Igreja Matriz Santa Bárbara - Anita Garibaldi - Santa Catarina joaoparaibaborba
Igreja Matriz Santa Bárbara - Anita Garibaldi - Santa Catarina joaoparaibaborba
Clique aqui para se inscrever
Anita Garibaldi
Anita Garibaldi é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina, localizado na Serra Catarinense e integrante da microrregião AMURES (Associação dos Municípios da Região Serrana). Sua população estimada pelo IBGE em 2010 era de 8.623 habitantes. Emancipada em 04 de dezembro de 1961, o município vem mostrando grande potencial para o desenvolvimento em todos os setores. Cidade de economia baseada na agricultura, pecuária, trabalha suas potencialidades turísticas, com a formação dos lagos da Usina Hidrelétrica Barra Grande, Usina Hidrelétrica Campos Novos e Usina Hidrelétrica Machadinho, lagos estes que proporcionaram ao município receber da Assembléia Legislativa de Santa Catarina o Titulo de Capital Catarinense dos Lagos.
História do Município de Anita Garibaldi.
Existem diversas versões quanto à história e à origem da localidade. Em 1800 registrou-se a passagem de povoadores paulistas e gaúchos, seguindo-se mais tarde em 1825, o aparecimento de tropeiros dos vizinhos, Estados do Paraná , São Paulo e Rio Grande do Sul, destacando-se acampamentos para sesteadas no local onde está situado o prédio da Prefeitura do Município, e a Praça Paulino Granzotto. Nestas ocasiões além do comércio normal com as mercadorias transportas pelos tropeiros, sempre havia troca e compra de animais de cavalgadura. Por esse motivo o local ficou conhecido com o nome de Rincão dos Baguais.
No ano de 1900, chegaram famílias italianas que desbravaram, as matas para o desenvolvimento da agricultura dentre elas destacaram-se as famílias de Paulino Granzotto, e seus irmãos Ângelo e José, Benevenuto Menegazzo, Eduardo Salmória, Luiz Gracietti, João Pacheco de Andrade, Bernadino Ribeiro, Franscisco José Ribeiro e Joaquim Fermino Varela. Com a força de vontade destes, surgiram as primeiras iniciativas para o desenvolvimento da lavoura e a criação de gado, como conseqüência surgiu o primeiro estabelecimento comercial de Paulino Granzoto em 1905, foi também construída a primeira escola. Na primeira escola foram os primeiros professores: Bradamante Salmoria depois João Bento da Silva e mais tarde Alzemiro Souza. Poucos anos depois no ano de 1912, em homenagem ao Governador do Estado, Hercílio Luz, os colonizadores que no local viviam deram o nome de Colônia Hercílio Luz.
O nome atual do município, traduz a homenagem que os catarinenses prestam a grande figura da ilustre mulher, nascida Ana Maria de Jesus Ribeiro e famosa no Brasil e no mundo, com o nome de Anita Garibaldi, herdado de seu segundo marido, Giuseppe Garibaldi. Este representa, seu idealismo e papel histórico que desempenhou, um personagem grato aos brasileiros, uruguaios, argentinos, e sobretudo aos italianos, sendo conterrâneos, que tiveram em sua límpida espada, a que unificaria a Itália.
O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Ao longo de uma luta constante de seu povo Anita Garibaldi conseguiu sua Emancipação Política, sendo assim elevada à categoria de Município independente de Lages. O Distrito de Anita Garibaldi estava confinado e muito distante da sede Municipal de Lages e assim seu povo abandonado os problemas eram muitos e quase sempre sem solução devido à distância do Distrito.
Os moradores do Distrito percebendo o destacado impulso de progresso através de madeira e da agricultura começaram a difundir a idéia de um movimento que visava a autonomia deste lugar, este movimento liderado pelos Senhores Miguel Baby Sobrinho e Euclides Granotto e muitos incentivados pelas demais pessoas deram início a campanha que durou de 1958 a 1960 e foi com grande euforia que os moradores receberam a noticia da conquista de sua autonomia política.
Pela Lei n°. 730 de 17 de junho de 1961, sancionada pelo Senhor Governador do Estado de Santa Catarina Celso Ramos, foi criado o Município de Anita Garibaldi. Na época o prefeito do Município de Lages, Senhor Vidal Ramos Júnior e no mesmo ano, ou seja, no dia 04 de dezembro de 1961 deu a instalação oficial do município e o pequeno mundo tornou-se grande no cenário catarinense. Após esta grandiosa conquista a preocupação seria a respeito de um prefeito para comandar o novo município e como não era período eleitoral foi nomeado para exercer o importante cargo o senhor Amauri Goulart que desempenhou suas funções no período de 1961 a 1963, quando o povo de Anita Garibaldi elegeu o novo chefe do Executivo e a primeira Câmara Municipal.
