SANTA BÁRBARA | MEMORIAL AFFONSO PENNA
O BUSTO DE AFFONSO PENNA, feito em mármore de Carrara, foi doado pelo bisneto do presidente, Luiz Fernando Gabaglia Moreira Penna, para fazer parte do acervo do Memorial.
O MAUSOLÉU, reintalado nos jardins do Memorial Affonso Penna, abriga os restos mortais de Affonso Penna, de sua esposa Maria Guilhermina de Oliveira Penna, e de seus filhos, Álvaro Augusto Moreira Penna, Olga Affonso Penna e Dorah Moreira Penna.
FILHO DE SANTA BÁRBARA e típico representante das elites de Minas Gerais, Affonso Pena teve uma carreira política notável, que começou no império, terminando na Presidência da República, no período de 1906 a 1910.
MEMORIAL AFFONSO PENNA EM SANTA BÁRBARA MG
A CASA ONDE NASCEU o ex-presidente da República, Affonso Augusto Moreira Penna, está fechada para visitação por encontrar-se em andamento as obras de restauração do telhado e da pintura.
O MONUMENTO onde estão guardados os restos mortais de Affonso Pena foi inaugurado em 1912, três anos após a sua morte e, provavelmente, foi esculpido na Itália.
JOSÉ MARIA OSCAR RODOLFO BERNARDELLI, famoso artista mexicano radicado no Brasil em fins do século XIX, foi o escultor da obra em mármore carrara.
O TÚMULO é formado por quatro colunas arcádicas, que suportam a cobertura contendo um vitral com a bandeira brasileira na parte interna.
AFFONSO PENNA faleceu no palácio do Catete, Rio de Janeiro, em 14 de junho de 1909.
ESTAVA AMARGURADO pelos reveses políticos, quando exercia o segundo ano de seu mandato, e a perda de Álvaro Penna, seu filho e oficial de gabinete,.
A ENFERMIDADE evoluiu com rapidez e, assistido pelo médico Miguel Couto, exclamou as últimas palavras: deus, Pátria, Liberdade e Família.
A MULHER EM PRANTOS, esculpido sobre a lápide de 3 toneladas, representa a República.
VIKO UAI, VERSOS & VINHOS
Duas coisas sempre foram as minhas prioridades: a primeira é mostrar que nós, santa-barbarenses, temos capacidade de fazer coisa boas. A segunda é divulgar a minha terra mundo afora. --- Viko Uai Gomide, O Poeta do Vinho de Santa Bárbara.
LEVY DE FIGUEIREDO GOMIDE (Viko Uai Gomide, codinome poético) é Membro Correspondente da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil – ALACIB, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, uma associação literária criada para a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, sem fins econômicos, de acordo com as normas estabelecidas no seu regimento.
VIKO UAI GOMIDE, mineiro de Santa Bárbara, cidade histórica, tricentenária, aos pés da Serra do Caraça, escreve colunas em jornais e produz jingles políticos e comerciais.
Ministra palestras em escolas, em Defesa do Meio Ambiente, Amizade e Cidadania, além da Estrada Real e turismo, e faz saraus de poesias.
Recebeu no ano de 2006 o Troféu Carlos Drummond de Andrade.
Tributo à Vida, Chaves do Coração, Guilhotina da Alma e Lágrimas da Paixão são alguns dos livros de poesias publicados por Viko Uai.
O INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURAS INTERNACIONAIS, representação de Minas Gerais, outorgou, no dia 05 de junho de 2008, o Diploma e Medalha de Honra ao Mérito, a ativistas culturais santa-barbarenses, incluindo Levy de Figueiredo Gomide (Viko Uai Gomide), pelas atividades relevantes no campo da cultura.
A Medalha e o Diploma de Mérito do InBrasCI-Minas Gerais é o reconhecimento oficial que o instituto atribui a pessoas ou entidades que contribuíram efetivamente para a valorização da cultura mineira.
As garrafas de vinho do Poeta trazem poemas e rótulo com foto do Palácio dos Anões, nome dado por Viko à casinha que fica do lado de cima da rua onde mora na entrada de Santa Bárbara.
SANTA BÁRBARA faz parte do Circuito do Ouro de Minas Gerais e fica a 98 km de Belo Horizonte.
Aos pés da imponente Serra do Caraça, o local possui uma paisagem bucólica com suas igrejas, capelas e casas históricas. Pacata e tranquila, Santa Bárbara é um ótimo lugar para se visitar.
Cidade natal do ex-presidente Afonso Pena, é considerado um dos municípios mais bonitos de Minas Gerais e oferece como atrações turísticas algumas belas construções setecentistas, como a Igreja Matriz de Santa Bárbara. Construída em 1724, possui o estilo barroco colonial e seu teto é pintado pelo mestre Manuel da Costa Ataíde.
O centro histórico da cidade ainda reserva construções do século 19, como a prefeitura, o Hotel Quadrado, a antiga Cadeia Municipal, a Casa de Afonso Pena, a Igrejinha Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a antiga estação ferroviária.
A cidade possui também diversas manifestações culturais como a Cavalhada de Santo Amaro, o Torneio Leiteiro e Exposição Agropecuária, o aniversário da cidade, entre outras, com programações variadas.
Informações : Jornal Aldrava , Defato Online , Instituto Estrada Real