VIANA DO CASTELO- IGREJA DAS ALMAS
esta igreja está situada no lugar do Penedo, local onde nasceu Viana à 750 anos, (18/06/1258)
Viana do Castelo, Portugal
Descubra Portugal maravilhoso com liriosdefogo.com
Viana do Castelo é uma cidade portuguesa, capital do distrito com o mesmo nome, na região do Norte, e integrada na sub-região do Alto Minho. É sede de um município com 85 445 habitantes e está dividido em subdividido em 27 freguesias.
Viana enriqueceu devido aos seus palácios brasonados, igrejas e conventos, que constituem uma herança patrimonial digna de visita. A cidade que cresceu ao longo do rio Lima, observa-se estilos Renascentista, Barroco, Manuelino e Art Déco. De destacar a antiga Igreja Matriz, que remonta ao século XV, a Capela da Misericórdia, a Capela das Almas, a Capela de Nossa Senhora da Agonia, do alto do Monte de Santa Luzia, destaca-se a Igreja do Sagrado Coração de Jesus ou de Santa Luzia. Quem passa por Viana, as visitas obrigatórias passam pelo Santuário de Santa Luzia, com vistas fantásticas e maravilhosas sobre Viana. Viana tem um vasto riquíssimo património.
A maior festividade da cidade de Viana, é a tradicional Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, que decorre em pleno Verão. O nome da santa está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal. A procissão ao mar e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes floridos, são testemunhos da profunda devoção religiosa que deu origem à Romaria d’Agonia. A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia é o expoente máximo das festas vianenses. A rainha das romarias é grandiosa em programação, no número de visitantes, na força do traje à vianesa e no peso do ouro que as mordomas exibem ao peito. A cidade é também conhecida por ser a capital do folclore português e artesanato.
Como em todo o país, e o distrito de Viana não é excessão, o o fiel prato é o Bacalhau, seja bacalhau á Viana, Bacalhau à Gil Eanes, o Bacalhau à Zé do Pipo, o Bacalhau na Brasa, o Bacalhau de Cebolada e o Bacalhau à Camelo, fazem as delícias dos turistas. Deve também experimentar a Santola, o Arroz de Polvo à Moda do Minho, a Lampreia à Bordalesa, Pescada à Vianense, e ainda o Cabrito à Serra d'Arga, o Arroz de Pé Descalço ou Pica no Chão, os Rojões à Moda do Minho e o Arroz de Sarrabulho.
Razões não lhe faltam para querer visitar e morar em Viana Do Castelo!
Venha descobrir o seu imóvel de sonho em liriosdefogo.com
Igreja setecentista em risco de colapso Viana do Castelo Porto Canal
Igreja setecentista de Santo António, em Viana do Castelo, em risco de colapso
Jornalista: Andreia Alexandra Fernandes
Imagem: José Ribeiro
VIANA DO CASTELO - IMAGENS
VIANA DO CASTELO
É uma cidade portuguesa - com 38 045 habitantes - situada no Distrito de Viana do Castelo, na Região Norte, e integrada na sub-região NUT III do Minho-Lima. A cidade é atualmente constituída pela União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, e os seus subúrbios estendem-se até às freguesias de Areosa e Darque.
É sede de um município - com 319,02 km² de área e 88 725 habitantes (2011 ) - subdividido em vinte e sete freguesias. O concelho é limitado a norte pelo município de Caminha, a leste por Ponte de Lima, a sul por Barcelos e Esposende, e a oeste pelo Oceano Atlântico.
Até à sua elevação a cidade em 20 de janeiro de 1848, a atual Viana do Castelo chamava-se simplesmente Viana (também referida como Viana da Foz do Lima e Viana do Minho, para diferenciá-la de Viana do Alentejo). Em 1977, fora elevada a sede de diocese católica.
PATRIMÓNIO
Na cidade - que cresceu ao longo do rio Lima - podem ser observados os estilos renascentista, manuelino, barroco e Art Déco. Na malha urbana destaca-se o centro histórico, que forma um circulo delimitado pelos vestígios das antigas muralhas. Aqui cruzam-se becos com artérias maiores viradas para o rio Lima, e destacam-se a antiga Igreja Matriz (catedral desde 1977), que remonta ao século XV, a Capela da Misericórdia (século XVI), a Capela das Almas, e o edifício da antiga Câmara Municipal, na Praça da Monarquia (antiga Praça da Rainha), com uma fonte em granito - com uma bacia de casal e tanque - construída por Inês Lopes, a Velha e terminada pelo seu filho João Lopes, Filho em 1559.