Fonte:
Santa Barbara 200 anos - Paróquia da Igreja Matriz de Santa Bárbara - EP 61
Apresentação
Antonio Carlos Angolini
Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todas as notificações de novos vídeos.
Noiva entra cantando From This Moment On surpresa para o noivo.
Instagram: @justbetterdays
Anuncio da noiva: 00:00
Marcha Nupcial: 01:15
Noiva Cantando: 02:17
Me casei dia 06/08/2016 as 17 horas na Igreja Matriz Santa Barbara, na cidade de Santa Barbara d'Oeste/SP - Brasil.
Entrei cantando para meu noivo, mas foi tudo surpresa.
Além de ser um sonho meu, desde quando era pequenininha, também foi a melhor coisa que pude fazer na minha vida.
Clarinada/Anuncio da Noiva: Uma Odisséia no Espaço - 2001
Marcha Nupcial: Mendelssohn
Musica Cantada : From This Moment On - Shania Twain
Coroação de Nossa Senhora Matriz Santa Bárbara 2016
Apresentação: Grupo Encontrar-te
Filme: Pastoral da Comunicação - Matriz Sta Bárbara
Cidade: Santa Bárbara d'Oeste - SP
Procissão de Santa Bárbara 2013- Paróquia Santa Teresinha, Butiá-RS
Igreja Santa Barbara, A Igreja dos Escravos em Goiás Velho | Pé na Estrada PNE
Igreja de Santa Bárbara da Cidade de Goiás
Acervo Barroco Memória Viva
A fachada é simples, com porta de ombreiras e verga curva, em madeira e a fachada lateral esquerda está apoiada em três contrafortes. O frontão é triangular, com cruz central. Internamente, tem um altar apenas, em estilo barroco-rococó, com trabalho de talha no sacrário e na moldura que circunda o nicho central profundo. Paredes e arco cruzeiro lisos. Destaca-se a presença de um par de anjos com cornucópias, em tudo semelhantes aos da antiga matriz de Sant’Ana.
Procissão Igreja Matriz Santa Barbara de Sumaré-SP dia 06/04/2012
Procissão Igreja Matriz Santa Barbara com o Padre Antonio Marcos no dia 06/04/2012. Com o Apoio de Som José Nunes da JN Veiculos...
Procissão Igreja Matriz Santa Barbara de Sumaré-SP dia 06/04/2012
Procissão Igreja Matriz Santa Barbara com o Padre Antonio Marcos no dia 06/04/2012. Com o Apoio de Som José Nunes da JN Veiculos...
Procissão Igreja Matriz Santa Barbara de Sumaré-SP dia 06/04/2012
Procissão Igreja Matriz Santa Barbara com o Padre Antonio Marcos no dia 06/04/2012. Com o Apoio de Som José Nunes da JN Veiculos...
Águas de Santa Bárbara praça da Matriz.
Praça da Matriz de Águas de Santa Bárbara
Igreja Matriz de Santa Barbara D'Oeste - SP * GDO RC Racing® * Dji Phantom
Um Pouco de Imagens de Nossa Igreja Matriz e Praça.
Audio vc escolhe ..para curtir o video..
GDO RC RACING®
Casamento Letícia & Leonardo
O dia mais esperado dos noivos Letícia e Leonardo!
Confira um pouco dessa linda união perante a Deus e os homens.
Filmagem: RDC Imagem
Fotografia: Imaginar Fotografia
Cerimônia: Igreja Matriz de Paraibuna - Paróquia Santo Antônio
Recepção: Recanto Santa Bárbara
SANTA BARBARA - IMAGENS, IGREJAS, PROCISSÕES, FÉ, ORAÇÃO, BIOGRAFIA, etc..
Santa Bárbara sofreu o martírio provavelmente no Egito ou na Antioquia, por volta dos anos 235 ou 313. Sua vida foi escrita em diversos idiomas: grego, siríaco, armênio e latim. Conforme a lenda, Santa Bárbara era uma jovem belíssima. Dióscoro, seu pai, era um pagão ciumento. A todo custo desejava resguardar a filha dos pretendentes que a queriam em casamento.
Por isso encerrou-a numa torre. Na torre havia duas janelas, mas Santa Bárbara mandou contruir uma terceira, em honra à Santíssima Trindade. Um dia, entretanto, Dióscoro viajou. Santa Bárbara se fez então batizar, atraindo a ira do próprio pai. Fugindo de seu perseguidor, os rochedos abriam-se para que ela passasse.
Descoberta e denunciada por um pastor, foi capturada pelo pai e levada perante o tribunal. Santa Bárbara foi condenada a ser exibida nua por todo o país. Deus, porém, se compadeceu de sua sorte, vestindo-a miraculosamente com um suntuoso manto. Padeceu toda sorte de suplícios: foi queimada com grandes tochas e teve os seios cortados. Foi executada pelo próprio pai, que lhe cortou a cabeça com uma espada. Logo após sua morte, um raio fulmonou seu assassino.
