Espaço Museu da Villa Romana do Rabaçal
Espaço Museu da Villa Romana do Rabaçal. TURÍSTICO SABORES DO RABAÇAL PENELA. Passeio organizado por Luis Mateus e Rui Pelicano em 19 de Setembro de 2009.
VILLA ROMANA DO RABAÇAL
Situada a 12 Km de Conímbriga, a Villa Romana do Rabaçal encontra-se numa meia-encosta na Freguesia do Rabaçal, entre uma cumeada com arvoredo e um riacho, fazendo parte integrante do território da antiga civitas, junto da via romana que ligava Olisipo a Bracara Augusta.
Desta Villa Romana datada do século IV d.c. conhece-se a pars urbana (área residencial), balneum (Balneário), pars frumentária (área do pátio agrícola com alpendre), pars rustica (alojamento dos servos, armazéns, oficinas).
De salientar:
Os motivos figurativos dos mosaicos e algumas composições geométricas e vegetalistas não têm semelhança com o que existe em Portugal. No seu conjunto formam um grupo estilístico novo.
Espaço Museu da Villa Romana do Rabaçal
Espaço Museu da Villa Romana do Rabaçal. TURÍSTICO SABORES DO RABAÇAL PENELA. Passeio organizado por Luis Mateus e Rui Pelicano em 19 de Setembro de 2009.
Visita Virtual Villa romana Rabacal
Um filme que nos transporta até meados do século IV d.C., através da reconstituição do Palácio, do Balneário e da Casa Agrícola da Villa romana do Rabaçal, situada a cerca de 12 Km a sul da cidade de Conímbriga. Este plano de Visita Virtual exemplifica bem o modo de vida de um abastado cidadão e sua família, acompanhados dos servos domésticos e agrícolas, e é motivo de reflexão sobre a sociedade da Lusitânia no final do Império Romano, na transição entre o paganismo e o cristianismo.
Realizado por Pedro Madeira e Vera Moitinho.
Do Rabaçal a Penela...
Começaram a chegar as 33 autocaravanas que participaram no evento no dia 24 ao Rabaçal, no dia 25 efectuou-se a visita ao museu e vila romana do Rabaçal, à tarde foi a visita à Serqueijos acompanhado de um lanche magnífico. No dia 26 foi efectuada uma visita guiada no quartel dos bombeiros de penela, com uma breve formação de extintores e primeiros socorros, os Bombeiros Penela estão de parabéns pela forma magnífica que nos receberam. À tarde houve uma visita guiada ao castelo de Penela, seguindo-se de um jantar convivio no restaurante Varandas do Castelo. Houve ainda nesta noite a surpresa feita pelo Carlos Sousa (o elo de ligação do CAI com o Municipio de Penela), com os gaiteiros. No dia 27 para terminar realizou-se uma caminhada por Penela acompanhada pela magnifica ACP-Associação Caminheiros de Penela. Obrigada a todos os que participaram e tornaram este evento em mais um sucesso, e a todos os intervenientes que tornaram o passeio possível.
Pelas ruas do Rabaçal (Penela)
Percursos Pedestres, Caminhadas, Trekking, Hiking, Trails, Pedestrianismo, Trilhos, Rotas e Passeios em Portugal.
Ver mais em:
More info:
Subscreve já o canal Sola Gasta para veres mais vídeos espectaculares sobre Portugal:
For more awesome videos, subscribe the channel:
FOLLOW ME:
on
on
on
on
on #trekking #hiking #percursospedestres
Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos - Rabaçal - Penela
O Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos - a funcionar entre as 10h30 e as 19h00 - tem como grande objetivo sensibilizar toda a sociedade para a arcaica atividade de pastorícia e da produção tradicional do Queijo Rabaçal, valorizando em simultâneo outros produtos e elementos que caracterizam a região, num ambiente de recriação histórica conjugada com a festa popular, protagonizada pelo folclore.
Ateliês infantis para o fabrico de pão, queijo e elaboração de mosaicos romanos, pintura ao ar livre, jornadas de discussão técnica sobre laticínios, recriações históricas e o festival de folclore, com o apoio do Rancho Folclórico do Rabaçal, são outras atividades que decorrerão durante todo o dia.
No tempo dos romanos
Já que vai até Rabaçal, aproveite para descobrir a vila rural datada do século IV, onde é possível observar uma notável área de habitação, tanto em organização espacial como em decoração com mosaicos completos.
No Museu Villa Romana do Rabaçal poderá observar alguns objetos recolhidos nas ruínas da Villa Romana do Rabaçal e solicitar uma visita guiada às ruínas que integram a a quinta agrícola constituída pela villa rustica, frumentaria e villa urbana, datadas do século IV d.C..
