Conheça o Maranhão - Pontos Turísticos
Conheça o Maranhão - Pontos Turísticos
O Maranhão é uma das 27 unidades federativas do Brasil. O estado se localiza no extremo noroeste da Região Nordeste. Limita-se com três estados brasileiros: Piauí (leste), Tocantins (sul e sudoeste) e Pará (oeste), além do Oceano Atlântico (norte). Com área de 331 937,450 km², possui 217 municípios, sendo o segundo maior estado da Região Nordeste do Brasil e o oitavo maior estado do Brasil. O estado possui uma população de 7.000.229 habitantes. A capital e cidade mais populosa do Maranhão é São Luís. Outros municípios com população superior a 100 (cem) mil habitantes são: Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia e Bacabal. Em termos de produto interno bruto, é o quarto estado no ranking da Região Nordeste do Brasil e o 17º no Brasil. As principais atividades econômicas são: a indústria (o trabalho de transformar alumínio e alumina, celulose, alimentícia, madeireira), os serviços, o extrativismo vegetal (babaçu), a agricultura (soja, mandioca, arroz, milho) e a pecuária.
Localizado entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, o Maranhão possui o segundo maior litoral do país, resultando em uma grande diversidade de ecossistemas. São 640 quilômetros de extensão de praias tropicais, floresta amazônica, diversas variedades de cerrados, mangues, delta em mar aberto e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas. Também é perceptível, na maior parte do ano(entre os meses de maio a novembro), a seca branda na Microrregião das Chapadas do Alto Itapecuru, acentuadamente em São João dos Patos e Barão de Grajaú. Essa diversidade está organizada em cinco polos turísticos, cada um com seus atrativos naturais, culturais e arquitetônicos. São eles: o polo turístico de São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional da Chapada das Mesas, o Delta do Parnaíba e o polo da Floresta dos Guarás. Com redução de altitudes e regularidade da topografia, é apresentado um relevo modesto, superior a 90% da superfície inferior a 300 metros. Tocantins, Gurupi, Pindaré, Mearim, Parnaíba, Turiaçu e Itapecuru são os rios mais importantes. Eles pertencem às bacias hidrográficas do Parnaíba, do Atlântico Nordeste Ocidental e do Tocantins-Araguaia.
História
O Rei de Portugal Dom João III dividiu a região do Maranhão em duas capitanias hereditárias, que o monarca entregou a Aires da Cunha e Fernando Álvares de Andrade, no ano de 1535 (região descrita como grande baía com uma ilha). A partir de então, até os franceses se estabelecerem em 1612 (França Equinocial), o conhecimento da área não foi tomado por Portugal. Em 1615, no contexto da Conquista do Nordeste e Conquista da Amazônia (período de combate as forças estrangeiras que estabeleceram fortificações na região), uma expedição com portugueses e brasileiros partiu da Capitania de Pernambuco, sob ordem do Governador Geral da Armada e Conquista do Maranhão Alexandre de Moura e liderança de Jerônimo de Albuquerque, visando expulsar os franceses e consolidar o domínio português. Como recompensa pelo êxito na empreitada, o General nomeou Jerônimo de Albuquerque Capitão-Mor da Conquista do Maranhão e, em 1621, foi instituído o Estado do Maranhão, por Filipe II de Portugal (e Filipe III da Espanha) no Norte do América Portuguesa, porém instalado em 1626 devido aos conflitos com os holandeses. Sendo o novo Estado uma colônia independente e autônoma do Estado do Brasil, a criação da Capitania do Maranhão ocorreu em paralelo à fundação do Estado do Maranhão, ficando a Capitania subordinação ao Estado.
Em 1641, os holandeses ocupam a ilha de São Luís, de onde foram expulsos pelos portugueses em 1644 consolidado o domínio português. Em 1654, foi criado o Estado do Maranhão e Grão-Pará, devido ao progresso e ascensão da região de Belém. A Coroa Portuguesa verificou que tal organização administrativa favorecia apenas aos interesses pessoais de donatários e sesmeiros. Em 1774, o Estado foi dividido em duas unidades administrativas por Marquês de Pombal: o Estado do Maranhão e Piauí e Estado do Grão-Pará e Rio Negro. O Maranhão apenas foi conquistado pelo Império do Brasil em 1823, porque Portugal o defendeu muito fortemente, e somente depois que o almirante Lord Cochrane interveio, a pedido de Dom Pedro I. Em 1831, foi irrompida a Setembrada, que pregou que fossem expulsos os portugueses e os frades franciscanos, e, em 1838, a Balaiada, um movimento popular que contrariava a aristocracia rural. A economia declinou devido ao fato de que a Princesa Isabel aboliu a escravidão, só vindo à recuperação na época da 1ª Guerra Mundial.
