Lagoa da Jansen - Ponta d'Areia São Luis
Testando Drone com algumas imagens aéreas da Logoa da Jansen - Ponta d'Areia
Lagoa da Jansen em São Luís - Maranhão
Veja como serão executadas as obras de despoluição da Lagoa da Jansen e das praias de São Luís
Confira no vídeo, como serão executadas as obras de despoluição da Lagoa da Jansen e da orla de São Luís - que irá garantir melhores condições de balneabilidade das praias da capital. As obras integram mais uma etapa do programa #MaisSaneamento, e foram autorizadas no último domingo (23).
#GovernoDeTodosNós
Lagoa da Jansen - São Luís/MA
Sobrevoando o mirante da Lagoa da Jansen com um DJI Phantom 3 Standard.
Apartamento - San Gabriel - Lagoa da Jansen - São Luis - Maranhão - Torres Imóveis.AVI
*Apartamento Lindo todo projetado e mobiliado no Ed. San Gabriel Ponta, Pronto para Morar, com Área Privativa 78,30M², Composto 02 Quartos sendo uma Suíte e outra Semi-Suíte com Vista Total para Lagoa da Jansen, Sala Ampla Varandada com Vista para Lagoa da Jansen e para o Mar, Cozinha, Área de Serviço, Dependência de Empregada, WC social, WC serviço, 02 vagas de garagem, Área de Lazer com Piscina, Churrasqueira e Salão de Festas,.
*FICHA TÉCNICA - Endereço: à 100m - Av.dos Holandesese à 200m-Lagoa da jasen. Área do Terreno: 1.800m² Projeto Arquitetônico: Cézar Cardoso. Pavimento Térreo: Hall/Recepção/Playground/Garagem Mezanino: Salão de Festas/Piscina/Garagem ; 02 Elevadores- Acabamento Inox - capacidade p/08 pessoas; Aquecimento a gás; Sistema de segurança com retenção no acesso. Infra-estrutura completa Área de vivência San Gabriel Hall de entrada em porcelanato e granito com ambientação e paisagismo Piscina no mezanino e deck panorâmico com vista para a lagoa; Salão de festa em porcelanato, área de apoio, área de serviço no mezanino Espaço Play Kids. PRONTO PARA MORAR.
A Serpente da Lagoa da Jansen se Acordar Afunda São Luís-MA
Parque Estadual da Lagoa da Jansen
O Parque Ecológico da Lagoa da Jansen, criado através da Lei 4.878 de 23 de junho de 1988, está localizado na área urbana do município de São Luís, na região nordeste do Brasil. O parque, com uma área de 150 ha, possui áreas de lazer para seus visitantes.
Histórico
Está localizado na região noroeste do município, a 4 km do Centro Histórico, cercada pelos bairros São Francisco, Renascença I, Renascença II, Ponta d’Areia e Ponta do Farol, considerados de alto poder aquisitivo. Também fica próximo a praias de maior movimento, como a Praia da Ponta D'Areia.
A laguna da Jansen tem origem antrópica, ou seja, foi formada por intervenção humana. Anteriormente, a área era constituída de mangue, cortada pelo igarapé da Jansen e igarapé Jaracati, sofrendo influência da maré. Entretanto, com o processo de urbanização a partir da década de 1970, foi construída Ponte José Sarney, ligando os bairros São Francisco e Centro Histórico, viabilizando a ocupação da margem norte do rio Anil e da orla marítima.
Durante esse processo, foi construída a Avenida Maestro João Nunes (atual Avenida Ana Jansen), que liga o bairro do São Francisco à Ponta D’areia. Essa avenida passou sobre o Igarapé da Jansen, por meio de um aterro, formando uma barragem que deu origem à laguna, equivocadamente chamada de lagoa. Posteriormente, foram sendo feitas ocupações imobiliárias no seu entorno, seja de alta ou de baixa renda, ocasionando diversos problemas ambientais.
A comunicação da laguna com o mar dá-se através de um canal de drenagem durante a preamar, por ocasião das marés altas. [4]
Por seu seu valor estético, pelas pessoas que dela tiram o sustento e pela fauna/flora que a habitam, foi transformada em uma área de turismo, lazer e pesca artesanal, em 1988, ano em que se tornou um parque ecológico através do projeto de lei nº 4.878/88.
Em 2012, o parque foi transformado em uma Área de Proteção Ambiental (APA), mas, posteriormente, a justiça invalidou o decreto estadual.
Projetos
Considerada um dos principais cartões postais da cidade, a área da Laguna foi inserida no Plano Maior de Turismo, do governo estadual, com um programa de urbanização que contemplava recuperação sanitária, urbanismo e jardinagem, com a instalação de ciclovia, arena de beach soccer, quadras poliesportivas, um mirante, playground, quadra de tênis e uma concha acústica, a partir de 2001.
