Você conhece? Arariboia, o indígena fundador da cidade de Niterói
Arariboia (? - 1589) foi um chefe da tribo dos temiminós, grupo indígena tupi que vivia no litoral brasileiro no século XVI. Por seu papel ativo na conquista da baía de Guanabara, acabou sendo recompensado pelos portugueses com o direito a um pedaço de terra na entrada da baía que, anos depois viria ser tornar à atual cidade de Niterói, da qual é considerado o fundador.
Para saber sobre este e muitos outros personagens históricos, acesse nosso portal:
Trajeto do Caminho Oscar Niemeyer em Niterói, em 05.05.14.
Niterói - trajeto do caminho Oscar Niemeyer entre as Barcas, na Praça Arariboia até o Museu de Arte Contemporânea - MAC, no Ingá. Registro feito por Celular. Niterói, 02 de abril de 2014.
Índio Araribóia fundador de Niterói, RJ e Carapina, ES com a Camisa do Flamengo em Vitória, ES
Índio Araribóia fundador de Niterói, RJ e Carapina, ES é Flamenguista. A estátua do Índio Araribóia encontra-se localizada em Vitória, ES, em frente ao Morro do Penedo. Ele ai foi colocando como um guardião e protetor da Baía de Vitória, protegendo a entrada pra o Porto de Capuaba e o Porto da Capital Capixaba. Agora em Janeiro de 2011, o Índio apareceu vestido com a Camisa do Flamengo e o nosso Escritor Poeta e Trovador Capixaba, Clério José Borges de Sant Anna, autor dos Livros História da Serra e Dicionário Regional de Gírias e Jargões foi saber quem foi o autor da idéia. Filho de Maracajaguaçu o Índio além de fundar Niterói fundou também Carapina, no Município da Serra ES. Arariboia (em tupi cobra feroz ou cobra da tempestade) foi cacique da tribo dos temiminós, do grupo indígena tupi, em meados do século XVI. O seu domínio era a ilha de Paranapuã (hoje ilha do Governador), na baía de Guanabara, no litoral do Brasil. Arariboia era cacique dos temiminós quando os franceses, com o apoio dos Tamoios, tomaram o controle da Guanabara, na então Capitania do Rio de Janeiro, em 1555. Tendo perdido as suas terras, o cacique e sua tribo seguiram para a então Capitania do Espírito Santo, onde reorganizaram a sua aldeia e expulsaram alguns holandeses. Quando a Coroa de Portugal enviou ao Brasil o seu terceiro Governador-geral, Mem de Sá, com um contingente de soldados bem armados para retomar a Guanabara aos franceses, os portugueses estabeleceram aliança com Arariboia, conseguindo desse modo reforçar os seus efetivos em cerca de oito mil homens, indígenas conhecedores do território e inimigos dos Tamoios. A esquadra francesa se instalara na Guanabara em 1556, ocupando uma ilha e ali erguendo um forte. Para se contrapor às forças portuguesas, o comandante dos invasores, Nicolas Durand de Villegagnon, firmou uma aliança com os índios tamoios, cerca de 70 mil homens naquela faixa do litoral. O acordo permitiu que as forças enviadas de Salvador por Mem de Sá, governador-geral do Brasil, fossem rechaçadas. Com a unidade da colônia correndo perigo, Mem de Sá mandou vir do reino seu sobrinho Estácio de Sá e o incumbiu de adotar a mesma estratégia dos franceses: arregimentar apoio indígena. O confronto mais violento ocorreu em Uruçumirim, onde os invasores estavam aquartelados. Galgando penhascos, Arariboia foi o primeiro a entrar no baluarte inimigo. Empunhava uma tocha, com a qual explodiu o paiol de pólvora e abriu caminho para o ataque. Durante a luta, uma flecha envenenada raspou o rosto de Estácio de Sá, que morreu posteriormente, vítima de infecção. O ataque derradeiro, seguiu-se em uma matança noturna. O vitorioso Arariboia amanheceu banhado de sangue francês e tamoio. Vídeo de Clério José Borges, poeta e Trovador, Escritor e historiador Capixaba. Dia 28/01/2011. clerioborges.com.br
Índios homenageam Araribóia no Dia do Índio em Niterói
No Dia do Índio, o Índio Araribóia é Homenageado pelos Índios
V da Rua da Rede Rádio Mamaterra
Realização de Sonhos Ilimitados
e Sos Racismo Brasil
Em apoio ao
Coletivo Aldeia Maracanã
Na luta pelos Direitos Indígenas
No Brasil
Niterói 19 de Abrii 2016
Caminho do Discípulo - 2
Caminho do Discípulo - 2
Barca S.A. Travessia Rio Niterói e Niterói Rio. Filmagens diversas.
Barca S.A. Travessia Rio Niterói e Niterói Rio. Filmagens diversas.
Clips filmados e fotografias pelo fotógrafo Paulo Resende.
Câmera Fotográfica Digital Sony Cyber-Shot 12.1 Megapixels.
Música: Paula e Bebeto. Milton Nascimento e Grupo.
Índio Araribóia, fundador de Niterói, RJ e Carapina, ES, com a Camisa do Mengão. (Flamengo)
Índio Araribóia fundador de Niterói, RJ e Carapina, ES é Flamenguista. A estátua do Índio Araribóia encontra-se localizada em Vitória, ES, em frente ao Morro do Penedo. Ele ai foi colocando como um guardião e protetor da Baía de Vitória, protegendo a entrada pra o Porto de Capuaba e o Porto da Capital Capixaba. Agora em Janeiro de 2011, o Índio apareceu vestido com a Camisa do Flamengo e o nosso Escritor Poeta e Trovador Capixaba, Clério José Borges de Sant Anna, autor dos Livros História da Serra e Dicionário Regional de Gírias e Jargões foi saber quem foi o autor da idéia. Filho de Maracajaguaçu o Índio além de fundar Niterói fundou também Carapina, no Município da Serra ES. Arariboia (em tupi cobra feroz ou cobra da tempestade) foi cacique da tribo dos temiminós, do grupo indígena tupi, em meados do século XVI. O seu domínio era a ilha de Paranapuã (hoje ilha do Governador), na baía de Guanabara, no litoral do Brasil. Arariboia era cacique dos temiminós quando os franceses, com o apoio dos Tamoios, tomaram o controle da Guanabara, na então Capitania do Rio de Janeiro, em 1555. Tendo perdido as suas terras, o cacique e sua tribo seguiram para a então Capitania do Espírito Santo, onde reorganizaram a sua aldeia e expulsaram alguns holandeses. Quando a Coroa de Portugal enviou ao Brasil o seu terceiro Governador-geral, Mem de Sá, com um contingente de soldados bem armados para retomar a Guanabara aos franceses, os portugueses estabeleceram aliança com Arariboia, conseguindo desse modo reforçar os seus efetivos em cerca de oito mil homens, indígenas conhecedores do território e inimigos dos Tamoios. A esquadra francesa se instalara na Guanabara em 1556, ocupando uma ilha e ali erguendo um forte. Para se contrapor às forças portuguesas, o comandante dos invasores, Nicolas Durand de Villegagnon, firmou uma aliança com os índios tamoios, cerca de 70 mil homens naquela faixa do litoral. O acordo permitiu que as forças enviadas de Salvador por Mem de Sá, governador-geral do Brasil, fossem rechaçadas. Com a unidade da colônia correndo perigo, Mem de Sá mandou vir do reino seu sobrinho Estácio de Sá e o incumbiu de adotar a mesma estratégia dos franceses: arregimentar apoio indígena. O confronto mais violento ocorreu em Uruçumirim, onde os invasores estavam aquartelados. Galgando penhascos, Arariboia foi o primeiro a entrar no baluarte inimigo. Empunhava uma tocha, com a qual explodiu o paiol de pólvora e abriu caminho para o ataque. Durante a luta, uma flecha envenenada raspou o rosto de Estácio de Sá, que morreu posteriormente, vítima de infecção. O ataque derradeiro, seguiu-se em uma matança noturna. O vitorioso Arariboia amanheceu banhado de sangue francês e tamoio. Vídeo de Clério José Borges, poeta e Trovador, Escritor e historiador Capixaba. clerioborges.com.br
Águias de Cristo Niterói a Caminho de Itaipava parte 1
Águias de Cristo Niterói a Caminho de Itaipava parte 1
NITERÓI ANTIGA
ANTIGA NITERÓI.