Fora do centro da cidade - em posição dominante no alto do Monte de Santa Luzia - destaca-se a Basílica do Sagrado Coração de Jesus ou de Santa Luzia, cuja construção fora iniciada em 1903 e inspirada na Basílica de Sacré Cœur em Paris, de onde se descortina uma ampla vista sobre a cidade, o estuário do rio Lima e o mar.
CULTURA
O ciclo de festas no município começa no mês de maio, com a Festa das Rosas de Vila Franca do Lima. Entretanto, o seu ponto alto é a tradicional Romaria de Nossa Senhora da Agonia (Senhora d'Agonia) no mês de Agosto. A procissão ao mar e as ruas da Ribeira (enfeitadas com tapetes florais) são testemunhos da profunda devoção religiosa do povo vianense.
A etnografia tem o seu espaço no desfile e na Festa do Traje Etnográfico, onde podem ser admirados os antigos trajes femininos ricamente adornados com as típicas filigranas da Póvoa de Lanhoso, autênticas obras de arte em ouro, que tomaram em Viana do Castelo a sua montra principal através dos peitos das lindas mulheres vianenses.
Convento S. Francisco do Monte ( Viana do Castelo - Portugal )
Este convento franciscano foi fundado no ano de 1392 por Frei Gonçalo Marinho. Com a extinção das ordens religiosas em Portugal em 1834, o convento foi ficando gradualmente em ruínas. Despojado e vilipendiado acabou por sucumbir perante a inoperância das entidades oficiais e o silêncio seráfico e cúmplice dos vianenses ao longo de décadas.
Em 1959, alguém previra que dos vianenses não haveria muito a esperar... As gerações sucedem-se, desatentas e ignorantes, sem um gesto de compreensão ou de respeito por esses legados da história . Desde essa data passaram mais cinquenta anos e nada mudou.
Como foi possivel deixar o Convento S. Francisco do Monte chegar ao ponto onde chegou ?
Porto - Portugal - Praça Gonçalves Zarco / Castelo do Queijo
Hi, Visit Porto, Portugal online, and, then come to see it, in reality.
Regards from
José Couto
Porto
Portugal
Artmusic Ensemble - Les indes Galantes – J. P. Rameau
Ao longo do ano de 2018 o grupo tem-se apresentado com regularidade em várias igrejas e capelas do norte do país num ciclo de concertos denominado “Os Sons do Caminho Português da Costa”, organizado pela Camara Municipal de Viana do Castelo, destinado a dinamizar os espaços religiosos que fazem parte do Caminho de Santiago da Costa Norte de Portugal.
Soprano - Daniela Matos
Violino I - João Pedro Baptista
Violino II - Tânia Lima
Violoncelista - Tiago Azevedo
Percussionista - Bruno Guia
Local: Capela das Almas - Viana do Castelo
Freguesia de Boalhosa
Pormenores da Freguesia de Boalhosa do Concelho de Ponte de Lima e Distrito de Viana do Castelo
Castelo do Queijo-Porto
Paulo Darcy
RIBEIRA DO PORTO EM PORTUGAL
MAIS UM VIDEO PRA VCS CONHECEREM A RIBEIRA DO PORTO AQUI EM PORTUGAL BLZ GALERA
Largo de Santa Cristina - Viseu - Portugal
Para saber mais,
For more information,
???? Ovar - Igreja da Válega - Portugal
A Igreja da Válega é uma verdadeira obra-prima da arte da pintura do azulejo e, sem sombra de dúvida, uma das mais impressionantes igrejas em Portugal! Ao pôr-do-sol, a fachada da igreja, virada para poente, é particularmente bela, banhada pelos raios de sol. Um verdadeiro templo dourado que brilha com os seus fantásticos azulejos de múltiplas cores.
Venha conhecer esta verdadeira obra-prima!
#MaisPortugal #Portugal #Ovar
Porto (Portugal) : Itinéraire de visite touristique et culturelle par vue aérienne de la ville en 3D
aircitytour.com, l'itinéraire de vos visites touristiques et culturelles en vidéo en 3D (visite virtuelle). D'autres visites sont disponibles sur aircitytour.com
Visite virtuelle de la ville de Porto (Portugal), par vue aérienne en 3D, à partir du logiciel Google Earth.
