'As Mineradoras e os Fósseis'
Uma Produção COLECIONADORES DE OSSOS™.
Direção: Aline M. Ghilardi & Tito Aureliano.
Neste BoneCast esclarecemos as nóticias que foram veiculadas há algumas semanas à respeito de pedras ornamentais acidentalmente apresentando fósseis mesozoicos, utilizadas legalmente em obras públicas e privadas de grandes metrópoles.
Destrinchamos as questões Legais da situação e destacamos a importânica mútua da parceria entre mineradoras e cientistas para o avanço do Brasil.
Fósseis do Sertão do Araripe e Cariri encontrados em prédios do Recife:
Geopark Araripe
Vídeo: Geopark Araripe
Edição de Vídeo: Lucas Nunes
Trilha Sonora: ABANDA
Direção: Rosiane Limaverde e João Paulo Maropo
Imagens: Acervo Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri
Produção: Tv Casa Grande
Sobre o Geopark Araripe:
O Geopark Araripe situa-se no sul do Estado do Ceará, na região nordeste do Brasil. O Geopark Araripe envolve os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, apresentando uma área aproximada de 3.441 km2 (IBGE/FUNCEME, 2001); área correspondente à porção cearense da Bacia Sedimentar do Araripe.
Este território esta inserido em uma região caracterizada pelo importante registro geológico do período Cretáceo, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com registros entre 150 e 90 milhões de anos, que apresenta um excepcional estado de preservação e revela uma enorme diversidade paleobiológica.
Na tentativa de conservar este patrimônio natural de singular beleza e importância científica, educativa e turística (Fotos 1 e 2), em 2005 foi encaminhada à UNESCO uma proposta de candidatura do Geopark Araripe visando sua inserção na Rede Global de Geoparques (GGN). Esta foi uma iniciativa da Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) do Governo do Estado do Ceará.
Em setembro de 2006, o Geopark Araripe foi reconhecido pela Rede Global de Geoparques, sob os auspícios da UNESCO, como o primeiro Geoparque das Américas, durante a 2nd UNESCO Conference on Geoparks, que se realizou em Belfast (Irlanda do Norte).
A criação do Geopark Araripe contou com o apoio institucional das seguintes entidades: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência e Tecnologia (CETEM) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais não Renováveis (IBAMA), além de outras ONGs regionais e as municipalidades.
Mais informações em: