Observação de Baleias Francas - Série Praia do Rosa
Nessa série especial de reportagens, o TVCOM Tudo + mostra a beleza, os recursos e as histórias de gaúchos de um dos paraísos do Sul do Brasil: a Praia do Rosa (SC). Neste episódio o programa apresenta uma das atrações que atraí milhares de turistas ao litoral catarino: a observação de Baleias Francas.
Veiculada no TVCOM Tudo + (TVCOM) entre 15 a 19 de outubro de 2012.
Faro - Comunicação estratégica.
Turismo da Baleia Franca na Praia do Rosa - SC Brasil
Considerada hoje um símbolo de preservação, a Baleia Franca carrega uma história de resistência e perseverança digna de admiração. Após a proibição da caça, a chegada das Baleias Franca passou a ser motivo de alegria, atraindo turistas de diversas partes do país que viajam até o litoral para apreciar esse espetáculo dos mares bem de pertinho, durante os meses de maio a outubro na nossa região de Imbituba. As Baleias Francas passam o verão nos pólos, migrando para águas tropicais mais quentes durante o inverno, onde ficarão por alguns meses para acasalar e amamentar seus filhotes e seguir viagem.
Mais informações e pacotes: villagerosa.com.br
Calendário de feriados e eventos na Praia do Rosa:
Imbituba - Berço das Baleias e Paraíso dos Surfistas
Imbituba possui 10 maravilhosas praias, onde, apenas tomar banho e se refrescar não é a única opção.
Cada praia surpreendente com sua beleza e dicas turísticas.
Ao assistir a este vídeo vocês entenderam o que estamos querendo dizer.
Praia do Rosa;
de Ibiraquera;
da Vila;
do Porto;
D'água;
Praia vermelha e muitas outras.
Sem falar na observação das baleias né.
Top, vale a pena conferir!
Em nosso site vocês encontrão diversas dicas turísticas. Lá, cada página, além de conter o vídeo, também tem por escrito as informações com endereços de hotéis, restaurantes, agências, passeios e muito mais.
Bora lá conhecer esse mundão lindo. :)
Acompanhe-nos nas redes sociais Também!
Facebook:
Instagram: @gabysemfronteiras
Observação de baleias em Garopaba,SC - 2010
Observação de baleias em Garopaba, SC, no dia 08/10/2010. No total, 10 baleias foram avistadas ao longo de 2 horas. Uma experiência que eu recomendo para todos.
Baleias Franca em Garopaba-SC - Baleia encosta nos turistas!!
Acompanhamos a rotina do Projeto Baleia Franca por um dia, com alunos de Itajaí-SC. Uma iniciativa da ANI (Associação Náutica de Itajaí) em parceria com Porto de Itajaí e Sec. Educação. Outubro de 2011. Matéria feita pelo apresentador Gabriel Xiruh e o cinegrafista Ailton Vieira.
baleias na praia do rosa
baleias perto da costa
Filhote de Baleia Franca salta em frente do barco de observação - Praia do Siriú - SC
Um Show do filhote para seus observadores!!!
Aproveite as promoções para grupos!!!
denisewachter@hotmail.com
jumg.hiphop@hotmail.com
Baleias na Praia do Rosa - Santa Catarina | Rota da Baleia Franca
Baleias aparecem nas águas da Praia do Rosa, em Santa Catarina. Essa região, que vai de Laguna até Garopaba, faz parte da Rota da Baleira Franca.
A temporada para vê-las vai de julho a novembro, e a melhor época é entre agosto e setembro. Dá pra avistá-las da areia da praia mesmo, a olho nu, já que são animais costeiros.
Mais dicas de viagem em
Observação Baleia Franca - Praia do Rosa - SC
Observação a baleias francas, no momento a embarcação estava próximo a Guarda do Embaú.
Turismo de Observação de Baleias - Porto Seguro - Bahia - Brasil
Em Porto Seguro o Turismo de Observação de Baleias mais uma vez foi um sucesso. Confira o video de uma saída institucional com os parceiros da região. O Projeto Baleia Jubarte está trabalhando para que 2018 seja ainda melhor!