Araribóia no Campuni 2010 da 1ª Região da ARF
Fotos e vídeos da Participação das Unidades Colibri e Guará do clube de Desbravadores Araribóia no CAMPUNI
Equal - Show de Lançamento EP Ao Revés - 16/04/2011 - Araribóia Rock
Músicas:
Equal - Ao Revés
Rockz - Tô Planejando
Evento aconteceu na Boate Box 35, no Gragoatá, em Niterói, Rio de Janeiro. Contou também com as bandas Audionari, Lumino e Rockz.
Foi o primeiro evento oficial do Coletivo Araribóia Rock no ano de 2011, e tambem inaugurou um novo formato de organização: As bandas produzindo o evento.
Lideradas por Rafael Cormack e Gregory Combat da banda Equal, com a coordenação do jornalista Pedro de Luna, co-fundador do Araribóia Rock, as bandas se uniram para tentar mudar e levantar a cena de Niterói, que anda pra lá de caída.
O coletivo Araribóia Rock, que NÃO conta mais com o apoio da Prefeitura de Niterói, tem se esforçado para fazer alguma coisa pelas bandas independentes do eixo Niterói/São Gonçalo. A ideia é de que eventos como estes sejam mensais, sempre com uma banda Headline convidada. A Headline de abril foi a Rockz.
A Equal aproveitou este evento para lançar o seu EP Ao Revés, gravado no estúdio Cantos do Trilho, pelo baterista/produtor Pedro Garcia.
Baixe o EP completo aqui:
Filmagem, edição e finalização: Rodrigo Galha
Contato: 2r2producoes@gmail.com
Pedras Que Cantam na barca Niterói-Rio
Fanfarra com Boi Tolo e Sinfônica Ambulante na Abertura Não Oficial do Carnaval Carioca que aconteceu no dia 12/01/2014.
A Guerra dos Tamoios
Esse vídeo foi publicado com intuito de preservação e divulgação cultural. O canal não recebe nenhum tipo de remuneração por ele. Caso algum autor / interprete queira solicitar a retirada do vídeo do canal basta enviar um e-mail para pauloantoniofg@outlook.com
Paulo Antonio Gonçalves é pesquisador nas áreas de Sociologia, Religiões e Espiritualidade, e autor do livro Os Conceitos Essenciais da Espiritualidade. Conheça mais em:
AD2 POT MurielTaveiraMartins niteroi
Documentário sobre o Caminho Niemeyer na região da praia grande, Centro, Niterói, Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro 2017 - Pedal Passo-a-passo: Como fazer o circuito Icaraí vs Leblon de bike
Este vídeo apresenta dicas e sugestões para um agradável passeio pelas ciclovias que passam pelas praias da zona sul do Rio de Janeiro, saindo de Icarái, Niterói. ATENÇÃO: Clique sobre o contador na descrição ABAIXO para acessar trechos específicos do video.
This video introduce tips and suggestions for a pleasent bike riding through Niterói and Rio de Janeiro sightseens and beachs. ATTENTION: You can access specific video parts using the counter marks BELLOW.
Trajetos (realizados num DOMINGO) - Routes (Sunday Riding):
IDA - GOING
00:00:09 Niterói vs Rio de Janeiro :
00:00:00 Icaraí
00:00:51 Ingá
00:01:11 Boa Viagem
00:03:08 Praça Aratibóia (terminal das barcas em Niterói) - Arariboia Square (Ferry Boat)
00:03:13 Horários das Barcas
00:04:32 Praça XV (terminal das barcas no Rio) - Square XV (Ferry Boat)
00:05:22 Aterro do Flamengo (Via Expressa - Express Way)
00:06:19 Botafogo
00:06:57 Leme
00:07:22 Copacabana
00:08:09 Arpoador
00:08:30 Ipanema
00:08:59 Leblon
00:09:46 Ciclovia da Av. Niemeyer - Niemeyer Bicicle Path Rio de Janeiro vs Niterói:
VOLTA - BACKING
00:11:19 Parte I - Arpoador vs Praça XV (Rio de Janeiro)
00:11:19 Arpoador
00:11:37 Bifurcação da Urca - Urca's Crossroad
00:12:36 Praia Vermelha / Pão de Açucar
00:13:48 Bifurcação da Urca - Urca's Crossroad
00:14:19 Aterro do Flamengo (Via de Pedestres - Walking Way)
00:15:05 Praia do Flamengo - Flamengo Beach
00:16:58 Marina da Glória
00:18:43 Aeroporto Santos Dumont - Santos Dumont Airport
00:21:15 Praça XV (entrada pelo estacionamento de automóveis & Hall - Parking Entrance & Hall)
00:22:24 Parte II - Caminho Niemeyer - Niemeyer Path (Niterói)
00:22:26 Praça Araribóia - Arariboia Square
00:22:50 Caminho Niemeyer - Niemeyer Path
00:23:28 Espaço Reserva Cultura - Reserva Cultura Centre
00:24:23 Curva do Rio
00:25:25 Boa Viagem
00:25:41 Igreja de N. S. da Boa Viagem - Holly Mother of Boa Viagem Church
00:26:10 Museu de Arte Contemporânea (MAC) - Contemporary Art Museum
00:26:52 Icaraí
Hoje (28) foi o primeiro dia de funcionamento da nova estação da Praça Araribóia, em Niterói
A primeira parte do terminal foi inaugurada no fim de semana. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, é mais um incentivo para os moradores que trabalham no Rio optarem pelo transporte público.