Peter festa do rabaçal
Peter festa do rabaçal
O Queijo do Rabaçal
Motas:
★ MT-07 Night Fluo 2017 ABS
- Arrow X-Kone Exhaust
☆ Macal M-70 1974
- Motor Casal 5V
- M-90 Exhaust
Equipamento:
Helmet: Nexx SX.100 Blast
Helmet Secundário: NOLAN N64
Casaco: REV'IT Jupiter 2
Luvas: BERIK Reel 2.0
Calças: Drenaline Atlas GT Eyedry
Botas: Dainese Vera Cruz
Outros:
Local: Coimbra, Portugal
Camera: GoPro Hero 4 Silver
Editing: Sony Vegas
Qualidade: 1080 HD 60 FPS
★ Facebook : ☆
★☆★ Se quiseres ajudar o canal a crescer, deixa um LIKE, isto se realmente gostas-te do video, senão gostas-te... Espera pelo próximo! ★☆★
Villa Romana do Rabaçal por Flávio Simões
Villa Romana do Rabaçal por Flávio Simões
LUIS PEDRO-SUA FAMÍLIA E SUA TERRA - PENELA PORTUGAL
LUIS PEDRO-SUA FAMÍLIA E SUA TERRA - PENELA PORTUGAL
Destino Portugal - Penela e Rabaçal - Luiz Plácido
Ao chegar pela estrada, se tem uma bela vista da vila de Penela, muito charmosa, ao entrar por suas ruelas a dentro, a vila parece até maior do que aquilo que se vê ao chegar. Casinhas simples, povo simpático e o castelo imponente com a sua vista sobre toda a vila, são as principais características de Penela, que também abre muito espaço para a devoção através das igrejas que se espalham pela vila.
Já Rabaçal é uma aldeia pacata, silenciosa, apenas com a natureza fazendo o seu barulho e as cabras ao fundo, conta com um importante museu e sítio arqueológico que atraem grupos de turistas que todos os dias enchem as pequenas ruas da aldeia durante a tarde. Aproveitando claro para saborear e comprar direto da fonte o delicioso queijo Rabaçal, famoso em todo o território português.
Tire uma tarde, alugue um carro e faça este passeio, vá até Penela, que fica bem pertinho de Coimbra, conheça o seu castelo e a sua gente e depois dê um pulinho até Rabaçal, procure a Dona Cecília, toda gente da aldeia sabe quem ela é e leve para casa um queijo Rabaçal ou um azeite direto do lagar.
Igreja Matriz do Espinhal - Penela
A sua origem remonta à segunda metade do séc. XVI e tem por patrono S. Sebastião.
De salientar:
A pintura barroca sobre o arco triunfal, evocativa do Juízo Final. As três naves que compõem o corpo interior da igreja, separadas por arcadas de colunas jónicas. A Capela-mor de abóbada de meio-canhão, com retábulos de talha dourada de estilo barroco. As capelas colaterais, cobertas por cúpulas de quartelas, têm no interior retábulos de pedra em estilo renascentista coimbrão.
Aldeia e freguesia de Espinhal, concelho de Penela, distrito de Coimbra
Penela Odisseia 2
Aqui está o final deste excelente documentário sobre Penela
turìstico do Rabaçal 2009
Visita ao Museu da Vila | Paços do Concelho de Cascais
Cascais tem um espaço museológico, integrado no Bairro dos Museus, onde é possível percorrer a história da vila e do concelho desde o Neolítico até ao início do século XX. O novo Museu da Vila, divide-se em cinco áreas temáticas e apresenta novas tecnologias que interagem com o visitante.
Câmara Municipal de Cascais | 2015
Villa Sicó em Condeixa - Museu Multimédia - PO.RO.S. - Portugal Romano em Sicó
VILLA SICÓ
um produto intemporal
a aposta na criatividade e na descoberta como base de competitividade regional
OS ROMANOS ESTÃO DE VOLTA
OS ROMANOS DO VILLA SICÓ EM A CONDEIXA-A-NOVA
Recriação histórica, com mercado romano, levou centenas de pessoas ao museu PO.RO.S.
«Salvé Roma». Esta foi a saudação mais ouvida no Sábado, em Condeixa, no dia em que os romanos voltaram a tomar conta da vila. Cerca de 40 figurantes, entre os quais o governador Carlos Maximus, desfilaram da Praça da República até ao museu Portugal Romano em Sicó - PO.RO.S.
«Servos, escravos, mais a raia lusitana venham conhecer a grandeza de Roma. Mas vão-se vestir melhor, não estão apropriados». Em tom altivo, o convite do governador foi aceite por dezenas de condeixenses, que nas ruínas do PO.RO.S tiveram oportunidade de ficar a saber um pouco mais como se vivia na era dos romanos e, ao mesmo tempo, provar os sabores das Terras de Sicó, entre queijo, enchidos, nozes, azeite, vinho ou as famosas escarpeadas de Condeixa.
«Isto há dois mil anos devia ser engraçado», dizia uma senhora, que assistia à passagem do cortejo, uma iniciativa organizada pela associação Terras de Sicó em parceria com o município de Condeixa e que já passou por Pombal e Soure e que segue para Alvaiázere (13 de Outubro) e Penela (7 de Dezembro).
Dentro do espírito, o pequeno Salvador associou-se à festa e até levou a espada, de brincar. A brincar eram também todos os actos reproduzidos no mercado, o que não impediu que crianças, como a Beatriz, se assustassem com o realismo das cenas que tomaram de assalto o recinto. É que, durante a tarde, registou-se uma tentativa de homicídio, uma crucificação e, depois de uma violenta luta, até um casamento.
Antes, houve um julgamento, porque Freia recusou-se a casar com Carlos Maximus, despertando-lhe a ira. «Vereis como a justiça de Roma funciona para quem a trai», gritou, perante a população. Ao cair da noite o espectáculo continuou com uma demonstração equestre e uma ceia romana servida para os cerca de 400 visitantes do PO.RO.S. De seguida assistiu-se à intervenção do presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Jorge Bento, e a uma peça de teatro.
Entre a história e os tempos modernos já pouco há de comum, mas importa que as origens não caiam no esquecimento, apostando-se na divulgação do património e da gastronomia. É isso mesmo que a associação Terras de Sicó está a fazer através do projecto Os romanos estão de volta.
Mercado do Queijo Rabaçal (Turiviajar.tv)
A aldeia do Rabaçal, uma freguesia do concelho de Penela conhecida pela grande influência que sofreu no período da romanização, realizou pela primeira vez um mercado de cariz popular.
VILLA SICÓ EM SOURE. OS ROMANOS ESTÃO DE VOLTA!
As Festas de São Mateus em Soure, em pleno parque da Várzea, acolheu durante os 4 dias de festa o Mercado Romano, onde os produtos endógenos da região Sicó foram os protagonistas. Uma iniciativa organizada pela associação de desenvolvimento Terras de Sicó em parceria com o Município de Soure.
Para além dos produtos da terra, como hortaliças, legumes e frutas, no mercado podiam-se encontrar muitos daquilo que caracteriza a região Sicó, como é o caso do Queijo Rabaçal, dos enchidos, do mel, do azeite, das ervas aromáticas, dos frutos secos, e da doçaria. Aos quais se juntavam os habituais comes e bebes com os vinhos terras de Sicó em destaque. O artesanato foi outra das vertentes que também marcou presença.
A par da vertente comercial e promocional dos produtos endógenos, o jardim foi animado, ao longo dos dias, com diversas recriações históricas, recordando as vivências do povo romano, como foi o caso da tentativa de assassinato do governador, o julgamento do assassino, a crucificação do assassino e o casamento romano, bem como o Cortejo Romano pelas ruas de Soure. A iniciativa foi tem também para o Programa Portugal em Festa da SIC decorar o palco, bem como vários momentos em direto da animação Villa Sicó, tendo mesmo a apresentadora Júlia Pinheiro se caracterizado como uma Romana.
A iniciativa, que se irá alargar aos restantes municípios que integram a Terras de Sicó (Ansião, Alvaiázere, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure), tem como objectivo principal a valorização turística territorial do Villa Sicó. Pretendemos desenvolver um programa de animação que convide o público a regressar ao tempo, através de um conjunto de eventos de recriação histórica, envolvendo tradições e práticas do quotidiano, actividades económicas, mercados, promoção dos espaços musealizados, refere a organização.
O projecto Villa Sicó pretende a valorização e promoção de um espaço de redescoberta e reencontro com a história. Desde o património romano, ao património natural, passando pelas festas tradicionais e gastronomia, a cultura e identidade do território.
Considerado um parque temático, mosaico sem fronteira definida, o projecto partilha o Eixo Romano que integra, entre outros, as ruínas de Conímbriga (Condeixa-aNova), as Villas Romanas do Rabaçal (Penela) e de Santiago da Guarda (Ansião). Assim como projecta a investigação nas Villas da Rominha (Alvaiázere), Madanela (Soure) ou Telhada (Pombal).
Do programa definido, destacamos os seguintes eventos:
Dia 08 Set - Pombal | Praça Marquês de Pombal
Dia 19 Set - Soure | Festas de São Mateus
Dia 05 Out - Condeixa | Apresentação - Projecto PO.RO.S
Dia 13 Out - Alvaiázere | Museu Municipal
Dia 07 Dez - Penela | Penela Presépio & Hotel Duecitânia