As top 10 cidades mais populosas do Maranhão (2018/19)
Segundo as estimativas populacionais do IBGE 2018 as maiores cidades do Maranhão (população) em 2018 são:
1 São Luís 1 094 667
2 Imperatriz 258 016
3 São José de Ribamar 176 321
4 Timon 167 973
5 Caxias 164 224
6 Codó 122 597
7 Paço do Lumiar 120 621
8 Açailândia 111 757
9 Bacabal 104 633
10 Balsas 93 826
Conheça o Maranhão - Pontos Turísticos
Conheça o Maranhão - Pontos Turísticos
O Maranhão é uma das 27 unidades federativas do Brasil. O estado se localiza no extremo noroeste da Região Nordeste. Limita-se com três estados brasileiros: Piauí (leste), Tocantins (sul e sudoeste) e Pará (oeste), além do Oceano Atlântico (norte). Com área de 331 937,450 km², possui 217 municípios, sendo o segundo maior estado da Região Nordeste do Brasil e o oitavo maior estado do Brasil. O estado possui uma população de 7.000.229 habitantes. A capital e cidade mais populosa do Maranhão é São Luís. Outros municípios com população superior a 100 (cem) mil habitantes são: Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia e Bacabal. Em termos de produto interno bruto, é o quarto estado no ranking da Região Nordeste do Brasil e o 17º no Brasil. As principais atividades econômicas são: a indústria (o trabalho de transformar alumínio e alumina, celulose, alimentícia, madeireira), os serviços, o extrativismo vegetal (babaçu), a agricultura (soja, mandioca, arroz, milho) e a pecuária.
Localizado entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, o Maranhão possui o segundo maior litoral do país, resultando em uma grande diversidade de ecossistemas. São 640 quilômetros de extensão de praias tropicais, floresta amazônica, diversas variedades de cerrados, mangues, delta em mar aberto e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas. Também é perceptível, na maior parte do ano(entre os meses de maio a novembro), a seca branda na Microrregião das Chapadas do Alto Itapecuru, acentuadamente em São João dos Patos e Barão de Grajaú. Essa diversidade está organizada em cinco polos turísticos, cada um com seus atrativos naturais, culturais e arquitetônicos. São eles: o polo turístico de São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional da Chapada das Mesas, o Delta do Parnaíba e o polo da Floresta dos Guarás. Com redução de altitudes e regularidade da topografia, é apresentado um relevo modesto, superior a 90% da superfície inferior a 300 metros. Tocantins, Gurupi, Pindaré, Mearim, Parnaíba, Turiaçu e Itapecuru são os rios mais importantes. Eles pertencem às bacias hidrográficas do Parnaíba, do Atlântico Nordeste Ocidental e do Tocantins-Araguaia.
História
O Rei de Portugal Dom João III dividiu a região do Maranhão em duas capitanias hereditárias, que o monarca entregou a Aires da Cunha e Fernando Álvares de Andrade, no ano de 1535 (região descrita como grande baía com uma ilha). A partir de então, até os franceses se estabelecerem em 1612 (França Equinocial), o conhecimento da área não foi tomado por Portugal. Em 1615, no contexto da Conquista do Nordeste e Conquista da Amazônia (período de combate as forças estrangeiras que estabeleceram fortificações na região), uma expedição com portugueses e brasileiros partiu da Capitania de Pernambuco, sob ordem do Governador Geral da Armada e Conquista do Maranhão Alexandre de Moura e liderança de Jerônimo de Albuquerque, visando expulsar os franceses e consolidar o domínio português. Como recompensa pelo êxito na empreitada, o General nomeou Jerônimo de Albuquerque Capitão-Mor da Conquista do Maranhão e, em 1621, foi instituído o Estado do Maranhão, por Filipe II de Portugal (e Filipe III da Espanha) no Norte do América Portuguesa, porém instalado em 1626 devido aos conflitos com os holandeses. Sendo o novo Estado uma colônia independente e autônoma do Estado do Brasil, a criação da Capitania do Maranhão ocorreu em paralelo à fundação do Estado do Maranhão, ficando a Capitania subordinação ao Estado.