Ver episodio:
Ir para o site do Repórter Rio:
Visitando o reinaugurado Parque das Águas em Niterói RJ Vlog➡️parte 01
Parque das Águas, como também é conhecido o Parque Municipal Eduardo Travassos, fica situado no Morro da Detenção, parte central de Niterói e homenageia seu idealizador, engenheiro Eduardo Travassos. A área revitalizada tem 32 mil metros quadrados e abriga o maior reservatório de água da cidade, com capacidade para 9 milhões de litros. Acesso é pela Rua Vladimir Alves Machado, s/nº, Centro (Niterói). Foi inaugurado em 8 de junho de 2006.
Em breve a segunda parte.
Mall Walker de Audionautix está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (
Artista:
Travessia da Baia de Guanabara Niteroi Rio de Barca Corcovado em time lapse
Travessia da Baia de Guanabara de Barca Corcovado curtindo a vista por um lado o Terminal Rodoviário João Goulart, o Caminho Niemeyer, Ponte Costa e Silva (Rio-Niterói), Ilha Fiscal e pelo outro lado o Campus Gragoatá da UFF Niterói, Pão de Açúcar e o Bondinho, Aeroporto Santos Dumont e a Praça Marechal Âncora, tudo bem rapidinho em time lapse.
MAGNÓLIA BRASIL - 2019
G.R.E.S. MAGNÓLIA BRASIL
ENREDO: A CORTE DA MAGNÓLIA BRASIL EM TERRAS CUYABANEZAS
COMPOSITORES: DUDU OLIVEIRA, CHIQUINHO INSPIRAÇÃO, ANDRÉ QUINTANILHA, DITO, JAIR PP, PEGA LEVE E JORJÃO DO BALANÇO
INTÉRPRETE: MARCELINHO
TOCA A VIOLA DE COCHO, DE MOCHO E GANZÁ
PELO PORTAL DO PANTANAL EU VOU ENTRAR
SENTINDO A VERDE CIDADE O COLORIDO DA VIDA
O ESPLENDOR DA TRADIÇÃO ADMIRAR
CHIQUE NA CHITA ENFEITADA NO SEU CHITÃO
MORENA LINDA, LATINA DE CORAÇÃO
VOA NO LINDO BAILAR DO COLIBRI
EMBALA O SAMBA NO PASSO DO SIRIRI
SALVE A TERRA DO AMOR, TERRA DO OURO
QUE CHOVAM BENÇÃOS DO CÉU, ALUMIA SEU POVO
ARRASTA A SANDÁLIA, LEVANTA A POEIRA
A MAGNÓLIA NÃO É BRINCADEIRA!
BRILHANTE E PRECIOSA É SUA GENTE
TRAZ NA ALMA ESSA CULTURA DIFERENTE
COM FÉ NO SONHO DE FELICIDADE
E DEVOÇÃO AO PADROEIRO DA BONDADE
É GRANDE A SAUDADE, VOLTEI AO MEU LAR
SORRISO ESTAMPADO NO OLHAR
NO CARNAVAL, FESTEJAR SUA HISTÓRIA
300 ANOS VIVOS NA MEMÓRIA
VOU COM A MINHA CORTE AMOR
VEM COMIGO VIAJAR
PARAÍSO TÃO BONITO
ESTOU SEGUINDO MEU CAMINHO
O DESTINO É CUIABÁ