Détail de la visite par lieux :
- Parque Biológico de Gaia
- Mosteiro da Serra do Pilar - Vila Nova de Gaia
- Pont Dom-Luís
- Funicular dos Guindais
- Episcopal Palace, Porto
- Casa-Museu Guerra Junqueiro
- Cathédrale de Porto
- Casa do Infante
- Église Sao Francisco
- Palacio da Bolsa
- Museu de Marionetas do Porto
- Palácio das Artes
- Igreja da Misericórdia
- MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto
- Église Saint-Ildefonse
- Gare de Porto-São Bento
- Museum of Transport and Communication
- Museu Interativo
- Centre portugais de photographies
- Cordoaria's Garden
- Tour des Clercs
- Librairie Lello
- Capela das Almas
- Igreja do Carmo
- Port Wine Museum
- Museu Romântico da Quinta da Macieirinha
- Jardins do Palácio de Cristal
- Musée Soares dos Reis
- Tram Museum
- Pont Arrábida
- Jardim do Passeio Alegre
- Casa de Serralves & Fondation de Serralves
- Museu Serralves
- Mercado Bom Sucesso
- Praça de Mouzinho de Albuquerque
- Casa da Música
- Estádio do Dragão & FC Porto Museum
- Porto City Park
- Sea Life Porto
- Fort of São Francisco do Queijo
Artmusic Ensemble - Non quer'eu donzela fea - Alfonso X
Ao longo do ano de 2018 o grupo tem-se apresentado com regularidade em várias igrejas e capelas do norte do país num ciclo de concertos denominado “Os Sons do Caminho Português da Costa”, organizado pela Camara Municipal de Viana do Castelo, destinado a dinamizar os espaços religiosos que fazem parte do Caminho de Santiago da Costa Norte de Portugal.
Soprano - Daniela Matos
Violino I - João Pedro Baptista
Violino II - Tânia Lima
Local: Capela das Almas - Viana do Castelo
Vila Real - Palais Mateus
2013-07-27-3 - Vila Real
- Palais Mateus
- Solar de Mateus
- Jardins du Palais Mateus
- Portugal
IGREJA DO POPULO-BRAGA
Uma das muitas e bonitas Igrejas existentes em Braga. Vale a pena uma visita demorada a este monumento e se possivel ao Convento do Populo (onde hoje funciona a Camara Municipal de Braga).
Porto, FUNICULAR de GUINDAIS (2009)
Porto - Ligação entre a Batalha e a Ribeira
Carnaval Almas Santas 2016
Jantar Carnaval inserido nas Festas
Almas Santas da Areosa - 2016
José Augusto Reportagens - Promo
582. IGREJA DE SAO VICENTE - EVORA.wmv
FOTOLOG
Reconstituição Histórica de Lagarada no Lagar Rupestre de Subportela, Viana do Castelo, Portugal
Reconstituição histórica de lagarada, no dia 24 de Setembro no lugar de Cortegaça, freguesia de Subportela, Viana do Castelo e desenvolvida pelo Gabinete de Arqueologia e o sector de animação do município com a colaboração da família Gonçalves proprietária do lagar, Sr. Pinto (Sobrinho do Arcipreste), Sr. Ilídio Rego (presidente da junta de Subportela), e população de Subportela.
Tendo por base princípios técnicos, conhecidos desde a época clássica, o lagar rupestre descoberto ocasionalmente pelo Sr.Manuel Gonçalves, no seu terreno, é um testemunho arqueológico impar que atesta a importância da vitivinicultura, na região durante a Época Medieval e Moderna. Perante as dimensões do calcatorium (local onde se pisa a uva) e a abertura para o lacus (pio onde se recolhia o mosto), compreendemos que estamos perante um lagar onde se produzia o vinho recorrendo ao processo de bica aberta fermentando, o mosto, já acondicionado em vasilhame apropriado. Para além destes dois grandes pios, reparámos que existem duas concavidades, laterais (stipites). Tendo em conta estes encaixes, levantou-se a hipótese de que o tipo de mecanismo mais adequado à realidade existente seria o de uma prensa manual de fuso central, cuja tipologia remonta aos finais do século I a.C., mas que foi utilizada, de forma quase imutável, até ao século XIX. A prensa, amovível, era utilizada para espremer o brolho (ou bagaço), de forma a minimizar o desperdício.