Belo Horizonte - Principais Pontos Turísticos
Belo Horizonte - Principais Pontos Turísticos
Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2,5 milhões de habitantes, sendo o 6º município mais populoso do país, segundo o IBGE. Com uma área de aproximadamente 331 km², a cidade possui uma geografia diversificada, com morros e baixadas. Ela está a 716 quilômetros de Brasília, a capital nacional, sendo a segunda capital de estado mais próxima da capital federal, atrás apenas de Goiânia.
Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, Belo Horizonte foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado de Minas Gerais sob influência das ideias do positivismo, num momento de forte apelo da ideologia republicana no país.Ela viveu um inesperado e acelerado crescimento populacional, chegando a mais de um milhão de habitantes com setenta anos de fundação. Entre as décadas de 1930 e 1940, houve também o avanço da industrialização, além de muitas construções de inspiração modernista, notadamente as casas do bairro Cidade Jardim, que ajudaram a definir a fisionomia da cidade.
De acordo com a estimativa realizada pelo IBGE em 2017, sua população era de 2 523 794 habitantes, sendo o mais populoso município de Minas Gerais, o terceiro da Região Sudeste, depois de São Paulo e Rio de Janeiro, e o sexto mais populoso do Brasil. A capital mineira é também sede da terceira concentração urbana mais populosa do país. Belo Horizonte já foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da ONU, como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45ª entre as 100 melhores cidades do mundo. Em 2010, Belo Horizonte gerou 1,4% do PIB do país, e em 2013 era o quarto maior PIB entre os municípios brasileiros, responsável por 1,53% do total das riquezas produzidas no país. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é a classificação da revista América Economía, na qual, já em 2009, Belo Horizonte aparecia como uma das dez melhores cidades para fazer negócios da América Latina, segunda do Brasil e à frente de cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.
A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e até internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Ela conta com importantes monumentos, parques e museus, como: o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Savassi, e eventos de grande repercussão, como o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua (FIT-BH), Festival Internacional de Curtas e o Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa. Ela é também nacionalmente conhecida como a capital nacional dos botecos, por existirem mais bares per capita do que em qualquer outra grande cidade do Brasil.
palavras-chaves: Belo Horizonte, BH, MG, Minas Gerais, capital, capitais, cidade, cidades, metrópole, metrópoles, mineiro, mineiros, Sudeste, Brasil, Lagoa da Pampulha, Mineirão, Mangabeiras, Praça da Liberdade, viagem, turismo, turista, turistas, mineiras, mineira, turístico, pontos turísticos, Serra do Curral, skyline, Praça da Estação, Praça do Papa, belo horizontino, Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha, Cidade Administrativa, Oscar Niemeyer, Igreja São Francisco de Assis, Igrejinha da Pampulha, Palácio das Artes, Praça Raul Soares, prefeitura, Parque Municipal, Expominas, estádio, Portinari, tour
Músicas:
Fur Elise - Beethoven
Hounds - Silent Partner
Compartilhe e se inscreva no canal
Assista também:
Cidades Históricas de Minas Gerais:
Conheça a Região Sudeste:
contato: turismoeestilo@gmail.com