Observação terrestre de baleias ganha novas trilhas em Garopaba
Durante a baixa temporada as praias da região recebem um número menor de turistas. Pensando nisso, moradores de Garopaba criaram um projeto para movimentar a cidade nos meses de inverno. E também promover o turismo ecológico e cultural
Baleias no Sul de Santa Catarina (Imbituba sc)
Mais de 10 Baleias na praia da Ribanceira (Vila Esperança)
01/09/2015
(Imbituba sc)
Se Inscreva-se no canal e Curta a fã page (ZIMBA):
Baleias Franca na Praia do Rosa, Imbituba, SC
Dois adultos e um filhote próximos à Praia do Rosa, 14/09/13
Baleia Franca Acasalando - Praia do Rosa(SC) - 21/ago/2010
Observação Baleia Franca
Praia do Rosa, Garopaba(SC), Brasil
21/ago/2010 pela manhã
Instituto Baleia Franca
07.06 Brasil-Turismo e comunidade- Observação de baleias Franca em Imbituba-SC
Destaques
Observação da baleia franca em Imbituba-SC é uma opção de turismo da região, existe lá o único museu da baleia franca na América do Sul, vale a pena conhecer.
Reportagem da AssembleiaSC.
-Vendas dos produtos juninos aquecem comércio de Teresina-PI, matéria da TV Legislativo PI.
Todo mundo já ouviu a expressão do Oiapoque ao Chuí, certo?
Pois saiba que ela está errada!
O vídeo mostra o nome correto do ponto extremo norte do Brasil, além de muitas outras informações. fonte IBGE Explica • Extremo Norte do Brasil:
Ao vivo quartas ou quintas 17hs e domingos 21hs
Web TV Nós de Joinville- - Falamos sobre turismo, campismo, comunidade, acampamento e assuntos relacionados ao bem estar das pessoas.
Turismo/campismo: viagens e acampamentos com ênfase no Campismo
Comunidade - Tudo sobre a comunidade regional, estadual e nacional
Apoio:
victoriamotorhomes.com.br
macamp.com.br
Seja você um apoiador: nosdejoinville@nosdejoinville.com.br
nosdejoinville.com.br
Imbituba - Opção de turismo: Observação de baleias
baleias na praia da gamboa em garopaba
As baleias francas fazem uma migração vindo das ilhas de Geórgia do Sul,
próximo da Antártida, em direção à região de Garopaba, Imbituba e Laguna, principalmente. Mas elas estão presentes em toda a APA (Área de Proteção Ambiental) da baleia franca, que vai do sul de Florianópolis até Balneário Rincão. Elas fazem essa migração para terem seus filhotes e acasalar. Toda essa região é considerada um berçário, uma área de proteção para que elas possam ter os seus filhotes tranquilas
Baleia Franca dando show na Praia do Rosa!
Na bela trilha do morro no canto sul, tivemos a honra deste encontro. Simplesmente um momento único registrado na nossa memória.. e no vídeo tb ;)
PRAIA DA RIBANCEIRA EM IMBITUBA - DIVISA COM IBIRAQUERA - LITORAL SUL DE SANTA CATARINA
AVISO AOS SENHORES DISLIKES, OBRIGADO PELA AUDIÊNCIA, SEUS TROUXAS !!
****SE INSCREVAM NO CANAL****
PRAIA DA RIBANCEIRA NA CIDADE DE IMBITUBA, FICA PERTO DA BARRA DE IBIRAQUERA, OUTRA PRAIA LINDA CHEIA DE DUNAS, LAGOAS, COSTÕES, TRILHAS EM MEIO A MATA, LUGAR PARADISÍACO, IMBITUBA TBM TEM AS PRAIAS DO ROSA, PRAIA DA VILA, PRAIA DO PORTO, PRAIA DE ITAPIRUBÁ.
mbituba é um município brasileiro, situado no litoral sul do estado de Santa Catarina. De acordo com estimativas do Censos 2010 do IBGE, sua população é de 40.170 habitantes, com uma unidade territorial de 186,787 km².
Praia do Rosa, em 2017
Considerada a capital nacional da Baleia-franca, estrutura-se mais a cada ano para receber o crescente número de turistas que visitam a cidade.
Possui praias importantes como a Praia do Rosa, considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo [7] e a Praia da Vila, que além de beleza encantadora, formado por ilhas próximas uma das outras e trilhas como a Trilha Ecológica do Farol, possui uma das maiores e melhores ondas do Brasil para a prática do surf, e foi palco principal do WCT - campeonato mundial de surf, de 2003 a 2010
O topônimo Imbituba provém do indígena Embetuba ou Imbituba que significa região com imensa quantidade de imbé, uma espécie de cipó escuro-roxo, muito resistente, usado para confecção de cordas. Esta alternativa toponímica consta do acervo de pesquisas dos historiadores Antenor Nascente e Teodoro Sampaio.
A etimologia do termo Imbituba nos demonstra o seu valor geográfico, derivando-se do prefixo Imbé e do sufixo tuba.
Imbé, também denominada guaimbé, é uma palavra muito conhecida tanto pelo índio como pelos homens do mar, agricultores, construtores e jardineiros. Pertence à família das aráceas e os botânicos a denominam Philodendron bipinnatifidum Schott. Suas folhas são majestosas e diversas vezes fendidas. Sua copa frondosa faz com que seja colocada entre as plantas ornamentais mais formosas.
Vive, indiferentemente, no solo ou nas árvores. No último caso, emite, de cima, raízes adventícias que caem por espaços de muitos metros e penetram no chão.
Ainda hoje há grande quantidade de imbé no chamado Costão do Farol e nos morros de Ribanceira.
A casca do imbé é assaz procurada para confecção de cordas e substitui em muitos casos, com vantagem, o arame e diferentes fibras vegetais.
Existem historiadores que, baseados em minuciosas pesquisas, encontram outras variações etimológicas para o termo imbé, denominando-o como planta que rasteja, segundo descrição de Von Martius e a maioria dos entendidos.
Outros autores interpretam diferentemente o nome imbé. Cristóvam de Mauricéia, por exemplo, afirma significar y-embé, ou seja, praia, orla de água. Esta interpretação é pouco provável porque o mesmo nome, somente trocando-se o b por v, é dado a um rio e a uma cidade da região serrana do Paraná, Imbituva. Aí só se pode referir à planta 'imbé e não aos cômoros de areia e orlas arenosas do litoral. Saint Hilaire acha que imbé significa objeto reunido, objeto de cacho, certamente com referência ao sistema peculiar da inflorescência do 'imbé. Tuba ou tuva significa abundância.
Imbituba significa, pois, lugar onde há cipó em abundância. Em resumo, cipoal.
A Capital Nacional da Baleia Franca
Graças aos esforços do Projeto Baleia Franca (vide link externo abaixo), um dos mais importantes projetos brasileiros de conservação marinha, o município de Imbituba é reconhecido como a capital brasileira das baleias. As baleias francas têm aqui sua mais importante área de reprodução em águas brasileiras, o que foi constatado nos quase 25 anos de pesquisas contínuas do Projeto, que promoveu o início do turismo de observação de baleias como alternativa econômica para a região no inverno. Também graças ao Projeto, Imbituba sedia a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, uma Unidade de Conservação Federal com cerca de 156.000 hectares destinada a proteger a espécie e os ambientes costeiros, criada em 2000 a partir de proposta do Projeto.
São mantidos pelo Projeto Baleia Franca duas estruturas de visitação pública para receber o turista que vem à região no inverno para ver as baleias: o Museu da Baleia de Imbituba, localizado na praia do Porto e único no gênero na América do Sul, sediado numa reconstrução histórica da última estação baleeira do sul do Brasil; e o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, localizado na praia de Itapirubá, a 11 km do centro urbano.
Imbituba tem condições ideais para a observação das baleias a partir de terra, já que entre julho e novembro é possível vê-las a até 30 metros das praias e costões rochosos. As muitas trilhas costeiras prestam-se ao desenvolvimento do ecoturismo. É preciso, entretanto, que sejam tomadas medidas urgentes para frear a depredação criminosa do patrimônio natural do município, que ocorre principalmente pela urbanização irregular e descontrolada.
VISITANTES ESPECIAIS | Brasil vira berçário de baleias-jubarte
VEJA COMO MONTAR O SEU NEGÓCIO DE ENERGIA SOLAR:
• Curso Online
• O mais completo do mercado
• Preço ótimo
Confira:
CURTA E SE INSCREVA NO CANAL ⁀‿ ⁀
#Baleias #Jubarte