Dornes Portugal (HD)
DORNES, A freguesia de Dornes situa-se no extremo norte do distrito de Santarém, concelho de Ferreira do Zêzere. Terra muito antiga, será mesmo anterior à fundação da nacionalidade, está ligada à Ordem dos Templários. Dornes forma uma península banhada pela Albufeira de Castelo do Bode e teve origem numa igreja mandada construir pela rainha Santa Isabel, num penhasco onde existe uma torre templária. Esta torre pentagonal enquadrando muros de xisto, traçado irregular é única no País. Na sua igreja matriz, que é conhecida por Santuário de Nossa Senhora do Pranto, são de destacar os azulejos, o órgão de tubos ibérico, as imagens de pedra de Nossa Senhora do Pranto e de Santa Catarina. O vilarejo de Dornes foi Comenda da Ordem de Cristo mas hoje é essencialmente um dos mais belos quadros da riquíssima paisagem portuguesa. A subida e alargamento das águas do Zêzere, que anda por aqui em enormes curvas apanhadas pelas encostas, muito contribuiu para tal beleza.*carl0spais*YouTube 2012
DORNES, is located north from Santarém district, in Ferreira Zêzere county. Is an ancient town, before the founding of the nation, is linked to the Knights Templar. Dornes forms a peninsula bordered by Albufeira de Castelo do Bode, and was created after a church built by Queen Isabel, in a cliff where a Templar tower is. This pentagonal tower fitting shale walls and irregular is unique in the country. In the parish church, which is known as the Santuário de Nossa Senhora do Pranto, we highlight the tiles, the Iberian pipe organ, the stone images of Nossa Senhora do Pranto and Santa Catarina. The village was a Commendation of the Order of Christ, but today is essentially one of the most beautiful landscape of Portugal. The rise and expansion of Zêzere river has contributed to such beauty .*carl0spais*YouTube 2012
Music: YouTube Audio Library
Obrigado por assistir
Thanks for watching
Igreja Nossa Senhora do Pranto
A Igreja de Nossa Senhora do Pranto foi fundada pela Rainha Santa Isabel no século XIII. Foi reedificada e ampliada pelo comendador-mor de Dornes, D. Gonçalo de Sousa.
Lenda de Nossa Senhora do Pranto:
“Pelas ravinas e quebradas que da serra da Vermelha, também conhecida por serra da Mendeira, situada no limite de Cernache do Bonjardim, vão até ao rio Zêzere, ouviam-se e repetiam-se, de dia e de noite, ais magoados.
O povo andava assustado.
São Guilherme de Pavia, que passava muitas vezes por aqueles sítios e ali atravessava o rio, ouviu as queixas das populações.
Regressando à Corte e tendo-lhe a Rainha Santa Isabel perguntado novidades dos terrenos dela, o santo respondeu-lhe:
- Real Senhora, anda lá tudo atemorizado com uns gemidos que se ouvem na serra.
- Não têm que se assustar – disse Santa Isabel – é minha prima que não quer ficar na serra da Vermelha e deseja passar para as minhas terras.
De facto, a imagem da Senhora do Pranto, com seu filho ao colo, aparecida no rio e recolhida em pequena ermida na serra, desaparecia para aparecer do outro lado do Zêzere. Os moradores de Cernache iam buscá-la mas, durante o trajecto, desaparecia para voltar para a outra margem do rio.
A Rainha Santa continuou:
- Vai lá. Os terrenos hão-de estar cobertos de grande orvalhada. No sítio onde não houver orvalho mandarás levantar uma igreja e nela recolherás a imagem. E verás como deixam de ouvir-se os ais, e o povo sossega.
Assim foi.
Edificada nova capela em Dornes, em sítio pitoresco, em frente à serra da Vermelha, Nossa Senhora do Pranto lá ficou para sempre, e lá continua a ser venerada por fiéis de uma e de outra margem do rio que, todos os anos, nos três dias do Espírito Santo, se juntam aos milhares para realizarem curiosos círios, cumprirem promessas e cantarem quadras”.
Fontes: Tojos e Rosmaninhos, Etnografia da Beira, O Povo Português nos seus Costumes, Crenças e Tradições
DORNES 2018
Dornes é uma pequena aldeia localizada numa península, junto do rio Zêzere, no concelho de Ferreira do Zêzere e distrito de Santarém... Ali existe um santuário da Nossa Senhora do Pranto.
Ermelinda Braz 2018
Dornes aerial view - 4K Ultra HD
Dornes is an Enchanted Peninsula in the Heart of Portugal, a place where one could travel back in time, incorporating local legends of magic and mystery.