Em 1641, os holandeses ocupam a ilha de São Luís, de onde foram expulsos pelos portugueses em 1644 consolidado o domínio português. Em 1654, foi criado o Estado do Maranhão e Grão-Pará, devido ao progresso e ascensão da região de Belém. A Coroa Portuguesa verificou que tal organização administrativa favorecia apenas aos interesses pessoais de donatários e sesmeiros. Em 1774, o Estado foi dividido em duas unidades administrativas por Marquês de Pombal: o Estado do Maranhão e Piauí e Estado do Grão-Pará e Rio Negro. O Maranhão apenas foi conquistado pelo Império do Brasil em 1823, porque Portugal o defendeu muito fortemente, e somente depois que o almirante Lord Cochrane interveio, a pedido de Dom Pedro I. Em 1831, foi irrompida a Setembrada, que pregou que fossem expulsos os portugueses e os frades franciscanos, e, em 1838, a Balaiada, um movimento popular que contrariava a aristocracia rural. A economia declinou devido ao fato de que a Princesa Isabel aboliu a escravidão, só vindo à recuperação na época da 1ª Guerra Mundial.
Músicas:
Getz Me to Brazil - Doug Maxwell
Ipanema Daydream - Bird Creek
Hounds - Silent Partner
Inscreva-se no canal
Assista também:
Nordeste - Pontos Turísticos:
Conheça Belém do Pará:
contato: turismoeestilo@gmail.com
Conheça o Ceará - Pontos Turísticos
Conheça o Ceará - Pontos Turísticos
O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no norte da Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste, Pernambuco ao sul e Piauí a oeste. Sua área total é de 148 920,472 km², ou 9,37% da área do Nordeste e 1,74% da superfície do Brasil. A população do estado estimada para o ano de 2015 foi de 8.904.459 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas.
A capital e município mais populoso é Fortaleza, sede da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras cidades importantes fora da RMF são: Juazeiro do Norte e Crato, na Região Metropolitana do Cariri; Sobral, sede da Região Metropolitana de Sobral; Itapipoca, na região norte; Iguatu, na região centro-sul; Aracati, na região do Vale do Jaguaribe; e Quixadá e Quixeramobim na região dos Sertões Cearenses. Na RMF, cidades importantes como Caucaia, Eusébio, Horizonte, Maranguape, Maracanaú, Aquiraz e São Gonçalo do Amarante, sede do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, incrementam o Produto Interno Bruto cearense. O estado possui ao todo 184 municípios.
O Ceará é, atualmente, o décimo segundo estado em PIB no país e o terceiro do Nordeste. A capital, Fortaleza, é o município com o maior PIB do Nordeste, e o nono maior do país. O Ceará apresentava, em 2010, a melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste, segundo a FIRJAN, além do segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano da região. O Ceará abriga um dos maiores parques aquáticos da América Latina, o Beach Park, na praia do Porto das Dunas, que recebe cerca de 1,3 milhão de visitantes por ano. O estado também abriga o quarto maior estádio de futebol do Brasil, o Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), que tem capacidade para mais de 64 000 pessoas.
O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela fama de ser grande berço de talentos do humor. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 55% de toda caatinga do Brasil e é o único estado do Nordeste-Sudeste a estar completamente inserido na sub-região do sertão. Terra de José de Alencar, Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré, Dom Hélder Câmara, Clóvis Beviláqua, Castelo Branco e de Padre Cícero, o cearense do século. O Ceará também revelou Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante, considerados os maiores humoristas do país; atores e cineastas famosos como José Wilker, Gero Camilo, Luiza Tomé e Karim Aïnouz; além de nomes de destaque das ciências exatas, como Casimiro Montenegro Filho, Fernando de Mendonça, Maurício Peixoto, Cláudio Lenz Cesar, dentre muitos. O Ceará também é conhecido como Terra da Luz, numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que, principalmente, remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea.
O Ceará é um dos estados com maior faixa litorânea, e vem dessa grande extensão boa parte de sua fama turística. As praias de maior destaque são: Jericoacoara (incluindo Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso), Praia do Futuro, Canoa Quebrada, Cumbuco, Praia de Flecheiras, Praia de Morro Branco, Praia de Ponta Grossa, Praia de Tatajuba, Lagoinha, Porto das Dunas, na qual está o Beach Park, um dos maiores parques temáticos da América Latina, dentre outras.
Alguns dos espaços culturais importantes do estado são: Casa de José de Alencar (que abriga o Museu da Renda, o Museu da Antropologia, a Pinacoteca Floriano Teixeira e a Biblioteca Braga Montenegro), Museu da Imagem e do Som do Ceará, Museu do Ceará, Theatro José de Alencar, um dos mais importantes exemplos da arquitetura art nouveau no Brasil, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que abriga, dentre outras instalações, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará e o Museu da Cultura Cearense, Museu Sacro São José de Ribamar e Museu Dom José ambos importantes museus de arte sacra do Brasil, Museu da Cachaça, dentre outros, e os centros históricos da cidades de Sobral, Icó, Aracati e Viçosa do Ceará, tombados como patrimônio nacional pelo IPHAN.
