Emissora Nacional - O Grupo de Danças Regionais do Liceu Nacional de Viana do Castelo
Esta montagem de minha autoria é uma reconstituição de um programa de 10 minutos que a Emissora Nacional provavelmente terá realizado em 1971, com apresentação de Fernando Pessa, e a presença do Grupo de Danças Regionais do Liceu Nacional de Viana do Castelo, mais um dos grupos que existiam nas escolas e nos liceus de Portugal, fundados por pessoas interessadas na perpetuação do Folclore e da sua história, e que, devidamente financiados pelo Estado, leccionavam as disciplinas de Dança Regional nas escolas e liceus do País.
O objectivo desta disciplina, além de incutir nas gerações mais novas o gosto musical pelo Folclore, pela tradição e pelas cantigas dos nossos avós, em simultâneo assegurava a continuidade da missão de construção de um Portugal musical à imagem do regime político do Estado Novo, integrada na ponte entre a visão romântica do final do século XIX e a sua postura ruralista do Estado Novo, à qual tanto convinha essa imagem de uma nação baseada na pureza e na genuinidade do seu povo, em grande parte muito verdadeira e bem definidora de uma comunidade.
Atento desde já os espectadores que aparentemente querem passar por debaixo do tapete estas verdades, pois mais lhe interessa a beleza das cantigas do que as histórias que realmente estão por detrás delas, a par da minha “ilustre” pessoa, e aviso que não estou a pôr ou a colocar em causa a felicidade das pessoas desse tempo, nem sequer a autenticidade, a genialidade, a simplicidade ou a qualidade das cantigas em questão, pois nada tem que ver uma coisa com a outra, além de que, para o bem e para o mal, estas cantigas são parte integrante de um património de alto valor, e que merece ser preservado e patenteado de todas as formas possíveis à Humanidade.
Mas o que é facto, é que muita gente ainda hoje odeia o Folclore por causa disso mesmo: O Folclore foi durante décadas uma bandeira, um porta-estandarte de um regime ditatorial antiquado, retrógado, atrasado mental, reaccionário e ultra-conservador. E ainda há quem diga que o Folclore é uma invenção falsária deste regime.
O que esses críticos se esquecem, ou querem abafar propositadamente, na sua teima em querer destruir da sua memória esta parte da História de Portugal, é que, a par de toda a produção musical portuguesa dessa geração, o Folclore e a Música Tradicional foram um verdadeiro pilar de luz no meio da escuridão da dita “longa noite do fascismo”, onde a maioria dos Portugueses se refugiou e se confortou, para espalhar as saudades e espantar as tristezas da vida.
As gravações que aqui escutamos nesta montagem foram efectuadas em 1971 pelo folclorista e poeta português Pedro Homem de Mello, e lançadas em vinil pelas marcas “Roda” e “Onda”, etiquetas comercializadas pela “J.C. Donas”, companhia detida pela “Valentim de Carvalho”, sob a administração e orientação artístico-musical do maestro e compositor albicastrense Arlindo de Carvalho. Disco editado com a matriz RPE 1104 e catalogado na Emissora Nacional com o nº 139 da Série Nº 13610.
De acordo com os meus critérios de sentido musical e sonoro, decidi fazer a montagem da seguinte maneira, sendo este o alinhamento, com os segundos correspondentes:
0:00 – Ouve-se um separador musical de indicativo, que era utilizado em muitas rádios, com destaque para a Rádio Renascença, que utilizou este separador na emissão do folhetim “A Invasão dos Marcianos” de Matos Maia.
0:21 - Cacetada no gongo!
0:26 – Fernando Pessa diz o sinal de estação: EMISSORA NACIONAL, LISBOA, PORTUGAL! (Isto é que é poesia!)
0:31 - Começa o Grupo de Danças Regionais do Liceu Nacional de Viana do Castelo, cantando uma desgarrada minhota popular, com base final bem nacionalista.
3:25 - Eis o 2º número: “O Nosso Vira”, o vira oficial do referido Grupo.
6:06 - A terminar temos o número “Tirana Minha Querida”, a tirana oficial do referido Grupo.
8:34 – Vai outra cacetada no gongo, que até a gente estremece por dentro. Brrr...
8:39 - Volta o sinal de estação por Fernando Pessa.
8:44 – A encerrar, temos novamente o separador musical, que nos indica o final do programa.
Sobre o grupo, sei que era o grupo que exercia a referida disciplina, e nada mais, além de que estes registos foram um grande sucesso nas rádios em Portugal, e foram-no de tal maneira, que a “Vivadisco”, etiqueta discográfica da empresa “Vidisco”, adquiriu os registos à “Valentim” e editou-os nos três exemplares pioneiros da colecção “Folclore – Portugal a Cantar”, disponíveis nos sites de “streaming” musical e na “Loja da Música Portuguesa”.
Espero que gostem.
Macau national football team | Wikipedia audio article
This is an audio version of the Wikipedia Article:
00:01:34 1 FIFA Suspension
00:01:58 2 Competition records
00:02:08 2.1 World Cup record
00:02:17 2.2 AFC Asian Cup record
00:02:26 2.3 All qualifications
00:02:35 2.4 World Cup record
00:02:59 2.5 Asian Games
00:03:14 2.6 Asian Cup record
00:03:44 2.7 East Asian Cup record
00:04:22 2.8 AFC Challenge Cup record
00:04:38 2.9 AFC Solidarity Cup record
00:04:51 3 Recent results and fixtures
00:05:01 3.1 2016
00:05:09 3.2 2017
00:05:18 3.3 2018
00:05:31 4 Players
00:05:40 4.1 Current squad
00:06:02 4.2 Recent call-ups
Listening is a more natural way of learning, when compared to reading. Written language only began at around 3200 BC, but spoken language has existed long ago.
Learning by listening is a great way to:
- increases imagination and understanding
- improves your listening skills
- improves your own spoken accent
- learn while on the move
- reduce eye strain
Now learn the vast amount of general knowledge available on Wikipedia through audio (audio article). You could even learn subconsciously by playing the audio while you are sleeping! If you are planning to listen a lot, you could try using a bone conduction headphone, or a standard speaker instead of an earphone.
Listen on Google Assistant through Extra Audio:
Other Wikipedia audio articles at:
Upload your own Wikipedia articles through:
There is only one good, knowledge, and one evil, ignorance.
- Socrates
SUMMARY
=======
The Macau national football team (Chinese: 澳門足球代表隊; Portuguese: Selecção Macaense de Futebol) represents the Chinese special administrative region of Macau in international association football. The team is supervised by the Macau Football Association (Chinese: 澳門足球總會; Portuguese: Associação de Futebol de Macau). The Macau football team has a ranking that is one of the lowest among the FIFA members. Although usually known as simply Macau, the EAFF refers to the team as Macau, China.
The national team has never qualified for the AFC Asian Cup or EAFF East Asian Championship. The team qualified for the 2006 AFC Challenge Cup, where they got one draw and two losses.
The team had been representing Macau in international football events before 1999 when Macau was a dependent territory of Portugal. It continues to represent Macau even after Macau was handed over to the People's Republic of China by Portugal and became a special administrative region of China in 1999. This team is separate from the China national football team, as the Basic Law and the principle of one country, two systems allows Macau to maintain its own representative teams in international sports competitions. In Macau, the Macau football team is colloquially referred as the Macau team (澳門隊), while the Chinese national team is referred as the national team (國家隊).