museu militar do buçaco
Museu Militar do Buçaco e Capela do Museu
Visita à Mata e ao Museu Militar do Buçaco
Visita à Mata do Buçaco e ao Museu Militar do Buçaco - alunos dos 3º e 4º anos da EB1/JI de Oliveira de Azeméis, nº 4
Bussaco Luso, viagem
Luso,bussaco,Palace Hotel Do Bussaco,Mata do Buçaco,
Mata Nacional do Buçaco,Rota da Bairrada,Buçaco Luso Curia,
Hotéis Luso,Luso-Bussaco 2014,Luso Buçaco Portugal,
RAMPA Histórica Luso,Museu Militar do Buçaco,
Luso Mealhada,Água de Luso,Junta Freguesia de Luso,
Estátua de D. José no Museu Militar | Sugestão de Fim de Semana
Aproveite este fim de semana para descobrir a Estátua Equestre de D. José.
Uma obra de 1775 do Escultor Machado de Castro e que pode ser visitada no Museu Militar de Lisboa.
MORADA: Largo do Museu da Artilharia, 1100-366 Lisboa
INFORMAÇÕES: 218842300 | 218842516
.
Portugal |Serra Do Bussaco | Luso | Mealhada
Mata Nacional do Bussaco - Património Vivo, Natureza Mágica
Classificado como Imóvel de Interesse Público, o conjunto monumental do Bussaco mobiliza uma riqueza patrimonial de exceção. Ao núcleo central formado pelo Palace Hotel do Bussaco e pelo Convento de Santa Cruz juntam-se as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os Passos que compõem a Via Sacra, a Cerca com as Portas, o Museu Militar e o monumento comemorativo da Batalha do Bussaco, os cruzeiros, as fontes (saliente-se a Fonte Fria com a sua monumental escadaria) e as cisternas, os miradouros (o da Cruz Alta oferece vista privilegiada sobre toda a região entre Coimbra e a Serra do Caramulo) ou as casas florestais.
01 Mata Nacional do BuçacoFMB pequena
Atualmente ocupa 105 hectares e possui uma das melhores coleções dendrológicas da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplares notáveis. É uma das matas nacionais mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural, podendo ser dividida em três unidades de paisagem: Arboreto, Jardins e Vale dos Fetos e Floresta Relíquia.
A Mata Nacional do Bussaco providencia alimento, abrigo e refúgio para mais de centena e meia de espécies de vertebrados, algumas de grande valor conservacionista, como endemismos ibéricos ou espécies protegidas.
A biodiversidade encontrada no Bussaco exprime a singularidade e valor patrimonial deste espaço mágico e obriga à sua preservação.
Convento de Santa Cruz do Buçaco - a clausura da Ordem dos Carmelitas Descalços
Portugal é de fato um museu a céu aberto. Cada viela, cada localidade é rica em muita história. Assim é a Rota do Buçaco. É ali que se encontra a Mata Nacional do Bussaco. A região tem valor arquitetônico, botânico, cultural, faunístico, histórico, militar, paisagístico, religioso e turístico.
Pois bem. É ali que os Carmelitas construíram o Convento de Santa Cruz do Buçaco, destinado a albergar essa ordem monástica, e que existiu entre 1628 e 1834.Ou seja, foram mais de duzentos anos em que somente homens ficam reunidos num mesmo local, em oração, durante praticamente toda sua vida. Foi em 1834 que as chamadas ordens religiosas foram extintas pelo governo.
Em 1810, por ocasião da Batalha do Bussaco (com ss), quando ingleses e portugueses lutaram contra Napoleão Bonaparte, na ocasião, consta que o Duque Wellington passou ali uma noite. Conta a história que foi nas imediações deste local que o lendário guerreiro Napoleão Bonaparte foi abatido. Não há confirmações, mas especula-se que ele também teria pernoitado no Convento.
Outra história bem interessante é que os padres reclusos foram expulsos do convento em uma das tantas guerras que se passaram na região.
