Turismo - Conheça a Região Sul
Turismo - Conheça a Região Sul
Pontos Turísticos
Curitiba, Foz do Iguaçu, Ilha do Mel, Gramado, Canela, Cânion Fortaleza, Porto Alegre, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Florianópolis, Garopaba, Praia do Rosa, Blumenau e Balneário Camboriú
A Região Sul do Brasil é a menor das cinco regiões do país, com área territorial de 576 774,31 km². Ela faz parte da Região Centro-Sul do Brasil. A região se divide em três unidades federativas: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo limitada ao norte pelos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, ao sul pelo Uruguai, a oeste pelo Paraguai e pela Argentina, além de ser banhada a leste pelas águas do oceano Atlântico. Ela é a única região brasileira localizada na porção sul abaixo da zona tropical, com as estações do ano variando nitidamente; contudo, a parte norte situa-se acima do Trópico de Capricórnio. No inverno, caem geadas e, com maior raridade, neve. O relevo da Região Sul do Brasil tem uma pequena quantidade de acidentes geográficos, predominando um grande planalto, geralmente, de pequena elevação.
A maior característica da Região Sul do Brasil é o modo de colonização e o tipo de colonizadores recebidos. A Região Sul do Brasil começou a ser colonizada durante os séculos XVII e XVIII. Em 1648, os portugueses foram os fundadores da vila de Paranaguá, a mais antiga cidade da Região Sul do Brasil e do Paraná. As populações recebidas pela região foram uma pequena quantidade de escravos africanos, porém, uma grande quantidade de imigrantes vieram do Uruguai, da Argentina, dos Açores, da Espanha, da Alemanha, da Itália, da Polônia, da Ucrânia, dos Países Baixos, entre outros. A característica populacional dada pelos europeus que contribuíram para o processo de formação da sociedade brasileira do século XIX foi a predominante etnia caucasiana, sendo deixadas na paisagem características dos países de onde originaram (casas, transportes, uso do solo). Os europeus foram os introdutores do sistema de pequenas e médias fazendas. A ciência agrícola trazida da Europa para o Sul do Brasil foi a viticultura, adaptada à Serra Gaúcha.
A população das cidades da Região Sul cresceu muito nos anos mais recentes. As cidades mais populosas da Região Sul do Brasil são, em ordem de quantidade de moradores, Curitiba e Porto Alegre. O desenvolvimento industrial foi iniciado nas décadas mais recentes, principalmente no Rio Grande do Sul, nordeste de Santa Catarina e Região Metropolitana de Curitiba. Na região de Criciúma, em Santa Catarina, estão localizadas quase a totalidade das reservas de exploração de carvão no Brasil. O potencial energético, que as inúmeras cachoeiras dos rios das bacias hidrográficas do Paraná e do Uruguai representam, é muito aproveitado, nos dias atuais, nas usinas hidrelétricas como a de Machadinho, próximo a Piratuba.
A Região Sul propriamente dita é um grande polo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência europeia, principalmente de origem italiana e germânica. A região Sul apresenta índices sociais acima da média brasileira e das demais regiões em vários aspectos: possui o maior IDH do Brasil, 0,756, e o terceiro maior PIB per capita do país. A região é também a mais alfabetizada, 95,2% da população, e a com menor incidência de pobreza.
Turismo
O Parque Nacional do Iguaçu, onde se localizam as Cataratas do Iguaçu, é uma Unidade de Conservação brasileira. Ele está localizado no extremo-oeste do estado do Paraná, tendo sido criado em 10 de janeiro de 1939, através do decreto lei nº 1.035. Sua área total é de 185.262,2 hectares. Em 1986, recebeu o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Durante os dias quentes de verão, as praias catarinenses são procuradas e frequentadas por turistas do Brasil inteiro e de outros países. Florianópolis, atrás apenas das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), é uma das capitais brasileiras mais visitadas. Com o fim da crise econômica nos países do Mercosul, parte do movimento de argentinos, uruguaios e paraguaios voltou ao proveito do turismo de verão, em cidades balneárias tais como Balneário Camboriú e Barra Velha. São pontos turísticos os patrimônios da humanidade: Cataratas do Iguaçu no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná e as Ruínas Jesuítico-Guaranis de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.