Também foi inaugurada a Serpente da Lagoa da Jansen, escultura representando uma das lendas mais antigas e famosas de São Luís.
O local também oferece vários bares, restaurantes, boates, pizzarias, recebendo eventualmente shows musicais.
Em 2016, foi inaugurada a Praça da Lagoa, que conta com um parquinho para crianças.
Também foi implantando um projeto para eliminar os pontos de esgotos jogados na Lagoa, com a construção de rede coletora e de estações elevatórias, direcionando para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jaracati. Um das principais críticas ao local é o mau cheiro, mas estudos indicam que era causado não apenas pelo lançamento de esgotos, mas também pela elevada quantidade de matéria orgânica existente no fundo da Lagoa, proveniente dos manguezais mortos.
Cidade de São Luís Role da Lagoa da Jansen até Avenida Litorânea
Cidade de São Luís Maranhão
São Luís (frequentemente chamado de São Luís do Maranhão) é um município brasileiro e a capital do estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, posteriormente invadida por holandeses e por fim colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, no Golfão Maranhense. Em 1621 quando o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas Estado do Maranhão e Estado do Brasil São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa. No ano de 1997 o centro histórico da cidade foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.
Com uma população de 1,091,868 habitantes (Estimativa do IBGE 2017), São Luís é o município mais populoso do Maranhão, além de ser o 15° município mais populoso do Brasil, e o 4° da Região Nordeste. Sua área é de 831,7 km², desse total 157,5656 km² estão em perímetro urbano. O município é sede da Região de Planejamento da Ilha do Maranhão (composta pelos 4 municípios localizados na ilha de Upaon-Açu) e da Região Metropolitana de São Luís composta por 13 municípios que totalizam aproximadamente 1.620.000 habitantes.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Luís segundo dados das Nações Unidas datados do ano 2010, é de 0,768 acima da média brasileira, o 3ª melhor IDH entre as capitais da região Nordeste do Brasil, e 4ª entre todos os 1.794 municípios da região.
A capital maranhense tem um desenvolvido setor industrial por conta de grandes corporações e empresas de diversas áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país. Seu litoral estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiros como Europa e Estados Unidos, que permite economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasil pelo Porto de Itaqui, que é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados, sofisticados e bem estruturados para o comércio exterior no país.
A cidade está ligada ao interior do estado, ao estado do Piauí pela ferrovia São Luís-Teresina, aos estados vizinhos Pará e Tocantins por meio da ferrovia Estrada de Ferro Carajás e Ferrovia Norte-Sul, sendo que esta última conecta a cidade a Região Centro-Oeste o que facilita e barateia a escoação agrícola vinda do interior do país para o porto de Itaqui. Por rodovia, a capital maranhense é servida pela BR-135 (em processo de duplicação) que a liga ao continente, e pelo transporte aéreo conta com o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, com capacidade de atender 5.900.000 passageiros por ano.
O clima em São Luís é tropical semi-úmido sendo fortemente influenciado pelo mar e pela Zona de Convergência Intertropical. A cidade apresenta grande quantidade de coqueiros e muita vegetação litorânea. Há pequenas áreas de Floresta Amazônica que resistiram ao processo de urbanização da cidade, todas protegidas por parques ambientais. Pequenos rios nascem na cidade: entre eles, o Rio Bacanga é o mais importante economicamente.
Programa Mundo Passaporte- Lagoa da Jansen
Lagoa da Jansen-MA , lazer e ar puro!
Lagoa da Jansen, São Luís, Ma
Turismo São Luís Maranhão praia cidade dos azulejos ilha do amor bom lugar para férias passeio viagem turistica
Show_RPM - LAGOA DA JANSEN - São Luís MA
Mirante da Lagoa da Jansen a Noite na Ilha de São Luís-MA
São Luís Moderna
A capital maranhense exibe uma faceta moderna e luxuosa. Por lá estão arranha-céus, shoppings centers, restaurantes sofisticados que servem pratos típicos como o arroz-de-cuxá e bares ao redor da charmosa Lagoa da Jansen.
As praias também ficam nesta área. A maré costuma variar bastante ao longo do dia. Entre as mais praias famosas, destacam-se as do Olho d’água, Praia de São Marcos, Ponta d’Areia, Praia do Calhau
Trilha Lagoa da Jansen São Luís-MA
Cidade de São Luís Maranhão
São Luís (frequentemente chamado de São Luís do Maranhão) é um município brasileiro e a capital do estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, posteriormente invadida por holandeses e por fim colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, no Golfão Maranhense. Em 1621 quando o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas Estado do Maranhão e Estado do Brasil São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa. No ano de 1997 o centro histórico da cidade foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.