Os religiosos que habitavam o local eram chamados de frades. O nome completo da congregação é Ordem dos Carmelitas Descalços. Mas também há inscrições os nomeando como
Ordem dos Irmãos Descalços da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo; e Ordem Carmelitana Descalça
Entre os lugares para se visitar no enorme complexo, está o Vale dos Fetos. Lugar misterioso... floresta com caminho de folhas secas, onde ouve-se o estalar das folhas quebrando a cada passo mata a dentro. O nome Vale dos Fetos é emblemático, e até assustador... Mas, turismólogos locais preferem desmistificar, e dizer que o nome Fetos se refere aos exemplares arbóreos que existem no lugar. Vale ressaltar que não existem testemunhas vivas que confirmem a versão. Afinal, sabe-se que o Vale dos Fetos foi inaugurado entre 1887 e 1888. Cerca de um ano após da construção da Cascata de Santa Tereza e o então chamado Jardim Novo.
De minha parte, numa visão espiritual, e levado pelo forte nome Vale dos Fetos, prefiro acreditar no mistério e no simbolismo das Folhas Secas se quebrando no caminhar.
Até hoje muitas das partes em cortiça ainda permanecem intactas. E muitas delas seguram a forração, assim como ornamentam as portas.
A clausura.
Os religiosos masculinos viviam em pequenos quartos, todos ao redor da também pequena igreja. Nos quartos, de um lado ficava um altar, particular digamos assim, um pequeno móvel, e uma janela também pequena. A porta de entrada dos quartos seguia um padrão, ornamentadas com cortiça, para pessoas de baixa estatura, cerca de 1 metro e sessenta de altura.
Seus quartos eram chamados de celas. E prevalecia o silêncio.
Como quase toda igreja antiga, o chão funciona também como cemitério. Várias placas indicam que ali estão várias sepulturas. Quem queria ser enterrado dentro da igreja tinha que pagar muito dinheiro a igreja. Mas muito dinheiro mesmo. Aceitavam como parte da moeda, ouro e prata.
As únicas mulheres que os religiosos masculinos viam era algumas imagens que ilustram passagens bíblicas. As mulheres viviam em outros conventos, e levavam uma vida ainda mais isolada, que amigavelmente foi registrada na história como “vida contemplativa”...
Dentro da igreja há uma imagem feminina que destoa. Embaixo da bela jovem está a inscrição Christina. Não há explicações. Talvez seja alguma santa.
O lugar é misterioso, mas lindíssimo.
Ahh sim, ao lado do convento funciona o Palace Hotel. Hospedar-se ali é como reviver aquele período da história. Cada minuto vale como uma grande experiência.
Texto e pesquisa:
Ricardo Wegrzynovski
Jornalista Multimídia
Visita Guiada ao Palace Hotel do Buçaco - Portugal (480p) (English Subtitles/Google Translate)
O Palace-Hotel do Buçaco é a mais impressionante obra neomanuelina das várias que existem no país. De uma beleza que parece irreal, localizado no coração da espantosa mata do Buçaco, que guarda construções Carmelitas dos Sécs.XVII e XVIII, este grande hotel do Séc.XIX testemunha muito mais que o excepcional talento do seu autor, o cenógrafo Luigi Manini. Fala-nos de um Séc. XIX penoso e da capacidade que Portugal teve de o superar. A historiadora de arte Raquel Henriques da Silva é a nossa guia nesta Visita que percorre diversos séculos, geografias, episódios históricos universais e, claro, dos costumes românticos.
Data de emissão : 25 de Maio de 2015
Porto - Portugal - Museu Militar
Hi, Visit Porto, Portugal online, and, then come to see it, in reality.