Outras atrações destacáveis são: Arquivo Público do Estado do Ceará, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, Casa de Juvenal Galeno, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Sobrado do Doutor José Lourenço, Academia Cearense de Letras, Instituto do Ceará, Instituto Cultural do Cariri, Museu dos Inhamuns, Academia Sobralense de Estudos e Letras.
Músicas:
Getz Me to Brazil - Doug Maxwell
Ipanema Daydream - Bird Creek
Hounds - Silent Partner
Assista também:
Nordeste - Pontos Turísticos:
Conheça o Rio Grande do Norte:
Inscreva-se no canal
Topbuzz:
O Pará que Poucos Conhecem! | Serra das Andorinhas | Viagem: Brasil De Leste a Oeste | #25
Quando se fala do estado do Pará aqui no sul do Brasil, as primeiras coisas que vêm na cabeça são fazendas imensas, estradas em péssimas condições e uma terra sem lei.
Neste vídeo eu mostro um lado do estado do Pará que poucos no Brasil conheçam. O lado das belezas naturais que este grandioso estado guarda dentro dos seus limites territoriais.
Esse era o 18º dia da viagem Brasil: De Leste a Oeste, e tinha chegado a hora de conhecer as belezas da Serra das Andorinhas.
Um dia navegando pela internet vi uma foto de uma tal cachoeira três quedas, achei muito linda. Fui pesquisar e vi que ficava localizada na tal Serra das Andorinhas no estado do Pará.
Deixei anotado o lugar na minha lista de lugares a visitar.
Quando estava planejando esta viagem fui vendo nessa lista se eu passaria perto de alguns dos lugares que eu tinha anotado.
A Serra das Andorinhas foi um desses lugares. Bastava eu desviar uns 100 km da minha rota original para conhecer mais esse cantinho do nosso Brasil.
E valeu muito a pena! No vídeo eu vou te mostrar a Cachoeira Três Quedas, a Cachoeira da Quarta Queda e a impressionante Casa de Pedra.
Ainda tive a felicidade de aprender muito com o guia Antônio, o guia Adésio (Tuca) e o precursor do Parque Estadual Serra das Andorinhas, o José Ribamar, famoso Ribinha.
Esse vídeo tá muito legal! Acomode-se e VEM NA GARUPA!
Contato do Guia Antônio: 63 9 9239-8510
Contato do Guia Ronnivon: 94 9 9120-2886
Vídeo Completo da Entrevista com o Ribinha:
Vídeo Completo da Entrevista com o Adésio:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Está pensando em fazer uma viagem internacional ou nacional? Não esqueça do SEGURO VIAGEM:
- Acesse esse link para encontrar o melhor seguro viagem para você!
Use o cupom de DESCONTO VEMNAGARUPA5 e ganhe 5% de DESCONTO na contratação do seu seguro viagem.
Além de ganhar o desconto, você contribui com o canal!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Já imaginou receber dinheiro de volta em suas compras online?
Você não tem nada a perder, apenas a ganhar!
Eu já sou cadastrado em dois sites que disponibilizam esse serviço e estou adorando isso.
Cadastre-se pelos links abaixo para começar a receber dinheiro de volta em suas compras online. Fazendo isso você colabora comigo sem gastar nada! Obrigado desde já!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fontes das informações citadas durante o vídeo:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obrigado por assistir! Deixe seu Like e Comentário se gostou!
Se achar que as informações serão úteis para outras pessoas, por favor, compartilhe o vídeo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Encontre o Vem Na Garupa! no facebook:
e também no Instagram:
Você tem alguma ideia para o canal, algum elogio, reclamação ou proposta comercial?
Vamos conversar mais de pertinho então, hahaha, envie um e-mail para:
contatovemnagarupa@gmail.com
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em que posso melhorar? Deixe sua opinião aí nos comentários!
Bora conhecer esse Brasilzão! e aos pouquinhos, o resto do mundo!
lagoa da jansen,são luis-ma.
localizada em uma área nobre da cidade de são luis,entre o bairro de saõ francisco e a praia ponta d,areia,essa lagoa é de uma beleza de encher os olhos mesmo para nós que somos de fortaleza, acostumado com belas paisagens,parabens maranhenses por tamanha beleza natural,e se voce não conhece lagoa da jansen,venham conhecer,voces não vão se arrepender.