SÃO JOAQUIM (SC) A CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL
SÃO JOAQUIM (SC) HISTÓRIA
Nos fins do século XVII a então província de Santa Catarina contava com as seguintes povoações: São Francisco do Sul, a primeira a ser fundada, Desterro, que passou a ser a capital da província, fundada em 1673 e Laguna, que abrigava todo o sul da Província. Estas povoações e as que foram pouco a pouco surgindo, quase sem comunicação entre si, muito lutavam contas as invasões de navios estrangeiros e, no interior, contra os constantes ataques indígenas. O Brasil, com seu imenso território era uma simples colônia de Portugal.
Sobre a data em que se fixaram os primeiros povoadores nas terras que formam hoje o município de São Joaquim, não existe documento algum. Sabe-se que nas primeiras décadas do século XVIII, precisamente no ano de 1728 por estas paisagens andou o pioneiro Francisco de Souza Faria, que abriu o primeiro caminho ligando o litoral catarinense ao seu planalto. Essa picada de denominava Estrada dos Conventos ou de Araranguá. Por ser íngreme nas estrada subiam homens e tropas de animais, que vindos do Rio Grande do Sul, demandavam ao campo de Lages, com destino à São Paulo. Segundo a obra História de La Conquista, do jesuíta Losano, editada em 1745, sabe-se que os campos e pinheirais catarinenses, inclusive os de São Joaquim, teriam sido visitados pelos padres espanhóis da Companhia de Jesus.
Com a fundação de Lages em 1766 por bandeirantes paulistas alguns se estabeleceram nos campos adjacentes e teriam andando ou até se fixado pela região de São Joaquim. Pode se afirmar que tenham sido os gaúchos os primeiros habitantes das terras joaquinenses. Os primeiros documentos encontrados, fazendo referencia ao povoado que hoje é a cidade de São Joaquim, são de 1868 ou 1869. Por essa época já era Lages, uma localidade regularmente desenvolvida e o seu município abrangia as terras circunvizinhas, compreendendo as áreas que formam atualmente os Municípios de São Joaquim, Urubici e Bom Retiro. Foi em 1873, no Distrito da Costa da Da Serra que o bandeirante paulista Manoel Joaquim Pinto, fundou a freguesia de São Joaquim de Cruzeiros. Em 1887, São Joaquim assumiu sua independência, com a instalação do município em 07 de maio daquele ano.
Na imensidão do território brasileiro, no sudeste do planalto catarinense nasceu a pitoresca cidade de São Joaquim. No período de 1750, conta a história, da existência de grandes fazendas de gado, sendo que seus proprietários vinham de São Paulo e do Rio Grande do Sul, mais precisamente de Santo Antonio da Patrulha e Viamão no Rio Grande do Sul. Os paulistas vinham da região de Piracicaba e Araraquara no interior paulista. Através do entrelaçamento das famílias pioneiras forma-se extenso feudo rural. Eram ao total meia dúzia de sesmarias que naquela época faziam parte da freguesia Nossa Senhora dos Prazeres de Lages, atual cidade de Lages, do qual São Joaquim foi desmembrada. O município denominava-se então, Costa da Serra e, em 28 de janeiro de 1868, nele foi criado um Distrito Policial.
Pela lei Provincial n° 645 de 02/05/1871, de 1° de Abril de 1873, o distrito policial foi desmembrado da freguesia da Lages, e instalado no Distrito da Costa da Serra a freguesia de São Joaquim do Cruzeiro. Seu fundador, o Paulista Manoel Joaquim Pinto de Arruda Filho, nasceu por volta de 1808/1809. Destacou-se politicamente nos anos de 1822 e 1824 em Piracicaba, São Paulo. Para fundar São Joaquim, teve a colaboração de vários pioneiros da região. Em 31 de março de 1886 a então freguesia foi elevada a vila, surgindo assim o novo município. Em 16 de janeiro de 1887 realizava-se a primeira eleição a vereador, em sete de maio de 1887 passou à denominação de São Joaquim, com a sua instalação oficial.
Como os demais municípios da serra catarinense, teve na extração da madeira, na agricultura e na pecuária toda a base da economia. Entretanto hoje em dia, aproveitando o clima propicio, desenvolve a fruticultura em larga escala, diversificando entres plantações de uvas para vinhos, frutas de clima temperado e principalmente maçã, sendo uma das maiores produtoras do país. A terra do frio, hoje é um dos polos da serra catarinense pelo desenvolvimento e progresso continuo
FREE WALKING TOUR E COMIDA MUITO BARATA EM CURITIBA | T1E37
Saímos bem cedinho da casa onde estávamos morando em Curitiba e fomos para o centro da cidade conhecer um famoso grupo de guias turísticos da cidade. O nome do projeto deles é CURITIBA FREE WALKING. Um passeio ótimo com mais de 2 horas de duração que mostra muitas ruas, casas e lugares históricos de Curitiba.
Obs: Nós mostramos aqui apenas um pedacinho muito pequeno do passeio, para lhes dar água na boca. Rsss. Quando vierem a Curitiba, não deixem de procurá-los no site e façam o passeio com eles. Vale muito a pena e ainda por cima é de graça.
Depois do passeio, fomos almoçar em um restaurante gostoso e muito barato que descobrimos bem no centro da cidade. Comemos bastante e seguimos caminhando até o lindo e famoso jardim botânico.
Site do CURITIBA FREE WALKING:
Obrigado por curtir e compartilhar!
Balneário Gaivota, SC Av Beira Mar
O território onde se localiza o Município teve como primeiros habitantes os índios carijós. Estes, por sua vez, por apresentarem natureza dócil, sempre tiveram um bom relacionamento com os visitantes que pisaram as terras de Sombrio por volta de 1534, oriundos de Buenos Aires, até então colônia Espanhola.
Posteriormente, colonizadores portugueses começaram a chegar e em 1830, adquiriram as chamadas sesmarias, iniciando a colonização. Deu-se então o desenvolvimento da região e o natural aproveitamento da área litorânea, para exploração da pesca e do lazer.
Com a intensificação destas atividades, a ocupação foi muito grande, provocando em 30.08.90 a promulgação da Lei n.º. 770, que criava o Distrito Praia das Gaivotas.
Balneário Gaivota nem sempre foi chamado assim. Inicialmente seus primeiros moradores o chamavam de Arroio do Gildo, pois o pescador Gildo Coelho foi o seu primeiro morador, onde possuía sua residência às margens de um arroio que corta o centro da cidade.
O nome de Praia da Gaivota foi dado por Mario Sant'Helena e Francisco Ferreira Sobrinho, pois o então Arroio do Gildo possuía muitas gaivotas próximas ao mar.
Com o advento da emancipação, em 29 de Dezembro de 1995, sancionada pela Lei n.º. 10.054, Praia das Gaivotas passou a se chamar Balneário Gaivota, com 23 Km de orla marítima e mais de 149 Km quadrados de território.
Realizadas eleições em outubro de 1996, o município foi instalado em 19 de janeiro de 1997, sendo Everaldo João Ferreira o primeiro prefeito.
sites:
regiaodigital.com.br
sul-sc.com.br
#BalnearioGaivota
#SantaCatarina
O AMOR MORA AQUI | AS SURPRESAS DE UM COUCHSURFING | T.3/EP.8 | BUENOS AIRES | TURISMO PÉ-DE-CHINELO
Numa viagem de baixo custo, cada dia acaba se tornando uma caixinha de surpresas. Ao nos hospedarmos na casa de uma pessoa através do couchsurfing, nós não sabemos o que vamos encontrar. Pode ser apenas um sofá velho ou até mesmo uma mesa com um delicioso café da manhã, como foi dessa vez. E além do café da manhã, acabamos conhecemos também um casal muito simpático e querido que está fazendo uma viagem muito legal de carro pela América do Sul.
Link do livro Un Viaje Interior:
Link do casal Bruna e Danilo:
Gostou de nós e quer apoiar o nosso projeto? Faça-nos uma doação de qualquer valor através do site apoia-se. Sua ajuda é muito importante e fundamental para a continuidade do canal!
Basta clicar no link abaixo:
Ou faça-nos um depósito de qualquer valor:
Banco do Brasil
Agência: 0812-5
Poupança: 25739-7
Variação: 51
Stefane F A Monsores
======================================================
Não viu as temporadas anteriores? Assista pelas nossas playlists aqui abaixo:
1ª temporada:
2ª temporada:
3ª temporada:
Rapidinhas TPC:
TPC dicas:
======================================================
Quer receber viajantes na sua casa? Se cadastre nesses sites abaixo!
Site do wharmshowers:
Site do couchsurfing:
======================================================
Siga-nos também nas nossas redes sociais:
INSTAGRAM: @turismopedechinelo
FACEBOOK:
OBRIGADO POR CURTIR E COMPARTILHAR!