ARTBACK - CABARET A HISTORIA DE UMA LINDA MULHER !
OUSADIA, BRILHO, SUSPENSE, DANÇAS, E UM MISTÉRIO A SER REVELADO!
( DIAS 27, 28 e 29 de JULHO, EM DUAS SESSÕES, NO TEATRO FERREIRA GULLAR.)
Casa de Santo - Documentário Completo
Casa de Santo, documentário dirigido por Antonio Pastori, traz como tema chave esta influência a partir dos rituais desses terreiros de Candomblé, preservados pelo povo negro que acredita na força de sua religião. As quatro nações da religiosidade de matriz africana estão retratadas com fidelidade e emoção. O filme percorre os principais terreiros das nações Jeje, Ketu e Angola e registra uma Festa de Caboclo, onde a raiz africana se mistura a influências indígenas e européias. Uma engenhosa tradução da diversidade étnica e cultural desta região da Bahia.
O filme tem cenas inéditas de rituais que nunca haviam sido mostradas de forma tão fiel, em uma reconstituição histórica. Terreiros que não haviam aberto as portas mesmo para os fotógrafos, deram licença para as câmeras deste documentário que mostra como os segmentos de cada nação são diferenciados pelo dialeto utilizado nos rituais, a liturgia e o toque dos atabaques.
É em Casa de Santo que Pastori documenta pela primeira vez, o Terreiro do Pinho, que segue os preceitos Jeje e foi fundado em 25 de dezembro de 1658 numa área que hoje pertence ao município de Maragojipe, a 133 km de Salvador. A equipe pôde registrar o lugar onde fica o que pode ser o terreiro mais antigo do Brasil, de linhagem Jeje - o que muda a forma de contar a história da diáspora africana.
O filme está na lista editada pelo Jornal da PUC-Campinas como um dos registros indicados para entender as relações raciais.
(realizado em 2005)
Documentário A dona do terreiro
English language
This documentary is a clip from the TCC of Deisy Anunciação faculty of journalism to portray the black woman's walk where she is the only religious woman leader. Leave here your comments about doc. More information or license to view the movie somewhere please contact us at: deisyrasta@hotmail.com or through the social network @deisyanunciacao
Linguagem Português do Brasil
Este documentário é um recorte do TCC da faculdade de jornalismo de Deisy Anunciação para retratar a caminhada da mulher negra onde ela é a unica líder mulher religiosa. Deixe aqui seus cometários sobre doc. Maiores informações ou licença para exibição do filme em algum local por gentileza entrar em contato e-mail: deisyrasta@hotmail.com ou pela rede social @deisyanunciacao
FICA 14º Edição.
Cidade de Goiás velho, FICA 14º Edição. Na casa de Cora Coralina.
Nossa poeta Goiana!
Minha cidade
Goiás, minha cidade...
Eu sou aquela amorosa
de tuas ruas estreitas,
curtas,
indecisas,
entrando,
saindo
uma das outras.
Eu sou aquela menina feia da ponte da Lapa.
Eu sou Aninha.
Eu sou aquela mulher
que ficou velha,
esquecida,
nos teus larguinhos e nos teus becos tristes,
contando estórias,
fazendo adivinhação.
Cantando teu passado.
Cantando teu futuro.
Eu vivo nas tuas igrejas
e sobrados
e telhados
e paredes.
Eu sou aquele teu velho muro
verde de avencas
onde se debruça
um antigo jasmineiro,
cheiroso
na ruinha pobre e suja.
Eu sou estas casas
encostadas
cochichando umas com as outras.
Eu sou a ramada
dessas árvores,
sem nome e sem valia,
sem flores e sem frutos,
de que gostam
a gente cansada e os pássaros vadios.
Eu sou o caule
dessas trepadeiras sem classe,
nascidas na frincha das pedras:
Bravias.
Renitentes.
Indomáveis.
Cortadas.
Maltratadas.
Pisadas.
E renascendo.
Eu sou a dureza desses morros,
revestidos,
enflorados,
lascados a machado,
lanhados, lacerados.
Queimados pelo fogo.
Pastados.
Calcinados
e renascidos.
Minha vida,
meus sentidos,
minha estética,
todas as vibrações
de minha sensibilidade de mulher,
têm, aqui, suas raízes.
Eu sou a menina feia
da ponte da Lapa.
Eu sou Aninha.
Biografia de Cora Coralina
Conversas Criativas Ilustração
Com vocês o primeiro episódio do Conversas Criativas sobre ilustração! Uma websérie criada por amigos e com o apoio do Pittanga Estúdio Criativo, com o intuito de produzir e divulgar produção artística de profissionais que trabalham com criatividade em diferentes áreas.
Gostaríamos de agradecer a todos que estão apoiando esse projeto desde o início.