Dornes It was built on a peninsula jutting into the river Zêzere and is capped by an ancient church and a five-sided, Templar tower built on Roman remains. The church boasts a recently restored Iberian Organ with its extraorinary characteristic sounds. It is a popular place for boating and swimming in water which is clean and surprisingly warm. There are two beautiful guest houses in this wonderful setting. Visiting is a must for anyone who comes to the area.
Follow my work on Facebook Portugal visto do céu
Siga o meu trabalho na página do Facebook Portugal visto do Céu
Music: Zero-project
Incêndio no Santuário de Dornes - Manuel Nunes
Mostra Ferreira do Zêzere ao MUNDO
Procissão solene - Eucaristia Assunção de Nossa Senhora - 15 de agosto - Dornes
Mostra Ferreira do Zêzere ao MUNDO
Dornes - Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima
Actuação do Coro Juvenil da Fundação Maria Dias Ferreira no Santuário de Nª Srª do Pranto
PeregrinaçãodeChãosaDornes
Peregrinação da Freguesia de Chão (Ferreira do zêzere) ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto em Dornes.
A fé e a tradição mantida pela maioria dos habitantes e celebrada em Dornes há muitos anos na segunda feira de Páscoa de cada ano em honra de Nossa Senhora do Pranto
Nb: Este video não está listado. Só o recebe quem receber o link...
Dornes- A Península dos Templários Portugal.
Dornes é uma localidade portuguesa do concelho de Ferreira do Zêzere.
Foi sede de concelho entre 1513 e 1836.
Ainda no século XIII há referências à Comenda Templária de Dornes.
É vila, mas apelidam-na de aldeia. Uma península banhada pelo rio Zêzere (albufeira de Castelo de Bode) que terá servido de ponto estratégico militar nos inícios da nacionalidade.
Dornes tem o encanto da História e da Natureza a competirem entre si, mas vai-se despovoando aos poucos.
Igreja de Nossa Senhora do Pranto. Foi mandada construir no século XIII pela Rainha Santa Isabel....
A Torre Pentagonal divide opiniões. Há quem lhe dê data da invasão romana, outros da reconquista cristã pelos templários.
Dornes is a Portuguese locality in the municipality of Ferreira do Zêzere.
It was county seat between 1513 and 1836.
Still in the thirteenth century there are references to the Templar Commendation of Dornes.
It's a village, but they call it a village. A peninsula bathed by the river Zêzere (reservoir of Castelo de Bode) that would have served as a strategic military point at the beginning of nationality.
Dornes has the charm of history and nature competing with each other, but is gradually becoming depopulated.
Church of Our Lady of Weeping. It was built in the 13th century by Queen Santa Isabel ....
The Pentagonal Tower divides opinions. Some date it from the Roman invasion, others from the Christian reconquest by the Templars.
15 de agosto de 2017 em Dornes. Entrada solene
Mostra Ferreira do Zêzere ao MUNDO
Visita da imagem peregrina de NS de Fátima - Dornes - Procissão de entrada no Satuário
Mostra Ferreira do Zêzere ao MUNDO
D. Virgílio Antunes em Paio Mendes
Mostra Ferreira do Zêzere ao MUNDO
Dornes e sua torre Templária do sec XII - Portugal
Dornes é uma localidade portuguesa do concelho de Ferreira do Zêzere, com 21,91 km² de área e 594 habitantes (2011)
Espírito Santo em Dornes 2016 - 1
Com Padre Fernando e Padre Manuel Vaz Patto
Mostra Ferreira do Zêzere ao MUNDO
Vila de Dornes
Blog post -
Fim de semana Lago Azul - Ferreira do Zezere
Levantar cedo no Sábado e ir até ferreira do Zêzere ao Lago Azul, tomar banho e remar em stand up paddle
Passeio a Dornes de Mota 2 amigos!
Rmz250 Crf450
Nossa Senhora do Amparo na Algarvia 2ª Parte
Brincos da Nossa Senhora do Prato
Estes Brincos são da Nossa Senhora do Prato. Em Dornes/Portugal são os Brincos de Mãe de Nossa Senhor Jesus Cristo eles estão a venda para arranjar a quela Igreja. Quem comprar estes Brincos tem de ser uma pessoa muito poderosa mas tambem muito generosa que os deixa sempre ficaraos pés da imagem de Nossa Senhora do prato, em Dornes em portugal. São muito valiosos são da Mão de Nosso Senhor Jesus Cristo. O dinheira e para as obras do restauro dessa mesma Igreja.Iremos todos a Dornes no Domingo para eu os lá colocar só a Missa nesse dia em Dornes.Não se esquecer são da Mãe de Deus.
Crisma 2017 em Ferreira do Zêzere - Entrada solene
Mostra Ferreira do Zêzere ao MUNDO