Com uma população de 1,091,868 habitantes (Estimativa do IBGE 2017), São Luís é o município mais populoso do Maranhão, além de ser o 15° município mais populoso do Brasil, e o 4° da Região Nordeste. Sua área é de 831,7 km², desse total 157,5656 km² estão em perímetro urbano. O município é sede da Região de Planejamento da Ilha do Maranhão (composta pelos 4 municípios localizados na ilha de Upaon-Açu) e da Região Metropolitana de São Luís composta por 13 municípios que totalizam aproximadamente 1.620.000 habitantes.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Luís segundo dados das Nações Unidas datados do ano 2010, é de 0,768 acima da média brasileira, o 3ª melhor IDH entre as capitais da região Nordeste do Brasil, e 4ª entre todos os 1.794 municípios da região.
A capital maranhense tem um desenvolvido setor industrial por conta de grandes corporações e empresas de diversas áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país. Seu litoral estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiros como Europa e Estados Unidos, que permite economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasil pelo Porto de Itaqui, que é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados, sofisticados e bem estruturados para o comércio exterior no país.
A cidade está ligada ao interior do estado, ao estado do Piauí pela ferrovia São Luís-Teresina, aos estados vizinhos Pará e Tocantins por meio da ferrovia Estrada de Ferro Carajás e Ferrovia Norte-Sul, sendo que esta última conecta a cidade a Região Centro-Oeste o que facilita e barateia a escoação agrícola vinda do interior do país para o porto de Itaqui. Por rodovia, a capital maranhense é servida pela BR-135 (em processo de duplicação) que a liga ao continente, e pelo transporte aéreo conta com o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, com capacidade de atender 5.900.000 passageiros por ano.
O clima em São Luís é tropical semi-úmido sendo fortemente influenciado pelo mar e pela Zona de Convergência Intertropical. A cidade apresenta grande quantidade de coqueiros e muita vegetação litorânea. Há pequenas áreas de Floresta Amazônica que resistiram ao processo de urbanização da cidade, todas protegidas por parques ambientais. Pequenos rios nascem na cidade: entre eles, o Rio Bacanga é o mais importante economicamente.
Uma pequena história da lenda de Ana Jansen
Documentário - Lagoa da Jansen Parte 3/3
Apesar de todos esses percalços, a Lagoa da Jansen hoje é um dos pontos mais aprazíveis e turísticos de São Luís.
A Lagoa da Jansen, além de ser um ponto turístico, serve de subsistência: dela é tirado o pescado que serve para o sustento dos seus morados.
Eu, particularmente, costumo chamar a Lagoa da Jansen com Mãe D'Água, pelo seu motivo de encantamento e magia. (Eu não sou sapo, mas sou o rei da lagoa.). Pesquisador: Texeira Mendes. Tel.: (09891341624 OU 09832227263)
Encontro de Carros Antigos Lagoa da Jansen Cidade de São Luís Maranhão
Cidade de São Luís Maranhão
São Luís (frequentemente chamado de São Luís do Maranhão) é um município brasileiro e a capital do estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, posteriormente invadida por holandeses e por fim colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, no Golfão Maranhense. Em 1621 quando o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas Estado do Maranhão e Estado do Brasil São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa. No ano de 1997 o centro histórico da cidade foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.
Com uma população de 1,091,868 habitantes (Estimativa do IBGE 2017), São Luís é o município mais populoso do Maranhão, além de ser o 15° município mais populoso do Brasil, e o 4° da Região Nordeste. Sua área é de 831,7 km², desse total 157,5656 km² estão em perímetro urbano. O município é sede da Região de Planejamento da Ilha do Maranhão (composta pelos 4 municípios localizados na ilha de Upaon-Açu) e da Região Metropolitana de São Luís composta por 13 municípios que totalizam aproximadamente 1.620.000 habitantes.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Luís segundo dados das Nações Unidas datados do ano 2010, é de 0,768 acima da média brasileira, o 3ª melhor IDH entre as capitais da região Nordeste do Brasil, e 4ª entre todos os 1.794 municípios da região.
A capital maranhense tem um desenvolvido setor industrial por conta de grandes corporações e empresas de diversas áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país. Seu litoral estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiros como Europa e Estados Unidos, que permite economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasil pelo Porto de Itaqui, que é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados, sofisticados e bem estruturados para o comércio exterior no país.
A cidade está ligada ao interior do estado, ao estado do Piauí pela ferrovia São Luís-Teresina, aos estados vizinhos Pará e Tocantins por meio da ferrovia Estrada de Ferro Carajás e Ferrovia Norte-Sul, sendo que esta última conecta a cidade a Região Centro-Oeste o que facilita e barateia a escoação agrícola vinda do interior do país para o porto de Itaqui. Por rodovia, a capital maranhense é servida pela BR-135 (em processo de duplicação) que a liga ao continente, e pelo transporte aéreo conta com o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, com capacidade de atender 5.900.000 passageiros por ano.
