(EDIÇÃO 21/05/18) - Com grande importância cultural, Festa do Divino é realizada em Alcântara
Em Alcântara acontece uma das maiores Festas do Divino Espirito Santo
Festa do Divino Bairro de Alcântara.WMV
Alcântara - Expedições (20/12/2011)
Desde os anos setenta, Paula Saldanha e Roberto Werneck visitam a cidade de Alcântara, no litoral norte do Maranhão. Apesar de ser considerada por muitos como uma cidade parada no tempo por causa de suas inúmeras ruínas, a cada viagem, ela revela novas histórias e ângulos.
A cidade foi fundada em uma área antes ocupada por tribos indígenas. Com a chegada dos colonizadores portugueses, aos poucos ela se transforma na sede da aristocracia rural maranhense. O Expedições percorre suas ruas repletas de opulentos casarões e farta quantidade de igrejas, símbolos máximos de seu passado de riqueza e poder.
E mostra também sua gente e a importância da numerosa presença de negros descendentes dos milhares de escravos que aportaram na região. Em uma de suas muitas comunidades quilombolas, apesar da pobreza, as tradições são cultivadas em forma de dança e artesanato.
O documentário percorre, ainda, o ecossistema mais abundante da costa maranhense, o mangue, que, caprichosamente, revela surpresas de sua fauna e flora.
O Expedições registra ainda a Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais famosas festas católicas do Maranhão. Mas as surpresas de Alcântara parecem não ter fim. Na ilha do Cajual, que pertence ao município, cientistas descobriram um número expressivo de fósseis de dinossauros que chama a atenção de paleontólogos de todo o mundo.
Apresentação: Paula Saldanha
Conheça todos os detalhes da tradicional Festa do Divino em Alcântara
2012 09 27 ALCANTARA Festa do divino
Une journée parmi les nombreuses célébrations de la fête de l'Esprit saint sur l'ile de Maranhao (Brésil). Tourné avec un petit appareil de photo.
Museu Casa Histórica de Alcântara
O Conhecendo Museus desta semana vai até a cidade de Alcântara (MA) e apresenta o Museu Casa Histórica de Alcântara, cuja missão é promover o patrimônio cultural da cidade e prestar serviços à sociedade alcantarense por meio de ações socioeducativas.
O museu foi construído no início do século XIX pelo comendador José Maria Correia de Souza, um imigrante português que enriqueceu no Brasil. No ano de 1889, o sobrado e parte do seu mobiliário foram vendidos para os Guimarães, família de comerciantes que instalaram na área térrea do imóvel uma botica, uma loja de gêneros alimentícios, utilitários domésticos e agrícolas e uma loja de tecidos e armarinhos.
Em 1947, após o falecimento do patriarca da família, Sr. Antonino da Silva Guimarães, o comércio foi sendo, gradativamente, desativado pelos seus descendentes.
A câmera do programa vai percorrer os corredores do Museu e apresentar o acervo que é formado por parte do mobiliário, pratarias, vidraria de farmácia, alfaias, peças de vestuário e demais objetos deixados pela família Guimarães, além de doações de populares e aquisições.
Não perca este episódio que retrata a memória da Cidade de Alcântara e preserva a história do país!
Programa Sucesso | Alcântara - Festa do Divino
O Festejo do Divino movimentou a cidade de Alcântara, foram vários dias de festa, com atrações diversas. Aconteceu também o Divino Reggae Festival, com cantores nacionais e internacionais, o alcantarenses dançaram ao som da música que mais se houve na cidade.
O Programa Sucesso é exibido todos os Domingos às 11h da manhã na Tv Cidade/Record São Luís-Ma.
Programa de Televisão.Gênero: Entretenimento
Exibição: Domingo, às 11h na TV Cidade/Record Ma
Site: programasucesso.com.br
Apresentadora: Rejanny Braga
Conheça o ritual da Festa do Divino na Casa das Minas
O festejo, que também é marcado pelo batismo e levantamento do mastro, tem início no mês de maio. Mais de 250 festas são realizadas no Maranhão distribuídas entre as cidades de Alcântara, São Luís e municípios da baixada maranhense.
Sonora Brasil: Caixeiras do Divino (Parte 2)
Alcântara é movimentada pela Festa do Divino Espírito Santo
Tradicional festejo acontece na cidade de Alcântara até o dia 16; hoje, a festa prosseguirá pela cidade, com o Levantamento do Mastro
CULTURA: Festa do Divino em Alcântara e Mara Pavanelly.
O repórter Paulo Castro Neto foi até a cidade de Alcântara acompanhar a Festa do Divino que contou com a participação da cantora Mara Pavanelly no encerramento do evento.