É por isso que Santa Bárbara é invocada, nas tempestades, contra o raio. O seu culto espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente, inclusive no Brasil.
Sincretismo da Santa Bárbara: Yansan ou Oyá
Devoção da Santa Bárbara: Protetora contra raios e tempestades. Santa Bárbara é também venerada pelos militares.
Data Comemorativa: 4 de Dezembro.
Dia de Santa Bárbara - Parte 7.
Paróquia de Santa Bárbara e Santa Cecília. Vigário Geral - RJ.
Visita Pastoral - Paróquia de Santa Bárbara
Convidamos toda comunidade paroquial de Santa Bárbara do Tugúrio - MG para no final de semana 28 e 29/05/2016 acolhermos em nosso meio o Excelentíssimo Senhor Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha.
SANTA BARBARA | IGREJA N. SRA. DAS MERCÊS
A Igreja Nossa Senhora das Mercês, edificada em estilo barroco do século XIX, é tombada pelo município e também faz parte do Tombamento Estadual do Núcleo Histórico de Santa Bárbara.
SANTA BÁRBARA CRESCE EM PONTUAÇÃO NO ICMS CULTURAL
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) publicou, recentemente, a pontuação definitiva do ICMS Patrimônio Cultural, exercício 2019. Santa Bárbara fez 44,80 pontos e aumentou a sua pontuação em relação ao ano passado.
Desde 2014, o Município já recebeu pouco mais de R$3 milhões de recursos por preservar o patrimônio cultural. Neste mesmo período o investimento feito por Santa Bárbara em preservação patrimonial superou o repasse chegando a quase R$4 milhões.
O Município está à frente de tradicionais lugares históricos como Diamantina, São João Del Rei e Tiradentes. Atrás, apenas, de Mariana (66,8) e Ouro Preto (53,55), Santa Bárbara se coloca, mais uma vez, entre as cidades que mais recebem e investem em patrimônio cultural em Minas Gerais.
Esse ranking garantirá que Santa Bárbara, receba, em 2019, recursos financeiros para novos investimentos e ações de valorização e preservação do seu patrimônio histórico e cultural. Neste contexto, o Município deve receber mais de meio milhão previstos para serem investidos em novas ações de conservação.
É importante destacar que esses subsídios são assegurados pela Lei 18.030/2009, que estabelece a redistribuição da parcela da receita da arrecadação do ICMS, pertencente aos municípios mineiros, e determina o repasse dos recursos entre vários critérios, sendo um deles o patrimônio cultural.
Os valores recebidos por meio do ICMS Patrimônio Cultural em virtude da preservação patrimonial empreendida pelo município, foram investidos: na Cavalhada de Brumal, na encenação “Os Passos da Agonia”, na Festa de Santo Antônio, no grupo de Congo Nossa Senhora do Rosário, no Núcleo Histórico de Brumal, na restauração do prédio que abriga hoje o Ministério Público, na educação patrimonial, na Corporação Musical Santo Antônio, na restauração da Igreja Nossa Senhora das Mercês, no Memorial da Cavalhada, no chafariz do Largo de Santo Amaro, na restauração de elementos artísticos e bens móveis da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Conceição do Rio Acima), na reforma e restauração da Casa da Cultura e no “Modo de Fazer Bonecas de Palha”.
O ICMS Cultural
O Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) Cultural foi instituído em 1996, ano em que foi promulgada a Lei Robin Hood.
A avaliação, que culmina na pontuação final, é realizada levando em consideração requisitos como o laudo técnico de conservação dos bens tombados, o inventário do acervo cultural, o planejamento e políticas públicas de proteção do patrimônio cultural, investimentos em atividades culturais, educação patrimonial, relatório dos bens imateriais registros e Fundo Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural.
Confira o ranking do ICMS Patrimônio Cultural – exercício 2019:
Festa de Santa Bárbara 2016 vista do alto e interior da Igreja
Santa Bárbara em Minas Gerais. #centrohistórico #santabarbara #capela #matriz
Centro Histórico de Santa Bárbara em Minas Gerais.
Capela Nossa Senhora do Rosário
Matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara.
O tombamento estadual do Centro Histórico de Santa Bárbara foi aprovado em 1989.
Mais informações:
Santa Bárbara:
Passagens Barão de Cocais a Santa Bárbara:
- Trem Belo Horizonte – Vitória que saí às 7h30 da estação central
- Desembarque na estação Barão de Cocais. É a 1a Estação. Tempo estimado 1h40/2h
- Rodoviária pequena no Centro de Barão de Cocais, tem coletivo que leva até o centro de Santa Bárbara.
