Portugal 2017 - 3 The Castle of Castro Laboreiro
July 5, 2017 - The ruin of the Castle of Castro Laboreiro, situated above the village, was a steep hike from the road. But the view from above was worth it.
My story: I create videos of my travel and outdoor adventure experiences as well as daily life, wherever I happen to be. If you like them or find them helpful, please like and subscribe to see more.
Follow me on Instagram:
Follow me on Facebook:
Catorze locais de visita obrigatória no Gerês - Portugal
Fourteen places to visit in Geres - Portugal
É um dos melhores exemplos da vida natural de Portugal e está repleto de encantos por descobrir. São catorze locais de visita obrigatória no Gerês.
Castro Laboreiro pertence ao concelho de Melgaço e situa-se no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Possui um dos mais ricos patrimónios pré-históricos do país que reúne gravuras e pinturas rupestres, 120 Dólmenes (datados de há 5000 anos) e Cistas (monumentos megalíticos funerários).
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, na freguesia de Gavieira, a caminho da vila de Melgaço, tem como data provável de inicio da sua construção, finais do século XVIII, a julgar pela data inscrita na coluna existente ao cimo da escadaria de acesso. Acredita-se que neste local tenha existido uma pequena ermida construída para lembrar a aparição da Senhora da Peneda, cujo culto foi crescendo e motivou a construção do santuário.
A aldeia do Soajo é famosa pelo vasto conjunto de espigueiros erigidos sobre uma enorme laje granítica usada pelo povo como eira comunitária. O mais antigo data de 1782. Estes monumentos de granito foram construídos na altura em que se incrementou o cultivo do milho e serviam para proteger o cereal das intempéries e dos animais roedores. As suas paredes são fendidas para que o ar circule através das espigas empilhadas.
Situada em pleno coração do espantoso Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Cascata do Arado é uma das mais famosas quedas de água do Parque que fascina quem contempla esta maravilha da natureza.
O curso de água do rio Arado origina locais de grande beleza, como é o caso da cascata, que nos meses de verão, sobretudo aos fins de semana, é muito frequentada por quem pretende um banho refrescante.
Lindoso, na freguesia com o mesmo nome do concelho de Ponte da Barca, é uma aldeia turística conhecida e visitada por muitas pessoas. O castelo e o conjunto de espigueiros que apresenta aprimoram este núcleo rural, inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês, do qual se vislumbra uma sublime paisagem sobre a albufeira do Lindoso.
A Mata de Albergaria é um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da PenedaGerês (PNPG), constituída predominantemente por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e da flora geresianas. Guarda também um troço da Via Romana - Geira - com as ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de marcos miliários.
Localizada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, no bonito concelho de Montalegre, Pitões das Júnias é uma das mais tradicionais e pitorescas aldeias transmontanas, que tem conseguido manter ao longo dos séculos a sua pequena população e o aspecto medieval, de construções em pedra, sendo um dos principais atractivos turísticos desta região nos meses de Verão, contando já com algumas unidades de turismo ecológico.
A Ponte da Mizarela (ponte do diabo) localiza-se sobre o rio Rabagão, a cerca de um quilómetro da sua foz no rio Cávado, na freguesia de Ruivães, concelho de Vieira do Minho, distrito de Braga, em Portugal. Liga as freguesias de Ruivães à de Ferral, no concelho de Montalegre. Está implantada no fundo de um desfiladeiro escarpado, assente sobre os penedos e com alguma altitude em relação ao leito do rio, sendo sustentada por um único arco com cerca de 13 metros de vão.
Mosteiro de Pitões das Júnias ou de Santa Maria de Júnias, não tem data definida para a sua fundação, mas presume-se que se situe no final do século IX, quando eremitas se estabeleceram nesta região, vindo depois a organizarem-se em comunidades.
No coração do maravilhoso Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Geira, situada no rural concelho de Terras do Bouro, também conhecida por Via XVIII do Itinerário de Antonino, é o nome popular da VIA NOVA, uma das mais importantes vias Romanas, que ligava Braga (Bracara Augusta) a Astorga (Asturica Augusta).
Vilarinho das Furnas (ou Vilarinho da Furna) foi uma aldeia comunitária, situada no sopé da Serra Amarela, na freguesia do Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro. Em 1971, esta aldeia da margem direita do Rio Homem, viu subir as águas deste e o silêncio abraçou-a de vez.
O Santuário de São Bento da Porta Aberta tem, segundo a tradição, origem numa ermida construída no local, por volta de 1640, cujas portas estavam sempre abertas, para servir de abrigo a quem passava.
Espelho da beleza fantástica do Parque Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Miradouro da Pedra Bela, em Terras de Bouro, está situado a cerca de 800 metros de altitude.
A Pedra Bela desde sempre encantou, dizendo os antigos que foi a mão divina que aqui a colocou, como que uma peça num presépio, perfeita e imponente.
Em todo o território português há aldeias de encantar. É o caso da Aldeia de Brufe, no concelho de Terras de Bouro, que fica na encosta da Serra Amarela, dentro do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Fontes:
#Magiar
#MagiarCC
#BeMagiar
Penêda-Gerês 2016
O Parque Nacional da Peneda-Gerês ou conjunto serrano da Peneda-Gerês , situa-se no extremo nordeste do Minho, estendendo-se até Trás-os-Montes, desde as terras da Serra da Peneda até a Serra do Gerês - daí a sua designação -, sendo recortado por dois grandes rios, o Rio Lima e Cávado. Fazendo fronteira com a Galiza, abrangendo os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre) numa área total de cerca de 70 290 hectares. O Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.