Museu Casa Histórica de Alcântara
O Conhecendo Museus desta semana vai até a cidade de Alcântara (MA) e apresenta o Museu Casa Histórica de Alcântara, cuja missão é promover o patrimônio cultural da cidade e prestar serviços à sociedade alcantarense por meio de ações socioeducativas.
O museu foi construído no início do século XIX pelo comendador José Maria Correia de Souza, um imigrante português que enriqueceu no Brasil. No ano de 1889, o sobrado e parte do seu mobiliário foram vendidos para os Guimarães, família de comerciantes que instalaram na área térrea do imóvel uma botica, uma loja de gêneros alimentícios, utilitários domésticos e agrícolas e uma loja de tecidos e armarinhos.
Em 1947, após o falecimento do patriarca da família, Sr. Antonino da Silva Guimarães, o comércio foi sendo, gradativamente, desativado pelos seus descendentes.
A câmera do programa vai percorrer os corredores do Museu e apresentar o acervo que é formado por parte do mobiliário, pratarias, vidraria de farmácia, alfaias, peças de vestuário e demais objetos deixados pela família Guimarães, além de doações de populares e aquisições.
Não perca este episódio que retrata a memória da Cidade de Alcântara e preserva a história do país!
Conhecendo Museus - Episódio 14: Museu Casa Histórica de Alcântara
IMAGEM DA CASA HISTÓRICA DA CIDADE DE ALCÂNTARA - MARANHÃO.
IMAGEM DA CASA HISTÓRICA DA CIDADE DE ALCÂNTARA - MARANHÃO.
O Museu Histórico de Alcântara está instalado em um sobrado colonial, exemplar
típico dos casarões maranhenses do século XIX.
Organizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão em 1977, com o
apoio da EMBRATUR, da MARATUR e da Prefeitura deste município, o Museu Histórico de Alcântara testemunha um período de opulência e riqueza baseado nas monoculturas do arroz e algodão alimentados pelo sistema escravagista. O prédio do Museu Histórico encanta aos visitantes por sua fachada revestida de azulejos coloridos e portais emoldurados de pedras de lioz. A planta em forma de L dá lugar a longos corredores avarandados abrindo para um pátio interno,onde se encontra um belo poço com bordas trabalhadas em pedra e alvenaria. Com inúmeros detalhes arquitetônicos interessantes, o prédio do Museu Histórico de Alcântara destaca-se por seus longos beirais, janelas em guilhotina,forro em espinha de peixe no segundo pavimento,balcões com base de pedra e gradil em ferro trabalhado,além de outros detalhes que garantem condições de ventilação e conferem beleza ao conjunto arquitetônico.
Alcântara é um município do estado brasileiro do Maranhão. Integra a Região Metropolitana de São Luis. Sua população estimada em 2014 era de 21.652 habitantes. Possui uma área de 1457,96 km².
ALCÂNTARA - MA HISTÓRIA E CURIOSIDADES
MATÉRIA EXIBIDA NO PROGRAMA VIVA IDADE EM 2010 QUE MOSTRA A HISTÓRIA DA CIDADE DE ALCÂNTARA NO MARANHÃO, INCLUSIVE FALA SOBRE A INFLUÊNCIA DA MAÇONARIA NA CONSTRUÇÃO DAS IGREJAS E DAS RUAS DA CIDADE
Museu Casa da Hera
O Conhecendo Museus desta semana apresenta o Museu Casa da Hera, que fica na cidade de Vassouras (RJ). A câmera do programa passeia pelo melhor exemplo de habitação urbana de uma rica família, durante o apogeu das plantações de café no vale do Paraíba do Sul.
Também conhecido como Chácara da Hera, o museu é a única residência da região que mantém o mesmo mobiliário e tratamento original de seu interior. A casa e seu patrimônio são testemunhas da riqueza gerada pelo café e constituem uma importante referência histórico-cultural não só de Vassouras, mas de todo o Brasil.
São 33.000 m² de área verde com imponentes palmeiras imperiais. A casa possui 62 janelas com vidraças em guilhotina e 22 cômodos distribuídos entre área social e estar, íntima e de serviço. Os ambientes sociais são os mais ricos e decorados, destacando-se o papel de parede de origem francesa.
