Conheça o Ceará - Pontos Turísticos
Conheça o Ceará - Pontos Turísticos
O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no norte da Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste, Pernambuco ao sul e Piauí a oeste. Sua área total é de 148 920,472 km², ou 9,37% da área do Nordeste e 1,74% da superfície do Brasil. A população do estado estimada para o ano de 2015 foi de 8.904.459 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas.
A capital e município mais populoso é Fortaleza, sede da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras cidades importantes fora da RMF são: Juazeiro do Norte e Crato, na Região Metropolitana do Cariri; Sobral, sede da Região Metropolitana de Sobral; Itapipoca, na região norte; Iguatu, na região centro-sul; Aracati, na região do Vale do Jaguaribe; e Quixadá e Quixeramobim na região dos Sertões Cearenses. Na RMF, cidades importantes como Caucaia, Eusébio, Horizonte, Maranguape, Maracanaú, Aquiraz e São Gonçalo do Amarante, sede do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, incrementam o Produto Interno Bruto cearense. O estado possui ao todo 184 municípios.
O Ceará é, atualmente, o décimo segundo estado em PIB no país e o terceiro do Nordeste. A capital, Fortaleza, é o município com o maior PIB do Nordeste, e o nono maior do país. O Ceará apresentava, em 2010, a melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste, segundo a FIRJAN, além do segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano da região. O Ceará abriga um dos maiores parques aquáticos da América Latina, o Beach Park, na praia do Porto das Dunas, que recebe cerca de 1,3 milhão de visitantes por ano. O estado também abriga o quarto maior estádio de futebol do Brasil, o Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), que tem capacidade para mais de 64 000 pessoas.
O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela fama de ser grande berço de talentos do humor. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 55% de toda caatinga do Brasil e é o único estado do Nordeste-Sudeste a estar completamente inserido na sub-região do sertão. Terra de José de Alencar, Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré, Dom Hélder Câmara, Clóvis Beviláqua, Castelo Branco e de Padre Cícero, o cearense do século. O Ceará também revelou Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante, considerados os maiores humoristas do país; atores e cineastas famosos como José Wilker, Gero Camilo, Luiza Tomé e Karim Aïnouz; além de nomes de destaque das ciências exatas, como Casimiro Montenegro Filho, Fernando de Mendonça, Maurício Peixoto, Cláudio Lenz Cesar, dentre muitos. O Ceará também é conhecido como Terra da Luz, numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que, principalmente, remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea.
O Ceará é um dos estados com maior faixa litorânea, e vem dessa grande extensão boa parte de sua fama turística. As praias de maior destaque são: Jericoacoara (incluindo Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso), Praia do Futuro, Canoa Quebrada, Cumbuco, Praia de Flecheiras, Praia de Morro Branco, Praia de Ponta Grossa, Praia de Tatajuba, Lagoinha, Porto das Dunas, na qual está o Beach Park, um dos maiores parques temáticos da América Latina, dentre outras.
Alguns dos espaços culturais importantes do estado são: Casa de José de Alencar (que abriga o Museu da Renda, o Museu da Antropologia, a Pinacoteca Floriano Teixeira e a Biblioteca Braga Montenegro), Museu da Imagem e do Som do Ceará, Museu do Ceará, Theatro José de Alencar, um dos mais importantes exemplos da arquitetura art nouveau no Brasil, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que abriga, dentre outras instalações, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará e o Museu da Cultura Cearense, Museu Sacro São José de Ribamar e Museu Dom José ambos importantes museus de arte sacra do Brasil, Museu da Cachaça, dentre outros, e os centros históricos da cidades de Sobral, Icó, Aracati e Viçosa do Ceará, tombados como patrimônio nacional pelo IPHAN.
Outras atrações destacáveis são: Arquivo Público do Estado do Ceará, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, Casa de Juvenal Galeno, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Sobrado do Doutor José Lourenço, Academia Cearense de Letras, Instituto do Ceará, Instituto Cultural do Cariri, Museu dos Inhamuns, Academia Sobralense de Estudos e Letras.
Músicas:
Getz Me to Brazil - Doug Maxwell
Ipanema Daydream - Bird Creek
Hounds - Silent Partner
Assista também:
Nordeste - Pontos Turísticos:
Conheça o Rio Grande do Norte:
Inscreva-se no canal
Topbuzz:
Turismo no Brasil - Campo Alegre - Santa Catrina
E chegamos ao nosso Episódio 4 - Temporada 2
Estes na verdade, foram os nossos primeiros contatos na região, e abriram suas portas e corações, para nos receber com um entusiasmo e compreensão, que não havíamos encontrado até ali.
A primeira pessoa com quem conversamos, foi a Cristina Pauli, da Pousada Casa Antiga Antiga.Nos apaixonamos pelo lugar, e retornamos incontáveis vezes para filmar, a Cristina, cordialmente nos ofereceu uma pernoite no local, para que pudéssemos pegar cada pequeno detalhe. E quanto mais conhecíamos, mais apaixonados ficávamos.
Depois fomos direto ao Sitio Cambara, onde conhecemos a Almeiri, e posteriormente o Leomar, demoramos até encontrarmos o dia perfeito, com nossa agenda, foram vários dias de chuva forte consecutivos. Mas a espera valeu a pena, as imagens retrataram exatamente o que é estar em um lugar, onde você se sente no sítio de sua avó. Além de todas as inúmeras atrações que o casal oferece na propriedade, ainda existem cavalgadas temáticas, e outra que leva os visitantes até o alto do Quiriri.
Saiba um pouso mais sobre os campos do Quiriri aqui -
E para terminar, e por indicação da Cristina. Fomos até um cantinho muito especial, um cantinho aconchegante, e de muito talento, tanto no lugar, quando nos produtos que ali são produzidos artesanalmente. Estamos falando do Cantinho do Artesanato, da Angela e da Monalisa Munhoz de Farias. O lugar é de impressionar, e a exuberância da natureza, faz com que percebamos, que o cantinho, na verdade é enoooorme! E possui uma araucária de 300 anos de idade!
Não tem como não se apaixonar por este capítulo!
Turismo no Brasil
Turismo em Santa Catarina
Turismo em São Bento do Sul
Turismo em Corupá
Turismo em Rio Negrinho
Turismo em Campo Alegre
São Bento do Sul
Rio Negrinho
Campo Alegre
Corupá
Santa Catarina
Brasil
Cicloturismo
Turismo de Aventura
Ecoturismo
Turismo Rural
Sun Hunters
Circuito das Araucárias