Regards from
José Couto
Porto
Portugal
BairradaTV | Recriação dos 205 anos da Batalha do Bussaco
bairradatv.com
geral@bairradatv.com
facebook.com/BairradaTV
(2015, Portugal)
LIB 26-11-73 63RD ANNIVERSARY OF THE BATTLE OF BUCACO
(26 Nov 1973) Scenes of the celebrations and ceremonies for the 163rd Anniversary of the Battle of Bucaco (or Bussaco), when Wellington successfully defended the Bucaco Ridge against General Ney's Napoleonic French troops.
You can license this story through AP Archive:
Find out more about AP Archive:
Comemorações do Bicentenário da Batalha do Buçaco
Comemorações do segundo centenário da Batalha do Buçaco (Bussaco) em 27 de Setembro de 2010.
Diversas imagens das comemorações oficiais.
Biblioteca da Escola Secundária da Mealhada
Luso : O palacio do Buçaco by El Jefe Midnight lunch
A Versalhes portuguesa.
Guardada as devidas proporções o conjunto arquitetónico do Buçaco é uma das maiores belezas deixadas pela monarquias portuguesa, trabalho de diversos arquitetos e paisagistas.
O Palácio do Buçaco guarda tesouros incríveis em azulejos, vitrais, grutas, cavernas, lagos, cascatas, jardins, construções pitorescas.
Aqui a arte do ócio foi levada ao extremo, cada caminho que se pega, se encontra algo belo, banco estratégicos para um descanso e namorico, bosque com árvores exóticas e belas, capelas e uma via sacra.
Dentro deste complexo foi erguido o museu militar da batalha do Buçaco em que as tropas napoleónicas foram derrotadas pelas tropas luso-britânicas. Com varias maquetes de movimento de tropas, objectos históricos e bonecos vestido com os uniformes de época.
Visita guiada ao campo da batalha do Bussaco- Saida da Cruz Altaa
Cruz Alta, 10 de Setembro de 2017
Organização da Câmara Municipal de Penacova e da Junta de freguesia de Sazes.
???? Bairrada - Portugal - Mealhada
Bairrada - Portugal - Mealhada
Portugal - Bairrada - Mealhada.
A Mealhada é conhecida como a terra do Leitão.
Há outros valores que se associam ao Leitão.
São eles, a água, o vinho, e o pão.
A água do Luso, o pão cozido em forno a lenha, os vinhos do concelho, e o tradicional leitão assado.
Após experimentar essas delícias, nada como descansar e relaxar um pouco no Parque da Cidade, inserido na zona norte, que nasceu de uma reconversão dos antigos viveiros florestais, tendo-se vindo a concretizar num amplo espaço verde, que propicia diferentes utilizações, desde a meramente contemplativa à desportiva.
Um bom café na cafetaria local, passe também no Posto de Turismo, e adquira informações turísticas dessa belíssima região, onde podemos assinalar alguns passeios maravilhosos...
A Mata do Bussaco que engloba o Palace Hotel do Bussaco, o Convento de Santa Cruz, Via Sacra, Cercas das Portas, Museu Militar, Cruz Alta, vários percursos pedestres, a Vila do Luso e muito mais.
Venha você também, conhecer essa região maravilhosa!
#MaisPortugal #Portugal
Museu Municipal de Mondim de Basto
Bicentenário da Batalha do Buçaco - filme
Comemorações do segundo centenário da Batalha do Buçaco (Bussaco) em 27 de Setembro de 2010.
Imagens da passagem da Cavalaria, envergando fardas da época, do desfile final das comemorações oficiais.
Biblioteca da Escola Secundária da Mealhada
Visita Guiada ao campo da Batalha do Bussaco
Cruz Alta, 10 de Setembro de 2017
Organização da Câmara Municipal de Penacova e da Junta de freguesia de Sazes
Horizontes da Memória, Cores e sabores na Mealhada, 2002
Prof. José Hermano Saraiva.
Episódio reenviado com melhor qualidade.
Recriação da Batalha do Buçaco
Recriação da Batalha do Buçaco nas comemorações dos 200 anos do acontecimento.