Músicas:
Getz Me to Brazil - Doug Maxwell
Ipanema Daydream - Bird Creek
Hounds - Silent Partner
Inscreva-se no canal
Assista também:
Nordeste - Pontos Turísticos:
Conheça Belém do Pará:
contato: turismoeestilo@gmail.com
Itacare Bahia Brazil
Itacaré is a town in the cocoa zone of the state of Bahia in Brazil, south of Salvador. It is located 70 km north of Ilhéus where the Rio de Contas, which comes from the Chapada Diamantina, meets the Atlantic Ocean. Itacaré has about 27,000 residents. Out of these, approximately 50% live in the rural interior. A mixture of races - Amerindian, black and white - can be seen in the features of the natives, called nação grapiúna, who Jorge Amado affectionately referred to as the captivating people of this land. was founded as a Portuguese colonial settlement, originally called São Jorge dos Ilhéus, in 1532. The town was a notorious hangout for Dutch and Portuguese pirates during the early colonial period and later became a hub for the cocoa planting and a port for whalers. It was officially given city status in 1881.
After a massive blight of Vassoura de Bruxa (Witch's broom) devastated the region's cocoa crops in the 1980s, Itacaré has depended mostly upon tourism. It is a popular destination for surfers, hikers and ecotourists. The town has a series of beautiful small cove type beaches and other picturesque beaches further along the coast. Itacaré is on the edge of a national park, one of the last large expanses of Atlantic rain forest left in Brazil.
The change from sleepy agrarian town to tourist hotspot has not been an easy one, however. Locals recently won a hard-fought campaign to stop land owners who wanted to charge for access to the beaches.
Access to one of the most pristine beaches, Prainha, has been blocked by a hotel/condominium development called Sao Jose Eco Resort. Both Prainha and Sao Jose beaches are now accessible by foot, free of charge.
Despite development in the area, it remains a hub of Bahian culture. Many tourists visit Itacaré to take part in the local Capoeira circles and eat traditional Brazilian food. The town is flooded with revelers during New Year's and Carnival.
Itacaré has been mentioned as one of the worlds top 10 best small towns
FATOS E IMAGENS - BAILE DA TERCEIRA IDADE 6ª PARTE
Baile de aniversário do Grupo da 3ª Idade de Paraíba do Sul ( Viver Sem Envelhecer ).
Reportagem - Jorge Silva
Imagem e edição - Alexsandro Lobo
fatoseimagens.com
MAMIRAUÁ : A POUSADA FLUTUANTE E COMO SE VIVE SEM TERRA FIRME | TESOUROS DO BRASIL
Não há maneira melhor de conhecer a floresta amazônica do que numa pousada flutuante no meio da maior reserva de floresta alagada do mundo.
É água e verde para todos os lados!
Nesse primeiro vídeo vamos conhecer um pouco mais da realidade das comunidades ribeirinhas da Reserva Mamirauá, que por vários meses vivem na floresta completamente alagada, sem terra firme!
Quem aí já visitou a floresta amazônica??
Nós do Tesouros estamos apaixonados pela floresta!
Búzios - Brasil :: O que fazer e onde ficar :: Praias, noite e hospedagem :: 3em3
Mais dicas e informações na nossa página de Búzios:
Neste episódio, visitamos:
1) Praias:
- Praia da Foca
- Praia da Armação / Orla Bardot
- Azeda / Azedinha
- João Fernandes
- Geribá
- Ferradurinha
2) Búzios a noite
- Rua das Pedras
- Porto da Barra
3) Pousada Maravista
Imagens: Anderson Spinelli / Tiago Caramuru
Texto: Tiago Caramuru
Edição: Anderson Spinelli
Facebook: facebook.com/3em3tv
Instagram: @3em3tv
BORA #46 - UMA TRISTE REALIDADE. Um orfanato em Grenada (English/Spanish CC)
Grenada tem números assustadores sobre abuso infantil, mas felizmente existem alguns orfanatos que abrigam e cuidam dessas crianças. Tivemos a oportunidade de conhecer um desses. Enquanto isso, as aulas continuam.