Equipe:
Direção - Fábia Moura e Arthur Chagas
Fotografia - Arthur Chagas e Lucas Cavalcanti
Som - Arthur Chagas
Still - Victória Falcão
Edição - Arthur Chagas
Com a participação ilustre dos artistas:
Juliana Fiorese -
Igor Tadeu -
Aline Beuttenmüller -
Izaac Brito -
Pronunciamento de Jorge Amado, deputado constituinte do PCB
Realmente hoje o Brasil ingressa em novo período de sua vida política. O Partido Comunista do Brasil e a sua bancada na Assembléia Constituinte, que discutiu e votou esta Constituição, está, tanto o partido, quanto sua bancada, dispostos a lutar para que esta Constituição seja cumprida nos seus preceitos democráticos, para que o povo tenha nela uma bandeira da democracia.
Documentário sobre os 97 anos de existência da Academia Catarinense de Letras
Siga o SBT SC também nas Redes Sociais:
Kevin baetz ensaiando no Studio Brother. (áudio da câmera)
Studio Brother, ensaios, gravações, filmagem, som, luz e palco.
Rua Godofredo Viana 2220 Bacuri
Entre Santa Rita e General Gurjão.
(99) 98115-8621 (99) 99209-5617
Cia de Teatro Repes 2012 - Barracos de Família
Com Elenco Renovado e ainda melhor, a Cia Repes estreou em Abril de 2012 um dos melhores espetáculos já apresentado, Barracos de Família.
A história de Bartira, a mãe que queria mudar sua família pois tinha um Marido Cachaceiro, uns filhos Mal Educados e desobedientes, cujo um dos filhos é um marginal, outro que jura que é cantora de Funk e um Filho Alegre e Colorido.
Bartira só encontrou saída em se inscrever para o programa de maior audiência do Brasil, Barracos de Família.
Veja um trechinho do que rolou em Abril e será reapresentado agora neste mês de Agosto dias 11 e 12 no Teatro Ferreira Gullar, Imperatriz, MA.
Quinta cult novembro 2013 Shopping Mestre Álvaro Serra ES Show de Zé do Riso, o Fernando Piadista
Quinta Cult novembro 2013 Shopping Mestre Álvaro Serra ES Show de Zé do Riso, o Fernando Piadista O Escritor Marcos Tavares, da Academia Espírito Santense de Letras, o Artista Plástico e Poeta Renato Pratini, a Escritora Valsema Rodrigues da Costa e o Escritor Ferreira Gullar foram os grande homenageados da 15ª edição da Quinta Cult, a última do ano realizada no dia 28, com início às 18h30m, na Praça de Alimentação do Shopping Mestre Álvaro, na Avenida João Palácios, n.º 300, no bairro Eurico Salles, Carapina Serra ES. Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira é um poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro e um dos fundadores do neoconcretismo. Marcos Tavares é natural de Vitória (ES). Premiado em diversos concursos literários, seja de contos, seja de poemas, foi eleito, em 2011, para a Academia Espírito santense de Letras (cadeira 15). Renato Pratini é premiado Artista Plástico e membro da ALEAS, Academia de Letras e Artes da Serra. Valsema exímia Poeta e Declamadora é um dos maiores talentos culturais de Vila Velha e do Estado e lançou recentemente o seu livro Finalmente Setenta.
A atração musical de destaque foi a apresentação da dupla Léo Gomes e Messias, que, em 2008, gravaram seu primeiro CD promocional, com as músicas: Fala o que passou, Luz da Minha Vida e Pomar da Minha tia que também são interpretadas por outros artistas. Messias Cávoli é músico profissional pela OMB e possui nível técnico em violão erudito e graduado em música pela FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo). Léo Gomes com uma boa vivência na área musical é músico profissional pela OMB e tem desenvolvido um trabalho espetacular como vocal e violonista. Em Dezembro/2011, a dupla Léo Gomes & Messias surpreendeu seu público com o primeiro CD Ao Vivo gravado em Serra/ES.
A Quinta Cult é constituída de Recital, Sarau Poético e apresentação de Poetas, Escritores e Músicos da ALEAS (Academia de Letras e Artes da Serra) e do CTC (Clube dos Poetas Trovadores Capixabas) e artistas, escritores e poetas da cidade da Serra, da Grande Vitória e do Estado do Espírito Santo e convidados especiais. O Projeto é um evento idealizado, organizado e realizado na cidade da Serra no Estado do Espírito Santo, pelos Escritores e Acadêmicos, Clério José Borges de Sant Anna, na Coordenação Geral; Marcos Arrébola, como Apoio Técnico e Pedagógico e Levi Basílio no Marketing e Divulgação. Participam da Equipe organizadora do evento como colaboradores os Acadêmicos, Albércio Nunes Vieira Machado, Edilson Celestino Ferreira, Teodorico Boa Morte e da Cineasta Maria Suzi da Costa Nunes.
Quinta Cult é uma promoção conjunta da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS, do Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC, com o apoio do Jornal Tempo Novo e Jornal da Serra, da Loja Biss, de Laranjeiras e Porto Canoa e do Shopping Mestre Álvaro.