Aljezur Portugal (HD)
ALJEZUR, é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Faro, localizada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. É uma terra de origens remotas, habitada desde os tempos pré-históricos, cuja antiguidade é atestada pelos muitos vestígios arqueológicos que têm sido encontrados. A zona histórica que se estende pela encosta, oferece uma vista particular de ruas estreitas com casas caiadas e vãos coloridos em volta das janelas. Do património arquitectónico destacam-se: O Castelo de Aljezur, construído pelos árabes no sec.X e que actualmente se encontra em estado de ruína, conservando ainda as muralhas e duas torres, de onde se observa em toda a volta uma vista panorâmica deslumbrante; A Igreja da Misericórdia, no centro histórico da vila; o Museu de Arte Sacra, instalado no edifício do antigo Hospital da Misericórdia; a Casa Museu Pintor José Cercas na Rua do Castelo e ainda a Igreja Matriz de Nossa Sra de Alva, também chamada Igreja Nova. Fora da vila, a costa de Aljezur com mais de 40 Km de extensão, é um tesouro repleto de vida marinha e belíssimas praias, quase em estado selvagem, frequentadas principalmente por praticantes de surf.by*carl0spais*2013
ALJEZUR,is a Portuguese village in the district of Faro, located in the Natural Park of Southwest Alentejo and Costa Vicentina. It is a land of remote sources, inhabited since prehistoric times, whose antiquity is attested by the many archaeological remains that have been found. The historic district that stretches along the hillside, offers a particular view of narrow streets and whitewashed houses with colorful gaps around the windows. Architectural heritage include: Aljezur Castle, built by the Arabs in the 10th Century and which is currently in ruins, there still remaining walls and towers and a stunning panoramic view; the Church of Mercy in the historic center of the town, the Museum of Sacred Art, housed in the former building of the Mercy Hospital; the Museum House of the Painter José Cercas in Castle Street and even the Church of Our Lady of Alva, also called New Church. Outside the village, the coast of Lagos with over 40 km long, is a treasure full of marine life and beautiful beaches, almost in the wild, mostly frequented by surfers.by*carl0spais*2013
Artista: Armando Sciascia
Música: Largo
Vila de Aljezur - Algarve - Portugal
A vila de Aljezur, sede do concelho de Aljezur, também conhecida por vila presépio devido à toponímia do local, espalha-se pelas encostas de 3 cerros e é atravessada pela Ribeira de Aljezur. Este local está inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e encontra-se rodeado por diversas culturas agrícolas, podendo-se destacar a batata doce.
Esta vila apresenta ruas estreitas e sinuosas, onde predominam casas típicas da arquitetura rural algarvia, da qual sobressaem as platibandas e os vãos de janela coloridos que realçam as fachadas brancas.
Aljezur foi fundada no séc. X pelos Árabes e conquistada pelos cristãos a 24 de Junho de 1249, ao alvorecer. Desde então, Nossa Senhora da Alva tornou-se a Padroeira de Aljezur.
A 12 de Novembro de 1280, D. Dinis concedeu Foral a Aljezur, tendo sido a primeira Carta de Foral concedida por este rei a uma terra algarvia. No dia 1 de Junho de 1504, D. Manuel reformou a Carta Diplomática de D. Dinis e concedeu novo Foral a Aljezur.
A partir do séc. XV, a pacificação do território contribuiu para o aumento da população e a encosta do Castelo foi ocupada até junto do rio.
Após a destruição causada pelo terramoto de 1755, esta vila expandiu-se na planície em frente. O Bispo D. Francisco Gomes de Avelar, projetou e fez construir neste local a Igreja Nova ou de Nossa Senhora da Alva a fim de originar um novo aglomerado urbano. Este projeto só se concretizou no final do séc. XIX devido à forte resistência da população a esta mudança.
Gentílico: Aljezurense
A Ribeira de Aljezur, também denominada por Ribeira da Cerca, nasce na Serra de Monchique, passa pela Vila de Aljezur e desagua na Praia da Amoreira, no Oceano Atlântico.
No período medieval, a Ribeira de Aljezur era navegável e o Porto de Aljezur constituía um importante ponto de entrada e saída de mercadorias. Existem ainda várias azinhagas que permitem aceder aos antigos portos de amarração. Ao longo da ribeira, existiam várias azenhas que moíam os cereais provenientes dos campos circundantes.
O Castelo de Aljezur é um dos 7 castelos presentes no escudo da bandeira portuguesa. Situa-se no cimo de um cerro, que permite desfrutar de magníficas paisagens: a nascente sobre a imensa várzea de Aljezur, a zona da Igreja Nova e a serra de Monchique; e a poente sobre o Vale D. Sancho, onde outrora se cultivava arroz e por onde serpenteia a Ribeira de Aljezur, vendo-se ao fundo a Praia da Amoreira. Escavações arqueológicas desvendaram uma possível ocupação deste local na Idade do Ferro. A construção do castelo é atribuída aos árabes, no séc. X, a fim de proteger esta zona dos piratas que surgiam na costa. Este monumento constituiu o último reduto árabe a ser conquistado pela cristandade no Algarve. Foi tomado em 1249 pelos Guerreiros da Ordem de Santiago, comandados por D. Paio Peres Correia, no reinado de D. Afonso III. No final do séc. XV, a região estava pacificada e o castelo foi abandonado.
A construção da Igreja da Misericórdia foi autorizada pelo rei D. Sebastião em 1573. Este templo possui um portal renascentista, que ostenta a data de 1577 e uma torre sineira do mesmo século. O interior apresenta uma só nave e um pequeno arco triunfal renascentista.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva, também designada por Igreja Nova, foi erigida no final do séc. XVIII. Este templo apresenta um estilo Neoclássico.
O Museu Municipal encontra-se instalado no edifício dos Antigos Paços do Concelho, que data do séc. XIX. É constituído pela sala do Legado Andalusino, dedicada à época islâmica; pelo Núcleo Arqueológico; e pelo Núcleo Etnográfico.
Neste vídeo pode-se também observar a Câmara Municipal de Aljezur; a Casa Museu Pintor José Cercas; o Conjunto Escultórico Infante Dom Henrique; o Jardim do Largo 1º de Maio; o Jardim do Largo da Liberdade; o Miradouro; o Monumento A Mondadeira; o Museu Antoniano; o Museu de Arte Sacra Monsenhor Manuel Francisco Pardal; o Painel de azulejos, que retrata a zona histórica da vila de Aljezur; o Parque de Merendas; a Praceta de Kürnach; e a Rotunda.
Mais informações em: