PRAÇA SÃO JANUARIO UBÁ MG
DOMINGO 11/12/2011
Capoeira na Praça São Januário/Ubá/MG!
GRUPO SENZALA DE UBÁ - RODA NA PRAÇA SÃO JANUÁRIO
Movimento Cultural HIP HOP - Praça São Januario UBÁ- MG (CYPHER)
o movimento acontece praticamente toda sexta no jardim são januario as 19:30 hs e termina as 22:00 hs.....
VÁRIAS AUTORIDADES PRESTIGIAM O DESFILE CÍVICO NA PRAÇA SÃO JANUÁRIO
VÁRIAS AUTORIDADES PRESTIGIAM O DESFILE CÍVICO NA PRAÇA SÃO JANUÁRIO
Nossa reportagem conversou com algumas autoridades que prestigiaram o Desfile Cìvico do 7 de Setembro, entre eles o Tenente Guilharducci, do Corpo de Bombeiros, o Presidente da Câmara Municipal de Ubá, Jorge Gervásio e o Ten. Cel. Giovani Ramos, Comandante do 21º BPM de Ubá.
Conheça nosso Portal de Notícias e acompanhe também nossa TV 24 HORAS clicando no Play da TV: webtvuai.com.br
Repórter Rio: Torcida vascaína campeã
TORCIDA VASCAÍNA EM FESTA DEPOIS DO TÍTULO DA COPA DO BRASIL DE 2011
Igreja matriz de São Januário inicia os festejos de um dos padroeiros da cidade - Ubá News
Carnaval de Ubá MG - Praça Guido Marliére 1974
CARNAVAL ARRUMAÇÃO NA PRAÇA SÃO JANUÁRIO
CARNAVAL ARRUMAÇÃO NA PRAÇA SÃO JANUÁRIO
Com o apoio do Intersind a noite do Pré-Carnaval de ubá foi encerrada com o show contagiante de Saulo Laranjeira e participações especiais de Tuca Graça e Saldanha Rolim.
Conheça nosso Portal de Notícias: webtvuai.com.br
UBÁ (MG)
HISTÓRIA DA CIDADE
Entre fins do século XVIII e princípios do XIX, entrando em decréssimo o rendimento das lavras de Mariana, Ouro Preto, Guarapiranga e outros centros de extração de ouro da então capitania de Minas Gerais, muitas famílias dali se retiraram, dirigindo-se para as regiões banhadas pelos rios Turvo, Xopotó, Pomba e outros, cujas terras, ainda devolutas, eram de grande fertilidade e prometiam larga compensação ao trabalho agrícola.
Aí estabeleceram posses e fundaram fazendas que logo prosperaram, dando origem à formação de núcleos de população, hoje cidades florescentes, entre elas a atual cidade de Ubá.
A região era habitada pelos índios Croatas e Puris, que investiam frequentemente contra as povoações nascentes, sendo criada, com o fim de protegê-las contra os ataques do gentio, a Junta de Colonização dos Índios e Navegação do Rio Doce, depois Junta da Conquista e Civilização dos Índios, que tinha, entre outros encargos.
Para o serviço dessa Junta, foram organizadas sete Divisões Militares, sob a direção geral do capitão Guido Tomás Marlieri, que estabeleceu o seu quartel de comando na Fazenda Guidoval, situada em região hoje pertencente ao atual município do mesmo nome.
Dali desenvolveu ele grande atividade na colonização e catequese dos índios em toda a região, verificando-se com isto o rápido desenvolvimento das povoações, tal como ocorreu com a que se formou à margem do rio Ubá, do distrito de São João Batista do Presídio, hoje Visconde do Rio Branco.
Em 1815 os doadores do patrimônio foram o capitão-mor Antônio Januário Carneiro e sua mulher, D. Francisca Januário de Paula Carneiro, os quais ajudaram na construção da cidade.
Foi elevada à frequesia, com o nome de São Januário de Ubá, pertencente ao município de São João Batista do Presídio, pela lei pronvincial nº 209, de 7 de abril de 1841. Pela lei nº 654, de 17 de junho de 1853, foi transferida a sede do município de São João Batista do Presídio para São Januário de Ubá, que recebeu os foros de vila, instalada a 12 de maio de 1854.
Pela lei nº 806, de 3 de julho de 1857, foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Ubá. Suprimido mais tarde o município pela lei nº 1573, de 22 de julho de 1868, foi restaurado 3 (três)anos depois, pela lei nº 1755, de 30 de março de 1871, que restabeleceu o primitivo nome de São Januário de Ubá.
Em 1911, apresentava-se o município com o nome novamente simplificado de Ubá, composto de seis distritos, que eram, além do da sede, os de Tocantins, Sapé, Marianas, Rodeiro e Divino. Pela lei nº 843, de 7 de setembro de 1923, perdeu o distrito de Marianas, transferido para o município de Visconde do Rio Branco, e adquiriu o de Conceição do Turvo, desmembrado do município de Piranga.
Pelo Decreto lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938, foram desmembrados o distrito de Conceição do Turvo, elevando o município com o nome Senador Firmino, e uma parte do distrito de Rodeiro, incorporada ao distrito de Astolfo Dutra.
Pelo Decreto-lei nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de Sapé teve mudado o seu nome para Guidoval, sendo depois elevado a município, assim como Tocantins, pela Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948, que os desmembrou do município de Ubá, adquirindo este pela mesma lei outro distrito, criado com sede no povoado de Conventos e com o nome de Ubari.
Finalmente, pela lei nº 1039, de 12 de dezembro de 1953, foi criado o distrito de Diamante de Ubá, com território demembrado do de Rodeiro, ficando assim o município composto de cinco distritos: Ubá, Diamante de Ubá, Divino de Ubá, Rodeiro e Ubari.
A comarca de Ubá foi criada pela Lei pronvincial nº 2212, de junho de 1876, compreendendo o território do próprio município e posteriormente os de Guidoval, Rodeiro e Tocantins, a partir de sua elevação a município.
Em 30.12.1962, pela lei nº 2 764, os distritos de Divino de Ubá e Rodeiro, alterando o nome do primeiro para Divinésia, foram elevados à categoria de município. Pela Lei nº 8.258, de 08.10.1982, foi criado o distrito de Miragaia.. Conta hoje o município com quatro distritos: Ubá, Diamante de Ubá, Miragaia e Ubari. E a comarca compreende os seguintes municípios: Ubá, Divinésia, Guidoval, Rodeiro e Tocantins.
Origem do topônimo: A origem de ? Ubá?, no idioma Tupi-Guarani, significa ? canoa?, porém, o nome, segundo a tradição, adveiu da gramínea (tipo cana) de folha estreita e longa, utilizada para feitura de cestos, gaiolas, etc., comumente conhecida pelo nome de Ubá, que se encontrava, abundantemente, nas margens do rio que atravessa a cidade.
Gentílico da cidade: Ubaense
Situado na Microrregião de Ubá, na Mesorregião da Zona da Mata, com 407,7 km2 de área, limita-se com os municípios de Astolfo Dutra, Divinésia, Dores do Turvo, Guidoval, Pirauba, Rodeiro, Senador Firmino, Tocantis e Visconde do Rio Branco.
MANHA DE SOLENIDADE NA PRAÇA SÃO JANUÁRIO
Veja agora com EXCLUSIVIDADE o Lançamento do Selo comemorativo ao centenário do samba, onde os Correiros homenagearam o nosso mais ilustre conterrâneo, Ary Barroso.
Na ocasião foi prestada pelos Correios outra homenagem a Ubá, onde foi lançado o selo dos 160 anos de emancipação político-administrativa do município.
Na oportunidade, foi lançado também a nova logomarca da Prefeitura de Ubá, agora constando o brasão do município.
Acesse nosso site: webtvuai.com.br
Assista nossa TV baixando o aplicativo no Playstore:
Curta e Compartilhe a nossa página no Face:
Veja nossos vídeos no Youtube:
Nos acompanhe também pelo Instragam e pelo Twiter: @webtvuai
Bêbado Ronaldo na Praça São Januario
2ª feira eh um dia internacional diz ele, mas pq? preisteition treis...ele com mta vergonha...Manuel tobias, GM, aeu time eh o VOando Baixo a àguia...Piter Park o homem aranha, ele eh fã dele, homem aranha treina iagual a o Tom Cruise, tranquilo na atividade....como vc chama? com beleza ou com certeza? Ronaldo eh o caraa...e dança mto..Seu pasto vale 8 bilhoes de dola..
Carnaval de Ubá MG em 1975
Este vídeo é parte integrante do documentário intitulado UBÁ EM 16 MILÍMETROS filmado na década de 70 por Valdir Vieira de Resende, narrado por Francisco Xavier Pereira e produzido em 2009 por Jacyntho Batalha.
Bloco da Imprensa de Ubá - Carnaval 2015
Pela primeira vez, representantes dos vários grupos de comunicação de Ubá se reuniram em um bloco de Carnaval, numa confraternização de amizade e respeito.
Zé do Pino e sua bicicleta com mais 50 anos - Ubá News
Por obra do acaso conheci um homem de 90 anos onde a bicicleta sempre esteve presente em sua vida
Foi em um encontro de bicicletas antigas, na Praça São Januário, no domingo, dia 25 de março, às 9h, que comecei a conhecer a história do senhor José Perezini Neto (90), Zé do Pino. A partir daí não perdi mais tempo, procurei por seus familiares e iniciei às conversas no sentido de aproximar cada vez mais da realidade mais simples e bonita que já presenciei.
Naquele dia não havia premiação para o Zé do Pino, porém por o expositor de mais idade, o idealizador do encontro, Manoel Valente, chamou-o à frente, destacando assim, todo carinho e a história existente entre o senhor Zé do Pino e esse veículo simples, mas muito popular aqui em nossa Ubá. Assim que foi dado a ele a oportunidade, Zé do Pino decorreu toda a sua relação de amor com velha Monark Barra Circular Cachimbada.
Senhor José contou que sua bicicleta foi adquirida com dificuldades, trocando por 24 dias de serviços prestados ao antigo dono, antes mesmo do final do prazo combinado, o veículo foi entregue a ele, isso aconteceu há mais de cinquenta anos. Com ela, senhor José Perezini levou filhos à escola, foi às compras, foi também à missa. Para quem não tinha algo melhor, a partir daí suas viagens foram muito mais rápidas. Sempre que ele ia, sua esposa, dona Luíza Migliorini Perezini (80), tinha a certeza que o retorno seria bem mais rápido!!!
Hoje o senhor José Perezini leva uma vida tranquila ao lado de seus familiares, morando na Rua Virgínia Brandão, 102, Bairro Santa Luzia. Apesar de seus quase 91 anos, ainda cultiva uma rotina de quase todos os dias ir para a Zona Rural, onde cuida das plantas, do gado e de outros bichos.
Casado com dona Luíza há quase sessenta e cinco anos, Zé do Pino se diz muito feliz. “casaria com a Luíza mais quantas vidas eu tiver, sou feliz e acredito que ela também...”. Juntos eles tiveram dez filhos, sendo cinco homens e cinco mulheres. Porém, três deles estão morando com Deus. Aqui junto dos pais estão: Luiz Carlos Perezini; Marcelo Perezini; Maria Luíza Perezini; Maria das Graças Perezini; Eva Maria Perezini; Sueli Aparecida Perezini e Isabel Cristina Perezini.
Acompanhe nesse vídeo preparado pela equipe do site WWW.ubanews.com tudo que o lindo casal nos contou!!!
ABERTURA DO PRÉ CARNAVAL DE UBÁ 2018
ABERTO O PERÍODO PRÉ-CARNAVALESCO DE UBÁ
Veja agora com EXCLUSIVIDADE a primeira parte da Programação do PRÉ-CARNAVAL DE UBÁ, que aconteceu na Praça São Januário, na noite última sexta-feira (02), com atrações que tiraram o fôlego do público presente, que cantou, sambou e vibrou com diversas atrações.
Nesta primeira parte iremos destacar a apresentação da Bateria Unidos da Praça CEUs, que deu um SHOW a parte!
Conheça nosso Portal de Notícias: webtvuai.com.br
Mestra Tida e Monitor Toddynho
2º Batizado e Troca de corda Grupo Expressão e Arte Capoeira em Presidente Bernardes 2014.
Escola Jose Januario Irmao 1994 - Surpresa prof. Cesarina parte1
Surpresa feita pelos alunos da Escola Jose Januário Irmão a prof. Cesarina, em 1994, Central de Minas - MG (parte 1).
FESTIVAL CULTURAL SENZALA 2011 UBÁ - 2011
Professor Bruno recebendo corda verde.
Jogos - Bruno x Neca e Bruno e Lavínia
Joaquim Carlos de Souza lança o livro Maralonso A Saga - Ubá News
ACADÊMICO LANÇA O LIVRO SOBRE O POLÊMICO MARALONSO NO CENTENÁRIO DE CLOTILDE VIEIRA
A Aule (Academia Ubaense de Letras) promove de 22 a 27 de outubro uma programação bastante ampla com o objetivo de comemorar o centenário de nascimento de Clotilde Vieira, idealizadora e presidente perpétua da Aule. Uma semana com lançamentos de livros, apresentações Artística e Cultural. O evento acontece no Fórum Cultural de Ubá, 2º piso, no Teatro-Cine Chiquinha Dias Paes, Praça São Januário – Ubá/MG.
Nesta segunda-feira (22), às 20h, abertura do evento em homenagem a Clotilde Vieira e em seguida o lançamento do livro “Maralonso, a Saga”, do acadêmico Joaquim Carlos de Souza (Ubá). Enquanto o escritor autografava os seus livros, o artista Samuel Colli realizava apresentações musicais. Uma noite memorável.
Nesta terça-feira (23), às 20h, homenagem da Aule à saudosa acadêmica Maria Clotilde Vieira – Sua poesia e sua prosa, intercalando com apresentações artísticas.