Mastro do Divino Espírito Santo em Alcântara/MA
Cortejo do levantamento do mastro do mordomo-régio. Um tronco de pau d`arco, carregado por diversos homens, em corrida pela cidade, cujas ruas são muito pedregosas, e parando na frente da casa de cada mordomo para saudação e recebimento de água e licor. Neste ano de 2019 foram seis mordomos. A banda acompanha o trajeto inteiro, tocando diversos tipos de música. Uma alegria contagiante toma conta de todos. Os rapazes cantam e gritam o tempo todo. Vários meninos sentam no tronco para dar-lhe mais peso! Ao final, enterram-no na praça das Mercês, onde fica até o final da festa. Algo maravilhoso de se ver!!
Caixeiras do Divino de Alcântara 2010
Louvação das Caixeiras do Divino ao Altar do Divino na Casa do Divino - Festa do Divino Espirito Santo de Alcântara 2010 - Ano de Imperatriz
Mastro do Divino Espírito Santo em Alcântara/MA II
Segundo vídeo do cortejo do levantamento do mastro do mordomo-régio. Um tronco de pau d`arco, carregado por diversos homens, em corrida pela cidade, cujas ruas são muito pedregosas, e parando na frente da casa de cada mordomo para saudação e recebimento de água e licor. Neste ano de 2019 foram seis mordomos. A banda acompanha o trajeto inteiro, tocando diversos tipos de música. Uma alegria contagiante toma conta de todos. Os rapazes cantam e gritam o tempo todo. Vários meninos sentam no tronco para dar-lhe mais peso! Ao final, enterram-no na praça das Mercês, onde fica até o final da festa. Algo maravilhoso de se ver!!
Expressões Culturais do Brasil - Caixeiras do Divino, da Casa Fanti Ashanti (MA)
Série de vídeos que mostram a diversidade da cultura do Brasil em suas mais distintas expressões.
Conheça um pouco das Caixeiras do Divino que se apresentaram durante o XV Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros em São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás.
As Caixeiras do Divino de são responsáveis por conduzir todos os rituais durante a festa do Divino Espírito Santo em Itaperucu Mirim (MA). Realizada nas casas de culto e terreiros umbanda, também chamados de tambor de mina, a festa começou no Brasil no início do século XVII, com a vinda dos colonos portugueses para o Brasil. No século XIX, essa tradição já fazia parte da cultura popular da região.
Diferente de outras regiões que celebram a festa do Divino, no Maranhão as mulheres ocupam um lugar de destaque. As caixeiras, com seus tambores de pele de couro de cabra participam de todas as etapas do festejo, com seu batuque e suas cantorias. Ao final da festa do Divino, imperador e imperatriz passam suas vestes e seus cargos aos mordomos, garantindo assim a continuidade da tradição. Nos salões das casas de culto são feitas decorações que representam um grande palácio, onde, durante toda a festa, se desenrolam as várias cerimônias que juntas, constituem um complexo ritual de louvor.
Casa Divino Espirito Santo, Ribeira Seca 28 Julho 2018 Ilha São Jorge
antonio faria / youtube
Confira a programação da tradicional Festa do Divino na cidade de Alcântara
As atividades estão previstas para acontecer na cidade histórica até o dia 9 de junho de 2019.
CAIXEIRAS DAS NASCENTES - FESTA DO DIVINO SÃO LUIZ DO PARAITINGA
CAIXEIRAS DAS NASCENTES
Grupo popular de percussão formado por mulheres, as Caixeiras das Nascentes tem a música como forma de partilha e celebração.
Fundada em 2009 em Campinas/SP, a partir do encontro da artista, arte-educadora e artesã de Caixa do Divino Cristina Bueno, com pessoas que tinham o interesse em pesquisar a cultura brasileira e a Caixa do Divino.
O grupo busca fazer uma releitura das manifestações populares através da memória das integrantes, da prática, aperfeiçoamento e difusão da arte das Caixas do Divino- tambor pequeno, originário da Festa do Divino do Maranhão, assim como pesquisas de cantos e toques do Sagrado Feminino (Festa do Divino, Congadas, Moçambique, Ladainhas, Afoxés entre outras), além de propiciar espaços para vivência coletiva e trocas de saberes.
As Caixeiras do Maranhão, as Congadas de Minas e São Paulo, são as principais fontes de pesquisa e inspiração do grupo, não só no sentido musical, como também na missão de cantar e tocar para saudar as festas, as casas, as pessoas, os alimentos e os santos.
O grupo realiza apresentações e intervenções às comunidades, eventos, escolas, universidades, festivais, entre outros; sempre no intuito de partilhar e divulgar saberes relativos à cultura popular de raízes brasileira: seus cantos, ritmos, danças e brincadeiras de prazer e entretenimento.
Festejo do Divino Espírito Santo- Alcântara, Maranhão, Brasil 2018