As serras gaúcha e catarinense atraem turistas no inverno rigoroso, que aproveitam as temperaturas mais baixas e a neve, em cidades como Gramado (RS), a cidade turística mais representativa do gênero no país, Canela (RS) e Urubici (SC). Em Cambará do Sul (RS), localiza-se o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde fica o cânion do Itaimbezinho.
Música: Jason Farnham - Wedding Invitation
Compartilhe e se inscreva no canal
Assista também:
Conheça Florianópolis:
Turismo em Curitiba Paraná:
contato: turismoeestilo@gmail.com
PRAIA GRANDE - RETRATOS DE SANTA CATARINA
PRAIA GRANDE - SANTA CATARINA - SOUTH OF BRAZIL
Produced by: Dv3 Comunicações -
Praia Grande is a small town located in the south end of Santa Catarina , which had its population since 1917 by Portuguese and Italian immigrants .
Known as the city of the Canyons , the name originated from a large shingle beach that was formed by the changing course of the river Mampituba .
The municipality has considerable forest reserve . A part of the National Park of Sierra Aparados and Serra Geral . The vegetation is rich and beautiful forests . In addition, part of the city Parks is inserted .
At the feet of the giants of the Sierra Canyons Aparados and Serra Geral , the city of Praia Grande provides unique angles and a new place for those seeking challenges , contemplation and relaxation in nature .
The city is situated approximately 45 meters above the sea level . The city stretches 25 ac / sea to 1000 meters . Borders the RS ( edge of Serra da Serra called Aparados .) The climate is temperate, with averages between 18 º to 20 º C.
The region shows Praia Grande spills basaltic Upper Jurassic , dating back about 137 million years ago, overlapping the Botucatu Sandstone that in the meeting with the basalt, is approximately 150 meters above sea level , forming rounded mountains , the 225 million years were sand dunes .
Rivers , by starting at the top of the mountainside , descend rapidly forming rapids and waterfalls carving basalt, pushing the blocks moving walls to the lower part of the mountain, forming the Canyons and a huge sprawling pebble of basalt.
Text: EcoViagens Portal
Praia Grande é uma pequena cidade localizada no extremo sul catarinense, com pouco mais de 7.000 habitantes, que teve seu povoamento a partir de 1917 por imigrantes portugueses e italianos.
Conhecida como cidade dos Canyons, o seu nome originou-se de uma grande praia de seixos rolados que formou-se pela mudança de curso do rio Mampituba.
O município dispõe de uma considerável reserva florestal. Uma parte integra o Parque Nacional de Aparados da Serra e Serra Geral. A vegetação é rica e as matas belíssimas. Além disso, parte dos Parques está inserido no município.
Aos pés dos gigantes Cânions de Aparados da Serra e Serra Geral, a cidade de Praia Grande oferece ângulos inéditos e um novo lugar para quem busca desafios, contemplação e lazer na natureza.
A cidade está situada aproximadamente à 45 metros acima do nível do mar. O município se estende de 25 ac/mar até 1000 metros. Faz divisa com o RS (borda da Serra denominada de Aparados da Serra).O Clima é temperado, com médias entre os 18º a 20ºC.
A região de Praia Grande mostra os derrames de basálticos do jurássico Superior, datando aproximadamente 137 milhões de anos, sobrepondo-se ao Arenito Botucatu que, no encontro com o basalto, está aproximadamente 150 metros acima do mar, formando montanhas arredondadas, que a 225 milhões de anos eram dunas de areia.
Os rios, por iniciarem na parte superior da encosta da Serra, descem rapidamente formando corredeiras e cachoeiras esculpindo o basalto, empurrando os blocos que se deslocam das paredes para a parte baixa da serra, formando os Cânions e um enorme espraiado de seixo de basalto.
Texto: Portal EcoViagens
Top 10 Praias: As 10 melhores praias da Malásia
A Asia tem seus encantos e entre elas um lugar chamado Malasia. Abençoada por quilômetros e quilômetros de litoral, a Malásia é o lar de uma variada seleção de praias e ilhas, cada um com suas próprias atrações e momentos únicos quando você escolhe passar sua férias neste paraíso.
Confira aqui em nosso rápido vídeo das 10 praias paradisíacas deste país na Ásia.
Palavras-chves: praias, malasia, malásia, asia, ásia, mochilão, mochilao, viagens, roteiros, sudeste asiático.