Recife - a mais bela capital do Brasil 3
Recife é uma das mais belas cidades da América do Sul. Sua fundação data de 12 março de 1537 sob o controle da coroa portuguesa. Em 1630 a cidade foi tomada pelos holandeses que designaram o conde alemão Mauricio de Nassau para administra-la. Com Nassau o Recife ganhou seus primeiros projetos urbanos. A capital de Pernambuco é banhada pelo rio Capibaribe e por braços de mar. O centro da cidade ocupa as ilhas do Recife e de Santo Antonio, onde este filme foi feito pelo jornalista Angelo Castelo Branco. Recife é denominada Veneza Americana por causa de suas pontes e seus 90km de canais
Best Hotels in Buzios Pousada Corsario Buzios Brazil
Rua Agripino de Souza, 50, Ossos, Búzios, CEP 28950-000, Brazil
Book Online:
Best Hotels in Buzios Pousada Corsario Buzios Brazil
Corsario is in front of Ossos Beach and benefits from leisure activities nearby including city tour and diving. It features indoor and outdoor swimming pools, sauna.
The rooms at Pousada Corsario are air conditioned and have a minibar, safety deposit box, ceilling fan and cable TV.
Corsario Pousada has a games room featuring billiards.
The hotel is 2,650 feet from the Rua Das Pedras in the centre of Buzios. The town of Cabo Frio is a 40-minute drive away. It also features a 24-hour reception.
Ossos is a great choice for travelers interested in Beaches for Kids, Nature and Relaxation.
Recommended Hotels in Brazil:
Best hotels in Rio de Janeiro
Best hotels in São Paulo
Best hotels in Florianópolis
Best hotels in Fortaleza
Best hotels in Gramado
BBest hotels in úzios
Best hotels in Salvador
Best hotels in Paraty
Best hotels in Natal
Best hotels in Porto De Galinhas
Best hotels in Ubatuba
Best hotels in Canela
Best hotels in Campos do Jordão
Best hotels in Belo Horizonte
Best hotels in Pipa
Best hotels in Recife
Best hotels in Maceió
Best hotels in Ilhabela
Fazenda Mal Assombrada - MG
Casa Mal Assombrada - parte 2
Recife-PE - A capital do Nordeste
Música: Pra Fazer Chá - Matingueiros
Recife foi, por séculos, o local mais rico do Brasil. No início do Século XX só perdia para o Rio de Janeiro em importância política e econômica, e até meados do mesmo século estava atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Atualmente, Recife é a maior concentração urbana do Nordeste brasileiro, e a quarta mais populosa do Brasil (superada apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). É também o aglomerado urbano mais rico do Norte-Nordeste.
Recife desempenha um forte papel centralizador em seu estado e região, abrigando grande número de sedes regionais e nacionais de instituições e empresas públicas e privadas, como o Comando Militar do Nordeste, a SUDENE, a Eletrobras Chesf, o TRF da 5ª Região, o Cindacta III, o II COMAR, a SRNE Infraero, a TV Globo Nordeste, a Queiroz Galvão, entre outras, além de possuir o maior número de consulados estrangeiros fora do eixo Rio-São Paulo, sendo inclusive a única cidade, com exceção de São Paulo e do Rio de Janeiro, que tem Consulados-Gerais de países como Estados Unidos, China, França e Reino Unido.
A cidade do Recife foi eleita por pesquisa encomendada pela MasterCard Worldwide como uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo. Apenas cinco cidades brasileiras entraram na lista, tendo o Recife recebido a quarta posição, após São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e à frente de Curitiba.
Segundo a consultoria britânica PricewaterhouseCoopers, o Recife será uma das 100 cidades mais ricas do mundo em 2020, à frente de cidades como Munique, Nápoles, Shenyang, Amsterdã, Salvador, Fortaleza e Curitiba.
Recife destaca-se por possuir o maior parque tecnológico do Brasil, o Porto Digital; o segundo maior polo médico do Brasil; o melhor aeroporto do Brasil, o Aeroporto Internacional do Recife; os dois maiores shopping centers do Brasil fora do estado de São Paulo, o RioMar Shopping e o Shopping Recife; a melhor universidade do Norte-Nordeste, a Universidade Federal de Pernambuco; o maior PIB per capita e o maior rendimento per capita entre as capitais da Região Nordeste; o nono maior número de arranha-céus das Américas, superada apenas por Nova Iorque, São Paulo, Rio de Janeiro, Toronto, Buenos Aires, Cidade do México, Chicago e Caracas; uma forte indústria de construção civil; e sua região metropolitana, o Complexo Industrial e Portuário de Suape, que abriga o melhor porto do Brasil, o maior estaleiro do Hemisfério Sul, entre outros empreendimentos. Destaca-se ainda por ser a capital nordestina com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo dados da ONU de 2010, calculado como de 0,772.