- Hotéis: Hotel Quadrado. - Almoço: Uai Restaurante
- Retorno 18h20 na Estação de Barão de Cocais mas sempre tem atrasos.
Mais informações:
Trem da Vale:
Compra de passagens do Trem:
Telefone de contato da Vale para tirar dúvidas sobre a viagem:
0800.2857000
Alô Ferrovias – 24 horas todos os dias
No trem você encontra uma lanchonete, um restaurante e também funciona serviço de bordo em todos os ambientes (café, salgados...)
CURTA O CANAL :)
instagram @gojureba
Vídeo do interior do trem:
#tremdavale #trem #minas #viajedetrem #barãodecocais #tremvitóriaminas #vale #vitoriaminas #santabárbara #tremvale #trembhavitoria #tremvale #rotadetrem #passagemdetrem #santabarbara #santa bárbara #conheçasantabarbara #conheçaminas #centrohistórico
O SINCRETISMO DO ROSÁRIO DOS PRETOS
Quando estudávamos e fotografávamos as igrejas baianas para o fazimento do livro BASÍLICAS E CAPELINHAS, fomos, eu e meu marido, à missa dominical na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Pelourinho. Era o dia de Santo Antonio. Igreja lotadíssima, e, aí, o inusitado – os músicos não apareceram. Do altar, o padre, negro, exclamou: “não há missa nesta igreja sem batuque!” Incontinenti, batuqueiros de plantão, como só na Bahia tem, tomaram os instrumentos e a missa começou. Nunca vi liturgia mais bonita! Denominada Missa do Morro em sua origem, a liberdade celebrativa foi inaugurada, a pedido de Dom Eugênio Sales quando arcebispo em Salvador, na década de 1960, por Dom Timóteo Amoroso, beneditino, sobrinho do católico leigo mais ilustre, Alceu Amoroso Lima, o Tristão de Atayde, quando, no pós Vaticano II, era orientação da Santa Sé o diálogo inter-religioso. Dom Timóteo, amigo de Mãe Olga do Alaketo, assumiu com louvor o encargo e a missa, que inicialmente era realizada no Mosteiro de São Bento, com o tempo perdeu o nome e transferiu-se para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Pelourinho. Ainda hoje, o rito oficial da Igreja é celebrado com muito batuque, dança e alegria, próprios dos negros. Não esqueço o Canto de Ofertório, mas que dizia (cito de fraca memória): “Nós viemos trazer, Senhor, coisas de negro”. E aí se seguia um rol de oferendas: “o suor do meu rosto, Senhor – coisa de negro; as injustiças sociais, Senhor – coisa de negro”... Penso que nenhuma oferenda é tão cara a Deus.
O filme que o Canal Cultura Popular Brasileira apresenta hoje é uma pequena mostra da musicalidade dos integrantes da Irmandade do Rosário dos Pretos.
Helenita Monte de Hollanda
Planalto-SP - Vista parcial da Igreja Matriz na Praça Central
Planalto é um município brasileiro do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 4.463 habitantes (IBGE/2010). Planalto pertence à Microrregião de São José do Rio Preto-SP.
História - A versão oficial do surgimento do município conta que no início do século XX, entre os rios Tietê e Santa Bárbara, a 75 km de São José do Rio Preto, um grupo de pessoas levantou um cruzeiro de madeira tosca, que se constituiu em uma povoação que recebeu o nome de Lagoa
Em 21 de agosto de 1907, o povoado foi elevado à Distrito de Paz, com o nome de Avanhadava, pertencente ao município de São José do Rio Preto. Passou a denominar-se Planalto em 22 de março de 1945, e foi incorporado ao município do mesmo nome em 1º de janeiro de 1949. O município foi emancipado em 3 de abril de 1949, constituído pelos Distritos de Planalto e Zacarias. O primeiro Prefeito foi o Sr. Taufick Domingues, que exerceu o cargo até 1953.
Geografia - Planalto localiza-se na Mesorregião e Microrregião de São José do Rio Preto, à cerca de 535 km de São Paulo. A cidade tem uma área territorial de 290,1 km². Tem clima tropical, topografia plana e altitude média de 450 m.
Em 24/07/2012, houve o Torneio Planaltense de Pôquer, onde pessoas do mundo todo (nacionais e estrangeiros) apostam alto para ganhar milhões de reais e um cobiçado troféu, em busca do sonho que está para realizar, com mãos, potes, pre-flops, flops, flip-flops, mãos, blinds, turns, rivers, no-limit com ants, aumentos, apostas, straddles, folds, e fichas. O evento acontece a cada 2 anos em Planalto, com inicio em 2006, todas as quartas, por volta das 19 horas, sempre em Planalto-SP.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Música:
As We Go
By 126ers
-----------------------------------------------------------------------------------------------