tempos um dos motores da economia.
As grandes guerras alimentaram as fábricas no seu período áureo. A escassez de peixe e a evolução tecnológica ditaram mudanças nas linhas de produção. Há quase dois séculos que do sul, ao norte, passando pelas ilhas, são muitas as histórias de gente com lata.