O clima em São Luís é tropical semi-úmido sendo fortemente influenciado pelo mar e pela Zona de Convergência Intertropical. A cidade apresenta grande quantidade de coqueiros e muita vegetação litorânea. Há pequenas áreas de Floresta Amazônica que resistiram ao processo de urbanização da cidade, todas protegidas por parques ambientais. Pequenos rios nascem na cidade: entre eles, o Rio Bacanga é o mais importante economicamente.
Lagoa da Jansen São Luis-MA
Lagoa da Jansen São Luis-MA
Ilha do Medo: as lendas urbanas de São Luís - MA
São Luís é conhecida por seus encantos, mas tem também histórias assombrosas! #Medo de andar à noite no Centro e encontrar Ana Jansen e Manguda numa moto ????????
Leia a matéria completa em #OImparcial:
Instagram:
Twitter:
Trilha de Bike no Mirante da Lagoa da Jansen Ilha de São Luís Maranhão
Parque Ecológico da Lagoa da Jansen
O Parque Ecológico da Lagoa da Jansen, criado através da Lei 4.878 de 23 de junho de 1988, está localizado na área urbana do município de São Luís, na região nordeste do Brasil. O parque, com uma área de 150 ha, possui áreas de lazer para seus visitantes.
Histórico
Está localizado na região noroeste do município, a 4 km do Centro Histórico, cercada pelos bairros São Francisco, Renascença I, Renascença II, Ponta d’Areia e Ponta do Farol, considerados de alto poder aquisitivo. Também fica próximo a praias de maior movimento, como a Praia da Ponta D'Areia.]
A laguna da Jansen tem origem antrópica, ou seja, foi formada por intervenção humana. Anteriormente, a área era constituída de mangue, cortada pelo igarapé da Jansen e igarapé Jaracati, sofrendo influência da maré. Entretanto, com o processo de urbanização a partir da década de 1970, foi construída Ponte José Sarney, ligando os bairros São Francisco e Centro Histórico, viabilizando a ocupação da margem norte do rio Anil e da orla marítima.
Durante esse processo, foi construída a Avenida Maestro João Nunes (atual Avenida Ana Jansen), que liga o bairro do São Francisco à Ponta D’areia. Essa avenida passou sobre o Igarapé da Jansen, por meio de um aterro, formando uma barragem que deu origem à laguna, equivocadamente chamada de lagoa. Posteriormente, foram sendo feitas ocupações imobiliárias no seu entorno, seja de alta ou de baixa renda, ocasionando diversos problemas ambientais.
A comunicação da laguna com o mar dá-se através de um canal de drenagem durante a preamar, por ocasião das marés altas.
Por seu seu valor estético, pelas pessoas que dela tiram o sustento e pela fauna/flora que a habitam, foi transformada em uma área de turismo, lazer e pesca artesanal, em 1988, ano em que se tornou um parque ecológico através do projeto de lei nº 4.878/88.[4]
Em 2012, o parque foi transformado em uma Área de Proteção Ambiental (APA), mas, posteriormente, a justiça invalidou o decreto estadual.[5]
Projetos
Considerada um dos principais cartões postais da cidade, a área da Laguna foi inserida no Plano Maior de Turismo, do governo estadual, com um programa de urbanização que contemplava recuperação sanitária, urbanismo e jardinagem, com a instalação de ciclovia, arena de beach soccer, quadras poliesportivas, um mirante, playground, quadra de tênis e uma concha acústica, a partir de 2001.
Também foi inaugurada a Serpente da Lagoa da Jansen, escultura representando uma das lendas mais antigas e famosas de São Luís.
O local também oferece vários bares, restaurantes, boates, pizzarias, recebendo eventualmente shows musicais.
Em 2016, foi inaugurada a Praça da Lagoa, que conta com um parquinho para crianças.
Também foi implantando um projeto para eliminar os pontos de esgotos jogados na Lagoa, com a construção de rede coletora e de estações elevatórias, direcionando para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jaracati. Um das principais críticas ao local é o mau cheiro, mas estudos indicam que era causado não apenas pelo lançamento de esgotos, mas também pela elevada quantidade de matéria orgânica existente no fundo da Lagoa, proveniente dos manguezais mortos.
lagoa da jansen,são luis-ma.
localizada em uma área nobre da cidade de são luis,entre o bairro de saõ francisco e a praia ponta d,areia,essa lagoa é de uma beleza de encher os olhos mesmo para nós que somos de fortaleza, acostumado com belas paisagens,parabens maranhenses por tamanha beleza natural,e se voce não conhece lagoa da jansen,venham conhecer,voces não vão se arrepender.