Além do mobiliário, com quadros e objetos de uso doméstico originais, seu acervo inclui ainda uma coleção de trajes de origem francesa, considerada das mais importantes do Brasil. Já a biblioteca possui cerca de 1.000 volumes e 3.000 periódicos do século XIX. Há ainda um piano Henri Herz, raro exemplar do século XIX.
No olhar da câmera foi possível registrar também as atividades do setor educativo do museu como, por exemplo, o projeto Ecoclube, que amplia o contato das crianças com a natureza. Este é especialmente destinado a alunos das séries iniciais do ensino fundamental, que têm a oportunidade de vivenciar, na Chácara, atividades diversas voltadas à educação ambiental para um futuro sustentável.
O imóvel pertenceu a Joaquim Teixeira Leite (1812-1872), um dos mais importantes comissários de café da região, e filho do Barão de Itambé. A chácara passou a ser propriedade dos Teixeira Leite por volta de 1840, quando Joaquim o comprou, pouco antes de se casar com Ana Esméria Correia e Castro Pontes França, filha do Barão de Campo Belo. Por anos, o local foi cenário de festas e saraus que recebiam homens e mulheres ilustres da época.
História de dos Casarões de Alcântara MA
Alcântara - Expedições (20/12/2011)
Desde os anos setenta, Paula Saldanha e Roberto Werneck visitam a cidade de Alcântara, no litoral norte do Maranhão. Apesar de ser considerada por muitos como uma cidade parada no tempo por causa de suas inúmeras ruínas, a cada viagem, ela revela novas histórias e ângulos.
A cidade foi fundada em uma área antes ocupada por tribos indígenas. Com a chegada dos colonizadores portugueses, aos poucos ela se transforma na sede da aristocracia rural maranhense. O Expedições percorre suas ruas repletas de opulentos casarões e farta quantidade de igrejas, símbolos máximos de seu passado de riqueza e poder.
E mostra também sua gente e a importância da numerosa presença de negros descendentes dos milhares de escravos que aportaram na região. Em uma de suas muitas comunidades quilombolas, apesar da pobreza, as tradições são cultivadas em forma de dança e artesanato.
O documentário percorre, ainda, o ecossistema mais abundante da costa maranhense, o mangue, que, caprichosamente, revela surpresas de sua fauna e flora.
O Expedições registra ainda a Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais famosas festas católicas do Maranhão. Mas as surpresas de Alcântara parecem não ter fim. Na ilha do Cajual, que pertence ao município, cientistas descobriram um número expressivo de fósseis de dinossauros que chama a atenção de paleontólogos de todo o mundo.
Apresentação: Paula Saldanha
Conhecendo Museus - Episódio 46: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
CASA HISTÓRICA COM 100 ANOS NORTE DO PARANÁ By FARINA
CASA HISTÓRICA COM 100 ANOS NORTE DO PARANÁ By FARINA
Alcântara - Maranhão
Cidade histórica
A CIDADE QUE PAROU NO TEMPO | ALCÂNTARA | MARANHÃO | #07 | DO NORTE AO NORTE
Conheça a cidade do Maranhão que parou no tempo, pois ainda preserva alguns pontos da sua história, principalmente a arquitetura da época em que o Brasil estava sendo colonizado pelos portugueses.
• Inscreva-se em nosso canal: youtube.com/donorteaonorte
• Contato e parcerias: naestradadnn@gmail.com
• Se você quer saber onde estamos agora clique no link:
• Acompanhe nossa viagem pelas Redes sociais:
instagram.com/DoNorteAoNorte
facebook.com/DoNorteAoNorte
História sobre os Documentos e o Cemitério de Alcântara
Festa do Divino Bairro de Alcântara.WMV
Conhecendo Museus - Episódio 47: Museu Histórico e Artístico do Maranhão
MUSEU DO CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCANTARA MA
SAO IMAGENS DO MUSEU DO CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCANTARA NO MARANHAO, É UMA BASE MILITAR DE LANÇAMENTO E FOGUETES, NO LITORAL MARANHENSE
Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopolinda em Pinda
PINDAMONHANGABA - O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina está recheado com ricas histórias da Princesa do Norte. A cada olhar, a cada passo, um novo recorte da história é revelado a seus visitantes. Algumas de maior valor, outras de menor, mas todas, todas mesmo, de grande importância na composição da linha cronológica da cidade que em 2016 chegou aos seus 311 anos.
Códices relatam a história de Alcântara
Os três volumes datam dos séculos XVII e XIX e relatam a história de uma das mais antigas cidades maranhenses. TV Assembleia (canal digital aberto 51.2 e 17 TVN).
CASA HISTÓRICA MUITO ANTIGA EM GOIÁS By FARINA
CASA HISTÓRICA MUITO ANTIGA EM GOIÁS By FARINA
Arquitetura Brasileira - São Luís e Alcântara - MA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA BRASILEIRA
UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR
Trabalho realizado por Diogo Alencar - Curso de Arquitetura e Urbanismo: São Luís e Alcântara - Séculos XVII e XVIII
________________SÃO LUÍS - MA________________________
1 -- CONTEXTO HISTÓRICO:
2 -- FORMA URBANA:
3 -- OBRAS PÚBLICAS:
3.1 -- Fortificações:
3.1.1 -- Fort Saint Louis:
-- O Forte de São Filipe:
-- Fortaleza de São Miguel:
-- Palácio dos Leões:
3.1.2 -- Forte Santo Antônio:
3.2 -- Casa de Câmara e Cadeia:
3.2.1 -- Palácio de La Ravardière:
3.3 - Abastecimento de Água:
3.3.1 -- Fonte das Pedras:
3.3.2 -- Fonte do Bispo:
3.3.3 -- Fonte do Ribeirão:
4 -- ARQUITETURA CIVIL:
4.1 -- Cais da Sagração:
4.2 -- Largo do Desterro:
4.3 -- Casas à Avenida Pedro II:
4.4 -- Casa das Tulhas:
4.5 -- Solar São Luís:
5 -- ARQUITETURA RELIGIOSA:
5.1 -- Ordens Religiosas e Igrejas em São Luís:Capuchinhos
5.1.2 -- Jesuítas:
5.1.3 -- Igreja do Desterro:
5.2.4 -- Igreja de Santo Antônio:
5.2.5 -- A Igreja da Sé / Catedral de São Luís:
5.2.6 -- Carmelitas:
5.2.7 -- Igreja do Carmo:
5.2.8 -- Igreja de Nossa Senhora dos Remédios:
5.2.9 -- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos:
5.2.10 -- Convento das Mercês:
6 -- ARQUITETURA RURAL:
6.1 -- Sítio do Físico: ruínas:
6.2 -- Fábrica Santa Amélia (Cotonifício Cândido Ribeiro):
___________________ALCÂNTARA - MA___________________
7 -- CONTEXTO HISTÓRICO:
8 -- FORMA URBANA:
9 -- OBRAS PÚBLICAS:
9.1 -- Fortificações:
9.1.1 -- Forte de São Sebastião:
9.2 -- Casa de Câmara e Cadeia:
9.3 -- Abastecimento de Água:
9.3.1 -- Fonte de Pedra (das Pedras):
9.3.2 -- Fonte do Mirititiua:
10 -- ARQUITETURA CIVIL:
10.1 -- Porto do Jacaré:
10.2 -- Ladeira do Jacaré:
10.3 -- Praça da Matriz:
10.4 -- Rua da Amargura:
10.5 -- Rua Grande:
10.6 -- Palácios do Imperador:
10.7 -- Museu Histórico de Alcântara:
10.8 -- Museu Casa Histórica de Alcântara:
10.9 -- Pelourinho:
11 -- ARQUITETURA RELIGIOSA:
11.1 -- Ordens Religiosas e Igrejas em Alcântara:
11.1.1 -- Capela de Nossa Senhora do Desterro:
11.1.2 -- Igreja de Nossa Senhora das Mercês (Capela) :
11.1.3 -- Ruínas da Igreja Matriz de São Matias:
11.1.4 -- Igreja e Convento do Carmo:
11.1.5 -- Igreja de São Francisco de Assis:
11.1.6 -- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos:
12 -- ARQUITETURA RURAL:
12.1 -- Poço de Nazaré:
13 -- REFERÊNCIAS: